* OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:
PLANO 1:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
* GÊNEROS TEXTUAIS, SEUS AUTORES, CARACTERÍSTICAS E SUPORTES.
* MATERIAIS E TECNOLOGIAS VARIADAS PARA A PRODUÇÃO DA ESCRITA: LÁPIS, CANETA, GIZ, COMPUTADOR E SEUS DIFERENTES USOS.
OBJETIVOS:
*N(EI02EF08) MANIPULAR TEXTOS E PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE ESCUTA PARA AMPLIAR SEU CONTATO COM DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS (PARLENDAS, HISTÓRIAS DE AVENTURA, TIRINHAS, CARTAZES DE SALA, CARDÁPIOS, NOTÍCIAS ETC.).
* PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE ESCUTA ENVOLVENDO GÊNERO TEXTUAL (BIOGRAFIA).
* VIVENCIAR EXPERIÊNCIAS LÚDICAS EM CONTATO COM EXPOENTE DA LITERATURA INFANTIL.
* CONHECER CURIOSIDADES DA VIDA DO ESCRITOR MONTEIRO LOBATO.
* (EI02EF09) MANUSEAR DIFERENTES INSTRUMENTOS E SUPORTES DE ESCRITA PARA DESENHAR, TRAÇAR LETRAS E OUTROS SINAIS GRÁFICOS.
* CONHECER O RECURSO DE MEIO DE COMUNICAÇÃO: MÁQUINA DE ESCREVER.
DESENVOLVIMENTO
A PARTIR DO RECURSO DIDÁTICO CAIXA DE ESTUDOS E PESQUISA "MONTEIRO LOBATO" DESTACAREMOS FATOS DA BIOGRAFIA DO EXPOENTE DA LITERATURA INFANTIL, QUEM ELE É, ONDE VIVIA E SUAS CARACTERÍSTICAS. RELEMBRAREMOS DETALHES SOBRE SUA CARREIRA E OBRAS. SERÁ EXPOSTO IMAGENS DE MONTEIRO, SUA FAMÍLIA E DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO NO VARAL DE HISTÓRIAS. EM OUTRO MOMENTO AS CRIANÇAS RECEBERÃO A VISITA DE “MONTEIRO LOBATO”, (FILHO DE UMA PROF CARACTERIZADO), SENTADO À MÁQUINA DE ESCREVER. IRÁ RELATAR AO GRUPO QUE AQUELE OBJETO ANTIGO, ERA ONDE ELE ESCREVIA SUAS HISTÓRIAS E CARTAS A SUA AMADA "PUREZINHA" (ESPOSA DO ESCRITOR)
EM SEGUIDA “MONTEIRO LOBATO” NARRARÁ UM POUCO SOBRE O SÍTIO, O QUAL FICA TAUBATÉ, SÃO PAULO, E QUE LÁ TEM UMA GRANDE JAQUEIRA , A QUAL JÁ ESTAVA LÁ MUITO ANTES DELE NASCER. HÁ HISTÓRIAS QUE A ÁRVORE FOI PLANTADA HÁ MAIS DE 200 ANOS, PELO AVÔ DE MONTEIRO LOBATO, DONO DA CASA, O VISCONDE DE TREMEMBÉ. “MONTEIRO” IRÁ RELATAR QUE BRINCOU NAQUELE LUGAR E QUE ELE GOSTAVA DE LER DEBAIXO DA JAQUEIRA E QUE AGORA A JAQUEIRA É PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE TAUBATÉ. APÓS “MONTEIRO” IRÁ CONVIDAR AS CRIANÇAS PARA CONHECER E DEGUSTAR UMA JACA, QUE É UMA DE SUAS FRUTAS FAVORITAS, INCLUINDO A GELÉIA DA MESMA. ANTES IRÁ EXPLICAR QUE ESTA É CONSIDERADA A MAIOR FRUTA COMESTÍVEL DO MUNDO, E QUE PODE PESAR ATÉ 50 KG.
RECURSOS:CAIXA DE ESTUDO E PESQUISA, MÁQUINA DE ESCREVER, JACA E ETC.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS O INTERESSE E CURIOSIDADE EM PARTICIPAR DE MOMENTO LÚDICO PARA CONHECER MAIS SOBRE A VIDA DO EXPOENTE DA LITERATURA, TAMBÉM O MEIO DE COMUNICAÇÃO APRESENTADO E A FRUTA JACA.
PLANO 2:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
* MATERIAIS E TECNOLOGIAS VARIADAS PARA A PRODUÇÃO DA ESCRITA: LÁPIS, CANETA, GIZ, COMPUTADOR E SEUS DIFERENTES USOS.
* MARCAS GRÁFICAS DE REPRESENTAÇÃO DA ESCRITA E MECANISMOS DE ESCRITA.
OBJETIVOS:
* (EI02EF09) MANUSEAR DIFERENTES INSTRUMENTOS E SUPORTES DE ESCRITA PARA DESENHAR, TRAÇAR LETRAS E OUTROS SINAIS GRÁFICOS.
* PRESENCIAR SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS DE LEITURA E ESCRITA PARA COMPREENDER A SUA FUNÇÃO SOCIAL.
* RECONHECER O RECURSO DE MEIO DE COMUNICAÇÃO: MÁQUINA DE ESCREVER.
DESENVOLVIMENTO
EM RODA DE CONVERSA DIALOGAREMOS SOBRE A VISITA DE “MONTEIRO LOBATO”, E DESTACAREMOS O OBJETO MÁQUINA DE ESCREVER, RECURSO QUE ELE APRESENTOU. DISPONIBILIZAREMOS A MÁQUINA DE ESCREVER E CADA CRIANÇA TERÁ CONTATO COM A MESMA PARA CONHECER ESSE ANTIGO MEIO DE COMUNICAÇÃO. EM SEGUIDA A PROFESSORA IRÁ ESCREVER UMA BREVE MENSAGEM PARA OS PAIS, A QUAL SERÁ TIRADO CÓPIAS E POSTERIORMENTE ENTREGUE NA REUNIÃO DE PAIS. EM OUTRO MOMENTO DEIXAREMOS EM EXPOSIÇÃO OS LIVROS DE MONTEIRO E PARA UM FAZ DE CONTA CARACTERIZAREMOS OS MENINOS DE MONTEIRO E AS MENINAS DE PUREZINHA, ENTÃO REALIZAREMOS REGISTROS FOTOGRÁFICOS PARA COMPOSIÇÃO DE UM IMÃ DE GELADEIRA QUE SERÁ ENTREGUE JUNTAMENTE COM A CARTA NA REUNIÃO. COM AS CRIANÇAS ESCOLHEMOS UM LIVRO PARA LEITURA.
RECURSOS: MÁQUINA DE ESCREVER,SULFITE, LIVROS ETC.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: SERÁ MEDIANTE APRESENTAÇÃO DA MÁQUINA DE ESCREVER, SE A RECONHECEM E COMPREENDER O USO E FUNÇÃO DA MESMA.
Não deixem de apreciar o post de fechamento dos planos a partir da Obra de Monteiro Lobato. Clique aqui e aprecie nossa encantante apresentação cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário