quinta-feira, 19 de setembro de 2024

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho envolvendo sustentabilidade e educação ambiental a partir de composição de mural e e laboração de jogo com material reutilizável

 * OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:


PLANO 1:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * MANIPULAÇÃO, EXPLORAÇÃO E AGRUPAMENTO DE OBJETOS.
   * COLETA SELETIVA DO LIXO.

OBJETIVOS:
   * (EI02ET05) CLASSIFICAR OBJETOS, CONSIDERANDO DETERMINADO ATRIBUTO (TAMANHO, PESO, COR, FORMA ETC.).
   * MANIPULAR, EXPLORAR, ORGANIZAR MATERIAIS EM AGRUPAMENTOS.
   * (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
   * CONSCIENTIZAR SOBRE SUSTENTABILIDADE E RECICLAGEM

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA, DIALOGAREMOS COM AS CRIANÇAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL OU ECOLÓGICA, A QUAL COMPREENDE A PRESERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DO MEIO AMBIENTE, CUJO PRINCIPAL OBJETIVO É GARANTIR QUE AS NECESSIDADES DAS GERAÇÕES FUTURAS NÃO SEJAM PREJUDICADAS PELO USO INDISCRIMINADO DOS RECURSOS NATURAIS NA ATUALIDADE. DAREMOS DESTAQUE A RECICLAGEM, QUE CONSISTE NO PROCESSO DE REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DESCARTADOS. SEU OBJETIVO É REINTRODUZI-LOS NA CADEIA PRODUTIVA A FIM DE QUE AINDA GEREM VALOR E SEJAM REUTILIZADOS, AUMENTANDO A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS E MELHORANDO A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS. APRESENTAREMOS O VÍDEO “É PRECISO RECICLAR”- TURMA DA MÔNICA. DISPONÍVEL EM: (clique aqui). DISPONIBILIZAREMOS A IMAGEM NO VARAL DE HISTÓRIAS, EXPLICANDO SOBRE O SÍMBOLO DA RECICLAGEM E SOBRE QUAIS MATERIAIS SÃO CONSIDERADOS RECICLÁVEIS. IREMOS PROPOR AO GRUPO UMA BRINCADEIRA ONDE ELES IRÃO SEPARAR ALGUNS MATERIAIS (CAIXINHAS DE SABONETE E CREME DENTAL, ROLINHO DE PAPEL HIGIÊNICO, EMBALAGENS DE SHAMPOO, TAMPINHAS DE GARRAFA, LATAS E ETC), A PARTIR DAS CORES, QUE ESTARÃO COLADAS EM CARTOLINA NO CHÃO E QUE INDICAM QUAL MATERIAL PERTENCE A DETERMINADO GRUPO (AZUL-PAPEL, AMARELO-METAL, VERMELHO PLÁSTICO, VERDE-VIDRO). NOS MOMENTOS DE DIÁLOGOS MOSTRAR QUE OS SÍMBOLOS DE RECICLÁVEL APARECE NA EMBALAGEM DOS PRODUTOS, TAMBÉM CONVERSAR SOBRE DESPERDÍCIO DE ÁGUA, DE SABÃO E DE COMIDA.



RECURSOS: IMAGEM RECICLÁVEIS, CAIXINHAS DE SABONETE E CREME DENTAL, ROLINHO DE PAPEL HIGIÊNICO, EMBALAGENS DE SHAMPOO, TAMPINHAS DE GARRAFA, LATAS, CARTOLINAS, TV

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: OBSERVAR SE AS CRIANÇAS CONSEGUIRAM TER NOÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM, SE COMPREENDEM O QUAIS MATERIAIS SÃO RECICLÁVEIS A PARTIR DAS CORES E SÍMBOLOS E DURANTE A BRINCADEIRA DE SEPARAÇÃO DE EMBALAGENS.

PLANO 2:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E PLÁSTICA.
   * CLASSIFICAÇÃO.

OBJETIVOS:
  * (EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.
  * (EI02ET07) CONTAR ORALMENTE OBJETOS, PESSOAS, LIVROS ETC., EM CONTEXTOS DIVERSOS.
   * REPRESENTAR MATERIAIS RECICLÁVEIS, CLASSIFICANDO POR GRUPOS.

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA E CUIDADO COM AS PLANTAS), APRESENTAREMOS AS CRIANÇAS O VÍDEO CLIPE DA CANÇÃO “RAP DA RECICLAGEM- CASTELO RATIMBUM” DE HELIO ZISKIND. EM SEGUIDA AS CRIANÇAS IRÃO DESENHAR LIXOS RECICLÁVEIS NAS IMAGENS DAS LIXEIRAS SELETIVAS.



RECURSOS: TV, SULFITE, LÁPIS DE COR, ESTOJO

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
“RAP DA RECICLAGEM- CASTELO RATIMBUM” DE HELIO ZISKIND.

AVALIAÇÃO: OBSERVAR SE O GRUPO ASSIMILOU QUAIS OS GRUPOS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E SE O REPRESENTAM ATRAVÉS DE DESENHO

PLANO 3:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
   * CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * TAMANHO, FORMA E POSIÇÃO DOS OBJETOS.
   * MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.

OBJETIVOS:
   * (EI02ET05) CLASSIFICAR OBJETOS, CONSIDERANDO DETERMINADO ATRIBUTO (TAMANHO, PESO, COR, FORMA ETC.).
   * COMPARAR, CLASSIFICAR E ORGANIZAR OS OBJETOS SEGUINDO ALGUNS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS, COMO COR, FORMA E TAMANHO
   * (EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA NO CUIDADO DE SI E NOS JOGOS E BRINCADEIRAS.
   * IMITAR MOVIMENTOS NOS MOMENTOS DE ENSAIO DE APRESENTAÇÃO CULTURAL

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA E CUIDADO COM AS PLANTAS), DISPONIBILIZAREMOS EM SALA DE AULA AS TAMPINHAS DE GARRAFA PET, DESTACANDO QUE AS MESMAS TAMBÉM FAZEM PARTE DE MATERIAL RECICLÁVEL, APRESENTAREMOS ENTÃO A POSSIBILIDADE DE REUTILIZAR ESTAS TAMPINHAS PARA A ORNAMENTAÇÃO DO JARDIM QUE ESTAMOS CONSTRUINDO, INSPIRADOS NO POEMA “LEILÃO DE JARDIM”, DA ESCRITORA CECÍLIA MEIRELES, DISPONÍVEL EM: (CLIQUE AQUI). APRESENTAREMOS IMAGENS DE MURAIS ELABORADOS COM AS TAMPINHAS FORMANDO DIFERENTES IMAGENS E EXPLICAREMOS QUE NO DIA DA REUNIÃO DOS PAIS, ALÉM DA APRESENTAÇÃO DA MÚSICA INSPIRADA NO POEMA, AS CRIANÇAS JUNTAMENTE COM OS PAIS PARTICIPARÃO DA COMPOSIÇÃO DE UM ESPAÇO ONDE DECORARÃO A LETRA DO POEMA COM AS TAMPINHAS DE GARRAFA. PARA ISSO ELES DEVERÃO PARTICIPAR DA SERIAÇÃO DA TAMPINHAS POR CORES. ANTES PODERÃO BRINCAR COM AS MESMAS FORMANDO DIFERENTES FIGURAS, LETRAS E NÚMEROS, NO MOMENTO DE GUARDAR AS TAMPAS É QUE DEVERÃO SEPARÁ-LAS POR CORES NOS RECIPIENTES PRÉ- ESTABELECIDOS.

RECURSOS: POEMA, TAMPINHAS, CAIXAS

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
POEMA “LEILÃO DE JARDIM”, DE CECÍLIA MEIRELLES

AVALIAÇÃO: OBSERVAR SE AS CRIANÇAS SEGUEM OS CRITÉRIOS PRÉ ESTABELECIDOS NOS MOMENTOS DE BRINCADEIRAS, CLASSIFICAÇÃO, COMPARAÇÃO E SEPARAÇÃO DAS TAMPINHAS DE PET


PLANO 4:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * PRODUÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS

OBJETIVOS:

   * (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.

    * PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DO JOGO LABIRINTO

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA E CUIDADO COM AS PLANTAS), APRESENTAREMOS O VÍDEO “SÉSAMO: BRINQUEDO NOVO- MÚSICA”, DISPONÍVEL EM: (CLIQUE AQUI) . ENTÃO APRESENTAREMOS AO GRUPO A POSSIBILIDADE DA ELABORAÇÃO DE UM BRINQUEDO COM MATERIAL RECICLÁVEL, COM AS CAIXAS DE PIZZA QUE FORAM SOLICITADAS EM MOMENTO ANTERIOR, O JOGO É O “LABIRINTO”, O QUAL INCENTIVA AS HABILIDADES: COORDENAÇÃO MOTORA, SENSO DE LÓGICA, DIRECIONAL OU LATERALIDADE. PARA ISTO AS CRIANÇAS IRÃO PINTAR AS CAIXAS COM SUAS CORES PREDILETAS.

 

RECURSOS: POEMA, CAIXA DE PIZZA, TINTA GUACHE


REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
“SÉSAMO: BRINQUEDO NOVO- MÚSICA”,

AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A PARTICIPAÇÃO DO GRUPO NA ELABORAÇÃO DO JOGO LABIRINTO


Nenhum comentário:

Postar um comentário