segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Educação Infantil: Plano de trabalho brincadeira Bolha de sabão inspirado na tela de Ivan Cruz e outros expoentes


Bolhas de sabão- Ivan Cruz




Área de conhecimento: Linguagem oral e escrita; Arte; Linguagem Corporal; Matemática
Conteúdos:  *Oralidade: Linguagem;
                         *Elaboração de produções artísticas envolvendo: Pintura;
                       *Figuras geométricas

Objetivos: *Conhecer fatos interessantes sobre a brincadeira “Bolha de Sabão”
                   *Obter noção e identificar formas geométricas planas e tridimensionais como circulo e esfera.
                  *Brincar com bolas e brincadeira Bolha de Sabão, identificando a mesma em pinturas de Artistas Plásticos renomados

Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com os blocos lógicos.

Primeiro momento: Organizados na colcha roda de conversa iremos relembrar fatos sobre a vida do artista plástico Ivan Cruz. Iremos questionar às crianças sobre diferentes telas que ele já pintou. Disponibilizaremos a Tela “Bolha de Sabão” e deixaremos que observem e relatem o que as crianças da tela estão fazendo. Perguntaremos se as crianças já conhecem essa brincadeira em seguida disponibilizaremos água e sabão para que brinquem livremente no pátio. 

Segundo momento: Através de diálogos indagaremos às crianças qual é a forma geométrica das bolhas e observaremos bolas e objetos parecidos. Identificando o circulo e esfera observaremos também os blocos lógicos, Através da caixa didática "figuras geométricas", manusearemos a forma círculo com diferentes texturas.
Nos direcionaremos então até a parede que contém as casas da tela de Ivan Cruz para nos fotografarmos inspirados na obra  

Terceiro momento:Utilizando a TV apresentaremos algumas imagens de Telas em que Artistas Plásticos representaram a brincadeira “Bolha de Sabão” e após nos direcionaremos ao pátio externo e as crianças irão brincar de bolhas de sabão com corantes, farão as bolhas sobre cartolinas e observarão como ficará a cartolina pintada com esta técnica, a mesma será utilizada para montarmos um painel com nossas fotos inspiradas na tela para expormos na instituição.

Quarto momento: Vamos relembrar o livro de Mércia Maria Leitão e Neide Duarte Folclorices de Brincar e iremos ler o poema que escreveram no livro em seguida as crianças irão ilustrar esse poema. 

Recursos: Diferentes tipos de bola, água, detergente, colcha roda de conversa, cartolina e giz de cera, caixa didática formas geométricas. 

Avaliação: Se dará através da observação da interação das crianças com as vivências proporcionadas, e dos relatos afetos ao que já conhecem dos expoente das artes plásticas.

Jean-Baptiste Chardin- A Bolha de sabão
Ferdinand Du Puigaudeau- Bolhas de sabão

Édouard Manet - Les Bulles de Savon, 1867
John Everett Millais – Bolhas, 1886
Gerrit Dou - Still Life With A Boy Blowing Soap Bubbles, 1635-1636
 Paul Peel - The Bubble Boy, 1884 


Enunciado: OBSERVAMOS TELAS DE DIFERENTES PINTORES QUE REPRESENTAM A BRINCADEIRA DE BOLHAS DE SABÃO, ENTRE ELES IVAN CRUZ QUE UTILIZAOU CORES VIBRANTES EM SUA OBRA, RELACIONAMOS A FORMA QUE AS BOLHAS CONTÉM A FORMA GEOMÉTRICA ESFERA, NOS DIVERTIMOS COM A BRINCADEIRA NO PÁTIO EXTERNO E REGISTRAMOS ESTE MOMENTO COM FOTO INSPIRADA NA BELÍSSIMA OBRA.
Plano de trabalho elaborado por: Marcela de Lima Correa

3 comentários:

  1. Parabéns pelo projeto. Peço sua permissão para usar parte do seu trabalho para trabalhar com os meus pequenos da Educação Infantil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia...
      Para mim será uma honra e fico muito feliz e agradecida por poder ajudar em sua prática. Obrigada pelo elogio e contato

      Excluir
  2. Trabalho excepcional!! Parabéns!!

    ResponderExcluir