Este blog apresenta propostas de vivências para a Educação Infantil, pautadas nos pressupostos da Teoria Histórico Cultural, a qual possibilita compreender que a criança apreende o aspecto humano quando se apropria das máximas elaborações humanas. Por isso os planos de trabalho são respaldados em diferentes expoentes das artes e literatura, com atividades lúdicas que possibilitam aos mais pequenos terem contato ao que há de mais elaborado. Profª Marcela
▼
terça-feira, 23 de junho de 2020
EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho com sugestões de atividades remotas (EAD) envolvendo cores através do poema "As Borboletas"- Vinicius de Moraes
* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
* Imagem da internet
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
*Traços, sons, cores e formas
*Escuta, fala, pensamento e imaginação
SABERES E CONHECIMENTOS:
*Propriedade dos objetos: formas e tridimensionalidade
*Gêneros textuais, seus atores, características e suportes
*Textura,
OBJETIVOS:
*(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
*(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Elaborar garrafa mágica que fará parte da composição da borboleta.
*Apreciar poema em forma de música
DESENVOLVIMENTO:
PROPOSTA 1: Enviaremos aos pais através de Whatsapp o link do poema “As Borboletas” do escritor Vinicius de Moraes, cantado na voz de Adriana Calcanhoto.
PROPOSTA 2: Realizaremos a sugestão de elaboração de uma borboleta utilizando materiais reutilizáveis, para isso em vídeo gravado pelas professoras demonstraremos a confecção de uma garrafa mágica, destacando o poema, elementos que o compõem e cores. Será enviado aos familiares no kit de atividades semanais garrafas descartáveis com tinta na tampa, os mesmos serão orientados a colocar até o meio do recipiente água e solicitar que a criança chacoalhe até a água ficar colorida. Neste momento deverá se destacar a cor que a garrafa passou a ter. Nos materiais também enviaremos em cartolina asas para que colem nas garrafas e dessa maneira a composição se torne uma borboleta. Solicitaremos que se possível os pais nos enviem relatos, registros fotográficos ou vídeos desses momentos.
PROPOSTA 3: Através de um vídeo direcionado aos pais orientaremos a possibilidade da construção de um cesto de tesouros, seu objetivo e importância, relembrando que a colher de pau utilizada em atividades anterior pode fazer parte, a borboleta que fora elaborada com a garrafa mágica e mais itens (tampas de panela, ferro de passar, copos, panelas, caroço de abacate etc), que o mesmo pode ser construído em uma caixa.
AVALIAÇÃO:
Se dará mediante observação do interesse das crianças na escuta do poema e na elaboração da garrafa mágica e borboleta.
REFERÊNCIAS:
Organização Curricular da Educação Infantil
Poema: “As borboletas”- Vinicius de Moraes
RECURSOS:
Celular, garrafa descartável, cartolina, fita dupla face
Nenhum comentário:
Postar um comentário