quarta-feira, 2 de agosto de 2023

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho semanal envolvendo a obra de Monteiro Lobato pertencente ao patrimônio histórico cultural (Sítio do Pica pau amarelo)

  * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.  

Confiram os planos posteriores a este com os diferentes propostas de vivências, a partir dos personagens do Sítio do Pica pau Amarelo.



PLANO 1:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * PATRIMÔNIO CULTURAL, LITERÁRIO E MUSICAL
   * CARACTERÍSTICAS GRÁFICAS: PERSONAGENS E CENÁRIOS.

OBJETIVOS:
  * (EI02EF03) DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A LEITURA DE HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES, E ACOMPANHANDO, COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO-LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA).
  * OUVIR, VISUALIZAR E APRECIAR HISTÓRIAS, BEM COMO OUTROS TEXTOS LITERÁRIOS: POEMAS, PARLENDAS, CONTOS, LITERATURAS, LENDAS, FÁBULAS, MÚSICAS ETC.
   * (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.
   * IDENTIFICAR OS PERSONAGENS PRINCIPAIS DAS HISTÓRIAS NOMEANDO-OS.
   * RESPONDER A QUESTIONAMENTOS SOBRE AS HISTÓRIAS NARRADAS.

DESENVOLVIMENTO:

EM UM PRIMEIRO MOMENTO IREMOS EXPOR ALGUMAS OBRAS DO EXPOENTE DA LITERATURA INFANTIL  MONTEIRO LOBATO, COLEÇÃO DE LIVROS DE HISTÓRIAS DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO. ORGANIZADOS NA  COLCHA RODA DE CONVERSA INDAGAREMOS:
-QUEM JÁ OUVIU FALAR DO SITIO DO PICA PAU AMARELO?
- QUEM MORA NO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO?
- CONHECEM A EMÍLIA? COMO ELA É? INDAGAREMOS SOBRE OUTROS PERSONAGENS: PEDRINHO, VISCONDE, TIA NASTÁCIA, DONA BENTA, NARIZINHO, ETC.
ESCOLHEREMOS UM DOS LIVROS JUNTAMENTE COM AS CRIANÇAS PARA DAR INÍCIO, SENDO QUE ESTE SERÁ USADO DIARIAMENTE PARA LEITURA E EXPLORAÇÃO DOS PERSONAGENS, CENAS E FATOS.
EM UM SEGUNDO MOMENTO A PROPOSTA SERÁ DE BRINCADEIRA DE JOGO DA MEMÓRIA COM IMAGENS DOS PERSONAGENS DO SÍTIO DO ESCRITOR MONTEIRO LOBATO.

RECURSOS: LIVROS, JOGO DA MEMÓRIA PLASTIFICADO.

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
COLEÇÃO LIVROS MONTEIRO LOBATO

AVALIAÇÃO: SERÁ DURANTE AS PROPOSTAS REALIZADAS, ONDE OBSERVAREMOS SE AS CRIANÇAS DEMONSTRAM INTERESSE ATENÇÃO, BEM COMO PARTICIPAM DAS INDAGAÇÕES SOBRE O TEMA E HABILIDADE DE MEMORIZAÇÃO DURANTE BRINCADEIRA.



PLANO 2:




CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * RELAÇÃO ENTRE IMAGEM E NARRATIVA.
   * REPERTÓRIO DE TEXTOS ORAIS QUE CONSTITUEM O PATRIMÔNIO CULTURAL LITERÁRIO.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF06) CRIAR E CONTAR HISTÓRIAS ORALMENTE, COM BASE EM IMAGENS OU TEMAS SUGERIDOS.
   * OUVIR E NOMEAR OBJETOS, PESSOAS, PERSONAGENS,FOTOGRAFIAS E GRAVURAS PARA AMPLIAR O VOCABULÁRIO.
   * RECONTAR HISTÓRIAS AO BRINCAR DE FAZ DE CONTA.

DESENVOLVIMENTO:

EM RODA DE CONVERSA DAREMOS CONTINUIDADE COM APRESENTAÇÃO DO ESCRITOR MONTEIRO LOBATO, NO VARAL IREMOS EXPOR SUA FOTO E APRESENTAR SUA BIOGRAFIA. EM SEGUIDA TAMBÉM COLOCAREMOS NO VARAL IMAGENS DOS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO E NOMEAREMOS JUNTAMENTE COM AS CRIANÇAS, OBSERVANDO PELO QUAL PERSONAGENS MANIFESTAM MAIOR INTERESSE. APÓS APRESENTAREMOS UM CESTO COM ALGUNS PERSONAGENS DO SÍTIO FEITOS EM AMIGURUMI PARA QUE BRINQUEM COM OS MESMOS. EM OUTRO MOMENTO OUVIREMOS E DANÇAREMOS AO SOM DE DIFERENTES MÚSICAS DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO. NA ORGANIZAÇÃO PARA A HORA DA SAÍDA FAREMOS A LEITURA DE MAIS UM PÁGINA DA HISTÓRIA ESCOLHIDA ANTERIORMENTE.

RECURSOS: CESTO,BONECOS AMIGURUMI, LIVRO, VARAL, FICHAS, PRENDEDORES.

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
BIOGRAFIA MONTEIRO LOBATO

AVALIAÇÃO: SERÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DURANTE A RODA DE CONVERSA, A ATENÇÃO EM OUVIR E CONHECER MAIS SOBRE O EXPOENTE MONTEIRO LOBATO, SE FAZEM ASSOCIAÇÃO COM O QUE JÁ CONHECEM SOBRE O SÍTIO DO PICA PAU AMARELO, NOMEANDO OS PERSONAGENS ATRAVÉS DE IMAGENS, BONECOS E NA BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA.





PLANO 3:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
   * TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * VIVÊNCIAS CULTURAIS: HISTÓRIAS, FILMES OU PEÇAS TEATRAIS.
   * ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL: TEXTURAS, CORES, SUPERFÍCIES, VOLUMES, ESPAÇOS, FORMAS, ETC.
   * CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETOS.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF05) RELATAR EXPERIÊNCIAS E FATOS ACONTECIDOS, HISTÓRIAS OUVIDAS, FILMES OU PEÇAS TEATRAIS ASSISTIDOS ETC.
   * ASSISTIR FILMES.
  * (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
   * MANIPULAR MATERIAIS DE DIFERENTES TEXTURAS: LISAS, ÁSPERAS, MACIAS E OUTRAS.
   * (EI02ET01) EXPLORAR E DESCREVER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DOS OBJETOS (TEXTURA, MASSA, TAMANHO).
  * PERCEBER E ORALIZAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS POR MEIO DA OBSERVAÇÃO E MANUSEIO,
   * DESCREVER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS E FAZENDO CLASSIFICAÇÕES SIMPLES.

DESENVOLVIMENTO:

ORGANIZAREMOS NA BRINQUEDOTECA UM MOMENTO PARA ASSISTIR O SÍTIO DO PICA PAU AMARELO NA SUA PRIMEIRA VERSÃO, E EM SEGUIDA APRESENTAREMOS A VERSÃO ATUAL, BEM COMO TAMBÉM O SÍTIO DO PICA PAU AMARELO EM DESENHO ANIMADO. APÓS NA COLCHA RODA DE CONVERSA DEIXAREMOS EXPOSTOS DIFERENTES IMAGENS DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO, (VERSÃO ORIGINAIS E DESENHO) PARA QUE TENTEM FAZER ASSOCIAÇÃO DOS PERSONAGENS ENCONTRANDO OS PARES. ESSAS FICHAS DARÃO INÍCIO NA CONSTRUÇÃO DA CAIXA DE ESTUDO E PESQUISA. EM OUTRO MOMENTO DISPONIBILIZAREMOS O CESTO COM PERSONAGENS DO SÍTIO (BONECOS DE AMIGURUMI) PARA QUE BRINQUEM COM OS MESMOS E TENHAM CONTATO COM DIFERENTE TEXTURAS, FORMAS E CORES. OS MESMO SERÃO UTILIZADOS POSTERIORMENTE COMO MÓBILE.

OBS: MAIS UM POUCO DE LEITURA DA HISTÓRIA.

RECURSOS: TV, FICHAS, CESTO, BONECOS.

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE AOS RELATOS AFETOS AO QUE JÁ CONHECEM SOBRE O SÍTIO DO PICA PAU AMARELO, A PERCEPÇÃO AO MANIPULAR MATERIAIS COM DIFERENTES TEXTURAS, FORMAS E CORES E AO EXPLORAR IMAGENS PARA DESCREVER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS, SE CONSEGUEM ENCONTRAR OS PARES.



PLANO 4:


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * ANIMAIS, SUAS CARACTERÍSTICAS E SEUS MODOS DE VIDA.

OBJETIVOS:
   * (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
   * EXPLORAR O MODO DE VIDA DO SÍTIO E /OU DA FAZENDA;
   * CONHECER OS ANIMAIS, SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E HABITAT.

