Bolhas de sabão- Ivan Cruz |
Área de conhecimento: Linguagem oral e escrita; Arte; Linguagem Corporal; Matemática
Conteúdos: *Oralidade: Linguagem;
*Elaboração de produções artísticas envolvendo: Pintura;
*Figuras geométricas
Objetivos: *Conhecer fatos interessantes sobre a brincadeira “Bolha de Sabão”
*Obter noção e identificar formas geométricas planas e tridimensionais como circulo e esfera.
*Brincar com bolas e brincadeira Bolha de Sabão, identificando a mesma em pinturas de Artistas Plásticos renomados
Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com os blocos lógicos.
Primeiro momento: Organizados na colcha roda de conversa iremos relembrar fatos sobre a vida do artista plástico Ivan Cruz. Iremos questionar às crianças sobre diferentes telas que ele já pintou. Disponibilizaremos a Tela “Bolha de Sabão” e deixaremos que observem e relatem o que as crianças da tela estão fazendo. Perguntaremos se as crianças já conhecem essa brincadeira em seguida disponibilizaremos água e sabão para que brinquem livremente no pátio.
Segundo momento: Através de diálogos indagaremos às crianças qual é a forma geométrica das bolhas e observaremos bolas e objetos parecidos. Identificando o circulo e esfera observaremos também os blocos lógicos, Através da caixa didática "figuras geométricas", manusearemos a forma círculo com diferentes texturas.
Nos direcionaremos então até a parede que contém as casas da tela de Ivan Cruz para nos fotografarmos inspirados na obra
Terceiro momento:Utilizando a TV apresentaremos algumas imagens de Telas em que Artistas Plásticos representaram a brincadeira “Bolha de Sabão” e após nos direcionaremos ao pátio externo e as crianças irão brincar de bolhas de sabão com corantes, farão as bolhas sobre cartolinas e observarão como ficará a cartolina pintada com esta técnica, a mesma será utilizada para montarmos um painel com nossas fotos inspiradas na tela para expormos na instituição.
Quarto momento: Vamos relembrar o livro de Mércia Maria Leitão e Neide Duarte Folclorices de Brincar e iremos ler o poema que escreveram no livro em seguida as crianças irão ilustrar esse poema.
Recursos: Diferentes tipos de bola, água, detergente, colcha roda de conversa, cartolina e giz de cera, caixa didática formas geométricas.
Avaliação: Se dará através da observação da interação das crianças com as vivências proporcionadas, e dos relatos afetos ao que já conhecem dos expoente das artes plásticas.
Jean-Baptiste Chardin- A Bolha de sabão |
Ferdinand Du Puigaudeau- Bolhas de sabão |
Édouard Manet - Les Bulles de Savon, 1867 |
John Everett Millais – Bolhas, 1886 |
Gerrit Dou - Still Life With A Boy Blowing Soap Bubbles, 1635-1636 |
|
Parabéns pelo projeto. Peço sua permissão para usar parte do seu trabalho para trabalhar com os meus pequenos da Educação Infantil
ResponderExcluirBom dia...
ExcluirPara mim será uma honra e fico muito feliz e agradecida por poder ajudar em sua prática. Obrigada pelo elogio e contato
Trabalho excepcional!! Parabéns!!
ResponderExcluir