quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Educação Infantil: Planos de trabalho para adaptação de bebês alinhados com a BNCC

 * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.

Plano 1

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:  O eu o outro e o Nós

SABERES E CONHECIMENTOS: Profissionais e espaços da instituição

OBJETIVOS: (EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
- Interagir com as professoras, funcionários e outras crianças estabelecendo vínculos afetivos;

DESENVOLVIMENTO

Acolheremos as crianças com sorrisos e abraços, os chamando pelo nome e indicando as possibilidades de brinquedos dispostos em sala.
Após momento de rotina (café da manhã e higiene) nos encaminharemos até a sala e apresentaremos a música: 

"Bom dia como vai você?
Meu amigo como é bom te ver...
Palma, palma, mão com mão..
Agora um abraço do coração.."
          (Thelma Chan)

Demonstraremos como se realiza os gestos da música e incentivaremos que as crianças também os realizem.
Todos iremos nos abraçar e nos direcionaremos até as outras turmas e funcionárias da instituição para abraçar e acolher as crianças que estão sendo inseridas no CMEI.

AVALIAÇÃO: Se dará mediante a observação da interação das crianças em adaptação com o grupo que está sendo inserido.

RECURSOS: Rádio, cd, brinquedos


Plano 2

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:  Escuta, fala, pensamento e imaginação

SABERES E CONHECIMENTOS: Linguagem oral

OBJETIVOS: (EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos


DESENVOLVIMENTO

Acolheremos as crianças dando muita atenção e carinho, nestes momentos de adaptação, conversando, cantando, acalentando transmitindo assim segurança.
Após momentos de rotina (higiene e café da manhã) nos organizaremos na colcha roda de conversa e apresentaremos a história: "Douglas quer um abraço" de David Melling. Em seguida, dialogaremos com o grupo à respeito das regras de convivência e do repeito ao grupo e colegas reforçando assim vínculos afetivos e evitando conflitos na disputa de brinquedos, por exemplo. Também conversaremos com as crianças sobre respeitar a vontade do amigo, fazendo somente o que ele permitir, (abraço por exemplo).
Disponibilizaremos em uma caixa de sapato, a qual estará trançada com barbantes (caixa cama de gato) um urso, faremos suspense do que está lá dentro e oportunizaremos que as crianças tentem achar o brinquedo que estará lá dentro.
Instigaremos as crianças a nomearem o brinquedo relacionando o mesmo com a história apresentada e realizando as mesmas ações que o urso abraços, os quais serão de diferentes modalidades.


AVALIAÇÃO: Durante os momentos de diálogos após a contação da história observar se as crianças identificam o personagem, suas ações e se assimilam algumas regras de convivência.


RECURSOS: livro, caixa, barbante, urso de brinquedo









Plano 3

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:  Traços, sons e formas

SABERES E CONHECIMENTOS: *Percepção auditiva
                                                        * Sons do corpo, dos objetos e da natureza.

OBJETIVOS: (EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
                   *Explorar possibilidades vocais, como produzir sons: agudos e graves, fortes e fracos, longos e curtos 



DESENVOLVIMENTO

Acolheremos as crianças com sorrisos e abraços, conversando e cantando transmitindo afeto e segurança.
Após momentos de rotina (higiene e café da manhã) iremos nos organizar em círculo e escutaremos a música "Ursinho Pimpão".
Em seguida dialogaremos com o grupo sobre o som que o animal emite, instigaremos as crianças para que realizem tentativas de imitá-lo. Primeiramente deverão reproduzir o som de maneira Alto (urso bravo), em seguida o som deverá ser baixo (de um urso com sono), após emitirão o som grave (urso macho) então o som deverá ser agudo (de um urso bebê) e etc


AVALIAÇÃO: Durante o momento de brincadeira envolvendo os sons, observar se a crianças identifica e associa o som ao animal. 


RECURSOS: rádio, pen-drive

Música "Ursinho Pimpão"


Plano 4

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:  O eu, o outro e o nós

SABERES E CONHECIMENTOS: Brincadeiras de cooperação, solidariedade e repeito

OBJETIVOS: (EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto;
                      * Vivenciar situação de compartilhamento de objetos com a mediação do professor.



DESENVOLVIMENTO

Acolheremos as crianças com sorrisos, demonstrando afetividade e indicando os brinquedos dispostos na sala.
Após os momentos de rotina (higiene, café da manhã) nos organizaremos na colcha roda de conversa e apresentaremos a ficha da caixa didática "Brinquedos" com a imagem de ursos de pelúcia e dialogaremos sobre o mesmo, nomeando-os. À altura dos olhos das crianças iremos expor a ficha e disponibilizaremos então diversos ursos de pelúcia de diferentes tamanhos, realizaremos correspondência termo a termo entregando um brinquedo para cada, então solicitaremos que realizem trocas entre eles, aprendendo assim a compartilhar.
Brincaremos de abraçar, sentir a textura, ninar e acalentar os ursinhos ao som da música apresentada anteriormente;


AVALIAÇÃO: Observar se o grupo apresenta facilidade em compartilhar brinquedos.


RECURSOS: ursos de pelúcia, caixa didática, rádio, pen-drive, colcha 

Plano de trabalho elaborado por Marcela de Lima Correa                                                                                                                                                                                                                                                                                             



6 comentários: