* OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:
PLANO 1:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SABERES E CONHECIMENTOS:
* PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
* OBSERVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO.
* PLANTAS, SUAS CARACTERÍSTICAS E HABITAT.
OBJETIVOS:
* (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
* RESPONSABILIZAR-SE PELO CULTIVO DE PLANTAS E POR SEU CUIDADO.
* TER CONTATO COM PLANTAS PERCEBENDO SUAS PARTES E FUNÇÕES.
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA), CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS PARA O ESPAÇO EXTERNO, ONDE DAREMOS CONTINUIDADE COM O CUIDADO DE REGAR AS ÁRVORES DO CMEI. EM SEGUIDA NA COLCHA RODA DE CONVERSA CONVERSAREMOS SOBRE OS GIRASSÓIS, FLOR QUE A TURMA ESTÁ CONHECENDO AOS POUCOS ATRAVÉS DE VÁRIAS PROPOSTAS, E ASSIM COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS NA NOSSA VIDA. SERÁ UM DIÁLOGO COM OPORTUNIDADE DE EXPLORAR A RELAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS E O MEIO AMBIENTE, E DE VALORIZAR A BELEZA E A DIVERSIDADE DA NATUREZA. APRESENTAREMOS A SEMENTE DE GIRASSOL E TAMBÉM UM VASO COM A FLOR, POSSIBILITANDO A EXPLORAÇÃO DE TEXTURAS E FORMAS. CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS PARA PLANTAR GIRASSOL, O QUE ACONTECERÁ NO PERÍODO APÓS O REPOUSO NO LUGAR JÁ ESCOLHIDO ANTERIORMENTE. ANTES DE INICIAR O PLANTIO UTILIZAREMOS UM INFORMATIVO SOBRE COMO PLANTAR GIRASSOL. LOGO FAREMOS EXPERIÊNCIAS DE PLANTAR AS SEMENTES DIRETAMENTE NO SOLO E TAMBÉM NO VASO. OBSERVAÇÃO: OS GIRASSÓIS ASSIM COMO AS DEMAIS PLANTAS DA INSTITUIÇÃO SERÃO ACOMPANHADAS PELA TURMA DIARIAMENTE, COM A REALIZAÇÃO DOS CUIDADOS COM A ÁGUA, MANUTENÇÃO DO ESPAÇO COM TERRA E RETIRADA DOS “MATINHOS”.
RECURSOS: BALDINHOS, REGADORES, ÁGUA, COLCHA RODA DE CONVERSA, SEMENTES DE GIRASSOL, TERRA, KIT JARDINAGEM, FLOR DE GIRASSOL NO VASO.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: SERÁ MEDIANTE A PERCEPÇÃO E PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS ATRAVÉS DO CULTIVO E CUIDADOS COM AS PLANTAS, E DURANTE O CONTATO COM AS PLANTAS, AO CONHECER SUAS PARTES E FUNÇÕES.
PLANO 2:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* PLANTAS, SUAS CARACTERÍSTICAS E HABITAT.
* ÓRGÃOS DOS SENTIDOS E SENSAÇÕES.
OBJETIVOS:
* (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
* LEVANTAR HIPÓTESES E PESQUISAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO, CARACTERÍSTICAS E HABITAT DAS PLANTAS;
* (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
* MANIPULAR ELEMENTOS E MATERIAIS DE DIFERENTES TEXTURAS: LISAS, ÁSPERAS, MACIAS E OUTRAS.
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA E CUIDADOS COM AS PLANTAS, DISPONIBILIZAREMOS A FLOR “GIRASSOL” PARA QUE AS CRIANÇAS TENHAM MAIOR CONTATO COM MESMA, COM A SUA TEXTURA, PERCEBENDO QUE SUAS PÉTALAS SÃO SUAVES E AVELUDADAS AO TOQUE, ENQUANTO O MIOLO É ÁSPERO E ESPINHENTO. EM OUTRO MOMENTO CRIAREMOS UMA CAIXA DE SENSAÇÕES COM MATERIAIS QUE IMITAM A TEXTURA DO GIRASSOL, TAIS COMO: PAPEL CREPOM AMARELO PARA REPRESENTAR AS PÉTALAS, ENQUANTO O MIOLO PODE SER FEITO COM SEMENTES DE GIRASSOL OU COM BOLINHAS DE PAPEL AMASSADO, COMO EVA, AREIA COLORIDA, LÃ E OUTROS OBJETOS COM TEXTURAS VARIADAS.
RECURSOS: VASO C FLOR, MATERIAIS DIVERSOS PARA A CAIXA DE SENSAÇÕES.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: ACONTECERÁ DURANTE O CONTATO DAS CRIANÇAS COM A PLANTA, AS PERCEPÇÕES E O QUE CONSEGUEM IDENTIFICAR EM RELAÇÃO A TEXTURA, BEM COMO AS SENSAÇÕES DURANTE A PROPOSTA COM A CAIXA DAS SENSAÇÕES.
PLANO 3:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* GÊNEROS TEXTUAIS.
* HÁBITOS ALIMENTARES, DE HIGIENE E DESCANSO.
* ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
OBJETIVOS:
* (EI02EF07) MANUSEAR DIFERENTES PORTADORES TEXTUAIS, DEMONSTRANDO RECONHECER SEUS USOS SOCIAIS.
* APRECIAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS.
* (EI02CG04) DEMONSTRAR PROGRESSIVA INDEPENDÊNCIA NO CUIDADO DO SEU CORPO.
* VIVENCIAR PRÁTICAS QUE DESENVOLVAM BONS HÁBITOS ALIMENTARES: CONSUMO DE FRUTAS, LEGUMES, SALADAS E OUTROS.
* (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
* PARTICIPAR DA EXPERIÊNCIA COLETIVA NO PREPARO DE UMA RECEITA COM ALIMENTOS SAUDÁVEIS.
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA E CUIDADOS COM AS PLANTAS, DAREMOS CONTINUIDADE NAS DESCOBERTAS SOBRE O GIRASSOL. EM RODA DE CONVERSA CONTAREMOS SOBRE ALGUMAS CURIOSIDADES DO GIRASSOL, ENTRE ELAS A UTILIDADE DA PLANTA PARA A PRODUÇÃO DE ÓLEO E ALIMENTOS, OU SEJA, QUE TAMBÉM PODEMOS COMER E PREPARAR RECEITAS COM A SEMENTE DE GIRASSOL E A IMPORTÂNCIA DA PLANTA PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, ENTRE OUTRAS. NA SEQUÊNCIA ORGANIZAREMOS UM CARTAZ COM UMA RECEITA DE GIRASSOL PARA SER UTILIZADA POSTERIORMENTE. EM OUTRO MOMENTO NO REFEITÓRIO NOS ORGANIZAREMOS PARA O PREPARO DA RECEITA COM AUXÍLIO DAS COZINHEIRAS. MOSTRAREMOS NOVAMENTE A SEMENTE DE GIRASSOL, A QUAL SERÁ NOSSO INGREDIENTE PRINCIPAL.
RECEITAS COM SEMENTE DE GIRASSOL:
RECURSOS: CARTAZ COM RECEITA, SEMENTE DE GIRASSOL E OUTROS INGREDIENTES PARA O PREPARO DA RECEITA.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: SERÁ MEDIANTE AS VIVÊNCIAS COM GIRASSOL PLANTA E ALIMENTO, NO INTERESSE, CURIOSIDADE E A PARTICIPAÇÃO NO CARTAZ COM A RECEITA E NO PREPARO DA MESMA, BEM COMO NA DEGUSTAÇÃO E RECONHECIMENTO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
PLANO 4:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* DANÇA
* ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL: TEXTURAS, CORES, SUPERFÍCIES, VOLUMES, ESPAÇOS, FORMAS ETC.
OBJETIVOS:
* (EI02CG03) EXPLORAR FORMAS DE DESLOCAMENTO NO ESPAÇO (PULAR, SALTAR, DANÇAR), COMBINANDO MOVIMENTOS E SEGUINDO ORIENTAÇÕES.
* DANÇAR, EXECUTANDO MOVIMENTOS VARIADOS.
* (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
* CRIAR PRODUTOS COM MASSA DE MODELAR OU ARGILA A PARTIR DE SEU PRÓPRIO REPERTÓRIO, EXPLORANDO DIFERENTES ELEMENTOS, COMO: FORMA, VOLUME, TEXTURA ETC.
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA E CUIDADOS COM AS PLANTAS, APRESENTAREMOS A CANÇÃO POPULAR “GIRASSOL” https://youtu.be/emJgKT1C3oo. COM ESSA CANÇÃO INICIAREMOS COM AS CRIANÇAS A CONSTRUÇÃO DE UMA COREOGRAFIA PARA EXPLORAR OS MOVIMENTOS E CRIAR UMA DANÇA COLETIVA. EM OUTRO MOMENTO UTILIZANDO ARGILA IREMOS PROPOR A CONFECÇÃO DE GIRASSÓIS ATRAVÉS DE COMPOSIÇÃO ARTÍSTICA EM QUE AS CRIANÇAS POSSAM CRIAR SEUS PRÓPRIOS GIRASSÓIS COM ARGILA E FORMINHAS NO FORMATO DA FLOR.
RECURSOS: TV, CROME, ARGILA, FORMINHAS.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NAS PROPOSTAS ENVOLVENDO MOVIMENTOS E CRIAÇÃO. SE CONSEGUEM REALIZAR MOVIMENTOS PARA CRIAÇÃO DE UMA COREOGRAFIA E DANÇAR COLETIVAMENTE E CRIAR PRODUTOS COM USO DE ARGILA SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário