terça-feira, 9 de abril de 2024

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho envolvendo arte e elementos da natureza a partir do poema "Gente tem sobrenome"

* OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:

IMAGEM DA INTERNET



PLANO 1:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * ESCRITA DO NOME.
   * PRODUÇÃO GRÁFICA.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF08) MANIPULAR TEXTOS E PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE ESCUTA PARA AMPLIAR SEU CONTATO COM DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS (PARLENDAS, HISTÓRIAS DE AVENTURA, TIRINHAS, CARTAZES DE SALA, CARDÁPIOS, NOTÍCIAS ETC.).
   * CONHECER A ESCRITA DO SEU NOME;
   * PRODUZIR MARCAS GRÁFICAS COM DIFERENTES SUPORTES DE ESCRITA (TINTA, PINCEL, FITA)

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA E CUIDADO COM AS PLANTAS) EM CONTINUIDADE COM A CANÇÃO E POEMA “GENTE TEM SOBRENOME” DE TOQUINHO, RELEMBRAREMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO NOSSO NOME E DURANTE A CHAMADA ENFATIZAREMOS A ESCRITA DO MESMO E COM DIFERENTES CANÇÕES FALAREMOS OS NOMES DE TODOS DA TURMA. EM SEGUNDO MOMENTO REALIZAREMOS UMA ATIVIDADE DE CONTATO COM A ESCRITA DO NOME, ONDE UTILIZAREMOS TÉCNICAS DE PINTURA, COLAGEM E MATERIAIS VARIADOS.

RECURSOS: CROME, FITA CREPE, SULFITE, TINTA, PINCEL

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS SE RECONHECEM A ESCRITA DO NOME E PARTICIPAM DA ESCRITA DO MESMO FAZENDO USO DOS MATERIAIS E TÉCNICAS DISPONIBILIZADAS.



PLANO 2:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * PATRIMÔNIO CULTURAL E LITERÁRIO.
   * SENSIBILIDADE ESTÉTICA EM RELAÇÃO AOS TEXTOS LITERÁRIOS.
   * PLANTAS, SUAS CARACTERÍSTICAS E HABITAT.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF03) DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A LEITURA DE HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES, E ACOMPANHANDO, COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO-LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA).
   * OUVIR, VISUALIZAR E APRECIAR HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS LITERÁRIOS: POEMAS;
   * FAZER USO DE DIFERENTES TÉCNICAS, MATERIAIS E RECURSOS GRÁFICOS PARA PRODUZIR ILUSTRAÇÕES.
   * (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
   * OUVIR MÚSICAS E HISTÓRIAS QUE ENVOLVEM AS TEMÁTICAS: PLANTAS,
   * TER CONTATO COM PLANTAS

DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA, EM UMA CARTOLINA E CONTACT TRANSPARENTE DESTACAREMOS NO POEMA “GENTE TEM SOBRENOME” DE TOQUINHO, O SEGUINTE TRECHO:
…TODAS AS FLORES TÊM NOME
ROSA, CAMÉLIA E JASMIM
FLORES NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM…

NO CARTAZ COM A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS ELABORAREMOS UMA COMPOSIÇÃO UTILIZANDO ALGUMAS FLORES E PÉTALAS SALIENTANDO QUE EXISTEM MUITAS OUTRAS FLORES E COM NOMES DIFERENTES. NA PARTE EXTERNA SERÁ REALIZADO UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS FLORES QUE TEMOS NA INSTITUIÇÃO, UTILIZANDO A FERRAMENTA TECNOLÓGICA, "GOOGLE LENS"

RECURSOS: CARTOLINA, FLORES, CANETINHA

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: ACONTECERÁ MEDIANTE ATENÇÃO PARA OUVIR E APRECIAR O POEMA, BEM COMO O INTERESSE PELO ELEMENTO FLOR APRESENTADO E O ENVOLVIMENTO NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA.


PLANO 3:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * PLANTAS, SUAS CARACTERÍSTICAS E HABITAT.
   * SUPORTES, MATERIAIS E INSTRUMENTOS PARA DESENHAR, PINTAR, FOLHEAR.

OBJETIVOS:
   * (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
   * AMPLIAR OS CONHECIMENTOS SOBRE AS FLORES
 * (EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.
   * COORDENAR O MOVIMENTO DAS MÃOS PARA FAZER SUAS MARCAS GRÁFICAS

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA, NOS ORGANIZAREMOS NA COLCHA RODA DE CONVERSA NO ESPAÇO EXTERNO E APRESENTAREMOS A CAIXA DIDÁTICA "FLORES", ONDE OBSERVAREMOS CARACTERÍSTICAS E NOMES DE DIFERENTES FLORES. EM SEGUIDA APRESENTAREMOS O POEMA:


DESTACAREMOS AS FLORES AMARELAS APRESENTADAS NA CAIXA E NO POEMA, LEMBRANDO TAMBÉM DO GIRASSOL. NO CADERNO CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS PARA TENTATIVA DE ILUSTRAR O POEMA.

RECURSOS: COLCHA, CAIXA DIDÁTICA, POEMA, CADERNO, LÁPIS DE COR.

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS SE RECONHECEM ALGUMAS FLORES A PARTIR DAS IMAGENS E O INTERESSE EM APRECIÁ- LAS E AMPLIAR O CONHECIMENTO E TAMBÉM A COORDENAÇÃO PARA ILUSTRAR O POEMA ATRAVÉS DE DESENHO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário