* OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:
PLANO 1:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* O EU, O OUTRO E O NÓS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR.
* CONVÍVIO E INTERAÇÃO SOCIAL.
* NORMAS DE CONVIVÊNCIA.
OBJETIVOS:
* (EI02EO03) COMPARTILHAR OS OBJETOS E OS ESPAÇOS COM CRIANÇAS DA MESMA FAIXA ETÁRIA E ADULTOS.
* CONHECER CMEI CLARICE LISPECTOR
* VIVENCIAR SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO, RESPEITANDO NORMAS DE CONVIVÊNCIA COM AS CRIANÇAS DA MESMA FAIXA ETÁRIA
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DA ROTINA, AS CRIANÇAS SERÃO ORGANIZADAS NA COLCHA RODA DE CONVERSA E SERÁ APRESENTADO A BIOGRAFIA DA ESCRITORA “CLARICE LISPECTOR”.
“MÃE DE DOIS FILHOS, PEDRO LISPECTOR VALENTE E PAULO LISPECTOR VALENTE, CLARICE COMEÇOU A ESCREVER PARA ATENDER AO PEDIDO, NA VERDADE UMA “ORDEM”, DE PAULO, QUANDO ELE TINHA SEIS ANOS.
OS LIVROS INFANTIS DA AUTORA, NASCERAM PARA DAR VIDA ÀS HISTÓRIAS QUE ELA CONTAVA PARA OS MENINOS EM CASA, E TÊM EM COMUM O AMOR DA ESCRITORA PELOS BICHOS.”
APRESENTAREMOS OS LIVROS: “O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE” E “QUASE DE VERDADE” PARA O GRUPO.
DIALOGAREMOS SOBRE O CMEI CLARICE LISPECTOR, O QUAL IREMOS REALIZAR UMA AULA PASSEIO NO PERÍODO DA TARDE, RELEMBRAREMOS SOBRE BOAS MANEIRAS E COMBINADOS DE REGRAS DE CONDUTA E RESPEITO AO PRÓXIMO. NO PERÍODO DA TARDE SERÁ A VISITA AO CMEI QUE LEVA O NOME DA ESCRITORA ONDE IREMOS REALIZAR UMA VIVÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO EM EXPOSIÇÃO SOBRE A EXPOENTE E INTERAÇÃO COM A TURMA DE 3 ANOS DAQUELA INSTITUIÇÃO
RECURSOS: ÔNIBUS, BIOGRAFIA, LIVROS
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
BIOGRAFIA CLARICE LISPECTOR
LIVROS: “O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE” E “QUASE DE VERDADE”
AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DO GRUPO NAS VIVÊNCIAS DE INTERAÇÃO COM CRIANÇAS DO CMEI CLARICE LISPECTOR
BIOGRAFIA DA ESCRITORA
CLARICE LISPECTOR
(1920-1977)
CLARICE LISPECTOR (1920-1977) FOI UM DOS MAIORES NOMES DA LITERATURA BRASILEIRA DO SÉCULO XX. NASCEU NA ALDEIA DE TCHETCHELNIK, NA UCRÂNIA, NO DIA 10 DE DEZEMBRO DE 1920. ERA FILHA DE PINKOUSS E MANIA LISPECTOR, CASAL DE ORIGEM JUDAICA QUE FUGIU DE SEU PAÍS DIANTE DA PERSEGUIÇÃO AOS JUDEUS DURANTE A GUERRA CIVIL RUSSA.
AO CHEGAREM AO BRASIL FIXARAM RESIDÊNCIA EM MACEIÓ, ALAGOAS, ONDE MORAVA ZAINA, IRMÃ DE SUA MÃE. CLARICE TINHA APENAS DOIS MESES DE IDADE. POR INICIATIVA DE SEU PAI, TODOS MUDARAM O NOME. NASCIDA HAYA PINKHASOVNA LISPECTOR, PASSOU A SE CHAMAR CLARICE.
APRENDEU A LER E ESCREVER MUITO NOVA E LOGO COMEÇOU A ESCREVER PEQUENOS CONTOS.
COM 12 ANOS, CLARICE MUDOU-SE PARA O RIO DE JANEIRO. ERA FREQUENTADORA ASSÍDUA DA BIBLIOTECA.
EM 1941, CLARICE INGRESSOU NA FACULDADE NACIONAL DE DIREITO E EMPREGOU-SE COMO REDATORA DA "AGÊNCIA NACIONAL". EM 1943 CASOU-SE COM O AMIGO DE TURMA, MAURY GURGEL VALENTE. EM 1944 FORMOU-SE EM DIREITO.
EM 1944 PUBLICOU SEU PRIMEIRO ROMANCE, “PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM”. O ROMANCE PROVOCOU VERDADEIRO ESPANTO NA CRÍTICA E NO PÚBLICO DA ÉPOCA. A OBRA RECEBEU O PRÊMIO GRAÇA ARANHA, NO MESMO ANO QUE FOI ESCRITA.
SUA PRIMEIRA VIAGEM FOI PARA NÁPOLES, NA ITÁLIA. COM A EUROPA EM GUERRA, CLARICE INGRESSOU, COMO VOLUNTÁRIA, NA EQUIPE DE ASSISTENTES DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA.
EM 1949 NASCEU SEU PRIMEIRO FILHO, PEDRO. DEDICOU-SE A ESCREVER CONTOS E EM 1952 LANÇOU ALGUNS CONTOS.
EM 1954, O CASAL FOI PARA OS ESTADOS UNIDOS, ONDE NASCEU SEU SEGUNDO FILHO, PAULO..
EM 1959, CLARICE SE SEPAROU DO MARIDO E RETORNOU AO RIO DE JANEIRO, ACOMPANHADA DE SEUS DOIS FILHOS. COMEÇOU A TRABALHAR NO "JORNAL CORREIO DA MANHÃ", ASSUMINDO A COLUNA "CORREIO FEMININO".
EM 1967 PUBLICOU “O MISTÉRIO DO COELHINHO PENSANTE”, SEU PRIMEIRO LIVRO INFANTIL, QUE RECEBEU O PRÊMIO CALUNGA, DA CAMPANHA NACIONAL DA CRIANÇA.
CLARICE LISPECTOR VIVEU QUASE DUAS DÉCADAS FORA DO BRASIL E ESCREVEU MUITAS CARTAS AOS AMIGOS,
CLARICE LISPECTOR FALECEU NO RIO DE JANEIRO, NO DIA 9 DE DEZEMBRO DE 1977, VÍTIMA DE UM CÂNCER DE OVÁRIO, UM DIA ANTES DE SEU ANIVERSÁRIO. SEU CORPO FOI SEPULTADO NO CEMITÉRIO ISRAELITA DO CAJU.
PLANO 2:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* GÊNEROS TEXTUAIS.
* MOTRICIDADE E HABILIDADE MANUAL.
OBJETIVOS:
* (EI02EF03) DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A LEITURA DE HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES, E ACOMPANHANDO, COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO-LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA).
* VIVENCIAR SITUAÇÃO DE LEITURA DA RECEITA PARA COMPREENDER A FUNÇÃO SOCIAL DA MESMA.
* OUVIR COM ATENÇÃO O GÊNERO TEXTUAL: RECEITA
* (EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.
* COORDENAR O MOVIMENTO DAS MÃOS PARA SEGURAR O LÁPIS DE COR, DESENHAR E PINTAR
DESENVOLVIMENTO:
APOŚ MOMENTOS DA ROTINA, DIALOGAREMOS COM O GRUPO SOBRE O QUE LEMBRAM DOS FATOS DA BIOGRAFIA DA AUTORA CLARICE LISPECTOR, SOBRE CURIOSIDADES QUE CONHECERAM A PARTIR DA VISITA DA TURMA NA INSTITUIÇÃO QUE LEVA O NOME DA ESCRITORA. DESTACAREMOS AS CRIANÇAS QUE CLARICE TINHA PAIXÃO POR FLORES E ESCREVEU DE FORMA GENIAL A PERSONALIDADE DAS FLORES, EM 24 VERBETES SOBRE DIFERENTES ESPÉCIES DE FLORES. SERÁ PROPOSTO AO GRUPO REALIZAR UM DESENHO DA AULA-PASSEIO.
A PARTIR DA CAIXA DIDÁTICA FLORES, RELEMBRAREMOS A FLOR JASMIM E SUAS CARACTERÍSTICAS, BEM COMO AS VIVÊNCIAS QUE REALIZAMOS A PARTIR DAS MESMAS, OBSERVANDO NO PORTFÓLIO AS IMAGENS. ENTÃO CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS PARA ELABORAÇÃO DE UMA SURPRESA PARA OS AMIGOS DO CMEI CLARICE LISPECTOR, IREMOS PROPOR A PRODUÇÃO DE SABONETES ARTESANAIS COM A FRAGRÂNCIA DA FLOR. APRESENTAREMOS EM UMA CARTOLINA A RECEITA DO SABONETE E AS CRIANÇAS OBSERVARÃO HÁ UMA DISTÂNCIA SEGURA, UMA DAS PROFESSORAS FAZER O SABONETE.
RECURSOS: CARTOLINA, PINCEL, CAIXA-DIDÁTICA, CADERNO, INGREDIENTES, PANELA, FOGÃO, FORMINHA DE SILICONE
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: ACONTECERÁ DURANTE AS PROPOSTAS, NA ATENÇÃO PARA OUVIR A RECEITA, NO PREPARO E NA REPRESENTAÇÃO DO PASSEIO ATRAVÉS DE UM DESENHO
ENUNCIADO PARA CADERNO:
APÓS CONHECERMOS A BIOGRAFIA DA ESCRITORA “CLARICE LISPECTOR”, DESCOBRIMOS QUE ELA TINHA PAIXÃO POR FLORES E ESCREVEU DE FORMA GENIAL A PERSONALIDADE DAS FLORES, EM 24 VERBETES SOBRE DIFERENTES ESPÉCIES DAS MESMAS. REALIZAMOS UMA AULA PASSEIO ATÉ O CMEI QUE LEVA O NOME DA EXPOENTE DA LITERATURA E PUDEMOS SOCIALIZAR COM AS CRIANÇAS DE 3 ANOS SOBRE DIFERENTES FATOS DA VIDA DA ARTISTA, VOU REPRESENTAR DE DESENHO EM MEU CADERNO ESTES MOMENTOS ENCANTANTES.
PLANO 3:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
* ORALIDADE E ESCUTA.
* PATRIMÔNIO CULTURAL E LITERÁRIO.
OBJETIVOS:
* (EI02EF01) DIALOGAR COM CRIANÇAS E ADULTOS, EXPRESSANDO SEUS DESEJOS, NECESSIDADES, SENTIMENTOS E OPINIÕES
* PRODUZIR CARTAS AOS SEUS COLEGAS
* (EI02EF03) DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A LEITURA DE HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES, E ACOMPANHANDO, COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO-LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA).
* OUVIR, VISUALIZAR E APRECIAR HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS LITERÁRIOS
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DA ROTINA, APRESENTAREMOS AO GRUPO OS SABONETES ARTESANAIS COM FRAGRÂNCIA DE JASMIM JÁ PRONTOS, ENTÃO IREMOS PROPOR QUE JUNTAMENTE COM OS SABONETES ELABORARMOS UMA CARTA PARA UM DOS AMIGOS PARA ENTREGARMOS JUNTO COM O SABONETE. IREMOS LER O QUADRO DE TURMA DA TURMA DE 3 ANOS E ELES ESCOLHERÃO O NOME DE ALGUMA CRIANÇA PARA ESCREVEREM UMA CARTA.
REALIZAREMOS A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA “O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE”- CLARICE LISPECTOR- 1967, SEU PRIMEIRO LIVRO INFANTIL PUBLICADO, QUE RECEBEU O PRÊMIO CALUNGA, DA CAMPANHA NACIONAL DA CRIANÇA. NARRA A HISTÓRIA DO COELHO JOÃOZINHO, QUE FUGIA TODOS OS DIAS DE SUA CASINHA PORQUE NELA NÃO HAVIA COMIDA, MAS O GRANDE MISTÉRIO DO LIVRO É QUE NÃO HAVIA ESPAÇO PARA O COELHO FUGIR E, PARTINDO DESTE FATO, O LIVRO, ENTÃO, GIRA EM TORNO DESSA DÚVIDA: COMO O COELHO FUGIA. DESTACAREMOS QUE ALÉM DAS FLORES A AUTORA TINHA MUITO AMOR PELOS ANIMAIS. SERÁ REALIZADO UM DIÁLOGO DE INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA.
RECURSOS: LÁPIS DE COR, SULFITE, SABONETES, LIVRO
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
LIVRO “O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE”- CLARICE LISPECTOR- 1967
AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA ELABORAÇÃO DA CARTA, NA ATENÇÃO AO OUVIR A HISTÓRIA E NA INTERPRETAÇÃO DA MESMA.
PLANO 4:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
*ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTOS.
* PROPRIEDADES DOS OBJETOS: FORMAS E TRIDIMENSIONALIDADE.
OBJETIVOS:
* (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.
* IDENTIFICAR OS PERSONAGENS PRINCIPAIS DAS HISTÓRIAS, NOMEANDO-OS.
* (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
* CRIAR DOBRADURA A PARTIR DA HISTÓRIA APRESENTADA
DESENVOLVIMENTO:
APOŚ MOMENTOS DA ROTINA, SERÁ REALIZADO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “QUASE DE VERDADE” ONDE O PERSONAGEM PRINCIPAL É ULISSES O CACHORRO DE CLARICE. REALIZAREMOS ATRAVÉS DE DIÁLOGOS A INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA OBSERVANDO OS RELATOS AFETOS A MESMA E SE AS CRIANÇAS IDENTIFICAM OS PERSONAGENS QUE NELA CONTÉM. IREMOS PROPOR AO GRUPO UMA COMPOSIÇÃO UTILIZANDO DOBRADURA PARA REPRESENTAR ALGUNS DOS PERSONAGENS DO LIVRO (CACHORRO E GALINHA).
“QUASE DE VERDADE” (1978)
LANÇADO POSTUMAMENTE, ESSE TÍTULO É NARRADO, OU MELHOR, “LATIDO”, POR ULISSES – UMA HOMENAGEM DA ESCRITORA AO SEU CACHORRO VIRA-LATA. COM BELAS ILUSTRAÇÕES DE CARLA IRUSTA, O LIVRO APRESENTA A HISTÓRIA DE UMA FIGUEIRA INVEJOSA QUE TRAÇA UM PLANO PARA OBRIGAR AS GALINHAS A COLOCAREM OVOS CONTINUAMENTE. COM TOQUES DE METALINGUAGEM E UM FORTE CONTEÚDO POLÍTICO, ABORDADO DE FORMA LÚDICA E BEM-HUMORADA, A AUTORA PROVOCA OS PEQUENOS COM “UMA HISTÓRIA QUE ATÉ PARECE DE MENTIRA E ATÉ PARECE DE VERDADE”.
RECURSOS: LÁPIS DE COR, SULFITE, CAIXA DE SOM
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: SE DARÁ NOS MOMENTOS DOS RELATOS AFETOS A HISTÓRIA APRESENTADA, SE IDENTIFICAM OS PERSONAGENS, OS NOMEIAM E CRIAM A DOBRADURA DOS MESMOS.
ENUNCIADO PARA CADERNO
CONHECEMOS O LIVRO “QUASE DE VERDADE- 1978” (CLARICE LISPECTOR- LANÇADO POSTUMAMENTE,) ONDE O PERSONAGEM PRINCIPAL É ULISSES O CACHORRO DE CLARICE – UMA HOMENAGEM DA ESCRITORA AO SEU CACHORRO VIRA-LATA. DIALOGAMOS SOBRE O LIVRO E IDENTIFICAMOS OS DIFERENTES PERSONAGENS QUE CONTÉM NA HISTÓRIA, AGORA UTILIZANDO A TÉCNICA DE DOBRADURA REALIZAREMOS UMA COMPOSIÇÃO PARA REPRESENTAR OS PERSONAGENS CACHORRO E GALINHA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário