* OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:
Confiram os planos anteriores e posteriores a este com diferentes propostas de vivências, a partir dos personagens do Sítio do Pica pau Amarelo.
PLANO 1:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
* O EU, O OUTRO E O NÓS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* CARACTERÍSTICAS GRÁFICAS: PERSONAGENS E CENÁRIOS.
* PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL.
OBJETIVOS:
* (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.
* IDENTIFICAR PERSONAGENS E DESCREVER SUAS CARACTERÍSTICAS.
* (EI02EO03) COMPARTILHAR OS OBJETOS E OS ESPAÇOS COM CRIANÇAS DA MESMA FAIXA ETÁRIA E ADULTOS.
* COMPARTILHAR BRINQUEDOS EM SUAS ATIVIDADES DE EXPLORAÇÕES, INVESTIGAÇÕES OU DE FAZ DE CONTA.
DESENVOLVIMENTO:
ORGANIZAREMOS UM PRIMEIRO MOMENTO NA COLCHA RODA DE CONVERSA PARA A APRESENTAÇÃO DA CAIXA DIDÁTICA “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS”, ONDE DESTACAREMOS A “BONECA DE PANO”, ENTRE ELAS A MAIS FAMOSA DO PAÍS, A “EMÍLIA” DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO. SERÃO APRESENTADAS AS DIFERENTES VERSÕES DESSA BONECA, AS QUAIS FICARÃO EXPOSTAS NO VARAL. INSTIGAREMOS QUE COMENTEM SOBRE O QUE JÁ SABEM SOBRE A EMÍLIA, OBSERVAREMOS A MESMA NO MÓBILE DA SALA. APÓS DISPONIBILIZAREMOS O CESTO COM DIVERSAS BONECAS DE PANO. EM SEGUNDO MOMENTO APRESENTAREMOS NA TV UM EPISÓDIO QUE CONTE SOBRE COMO A EMÍLIA DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELA FOI CRIADA.
RECURSOS: CAIXA DIDÁTICA BRINQUEDOS, MÓBILE,TV, BONECAS DE PANO, VARAL E PRENDEDORES.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
AVALIAÇÃO: SE DARÁ NOS MOMENTOS DE APRESENTAÇÃO DA CAIXA DIDÁTICA E RODA DE CONVERSA, SE CONSEGUEM IDENTIFICAR A PERSONAGEM E DESCREVE- LA, E DURANTE A BRINCADEIRA OBSERVAREMOS O INTERESSE EM BRINCAR, EXPLORAR E COMPARTILHAR O BRINQUEDO DISPONIBILIZADO.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* CARACTERÍSTICAS GRÁFICAS: PERSONAGENS E CENÁRIOS.
* ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL: TEXTURAS, CORES, SUPERFÍCIES, VOLUMES, ESPAÇOS, FORMAS, ETC.
OBJETIVOS:
* (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.
* IDENTIFICAR PERSONAGENS E DESCREVER SUAS CARACTERÍSTICAS.
* RESPONDER A QUESTIONAMENTOS SOBRE PERSONAGENS APRESENTADOS
* (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
* PARTICIPAR DA CRIAÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS COM MATERIAIS DIVERSOS: CAIXAS, EMBALAGENS, TECIDOS, TINTAS, TAMPINHAS, ARGILA, MASSA DE MODELAR E OUTROS.
DESENVOLVIMENTO:
AS CRIANÇAS SERÃO ACOLHIDAS COM AS BONECAS DE PANO. EM OUTRO MOMENTO, EM RODA DE CONVERSA E COM AS FICHAS RELEMBRAREMOS SOBRE A BONECA “EMÍLIA” OBSERVAREMOS SUAS CARACTERÍSTICAS, O MATERIAL QUE É ELABORADA, QUAL PERSONAGEM DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO FEZ A BONECA E PARA QUEM FEZ. (TIA NASTÁCIA PARA NARIZINHO)
EM SEGUIDA ASSISTIREMOS UM EPISÓDIO DO DESENHO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO,(HISTÓRIA: EMÍLIA E A PÍLULA FALANTE) EM OUTRO MOMENTO DISPONIBILIZAREMOS A CAIXA DE TECIDOS PARA QUE TENHAM CONTATO COM O MATERIAL UTILIZADO PARA FAZER UMA BONECA DE PANO E PARA QUE BRINQUEM DE FAZER UMA BONECA. A PARTIR DESSA BRINCADEIRA E OBSERVANDO O MÓBILE DA SALA COM OS PERSONAGENS FAREMOS UMA SONDAGEM COM AS CRIANÇAS SOBRE O PERSONAGEM PREFERIDO DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO E IREMOS PROPOR QUE FAÇAM UMA BONECA OU BONECO DE PANO EM CASA COM SEUS FAMILIARES. (ENVIAREMOS O MOLDE EM TNT E ALGUNS RETALHOS DE TECIDO, CADA UM PODERÁ USAR A CRIATIVIDADE NA ELABORAÇÃO)
MARCAR UMA SOCIALIZAÇÃO COM OS FAMILIARES DESTES MOMENTOS, SOBRE COMO AS CRIANÇAS SE SENTIRAM, SEUS RELATOS, SE NOMEARAM A BONECA E ETC
RECURSOS: BONECAS DE PANO, FICHAS, MÓBILE, TV, TECIDOS.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA BNCC DA EDUCAÇÃO INFANTIL
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS SE CONSEGUEM RESPONDER A QUESTIONAMENTOS SOBRE PERSONAGEM APRESENTADO, E DEMONSTRAR A PARTIR DE CONVERSA, BRINCADEIRA E APRECIAÇÃO VISUAL QUAL PERSONAGEM PREFERIDO, BEM COMO A CRIATIVIDADE NA PRODUÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS COM TECIDOS.
MATERIAIS ENVIADOS
E PARA A SURPRESA TODOS FIZERAM E FICOU UMA MAIS LINDA QUE A OUTRA:
PLANO 3:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL: TEXTURAS, CORES, SUPERFÍCIES, VOLUMES, ESPAÇOS, FORMAS, ETC.
OBJETIVOS:
* (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
* EXPLORAR DIFERENTES OBJETOS PERCEBENDO SUAS CARACTERÍSTICAS.
DESENVOLVIMENTO:
NA BRINQUEDOTECA APRESENTAREMOS O EPISÓDIO “A CANASTRA DA EMÍLIA”, EM SEGUIDA NA SALA DE REFERÊNCIA MOSTRAREMOS QUE TAMBÉM TEMOS UMA “CANASTRA”, E EXPLICAREMOS O QUE É “CACARECO”, APÓS CONVERSAREMOS SOBRE O EPISÓDIO E CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS A ENCONTRAR “CACARECOS” PARA COLOCARMOS NA NOSSA CANASTRA ASSIM COMO A EMÍLIA FAZ. PARA ENCONTRAR OS PRIMEIROS” CACARECOS” IREMOS NA PARTE EXTERNA COM AS CRIANÇAS E AO RETORNARMOS PARA A SALA CADA CRIANÇA IRÁ APRESENTAR O QUE ENCONTROU E COLOCAR SEU CACARECO NA CANASTRA. ESSA PROPOSTA TERÁ CONTINUIDADE, POIS SOLICITAREMOS QUE AS CRIANÇAS ENCONTREM MAIS CACARECOS EM CASA E TRAGA UM PARA COLOCAR NA CANASTRA.
OBS: SERÁ FEITO A SOLICITAÇÃO PARA AS FAMÍLIAS VIA WHATSAPP.
RECURSOS: TV, CANASTRA, CACARECOS, CELULAR.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS A CURIOSIDADE EM CONHECER E EXPLORAR NOVOS OBJETOS E SE CONSEGUEM PERCEBER AS CARACTERÍSTICAS DOS MESMOS.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.
* SEU CORPO, SUAS POSSIBILIDADES MOTORAS, SENSORIAIS E EXPRESSIVAS.
OBJETIVOS:
* (EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA NO CUIDADO DE SI E JOGOS E BRINCADEIRAS.
* PARTICIPAR DE BRINCADEIRAS COM CANTIGAS, RIMAS, LENDAS, PARLENDAS OU OUTRAS SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM MOVIMENTOS CORPORAIS.
* CANTAR CANÇÕES IMITANDO OS GESTOS OU SEGUIR RITMOS DIFERENTES DE MÚSICAS COM MOVIMENTOS CORPORAIS.
DESENVOLVIMENTO:
CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS PARA OUVIR E DANÇAR A CANÇÃO “EMÍLIA A BONECA GENTE" - BABY CONSUELO, APÓS EXPLORAREMOS A LETRA DA CANÇÃO LEMBRANDO COMO A BONECA DE PANO EMÍLIA FOI FEITA. EM SEGUNDO MOMENTO UTILIZAREMOS FANTASIAS E PINTURA FACIAL DA EMÍLIA PARA CARACTERIZAR AS MENINAS DA TURMA. EM SEGUIDA TODOS CANTAREMOS E DANÇAREMOS COM A CANÇÃO APRESENTADA ANTERIORMENTE.
RECURSOS: NOTEBOOK, FANTASIAS, MAQUIAGEM.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS A PARTICIPAÇÃO NA PROPOSTA COM DANÇA, SE REALIZAM OS MOVIMENTOS PROPOSTOS E ACEITAM CARACTERIZAR- SE.
PLANO 5:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.
OBJETIVOS:
* (EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA NO CUIDADO DE SI E JOGOS E BRINCADEIRAS.
* CONHECER OS OBJETOS, MATERIAIS, EXPRESSÕES CULTURAIS CORPORAIS, DANÇAS, MÚSICAS E BRINCADEIRAS QUE SÃO TÍPICAS DE DE UMA CULTURA.
DESENVOLVIMENTO:
EM RODA DE CONVERSA APRESENTAREMOS A HISTÓRIA DA BONECA “ABAYOMI”, IREMOS CONTANDO A HISTÓRIA ENQUANTO CONFECCIONAMOS A BONECA NA FRENTE DAS CRIANÇAS. EM SEGUIDA DISPONIBILIZAREMOS A CAIXA DE TECIDOS PARA QUE AS CRIANÇAS JUNTAMENTE COM AS PROFESSORAS FAÇAM SUA BONECA “ABAYOMI”. APÓS AS BONECAS ESTAREM PRONTAS, AS CRIANÇAS BRINCARÃO COM ELAS, DANDO-LHES NOMES. APROVEITAREMOS PARA REFORÇAR QUE O NOME DA BONECA SIGNIFICA “AQUELA QUE TRAZ ALEGRIA” E QUESTIONAR AS CRIANÇAS SOBRE SITUAÇÕES QUE AS DEIXARIAM FELIZES.
RECURSOS: FICHA COM A HISTÓRIA, TECIDOS,
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA BNCC DA EDUCAÇÃO INFANTIL
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS O INTERESSE E CURIOSIDADE PELO HISTÓRIA E MATERIAIS DISPONIBILIZADOS.
Não deixem de apreciar o post de fechamento dos planos a partir da Obra de Monteiro Lobato. Clique aqui e aprecie nossa encantante apresentação cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário