terça-feira, 9 de abril de 2024

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho envolvendo identidade a partir de poemas de Toquinho e Pedro Bandeira

* OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:



PLANO 1:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * O EU, O OUTRO E O NÓS
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * NOME PRÓPRIO E O DO OUTRO
 * SISTEMA ALFABÉTICO DE REPRESENTAÇÃO DA ESCRITA E MECANISMOS DA ESCRITA

OBJETIVOS:
  * (EI02EO04) COMUNICAR-SE COM OS COLEGAS E OS ADULTOS, BUSCANDO COMPREENDÊ-LOS E FAZENDO-SE COMPREENDER.
   * RECONHECER NA ORALIDADE E ESCRITA O PRÓPRIO NOME E DOS COLEGAS EM DIFERENTES SITUAÇÕES
  * (EI02EF03) DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A LEITURA DE HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES, E ACOMPANHANDO, COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO-LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA).
   * DIFERENCIAR DESENHO DE LETRA/ESCRITA

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA, SERÁ APRESENTADO A CANÇÃO “GENTE TEM SOBRENOME” DE TOQUINHO, ESCUTAREMOS A CANÇÃO COM ATENÇÃO DESTACANDO QUE TODAS AS COISAS TÊM NOME. EM SEGUIDA SERÁ DESTACADO FATOS DA BIOGRAFIA DO COMPOSITOR E CONVERSAREMOS SOBRE OS TRECHOS DA MÚSICA. CADA CRIANÇA SERÁ CONVIDADA A FALAR SEU NOME. DISTRIBUIREMOS MEIA FOLHA DE SULFITE ONDE CONTERÁ A LETRA INICIAL DE CADA NOME E O NOME TRANSCRITO, AS CRIANÇAS DEVERÃO ORNAMENTAR COM UM DESENHO ESTA FOLHA, A QUAL SERÁ PLASTIFICADA EM OUTRO MOMENTO E SERVIRÁ PARA FAZERMOS A CHAMADA.

RECURSOS: PLASTIFICADORA, PLÁSTICO, SULFITE, LÁPIS DE COR, TV, IMAGEM DO COMPOSITOR

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
CANÇÃO “GENTE TEM SOBRENOME” DE TOQUINHO

AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO NOS MOMENTOS DE DIÁLOGOS AFETOS A CANÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO DA DECORAÇÃO DA ESCRITA DO NOME PRÓPRIO.

PLANO 2:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * ORALIDADE E ESCUTA
   * ESCRITA DO NOME

OBJETIVOS:
   * (EI02EF01) DIALOGAR COM CRIANÇAS E ADULTOS, EXPRESSANDO SEUS DESEJOS, NECESSIDADES, SENTIMENTOS E OPINIÕES.
   * PARTICIPAR DE VARIADAS SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO UTILIZANDO DIVERSAS LINGUAGENS.
   * AMPLIAR O VOCABULÁRIO E COMPREENDER O USO SOCIAL DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO E DIÁLOGO.
   * (EI02EF09) MANUSEAR DIFERENTES INSTRUMENTOS E SUPORTES DE ESCRITA PARA DESENHAR, TRAÇAR LETRAS E OUTROS SINAIS GRÁFICOS.
   * MONTAR NOME UTILIZANDO LIVRO VARAL

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA, APRECIAREMOS NOVAMENTE A CANÇÃO “GENTE TEM SOBRENOME” DE TOQUINHO, AS PROFESSORAS ENTÃO RELATARÃO SOBRE SEUS NOMES, POR QUEM FOI FEITA A ESCOLHA DOS MESMOS E OS SIGNIFICADOS DESTES. EXPLICAREMOS ENTÃO QUE ENVIAREMOS PARA CASA NO CADERNO UMA TAREFA, QUE CONSISTE EM UMA PESQUISA COM OS FAMILIARES, ONDE IRÃO RESPONDER QUESTÕES SOBRE A ESCOLHA DOS NOMES, SIGNIFICADOS E ETC. DISTRIBUIREMOS O LIVRO VARAL PARA QUE REALIZEM TENTATIVAS DE MONTAREM SEUS NOMES.

RECURSOS: LIVRO VARAL, CAIXA DE SOM, CADERNO

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
CANÇÃO “GENTE TEM SOBRENOME” DE TOQUINHO

AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DAS TENTATIVAS DE MONTAR O NOME E SE PRESTAM ATENÇÃO NOS RELATOS DA PROFESSORAS.

PLANO 3:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * A LÍNGUA PORTUGUESA FALADA, SUAS DIVERSAS FUNÇÕES E USOS SOCIAIS.
 * SISTEMA ALFABÉTICO DE REPRESENTAÇÃO DA ESCRITA E MECANISMOS DE ESCRITA.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF05) RELATAR EXPERIÊNCIAS E FATOS ACONTECIDOS, HISTÓRIAS OUVIDAS, FILMES OU PEÇAS TEATRAIS ASSISTIDOS ETC.
   * EXPRESSAR-SE VERBALMENTE EM CONVERSAS E NARRAÇÕES, AMPLIANDO SEU VOCABULÁRIO E FAZENDO USO DE ESTRUTURAS ORAIS QUE APRIMOREM SUAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS.
   * PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE CONVERSAS RELATANDO SUAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS E ESCUTANDO OS RELATOS DOS COLEGAS.
   * (EI02EF09) MANUSEAR DIFERENTES INSTRUMENTOS E SUPORTES DE ESCRITA PARA DESENHAR, TRAÇAR LETRAS E OUTROS SINAIS GRÁFICOS.
   * RABISCAR, PINTAR, DESENHAR, MODELAR, COLAR À SUA MANEIRA, DANDO SIGNIFICADO ÀS SUAS IDEIAS, AOS PENSAMENTOS E SENSAÇÕES.

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA, DIALOGAREMOS COM CADA CRIANÇA QUE PARTICIPOU COM O FAMILIAR DA PESQUISA QUE FORA ENVIADA E SE LEMBRA SOBRE OS ITENS QUE FORAM ELENCADOS, REALIZAREMOS A LEITURA DA PESQUISA QUE FORA REALIZADA COM OS FAMILIARES, DESCOBRINDO FATOS E CURIOSIDADES DA BIOGRAFIA DE CADA UM. ENTÃO APRESENTAREMOS O POEMA “O NOME DA GENTE” DE PEDRO BANDEIRA, NO CADERNO APÓS DIALOGARMOS SOBRE O POEMA CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS A ILUSTRAREM A HISTÓRIA. UTILIZANDO MASSINHA DE MODELAR IREMOS PROPOR QUE AS CRIANÇAS REALIZEM TENTATIVAS DE MODELAR UM BONECO PARA OS REPRESENTAR.

RECURSOS: CADERNO, LÁPIS DE COR, MASSA DE MODELAR

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
POEMA “O NOME DA GENTE” DE PEDRO BANDEIRA

AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DOS RELATOS AFETOS A PESQUISA QUE REALIZARAM COM OS PAIS, SE CONSEGUEM SE EXPRESSAR, ESCUTAR OS RELATOS DOS COLEGAS E NAS VIVÊNCIAS ENVOLVENDO LINGUAGEM GRÁFICA COM DESENHO E MASSA DE MODELAR

PLANO 4:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * CORPOS, GESTOS E MOVIMENTOS
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * ESQUEMA CORPORAL
   * NÚMEROS E QUANTIDADES.

OBJETIVOS:
   * (EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA NO CUIDADO DE SI E NOS JOGOS E BRINCADEIRAS.
   * VIVENCIAR BRINCADEIRAS DE ESQUEMA CORPORAL
   * (EI02ET08) REGISTRAR COM NÚMEROS A QUANTIDADE DE CRIANÇAS (MENINAS E MENINOS, PRESENTES E AUSENTES) E A QUANTIDADE DE OBJETOS DA MESMA NATUREZA (BONECAS, BOLAS, LIVROS ETC.).
   * IDENTIFICAR OS NÚMEROS E SEUS USOS SOCIAIS EM SITUAÇÕES DO DIA A DIA: A PRÓPRIA IDADE E AS DOS COLEGAS,

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA, RELEMBRAREMOS A CANÇÃO “GENTE TEM SOBRENOME” DE TOQUINHO E DIALOGAREMOS SOBRE OS NOMES E SOBRENOMES DAS CRIANÇAS E PROFESSORAS, OBSERVANDO SE TEM ALGUM SEMELHANTE, EXPLICAREMOS QUE ALÉM DOS SOBRENOMES, TAMBÉM TEMOS DATA DE NASCIMENTO, UTILIZANDO BEXIGAS DAREMOS INÍCIO A COMPOSIÇÃO DE NOSSO PAINEL DE ANIVERSARIANTES, COM AS FOTOS CONTENDO AS DATAS DE NASCIMENTO, DESTACAREMOS NO CALENDÁRIO AS DATAS DOS ANIVERSÁRIOS, OBSERVANDO QUEM JÁ COMPLETOU 3 OU 4 ANOS E QUEM IRÁ COMPLETAR, ENTÃO REALIZAREMOS REGISTROS, FAZENDO COMPARATIVOS. EM OUTRO MOMENTO IREMOS REALIZAR BRINCADEIRAS COM AS BEXIGAS TENTANDO MANTÊ-LAS NO AR, ORIENTANDO MOVIMENTOS CORPORAIS E ETC

RECURSOS: BEXIGAS, SULFITE, CALENDÁRIO

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
CANÇÃO “GENTE TEM SOBRENOME” DE TOQUINHO


AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DAS CRIANÇAS NOS MOMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO, COMPARAÇÃO DOS NÚMEROS E QUANTIDADES E NAS BRINCADEIRAS ENVOLVENDO O ESQUEMA CORPORAL



Nenhum comentário:

Postar um comentário