* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
Plano 1
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: O eu o outro e o Nós
SABERES E CONHECIMENTOS: Profissionais e espaços da instituição
OBJETIVOS: (EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
- Interagir com as professoras, funcionários e outras crianças estabelecendo vínculos afetivos;
DESENVOLVIMENTO
Acolheremos as crianças com sorrisos e abraços, os chamando pelo nome e indicando as possibilidades de brinquedos dispostos em sala.
Após momento de rotina (café da manhã e higiene) nos encaminharemos até a sala e apresentaremos a música:
"Bom dia como vai você?
Meu amigo como é bom te ver...
Palma, palma, mão com mão..
Agora um abraço do coração.."
(Thelma Chan)
Demonstraremos como se realiza os gestos da música e incentivaremos que as crianças também os realizem.
Todos iremos nos abraçar e nos direcionaremos até as outras turmas e funcionárias da instituição para abraçar e acolher as crianças que estão sendo inseridas no CMEI.
AVALIAÇÃO: Se dará mediante a observação da interação das crianças em adaptação com o grupo que está sendo inserido.
RECURSOS: Rádio, cd, brinquedos
Plano 2
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: Escuta, fala, pensamento e imaginação
SABERES E CONHECIMENTOS: Linguagem oral
OBJETIVOS: (EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos
DESENVOLVIMENTO
Acolheremos as crianças dando muita atenção e carinho, nestes momentos de adaptação, conversando, cantando, acalentando transmitindo assim segurança.
Após momentos de rotina (higiene e café da manhã) nos organizaremos na colcha roda de conversa e apresentaremos a história: "Douglas quer um abraço" de David Melling. Em seguida, dialogaremos com o grupo à respeito das regras de convivência e do repeito ao grupo e colegas reforçando assim vínculos afetivos e evitando conflitos na disputa de brinquedos, por exemplo. Também conversaremos com as crianças sobre respeitar a vontade do amigo, fazendo somente o que ele permitir, (abraço por exemplo).
Disponibilizaremos em uma caixa de sapato, a qual estará trançada com barbantes (caixa cama de gato) um urso, faremos suspense do que está lá dentro e oportunizaremos que as crianças tentem achar o brinquedo que estará lá dentro.
Instigaremos as crianças a nomearem o brinquedo relacionando o mesmo com a história apresentada e realizando as mesmas ações que o urso abraços, os quais serão de diferentes modalidades.
Disponibilizaremos em uma caixa de sapato, a qual estará trançada com barbantes (caixa cama de gato) um urso, faremos suspense do que está lá dentro e oportunizaremos que as crianças tentem achar o brinquedo que estará lá dentro.
Instigaremos as crianças a nomearem o brinquedo relacionando o mesmo com a história apresentada e realizando as mesmas ações que o urso abraços, os quais serão de diferentes modalidades.
AVALIAÇÃO: Durante os momentos de diálogos após a contação da história observar se as crianças identificam o personagem, suas ações e se assimilam algumas regras de convivência.
Plano 3
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: Traços, sons e formas
SABERES E CONHECIMENTOS: *Percepção auditiva
* Sons do corpo, dos objetos e da natureza.
* Sons do corpo, dos objetos e da natureza.
OBJETIVOS: (EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
*Explorar possibilidades vocais, como produzir sons: agudos e graves, fortes e fracos, longos e curtos
*Explorar possibilidades vocais, como produzir sons: agudos e graves, fortes e fracos, longos e curtos
DESENVOLVIMENTO
Acolheremos as crianças com sorrisos e abraços, conversando e cantando transmitindo afeto e segurança.
Após momentos de rotina (higiene e café da manhã) iremos nos organizar em círculo e escutaremos a música "Ursinho Pimpão".
Em seguida dialogaremos com o grupo sobre o som que o animal emite, instigaremos as crianças para que realizem tentativas de imitá-lo. Primeiramente deverão reproduzir o som de maneira Alto (urso bravo), em seguida o som deverá ser baixo (de um urso com sono), após emitirão o som grave (urso macho) então o som deverá ser agudo (de um urso bebê) e etc
Após momentos de rotina (higiene e café da manhã) iremos nos organizar em círculo e escutaremos a música "Ursinho Pimpão".
Em seguida dialogaremos com o grupo sobre o som que o animal emite, instigaremos as crianças para que realizem tentativas de imitá-lo. Primeiramente deverão reproduzir o som de maneira Alto (urso bravo), em seguida o som deverá ser baixo (de um urso com sono), após emitirão o som grave (urso macho) então o som deverá ser agudo (de um urso bebê) e etc
AVALIAÇÃO: Durante o momento de brincadeira envolvendo os sons, observar se a crianças identifica e associa o som ao animal.
RECURSOS: rádio, pen-drive
Música "Ursinho Pimpão"
Música "Ursinho Pimpão"
Plano 4
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: O eu, o outro e o nós
SABERES E CONHECIMENTOS: Brincadeiras de cooperação, solidariedade e repeito
OBJETIVOS: (EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto;
* Vivenciar situação de compartilhamento de objetos com a mediação do professor.
* Vivenciar situação de compartilhamento de objetos com a mediação do professor.
DESENVOLVIMENTO
Acolheremos as crianças com sorrisos, demonstrando afetividade e indicando os brinquedos dispostos na sala.
Após os momentos de rotina (higiene, café da manhã) nos organizaremos na colcha roda de conversa e apresentaremos a ficha da caixa didática "Brinquedos" com a imagem de ursos de pelúcia e dialogaremos sobre o mesmo, nomeando-os. À altura dos olhos das crianças iremos expor a ficha e disponibilizaremos então diversos ursos de pelúcia de diferentes tamanhos, realizaremos correspondência termo a termo entregando um brinquedo para cada, então solicitaremos que realizem trocas entre eles, aprendendo assim a compartilhar.
Brincaremos de abraçar, sentir a textura, ninar e acalentar os ursinhos ao som da música apresentada anteriormente;
Após os momentos de rotina (higiene, café da manhã) nos organizaremos na colcha roda de conversa e apresentaremos a ficha da caixa didática "Brinquedos" com a imagem de ursos de pelúcia e dialogaremos sobre o mesmo, nomeando-os. À altura dos olhos das crianças iremos expor a ficha e disponibilizaremos então diversos ursos de pelúcia de diferentes tamanhos, realizaremos correspondência termo a termo entregando um brinquedo para cada, então solicitaremos que realizem trocas entre eles, aprendendo assim a compartilhar.
Brincaremos de abraçar, sentir a textura, ninar e acalentar os ursinhos ao som da música apresentada anteriormente;
AVALIAÇÃO: Observar se o grupo apresenta facilidade em compartilhar brinquedos.
RECURSOS: ursos de pelúcia, caixa didática, rádio, pen-drive, colcha
Plano de trabalho elaborado por Marcela de Lima Correa
Plano de trabalho elaborado por Marcela de Lima Correa
Muito bom! ♡
ResponderExcluirExcelente! Parabéns professora, muito bom o conteúdo. Amei😍
ResponderExcluirObrigada... Em breve muitos planos no blog. Voltem sempre😘😘
ExcluirBoa noite.Anei seu plano de aula.Como faço para adquirir?
ResponderExcluirOlá...
ExcluirO blog irá passar por reelaboração. Em breve terá muitos novos planos...
Muito bom
ResponderExcluir