segunda-feira, 20 de novembro de 2023

EDUCAÇÃO INFANTIL: Momento cultural inspirado na literatura de Monteiro Lobato (Com links de mais 60 planos de trabalho sobre a obra do escritor)


Vygotsky defende que quanto mais rica a experiência da pessoa, mais material está disponível para a imaginação dela, com esse pressuposto e considerando as premissas da Teoria Histórico Cultural, referencial que nos possibilita compreender que a criança apreende o aspecto humano quando se apropria das máximas elaborações humanas, propiciamos às crianças e familiares uma apresentação cultural a partir de diferentes vivências propostas ao grupo, afetas a riquíssima obra de Monteiro Lobato. 

- Planos de trabalho semanal envolvendo a obra de Monteiro Lobato pertencente ao patrimônio histórico cultural (Sítio do Pica pau amarelo) (clique aqui)

Planos de trabalho explorando MILHO a partir de personagem da obra de Monteiro Lobato (VISCONDE) (clique aqui)

Planos de trabalho envolvendo personagem folclórico a partir da obra de Monteiro Lobato (SACI) (clique aqui)

Planos de trabalho envolvendo personagem folclórico a partir da obra de Monteiro Lobato (CUCA) PARTE 1 (clique aqui)

Planos de trabalho envolvendo personagem folclórico a partir da obra de Monteiro Lobato (CUCA) PARTE 2 (clique aqui)

Planos de trabalho com propostas de elaboração de boneca de pano a partir da obra de Monteiro Lobato (EMÍLIA) (clique aqui)

Planos de trabalho com propostas afetas ao tema família, hábitos alimentares e preservação do meio ambiente a partir da obra de Monteiro Lobato (Dona Benta, Narizinho) (clique aqui)

Planos de trabalho envolvendo brincadeiras tradicionais a partir do reino das águas claras (NARIZINHO) (clique aqui)

Planos de trabalho envolvendo o resgate de brincadeiras e brinquedos tradicionais a partir de personagem da obra de Monteiro Lobato (PEDRINHO) (clique aqui)

Planos de trabalho envolvendo arte e experiências a partir de personagem da obra de Monteiro Lobato (VISCONDE) (clique aqui)

Planos de trabalho envolvendo brincadeiras de faz de conta a partir de personagem da obra de Monteiro Lobato (TIA NASTÁCIA) (clique aqui)

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho envolvendo biografia do expoente da literatura infantil MONTEIRO LOBATO  (clique aqui)

Ideia de roteiro elaborada para a peça:

Personagens: Dona Benta, Tia Nastácia, Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde e Cuca

Dona Benta sentada na cadeira de balanço, tricotando recebe as crianças, após todos organizados, recepciona, dá boas vindas, pode perguntar se as crianças a reconhecem, sabem quem ela é.
Começa a falar sobre o sítio (livro), como ele é, que mora ali com a Tia Nastácia, neste momento ela entra e vai para o fogão mexer nas panelas.
- Cozinheira de mão cheia, ninguém faz bolinhos mais deliciosos que o dela, ela é a cozinheira do sítio há muitos anos, guarda as receitas na memória e quando não sabe alguma, inventa. Ela também sabe muitas histórias e foi ela quem fez a boneca de pano da Narizinho.
Falar que os netos vêm todas as férias para o sítio, nesse momento entra de mãos dadas Pedrinho e Narizinho e abraçam Dona Benta.
Narizinho vai para beira do lago (com vara de pescar ou dar pão aos peixes)
Pedrinho com estilingue no pescoço e pião na mão fica sentado brincando
- Essa é a Lúcia, mas seu apelido é Narizinho, a menina do nariz arrebitado, muito doce, carinhosa e inteligente Sempre que está aqui no sítio Lúcia passa as tardes na beira do lago, pescando, alimentando os peixes e imaginando os mistérios das profundezas das águas, outras tardes passa no pomar, que fica ali pertinho, colhendo e comendo jabuticabas, sua fruta preferida.
- Pedrinho em suas férias acorda cedo e passa o dia brincando, ele e Narizinho se não estão metidos em alguma aventura ou viajando no mundo da fantasia, estão nadando no rio, brincando de pião, pega-pega e outras brincadeiras. Ele também gosta muito da floresta e sempre está lá caçando sacis para tentar engarrafa-lo, assim como ensinou o Tio Barnabé.
Tocar um trecho da música da Emília que estará na caixa de retalho (ou irá até lá) e sairá segurando sua canastra
- Esta é a boneca de pano mais famosa do Brasil, eu sei que vocês construíram uma boneca com a família de vocês não é mesmo?
- A Emília foi feita pela Tia Nastácia, de tecido de uma saia velha, recheada com as flores de uma planta chamada Marcela, com olhos de retrós de linha, cabelos de retalhos coloridos foi feita para a Narizinho, ela era uma boneca normal, mas um dia Narizinho a levou até o Dr Caramujo, que vive ali no Reino das águas claras (apontar o rio), ele deu a ela a pílula falante, ela começou a tagarelar, falava de um jeito engraçado, trocando as letras, como se abrisse uma torneirinha de asneiras. Essa boneca esperta guarda em sua canastra vários cacarecos, botões, insetos, pedrinhas, tudo que encontra como se fosse um tesouro.
Narizinho se levanta e vem sentar perto de Emília e abraçá-la
Vocês sabem que aqui no sítio nós temos mais um boneco mágico que possui vida, não é mesmo?
Visconde vem com caderneta na mão e lápis
- Quando os pássaros estão em alvoroço no pomar, o Visconde corre para lá com o seu caderno de anotações, observa com atenção várias espećies de aves, cantando e se alimentando. É o Visconde quem sabe fabricar o pó de pirlimpimpim, com esse pó mágico, ele Pedrinho, Narizinho e Emília podem viajar para os lugares mais distantes voando pelos céus. Sabugo de milho sábio e falante, assim é o boneco que Pedrinho fez com muito capricho usando palha, sabugo e cabelo de uma boa espiga de milho. Descobriu como é gostoso ler quando foi esquecido pelo Pedrinho na biblioteca, foi assim que conheceu muitas histórias emocionantes.
Perguntar se estão sentindo falta de algum personagem, provavelmente responderão a CUCA (ascender a vela de fumaça) Cuca aparecer com espelho e batom na mão
- Vocês conhecem a CUCA? Ela mora ali na floresta (apontar as árvores) numa gruta de pedras, só o Saci sabia como ir até lá e contou o segredo ao seu amigo Pedrinho, mas o avisou para ter cuidado, pois é perigoso chegar próximo a gruta, porque a bruxa está sempre de prontidão, só dorme uma noite a cada sete anos. Ela é uma mistura de bruxa com jacaré e tem um caldeirão em que prepara seus feitiços, tem escamas, uma cauda enorme e garras de gavião. A Emília acha a Cuca uma feiosa, mas, na verdade a Cuca é muito vaidosa, usa botas, batom e nunca usa uma roupa fora de moda.
Colocar a música “Sítio do Pica pau amarelo” e os personagens agradecem os aplausos.










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário