quinta-feira, 6 de junho de 2024

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho envolvendo a exploração da linguagem visual e artísticas (conhecendo museu)

* OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:



PLANO 1: 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * MARCAS GRÁFICAS: DESENHOS, LETRAS, NÚMEROS.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF09) MANUSEAR DIFERENTES INSTRUMENTOS E SUPORTES DE ESCRITA PARA DESENHAR, TRAÇAR LETRAS E OUTROS SINAIS GRÁFICOS.
   * ELABORAR COMPOSIÇÃO DE ARTE UTILIZANDO TINTA, COTONETE E TAMPA DE CAIXA ORGANIZADORA E CARIMBO DA SULFITE.

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA, NA SALA DE REFERÊNCIA IREMOS ORGANIZAR COM RETROPROJETOR E TELA DE PROJEÇÃO RETRÁTIL, UM MOMENTO ONDE APRESENTAREMOS VÍDEOS SOBRE O QUE SÃO MUSEUS, PORQUE ELES EXISTEM, QUAL A IMPORTÂNCIA DOS MESMOS, O QUE PODE CONTER NESTES CENTROS CULTURAIS, COMO: ATIVIDADES COM MÚSICA, DANÇA, TEATRO, FOTOGRAFIA, LITERATURA, TODO TIPO DE ARTE, ABERTAS A PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO. APROVEITAREMOS E REALIZAREMOS TOUR VIRTUAL POR MUSEUS NACIONAIS E INTERNACIONAIS.
PORQUE EXISTEM OS MUSEUS? DISPONÍVEL EM: (CLIQUE AQUI)
TOUR VIRTUAL PELO MUSEU DO AMANHÃ, DISPONÍVEL EM: (CLIQUE AQUI)
EM OUTRO MOMENTO DESTACAREMOS QUE OS MUSEUS DESDE O SÉC XVIII, TEM SIDO O MEIO MAIS UTILIZADO PARA A PRESERVAÇÃO E A EXPOSIÇÃO DAS ARTES VISUAIS, ENTÃO IREMOS PROPOR ÀS CRIANÇAS UMA COMPOSIÇÃO DE ARTE UTILIZANDO TINTA, COTONETE E TAMPA DE CAIXA ORGANIZADORA E CARIMBO DA SULFITE.

RECURSOS: TINTA, COTONETE,TAMPA DE CAIXA ORGANIZADORA, SULFITE, RETROPROJETOR, TELA, CHROMEBOOK

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DA ATENÇÃO DO GRUPO NO MOMENTO DO TOUR VIRTUAL, SE RECONHECEM O ESPAÇO COMO EXPOSITOR DE ARTES VISUAIS E NA ELABORAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DE ARTE





PLANO 2: 
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
   * O EU, O OUTRO E O NÓS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * ORALIDADE E ESCUTA.
   * PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF01) DIALOGAR COM CRIANÇAS E ADULTOS, EXPRESSANDO SEUS DESEJOS, NECESSIDADES, SENTIMENTOS E OPINIÕES.
   * EXPRESSAR IDEIAS E SENTIMENTOS RESPONDENDO E FORMULANDO PERGUNTAS, COMUNICANDO SUAS EXPERIÊNCIAS, DESCREVENDO LUGARES COM A MEDIAÇÃO PARA A ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO.
  * (EI02EO03) COMPARTILHAR OS OBJETOS E OS ESPAÇOS COM CRIANÇAS DA MESMA FAIXA ETÁRIA E ADULTOS.
   * PARTICIPAR DE AULA PASSEIO PARA CONHECER PATRIMÔNIO DA CULTURA MUNICIPAL

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA, DIALOGAREMOS COM AS CRIANÇAS SOBRE A VISITA QUE FAREMOS NO MUSEU MUNICIPAL (CASA DAS ARTES) E SOBRE AS BOAS MANEIRAS NO AMBIENTE, APRESENTAREMOS O MAPA DO MUNICÍPIO E INDICAREMOS O LOCAL E ENDEREÇO DO MUSEU. EXPLICAREMOS QUE NOSSA VISTA SERÁ PARA CONHECERMOS SOBRE A FAMÍLIA VON GRAFFEN E PRECURSORA DESTA FAMÍLIA, QUE É QUEM FOI HOMENAGEADA COM O NOME DE NOSSA INSTITUIÇÃO, MAMÃE MARTA MARGARIDA. NO PERÍODO DA TARDE REALIZAREMOS A AULA PASSEIO, ORIENTAREMOS PARA QUE AS CRIANÇAS NO ÔNIBUS PRESTEM ATENÇÃO NO TRAJETO.
SERÁ ENVIADO PARA CASA UMA TAREFA PARA AS CRIANÇAS REALIZAREM COM SEU FAMILIARES, ONDE CONTÉM A ROTA DOS SEUS ENDEREÇOS ATÉ A INSTITUIÇÃO PARA QUE INDIQUEM QUAL O CAMINHO TRAÇAM ATÉ O CMEI.

RECURSOS: SULFITE, ÔNIBUS, PASTA, MAPA, MUSEU

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DOS RELATOS AFETOS A AULA PASSEIO, AO TRAJETO DA MESMA, AS OPINIÕES SOBRE O ESPAÇO E SOBRE O QUE LHES FOI APRESENTADO



PLANO 3: 
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO


SABERES E CONHECIMENTOS:
   * A LÍNGUA PORTUGUESA FALADA, EM SUAS DIVERSAS FUNÇÕES E USOS SOCIAIS.
   * PRODUÇÃO GRÁFICA.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF01) DIALOGAR COM CRIANÇAS E ADULTOS, EXPRESSANDO SEUS DESEJOS, NECESSIDADES, SENTIMENTOS E OPINIÕES.
   * AMPLIAR VOCABULÁRIO POR MEIO DE RODA DE CONVERSA
   * (EI02EF09) MANUSEAR DIFERENTES INSTRUMENTOS E SUPORTES DE ESCRITA PARA DESENHAR, TRAÇAR LETRAS E OUTROS SINAIS GRÁFICOS.
   * CONCEBER SEUS DESENHOS COMO UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO.

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA, ORGANIZAREMOS AS CRIANÇAS EM RODA DE CONVERSA E APRESENTAREMOS AS ATIVIDADES QUE FIZERAM SOBRE O TRAJETO ATÉ O CMEI, COM O MAPA REALIZAREMOS TENTATIVAS DE LOCALIZAR NOSSAS CASAS, O CMEI, O MUSEU, DIALOGAREMOS SOBRE O QUE CONHECEMOS NO ESPAÇO E SOBRE O QUE MAIS ELES APRECIARAM. ATRAVÉS DE REGISTRO NO CADERNO DE CARTOGRAFIA INCENTIVAREMOS AS CRIANÇAS A REPRESENTAREM COM UM DESENHO ESTE MOMENTO E TUDO QUE OBSERVARAM.

RECURSOS: MAPA, ATIVIDADES, COLCHA RODA DE CONVERSA, CADERNO, ESTOJO, LÁPIS DE COR

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A PARTICIPAÇÃO EM RODA DE CONVERSA E NAS TENTATIVAS DE REGISTRO NO CADERNO.











Nenhum comentário:

Postar um comentário