quarta-feira, 20 de maio de 2020

Educação Infantil: Plano de trabalho Ead alinhado a BNCC - Confecção de massa de modelar

 * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.

Plano de trabalho – Turma de 3 anos 



Campo de experiência:
                                 Traços, sons, cores e formas 

Saberes e conhecimentos:
                                 - Elementos da linguagem visual; texturas e cores 
                                 - Órgãos dos sentidos e sensações 
                                 - Percepção e produção sonora 

Objetivos: 
              (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (massa de modelar, argila) explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas, volumes ao criar objetos tridimensionais. 
       - Experimentar possibilidades de representação visual tridimensional utilizando materiais diversos: massa de modelar tampinhas, embalagens etc. 
           (EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música 
           - Produzir sons com materiais alternativos tampas, garrafas, latas etc. 

Desenvolvimento 

Proposta 1: Preparar os ingredientes para o preparo da massa de modelar caseira (a receita será enviada aos pais). Apresentar os ingredientes à criança, nomeando. Incentivá-los a mexer a massa com as mãos sentindo a textura. 

Proposta 2: Brincar com a massa confeccionada, modelando e explorando o tato. 

Proposta 3: Utilizar objetos e materiais alternativos para produzir som (tampas e potes, latas, colher de pau, copos plásticos), explorando a percepção auditiva e a produção sonora. 

Avaliação: 
           - Solicitar que os familiares responsáveis enviem fotos. Observar se as crianças participam da produção de massa de modelar e se produzem som com materiais alternativos.

Referência Bibliográfica:
Organização Curricular da Educação Infantil – CMEI – 3 anos

Plano de trabalho elaborado pelas Prof° Fran Ilhéo e Patricia Primo














Nenhum comentário:

Postar um comentário