CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
*Escuta, fala, pensamento, linguagem e imaginação
*Corpo, Gestos e Movimentos
SABERES E CONHECIMENTOS:
*Linguagem oral
*Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
OBJETIVOS:
*(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
*(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
*Vivenciar brincadeira que envolva o movimento de assoprar.
DESENVOLVIMENTO:
1°PROPOSTA: Será enviado através de whatsapp um vídeo onde as professoras realizarão através de fantoches de palito a contação de história do livro “A primavera da lagarta” da escritora Ruth Rocha. Após assistirem com as crianças os familiares deverão realizar diálogos afetos a história, destacando os personagens e o processo de metamorfose das mesmas.
2°PROPOSTA: Enviaremos no kit de materiais aos familiares esta semana: (papel color set, giz de cera, 2 canudos, e uma dobradura de lagarta). Então iremos propor através de um vídeo com tutorial que seja elaborada uma Lagarta com os materiais encaminhados e que as crianças decorem as mesmas com giz de cera. Após compor a dobradura as crianças deverão brincar com a mesma fazendo ela se locomover assoprando o canudo, pode-se também apostar uma corrida com a lagarta que foi confeccionada pela família e a que foi enviado nos materiais. Solicitaremos que se possível os pais nos enviem registros através de fotos ou vídeos destes momentos e nos relatem através de áudio o interesse que as crianças apresentaram nestas vivências.
AVALIAÇÃO:
Se dará a partir das observações em conjunto com a família do interesse e diálogo afetos a história apresentada e da vivência com o brinquedo lagarta, desde sua elaboração, dobradura, decoração e no momento da brincadeira assoprando para a mesma se locomover e disputando com um familiar na corrida da lagarta.
REFERÊNCIAS:
Organização Curricular da Educação Infantil
Livro: “Primavera da lagarta”- Ruth Rocha
RECURSOS:
Tesoura sem ponta, papel color set, celular, giz de cera, canudos, livro, fantoches de palito
Tutorial com elaboração da dobradura
Teria as imagens?
ResponderExcluirGostei muito! Principalmente pelo envolvimento da família.
ResponderExcluir