quarta-feira, 9 de agosto de 2023

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho envolvendo personagem folclórico a partir da obra de Monteiro Lobato (SACI)

 * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.  

Confiram os planos anteriores e posteriores a este com os diferentes propostas de vivências, a partir dos personagens do Sítio do Pica pau Amarelo.




PLANO 1:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
   * CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * PATRIMÔNIO CULTURAL, LITERÁRIO E MUSICAL.
   * SUPORTES, MATERIAIS E INSTRUMENTOS PARA DESENHAR, PINTAR, FOLHEAR.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF03) DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A LEITURA DE HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES, E ACOMPANHANDO, COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO-LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA).
   * OUVIR, VISUALIZAR E APRECIAR HISTÓRIAS, BEM COMO OUTROS TEXTOS LITERÁRIOS: POEMAS, PARLENDAS, CONTOS, LITERATURAS, LENDAS, FÁBULAS, MÚSICAS ETC.
   * (EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.
   * PINTAR, DESENHAR, RABISCAR, FOLHEAR E RECORTAR UTILIZANDO DIFERENTES RECURSOS E SUPORTES.

DESENVOLVIMENTO:

CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS PARA OBSERVAREM O MÓBILE COM OS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO, DESTACAREMOS O PERSONAGEM “SACI”, OBSERVANDO SUAS CARACTERÍSTICAS, COMENTANDO QUE ELE TEM APENAS UMA PERNA, USA UM GORRO VERMELHO E UM CACHIMBO. UTILIZANDO UMA FICHA COM A LENDA DO MESMO CONTAREMOS UM POUCO MAIS SOBRE ESSE PERSONAGEM, O QUAL FAZ PARTE  DE UMA LENDA DO FOLCLORE BRASILEIRO E QUE SE ORIGINOU ENTRE TRIBOS INDÍGENAS DO SUL DO BRASIL. SALIENTANDO QUE O ESCRITOR MONTEIRO LOBATO TAMBÉM DEU UM GRANDE DESTAQUE A ESTE PERSONAGEM, O FAZENDO SE TORNAR AINDA MAIS CONHECIDO, EM OUTRO MOMENTO ORGANIZAREMOS UMA OFICINA PARA CONFECCIONAR O SACI UTILIZANDO ROLO DE PAPEL, TINTA E OUTROS DIFERENTES MATERIAIS.

RECURSOS: MÓBILE, FICHA, ROLINHO, TINTA, PAPEL DOBRADURA ETC.

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS O INTERESSE EM APRECIAR A LENDA APRESENTADA, SE RECONHECEM O SACI COMO PERSONAGEM DO SÍTIO E O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS PARA MANUSEAR OS MATERIAIS DISPONIBILIZADOS.



PLANO 2:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.

OBJETIVOS:
   * (EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA NO CUIDADO DE SI E NOS JOGOS E BRINCADEIRAS.
   * CONHECER OS OBJETOS, MATERIAIS, EXPRESSÕES CULTURAIS CORPORAIS, DANÇAS, MÚSICAS E BRINCADEIRAS QUE SÃO TÍPICAS DE SUA REGIÃO, DE SUA CULTURA.

DESENVOLVIMENTO:

APRESENTAREMOS A CANÇÃO  PERERÊ PERALTA  (SACI) - CARLINHOS BROWN - NO YOUTUBE. APÓS FAREMOS A LEITURA DE UMA DAS HISTÓRIAS DO LIVRO "PEDRINHO E O SACI DE COMO PEDRINHO CONSEGUE APRISIONAR UM SACI" ONDE TIO BERNABÉ ENSINA SOBRE COMO CAÇAR UM SACI. APRESENTAREMOS OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA ESSA CAÇA EM TAMANHO PEQUENO, (GARRAFA, PENEIRA, ROLHA) OS QUAIS FARÃO PARTE DE NOSSO MÓBILE.
 EM OUTRO MOMENTO CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS PARA BRINCADEIRA DE “CAÇA AO SACI”, ESSA BRINCADEIRA DE CAPTURAR ESSE PERSONAGEM DE UMA PERNA SÓ EM UMA GARRAFA É TRADIÇÃO DO FOLCLORE BRASILEIRO. E SERÁ SEGUINDO O SEGUINTE ROTEIRO DE BRINCADEIRA:
1º PASSO: ORGANIZAR OS MATERIAIS (1 PENEIRA, UM PUNHADO DE FUBÁ, 1 GARRAFA COM ROLHA E 50 CM DE CONDUÍTE PARA ATRAIR);
2º PASSO: NO CENTRO DA PENEIRA E DA ROLHA, MARCAR UM ‘X’ PARA O SACI NÃO FUGIR; 
3º PASSO – ATRAIR OS SACIS: INSTIGAR AS CRIANÇAS PARA ASSOBIAR PARA ENGANAR OS SACIS IMITANDO OS SONS DOS PÁSSAROS DA FLORESTA. RELINCHAR EXATAMENTE COMO UM CAVALO OU CACAREJAR IGUALZINHO A UMA GALINHA E PARA QUEM NÃO TEM ESTAS HABILIDADES, UM PEDAÇO DE CONDUÍTE GIRADO EM CIMA DA CABEÇA IMITA O BARULHO DE VENTO E ATRAI O SACI.

OBSERVAÇÃO: APÓS ESSE FAZ DE CONTA AS CRIANÇAS IRÃO COLOCAR EM UMA GARRAFINHA IMAGENS DO SACI, QUE SERÃO DISPONIBILIZADAS EM DIFERENTES ESPAÇOS E QUE DEVERÃO SER ENCONTRADOS DURANTE A BRINCADEIRA E ASSIM CONCLUIR A MESMA .
UTILIZAREMOS UMA GARRAFA PEQUENA COM O SACI DENTRO, UMA ROLHA E UMA PENEIRA PEQUENA PARA PENDURAR EM NOSSO MÓBILE, QUE ESTÁ EM CONSTRUÇÃO E É ENRIQUECIDO A CADA ATIVIDADE QUE FAZEMOS SOBRE OS PERSONAGENS

RECURSOS: IMAGEM SACI, PENEIRA, ROLHA, GARRAFAS, LIVRO

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
CANÇÃO  PERERÊ PERALTA  (SACI) - CARLINHOS BROWN 
LIVRO "PEDRINHO E O SACI DE COMO PEDRINHO CONSEGUE APRISIONAR UM SACI" 

AVALIAÇÃO: SE DARÁ DURANTE A PROPOSTA DE BRINCADEIRA, ONDE OBSERVAREMOS SE RECONHECEM A LENDA E HISTÓRIA DO SACI AO EXPLORAR DIFERENTES MATERIAIS.

IMAGEM DA INTERNET










PLANO 3:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   *ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * FATOS DA HISTÓRIA NARRADA.
   * CARACTERÍSTICAS GRÁFICAS: PERSONAGENS E CENÁRIOS.
   * CONTAGEM ORAL.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.
   * RESPONDER A QUESTIONAMENTOS SOBRE AS HISTÓRIAS NARRADAS.
   * ORDENAR PARTES DO TEXTO SEGUNDO A SEQUÊNCIA DA HISTÓRIA APOIADO POR ILUSTRAÇÕES.
 * (EI02ET07) CONTAR ORALMENTE OBJETOS, PESSOAS, LIVROS ETC., EM CONTEXTOS DIVERSOS.
   * REALIZAR CONTAGEM ORAL DURANTE BRINCADEIRAS.

DESENVOLVIMENTO:

REALIZAREMOS A LEITURA DA HISTÓRIA “DEZ SACIZINHOS” DE TATIANA BELINK, ENTÃO APRESENTAREMOS O LIVRO PARA O GRUPO DE CRIANÇAS EXPLORAREM, OBSERVAREM AS IMAGENS, APÓS INSTIGAREMOS O GRUPO QUE PARTICIPEM DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA. EM OUTRO MOMENTO APRESENTAREMOS O VÍDEO TIC TIC TATI -DEZ SACIZINHOS- FORTUNA E  RELEMBRANDO A HISTÓRIA E CANÇÃO FAREMOS A PINTURA DOS DEDOS DAS PROFESSORAS E CRIANÇAS REALIZANDO A CONTAGEM DE MANEIRA CONCRETA.

RECURSOS: LIVRO, PINCEIS.

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS SE CONSEGUEM RECONTAR A HISTÓRIA A PARTIR DA IMAGENS DO LIVRO E EM MOMENTO DE BRINCADEIRA FAZER ORALMENTE A CONTAGEM ATÉ 10.




PLANO 4:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

   *ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
   *CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   *FATOS DA HISTÓRIA NARRADA.
   * CARACTERÍSTICAS GRÁFICAS: PERSONAGENS E CENÁRIOS.
   * COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA: EQUILÍBRIO, DESTREZA E POSTURA CORPORAL.
   * MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.

OBJETIVOS:

   * (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.
   * RESPONDER A QUESTIONAMENTOS SOBRE AS HISTÓRIAS NARRADAS.
   * (EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA NO CUIDADO DE SI E NOS JOGOS E BRINCADEIRA
   * PARTICIPAR DE BRINCADEIRAS COM CANTIGAS, RIMAS, LENDAS, PARLENDAS OU OUTRAS SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM MOVIMENTOS CORPORAIS.

DESENVOLVIMENTO:

RELEMBRAREMOS A HISTÓRIA “DEZ SACIZINHOS” DE TATIANA BELINKY UTILIZANDO AS LUVAS COM PERSONAGENS PARA CONTÁ-LA EM SEGUIDA APRESENTAREMOS A CAIXA DE ESTUDOS E PESQUISAS DESSA EXPOENTE DA LITERATURA PARA QUE AS CRIANÇAS CONHEÇAM UM POUCO MAIS SOBRE SUA VIDA E OBRA. NA PARTE EXTERNA IREMOS PROPOR BRINCADEIRAS INSTIGANDO A ANDAR, PULAR E SALTAR COM UMA PERNA SÓ, LEMBRANDO SOBRE ESSA CARACTERÍSTICA DO SACI PERERÊ. UTILIZAREMOS TAMBÉM A AMARELINHA, A QUAL TAMBÉM É UMA BRINCADEIRA FOLCLÓRICA, PARA ESSAS TENTATIVAS.


RECURSOS: LIVRO, CAIXA DIDÁTICA, LUVAS .


REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: SERÁ MEDIANTE A PARTICIPAÇÃO NA CONTAÇÃO DA HISTÓRIA, SE CONSEGUEM RESPONDER A QUESTIONAMENTOS SOBRE A MESMA, E PARTICIPAM DA BRINCADEIRA PROPOSTA RECONHECENDO O PERSONAGEM, SUA CARACTERÍSTICAS, BEM COMO O ENVOLVIMENTO E HABILIDADES NOS MOVIMENTOS






PLANO 5:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * O EU, O OUTRO E O NÓS
   * CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * REGRAS DE JOGOS E BRINCADEIRAS
   * COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA: EQUILÍBRIO, DESTREZA E POSTURA CORPORAL

OBJETIVOS:
   * (EI02EO06) RESPEITAR REGRAS BÁSICAS DE CONVÍVIO SOCIAL NAS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS.
 * (EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA NO CUIDADO DE SI E NOS JOGOS E BRINCADEIRAS
   *VIVENCIAR BRINCADEIRA TRADICIONAL E FOLCLÓRICA- PIÃO

DESENVOLVIMENTO:

NA BRINQUEDOTECA IREMOS APRESENTAR ÀS CRIANÇAS VÍDEOS DO SACI SURGINDO DO REDEMOINHO, DESTACANDO O MOVIMENTO DE GIRAR QUE ELE FAZ. EM OUTRO MOMENTO REALIZAREMOS A EXPERIÊNCIA FOLCLORE: REDEMOINHO DO SACI-PERERÊ. DISPONÍVEL EM: (CLIQUE AQUI) PARA ESTE MOMENTO UTILIZAREMOS UM RECIPIENTE COM ÁGUA, 3 COLHERES DE DETERGENTE, 2 COLHERES DE VINAGRE, CORANTE OPCIONAL. APÓS AS CRIANÇAS OBSERVAREM O MOVIMENTO DE GIRAR, DISPONIBILIZAREMOS O BRINQUEDO PIÃO RELACIONANDO O MOVIMENTO DE GIRAR QUE O MESMO EXECUTA, ENTÃO DEMONSTRAREMOS COMO SE JOGA O PIÃO E INCENTIVAREMOS AS CRIANÇAS A REALIZAREM TENTATIVAS DE LANÇAREM O BRINQUEDO. PARA FINALIZAR DEIXAREMOS EXPOSTO NO VARAL DE HISTÓRIAS A TELA “ROLANDO PIÃO” DO EXPOENTE DAS ARTES PLÁSTICAS IVAN CRUZ E OBSERVAREMOS QUAL CRIANÇA IRÁ NOMEAR A TELA RELACIONANDO COM A BRINCADEIRA.

RECURSOS: TELA, ÁGUA, RECIPIENTE, COLHER, VINAGRE, DETERGENTE, PIÃO,TV

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
TELA “ROLANDO PIÃO” - IVAN CRUZ

AVALIAÇÃO: SE DARÁ NOS MOMENTOS DA BRINCADEIRA COM O PIÃO, SE RESPEITAM AS REGRAS E REALIZAM TENTATIVAS DE LANÇAR O BRINQUEDO





Não deixem de apreciar o post de fechamento dos planos a partir da Obra de Monteiro Lobato.  Clique aqui e aprecie nossa encantante apresentação cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário