PROPOSTA 3: Para que as crianças entendam que a flor para desabrochar necessita de água, enviaremos um vídeo com uma experiência, onde uma flor de dobradura abre ao ser colocada na água, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=R4wq2NCSjyo. Os familiares poderão realizar a experiência e nos relatar quais os diálogos estabelecidos pelas crianças através da mesma.
Este blog apresenta propostas de vivências para a Educação Infantil, pautadas nos pressupostos da Teoria Histórico Cultural, a qual possibilita compreender que a criança apreende o aspecto humano quando se apropria das máximas elaborações humanas. Por isso os planos de trabalho são respaldados em diferentes expoentes das artes e literatura, com atividades lúdicas que possibilitam aos mais pequenos terem contato ao que há de mais elaborado. Profª Marcela
▼
quarta-feira, 21 de outubro de 2020
EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho com sugestão de atividade remota (EAD) envolvendo cuidado com plantas
* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
*Escuta, fala, pensamento e imaginação
*Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
SABERES E CONHECIMENTOS:
*Fatos da história narrada
*Plantas suas características e habitat
OBJETIVOS:
*(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
*Dialogar sobre fatos do poema, relacionando a flor amarela com o girassol
*(EI02ET03) Compartilhar com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
*Participar de situações do cuidado com o meio ambiente: aguar plantas.
DESENVOLVIMENTO:
PROPOSTA 2: Incentivaremos
os familiares para que realizem um diálogo com as crianças relacionando a flor
amarela do poema com o girassol que fora plantado anteriormente e Arabela estar
molhar a flor é um cuidado que se deve ter com as plantas, pois as mesmas
necessitam de água para crescer e não
morrer. Então apresentaremos o vídeo: “Sésamo: Vamos regar as plantas?”,
disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FGbRHBMWX9U.
Então
as crianças serão incentivadas a regar alguma planta que possuam em suas casas
e os pais poderão nos enviar registros desses momentos, através de foto ou
vídeo.
Através dos registros enviados observaremos se as crianças assimilaram o cuidado que é necessário as plantas e se participam desses momentos ao regá-las relacionando com o poema que conheceram
REFERÊNCIAS:
Organização Curricular da Educação Infantil
Poema: “A flor amarela”- Cecília Meireles
RECURSOS:
Celular, água, plantas, cartolina, tesoura, recipiente com água
Plano de trabalho elaborado pelas professoras: Adelita Sales
Mabila Hala
Marcela Correa
Michelle Guimarães
Nenhum comentário:
Postar um comentário