DESENVOLVIMENTO:

A PARTIR DO QUE JÁ APRESENTAMOS SOBRE O SÍTIO DO PICA PAU AMARELO DAREMOS CONTINUIDADE EXPLORANDO OS PERSONAGENS, E O ESPAÇO “SÍTIO”, SE O GRUPO DE CRIANÇAS SABE O QUE É? O QUE PODEMOS ENCONTRAR LÁ? SE ALGUÉM CONHECE UM SÍTIO? NA SEQUÊNCIA APRESENTAREMOS FOTOS DO SITIO DO PICA PAU AMARELO E DIALOGAREMOS SOBRE COMO ELE É? AS CARACTERÍSTICAS QUE POSSUI, IGUAIS AS DE OUTROS SÍTIOS (PLANTAÇÕES, ESTÁBULOS,CASA RÚSTICA ETC) SALIENTAREMOS O QUE PODEMOS ENCONTRAR EM UM SÍTIO? OUTRAS IMAGENS DE DIFERENTES SÍTIOS E FAZENDAS SERÃO TAMBÉM APRESENTADAS E ENFATIZAREMOS PRINCIPALMENTE OS ANIMAIS QUE SÃO DESSE HABITAT.
EM OUTRO MOMENTO BRINCAREMOS E CANTAREMOS COM A CAIXA MUSICAL “SÍTIO DO SEU LOBATO”. NO MOMENTO DA SAÍDA SERÁ FEITO MAIS UM POUCO DA LEITURA DO LIVRO ESCOLHIDO PELO GRUPO ANTERIORMENTE.

RECURSOS: FICHAS, CAIXA MUSICAL

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: SERÁ DURANTE O DIÁLOGO E APRESENTAÇÃO DAS IMAGENS, SE CONSEGUEM RECONHECER OS ESPAÇOS APRESENTADOS, NOMEANDO -OS, BEM COMO IDENTIFICAR O QUE SE PODE ENCONTRAR NOS MESMOS, PRINCIPALMENTE OS ANIMAIS.



PLANO 5:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * CLASSIFICAÇÃO.
   * TAMANHO, FORMA E POSIÇÃO DOS OBJETOS.

OBJETIVOS:
   * (EI02ET05) CLASSIFICAR OBJETOS, CONSIDERANDO DETERMINADO ATRIBUTO (TAMANHO, PESO, COR, FORMA ETC.).
   * PARTICIPAR DE SITUAÇÕES EM QUE O(A) PROFESSOR(A) NOMEIA OS ATRIBUTOS DOS OBJETOS DESTACANDO SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS.
   * EI02EF06) CRIAR E CONTAR HISTÓRIAS ORALMENTE, COM BASE EM IMAGENS OU TEMAS SUGERIDOS.
   * RECONTAR HISTÓRIAS AO BRINCAR DE FAZ DE CONTA COM AS FANTASIAS.

DESENVOLVIMENTO:

RELEMBRAREMOS OS PERSONAGENS DO SÍTIO E IREMOS CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE ELES, PARA ESSE MOMENTO UTILIZAREMOS OS POTES COMO RECURSO, ONDE JUNTAMENTE COM AS CRIANÇAS MONTAREMOS ALGUNS PERSONAGENS, SELECIONADO OS POTES RELACIONANDO A CARACTERÍSTICA DOS PERSONAGENS E COLOCANDO IMAGENS DOS MESMOS QUE JÁ ESTARÃO IMPRESSAS EM PAPEL ADESIVO. EM OUTRO MOMENTO DISPONIBILIZAREMOS ALGUMAS FANTASIAS DE ALGUNS PERSONAGENS DO SÍTIO PARA QUE TENTEM CARACTERIZAR- SE E BRINCAR DE FAZ DE CONTA, NESSE MOMENTO FAREMOS UM MOMENTO DE FOTOGRAFIA PARA QUE AS MESMAS SEJAM UTILIZADAS PARA CHAMADA EM OUTROS MOMENTOS.

RECURSOS: POTES, GRAVURAS, FANTASIAS

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: SERÁ MEDIANTE A PARTICIPAÇÃO NAS PROPOSTAS, ONDE OBSERVAREMOS SE SELECIONARÃO POTES CONFORME AS CARACTERÍSTICAS DOS PERSONAGENS E DURANTE O USO DA FANTASIAS SE CONSEGUEM NO CONTEXTO DAS HISTÓRIAS DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO BRINCAR DE FAZ DE CONTA.

Não deixem de apreciar o post de fechamento dos planos a partir da Obra de Monteiro Lobato.  Clique aqui e aprecie nossa encantante apresentação cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário