segunda-feira, 9 de abril de 2018

Educação Infantil: Planos de trabalho com a cantiga de roda "Atirei o pau no gato", inspirado em telas de Ivan Cruz e Portinari

Plano 1

Denise com gato-1960/ Lunna com gato 2018
Enunciado: As obras do artista plástico Candido Portinari não podem ser enquadradas em contexto artístico, isto porque são muito intensas e diversificadas. Dentre as mais de 5 mil telas que o expoente pintou encontramos diversas vezes o retrato de sua neta Denise. Após apreciarmos a tela "Denise com gato- 1960" realizamos vivências diversificadas com este animalzinho. Inspirados nesta belíssima tela vamos tirar uma foto


Área de conhecimento:  Arte; Natureza e sociedade.

Conteúdos: 
*Elaboração de produções artísticas envolvendo: Colagens;
*Ecossistema e biodiversidade: Seres vivos, suas características e necessidades vitais, conhecimento dos cuidados necessários com pequenos animais

Objetivos:
·         Obter noção sobre os cuidados com o animal GATO destacado na tela: Denise com gato de Cândido Portinari;
·         Através de colagem compor no caderno a figura de um gato, utilizando palitos de sorvete.

Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com jogos da memória de brinquedos  

Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa e observaremos a imagem do pintor Cândido Portinari, perguntaremos quem reconhece o artista, relembraremos que é o autor da tela “Menino com pião” a qual conhecemos em semanas anteriores, então destacaremos alguns fatos sobre a biografia do mesmo. Em seguida apresentaremos para as crianças a tela “Denise com gato- 1960” e dialogaremos sobre os elementos presentes na mesma, chamaremos a atenção para o animal e em seguida observando a tela desse mesmo expoente “Roda Infantil – 1932” realizaremos a brincadeira de roda “Atirei o pau no gato”.

Segundo Momento: Apresentaremos a caixa didática “Animais” e através da ficha conheceremos diferentes características do animal GATO e após receberemos a visita de um animal de verdade, poderemos observar seu pelo e acariciá-lo com cuidado, durante este momento dialogaremos com as crianças sobre os cuidados que devemos ter com o mesmo. Perguntaremos se alguém possui o felino em casa e qual o nome do animalzinho de estimação.

Terceiro Momento: Apresentaremos vídeos com curiosidades e diferentes raças de gatos, seus hábitos, habitat e diferentes sons que ele reproduz como Ronronar e miar. Assistiremos também o clip da música de Vinicius de Moraes O gato.
  
Quarto Momento: Em sala utilizando o caderno de desenho disponibilizaremos palitos de sorvete e demonstraremos para às crianças como montar um gato utilizando os mesmos. Cada um irá montar um gato e colar em seu caderno e com o lápis de cor desenhar o rosto e o  habitat do animalzinho

Recursos: caixa didática animais, TV, caderno de desenho, lápis de cor, palitos de sorvete, cola, pen-drive, imagens, jogo da memória

Avaliação: Se dará através da observação do interesse apresentado e os relatos feitos pelas crianças sobre os cuidados que são necessários com os seres vivos.


“Roda Infantil – 1932”CANDIDO PORTINARI
“Denise com gato- 1960”
CANDIDO PORTINARI









Não coloquei no planejamento, mas e uma sugestão de livro para o trabalho com o grupo e logo após realizar a pintura facial do animalzinho nas criança

Outra atividade bem produtiva e que estimula criatividade, psicomotricidade e muito mais são os legos. Foi bem interessante ver as crianças conseguirem montar um gato com esse jogo.


Plano 2

Área de conhecimento:  Matemática e Linguagem Corporal

Conteúdos: * Figuras geométricas
* Jogos tradicionais: Jogos de percepção/salão: quebra-cabeça
(Tangram)                

Objetivos: * Reconhecer e classificar figuras geométricas
                        * Realizar movimentos que exigem motricidade fina

Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com blocos lógicos.

Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa para assistirmos a apresentação da história musicada O gato Xadrez de (Elvira Drummond), será utilizado fantoches durante este momento. Em seguida apresentaremos uma ficha com várias imagens de gatos montados com “Tangram”, explicaremos o que é este material e destacaremos as figuras geométricas que nele contém. No caderno de desenho cada criança irá tentar montar um gato xadrez com o mesmo, a posição será de sua preferência a partir das várias possibilidades que observou com o tangram.

Segundo Momento: Apresentaremos a caixa didática “Figuras geométricas” e destacando o retângulo e suas características pediremos que  as crianças observem a tela “Denise com gato- 1960”(Candido Portinari) e relatem se encontram triângulos na mesma. Em seguida distribuiremos papéis cartões contornados com triângulos e solicitaremos que as crianças realizem tentativas de recortá-los, os mesmos serão colados em uma cartolina formando um mosaico, para ser o fundo da foto inspirada na tela da neta de Portinari.

Terceiro Momento: Apresentaremos a caixa didática “Brinquedos” e observaremos a ficha de ursos de pelúcia, e então cada criança poderá apresentar seu urso de pelúcia, que foi solicitado aos pais através de bilhetes no dia anterior. Observaremos se alguma criança trouxe um gato de pelúcia, e em seguida brincaremos com os ursinhos.

Quarto Momento: Utilizaremos o gato de pelúcia  trazido por alguma das crianças e a cartolina que montamos o mosaico no momento anterior para tirarmos uma foto inspirada na tela “Denise com gato- 1960”

Recursos: cartolina, cola, papel cartão, tesoura, ursos, tela, tecido, fantoches, colcha roda de conversa, caixas didáticas

Avaliação: Se dará através da observação do interesse apresentado nas vivências organizadas, ao realizar tentativas de montar o gato com o tangram e identificar as figuras geométricas
O gato Xadrez de (Elvira Drummond)


"Era uma vez, um gato xadrez.
Se querem conhecer… conto a história pra vocês.
Sua mãe era uma gatinha, branca da cor de farinha.
Seu pai um gato grandão, preto da cor de carvão.
E quando nasceu o gatinho pra não ter confusão.
Não era da cor de farinha, nem era da cor de carvão.
A natureza que é sabia, vejam o que foi dessa vez,
o gato nasceu branco e preto, o gato nasceu xadrez."




Confeccionei os fantoches com caixa de leite, e tampas de amaciante para os olhos, adaptei a ideia de outro blog, ficaram lindos...






TANGRAM

Tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Não se sabe exatamente quando o jogo surgiu, embora exista uma lenda sobre tal criação. Segundo a mesma, um imperador chinês quebrou um espelho, e ao tentar juntar os pedaços e remontá-lo, percebeu que poderia construir muitas formas com seus cacos.
De qualquer forma, o tangram é jogado há séculos em todo o Oriente. De lá, o quebra-cabeça chinês se espalhou por toda a Ásia, Europa e Estados Unidos, tendo sido, inclusive, fonte de inspiração para a criação de muitos outros tipos de brinquedos.
O tangram não exige grandes habilidades dos jogadores; basta ter criatividade, paciência e tempo. Durante o jogo, todas as peças devem ser utilizadas; além disso, não é permitido sobrepor nenhuma peça.

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/tangram.htm
As crianças tiveram muita facilidade em formar as figuras

Enunciado: APÓS OUVIRMOS A MÚSICA “O GATO XADREZ” (ELVIRA DRUMMOND) E OBSERVARMOS AS FIGURAS GEOMÉTRICAS NA CAIXA DIDÁTICA “FIGURAS GEOMÉTRICAS” CONHECEMOS O QUEBRA-CABEÇA “TANGRAM”, UM ANTIGO JOGO CHINÊS, QUE CONSISTE NA FORMAÇÃO DE FIGURAS E DESENHOS POR MEIO DE 7 PEÇAS (5 TRIÂNGULOS, 1 QUADRADO E 1 PARALELOGRAMO) AS QUAIS DURANTE O JOGO DEVEM SER TODAS UTILIZADAS. AGORA UTILIZANDO ESTE MATERIAL VAMOS MONTAR UMA FIGURA DE UM GATO XADREZ EM NOSSO CADERNO

Tirando a foto e utilizando como fundo o mosaico de figuras geométricas confeccionado pelo grupo de crianças


Apos apresentarmos a historia do gato xadrez para as criancas pequenas disponibilizamos carvao e solicitamos que tentassem pintar os pratos de papelão .


Em seguida utilizamos os mesmos para a confecção destes lindos gatinhos

Enunciado: Apreciamos a tela Denise com gato, do artista plástico Candido Portinari, conhecemos o animal pessoalmente através de visitas em nossa instituição e obtivemos noções básicas de cuidados com este ser vivo. Agora após ouvirmos a história O gato Xadrez de Elvira Drummond, iremos utilizar pintura com carvão em um prato de papelão para montar um animalzinho, através deste material nos basearemos em uma técnica que Portinari utilizou com apenas 10 anos para pintar seu primeiro retrato




Plano 3 
Área de conhecimento: Arte; Linguagem Corporal.

Conteúdos:
· Elaboração de produções artísticas envolvendo: Escultura e colagem;
· Jogos com materiais e equipamentos: Cama de Gato.
 
Objetivos:
· Conhecer e brincar com a brincadeira “Cama de Gato”;
· Realizar esculturas com materiais disponibilizados pela professora.

Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com o quebra cabeça Tangram instigando as crianças á montar diferentes figuras.

Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa e realizaremos diálogos relembrando fatos da biografia do artista plástico Ivan Cruz e sobre as suas telas que pertencem a série “Brincadeiras de crianças” para este momento utilizaremos o livro “Folclorices de Brincar“ de Mércia Maria Leitão e Neide Duarte. Em seguida observaremos a tela “Cama de gato” que também faz parte da série pintada pelo expoente. Perguntaremos se alguma criança sabe o nome daquela brincadeira, se já brincou alguma vez de tal. Para obterem noções de como se brinca e das regras da brincadeira iremos utilizar a ficha da “caixa didática” (brincadeiras).

Segundo Momento: Logo após nos encaminharemos a videoteca para assistirmos o vídeo: “Como brincar de cama de gato? - Educar para Crescer” (https://www.youtube.com/watch?v=WPG3bHakrxg), em seguida nos encaminharemos a área externa da instituição e disponibilizaremos pedaços de barbantes e em duplas iremos ajudar as crianças a realizarem a brincadeira apresentada então relembrando a tela de Ivan Cruz iremos tirar uma foto representando a mesma sentados em um banco e diante de uma parede pintada com os elementos que compõem a obra de arte. Os mesmos barbantes serão enviados para casa e as crianças serão incentivadas a apresentarem a possibilidade dos familiares relembrarem a brincadeira. Enviaremos também um bilhete solicitando que os pais fotografem esse momento com seus filhos e nos enviem por WhatsApp para realização de uma montagem com a imagem da tela, a foto inspirada na mesma e a que sera tirada com os familiares, para uma futura exposição no patio da instituição.

Terceiro Momento: Assistiremos ao vídeo clip da canção “História de uma gata” de Chico Buarque (https://www.youtube.com/watch?v=u07Td4VPWgA) a qual faz parte do nosso patrimônio histórico cultural.

Quarto Momento: Utilizaremos papel cartão colorido e demonstraremos para as crianças como realizar a dobradura para formar o rosto de um gato então para representar o corpo do animal iremos utilizar o carimbo das mãos.

Recursos: Caixa didática, papel cartão, caderno de desenho, tinta, cola, tesoura, tela, livros, pen-drive, barbante, TV.

Avaliação: Se dará através da observação se o grupo assimilou as regras da brincadeira e realizou tentativas de brincar de cama de gato.


Enunciado: Dentre as mais de 100 telas envolvendo brincadeiras distintas que o expoente das artes plásticas "Ivan Cruz" está a da brincadeira Cama de gato, a qual é popular entre várias tribos indígenas. Conhecemos as regras e levamos para casa um pedaço de barbante e fomos incentivados a brincar com nossos familiares e registrar com foto este momento no qual nos inspiramos na obra.

Em um painel realizamos a exposição das fotos no saguão de nossa instituição, possibilitando que os pais pudessem apreciar esse lindo trabalho ao qual também puderam fazer parte

Plano de trabalho elaborado por: Marcela de Lima Correa












Um comentário:

  1. Parabéns! Amei o trabalho! Serviu de base para trabalhar com minha turminha...

    ResponderExcluir