* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
Iniciamos nossos trabalhos a partir da tela exposta |
Campos de Experiência:
*Escuta, fala, pensamento e imaginação
*Corpo gestos e movimentos
Saberes e Conhecimentos:
*Identificação e nomeação de elementos
*Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas
Objetivos:
*(EI02EF01) Dialogar com as crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opniões.
* Identificar e nomear elementos em obras de Arte.
* (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de suas cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
*Realizar tentativas da dobradura do chapéu
*Participar de brincadeiras com a cantiga "O meu chapéu" envolvendo movimentos corporais, imitando gestos.
* Identificar e nomear elementos em obras de Arte.
* (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de suas cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
*Realizar tentativas da dobradura do chapéu
*Participar de brincadeiras com a cantiga "O meu chapéu" envolvendo movimentos corporais, imitando gestos.
Desenvolvimento:
Recepcionaremos as crianças com revistas e jornais para folhearem e observar figuras
Primeiro Momento: Organizaremos-nos na "Colcha roda de conversa" e apresentaremos às crianças a biografia de "Candido Portinari"(1903-1962) destacaremos que ele nasceu na fazenda, no interior de São Paulo, utilizando um mapa do Brasil apontaremos onde esse estado se localiza, primeiramente iremos expor a tela “Sonho- 1938” que é de um cavalo, relembrando nossas vivências com cavalinho de pau. Em seguida comentaremos que o mesmo pintor também pintou muitas telas de crianças e brincadeiras então observaremos a tela “Menino com pião- 1947” instigaremos ao grupo que identifiquem e nomeiem os elementos presentes na obra de arte (CHAPÉU, MENINO, PIÃO, CADEIRA)
Segundo Momento: Para destacarmos o chapéu ouviremos a cantiga “O meu chapéu tem três pontas” e em seguida incentivaremos o grupo a imitarem os gestos que compõem a coreografia da cantiga.
Terceiro Momento: Realizaremos tentativas de elaborar a dobradura de um chapéu utilizando revistas e jornais, a cada passo a professora irá destacar as figuras geométricas que se formarão durante cada momento da dobradura e auxiliará que necessitar de ajuda.
Quarto Momento: Após cada criança obter o seu chapéu iremos brincar de marchar cantando a cantiga “Marcha soldado cabeça de papel”
Avaliação:
Dar-se-á mediante a observação dos relatos que as crianças farão afetos a obra de arte, identificando os elementos presentes na mesma e se realizarão tentativas de elaborar os gestos da cantiga e confeccionar a dobradura de um chapéu.
Referências:
Biografia de Candido Portinari
Cantiga "O meu chapéu tem três pontas"
Organização Curricular da Educação Infantil
Recursos: rádio, pen-drive, "Colcha Roda de Conversa", telas, jornal
Biografia de Candido Portinari (Clique aqui)
Clique aqui e conheça mais sobre o recurso "Colcha Roda de Conversa"
Biografia de Candido Portinari
Cantiga "O meu chapéu tem três pontas"
Organização Curricular da Educação Infantil
Recursos: rádio, pen-drive, "Colcha Roda de Conversa", telas, jornal
Biografia de Candido Portinari (Clique aqui)
Clique aqui e conheça mais sobre o recurso "Colcha Roda de Conversa"
"Sonho (1938)"
Cândido Portinari
|
Passo a passo da dobradura |
Apreciando a obra |
Plano 2
Campos de Experiência:
*Escuta, fala, pensamento e imaginação
*O eu, o outro e o nós
Saberes e Conhecimentos:
*Patrimônio cultural e literário
*Regras de jogos e brincadeiras
Objetivos:
*(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir leituras de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustração, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita)
*(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras
*(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras
Desenvolvimento:
Primeiro
Momento:
Organizados na "Colcha roda de conversa" apresentaremos as crianças o livro:
“Mestres das artes no Brasil: Candido Portinari” realizaremos a leitura de sua biografia e observaremos
algumas obras do pintor, destacaremos suas técnicas etc, apreciaremos novamente a tela “Menino com pião- 1947”, em seguida utilizando a caixa surpresa faremos suspense sobre o que há dentro dela,
solicitaremos que cada criança apalpe o objeto que nela contém, observaremos
quem descobrirá o que há ali apenas pelo tato. Após a revelação e manipularmos
o brinquedo, através da caixa didática "Brinquedos" destacaremos as características do pião, como se joga e as regras da brincadeira.
Segundo
Momento: Assistiremos
a vídeos ensinando como se brinca com o pião e logo após realizaremos
brincadeiras com o mesmo, realizando tentativas de lançar o brinquedo, no pátio
externo da instituição.
Terceiro
Momento: Diante
de uma cartolina pintada com a cadeira a qual faz parte da tela realizaremos registro fotográfico de
cada criança vestindo camisa preta, utilizando o chapéu de jornal na cabeça e
segurando o pião, inspirados na tela. E a colaremos numa moldura que em um próximo momento será decorada com uma das técnicas utilizadas pelo pintor.
Quarto
Momento: Inspirados na tela Menino com pião, realizaremos pintura no desenho da mesma e colaremos
chapéu de jornal em nossa composição da obra.
Referências:
Avaliação:
Dar-se-á mediante a observação dos relatos que as crianças farão afetos a obra de arte, identificando os elementos presentes na mesma e se realizarão tentativas de elaborar os gestos da cantiga e confeccionar a dobradura de um chapéu.
Biografia de Candido Portinari
Tela: “Menino com pião- 1947”
Organização Curricular da Educação Infantil
Recursos: caixa surpresa, pião, cartolina, tinta, pen-drive, TV, caixa didática, cartolina, chapéu de jornal, canudo, cola, livro
Tela: “Menino com pião- 1947”
Organização Curricular da Educação Infantil
Recursos: caixa surpresa, pião, cartolina, tinta, pen-drive, TV, caixa didática, cartolina, chapéu de jornal, canudo, cola, livro
Avaliação:
Observar se as crianças demonstraram interesse e atenção durante a leitura dos dados da biografia do artista plástico e se assimilaram as regras da brincadeira com PIÃO.
Observar se as crianças demonstraram interesse e atenção durante a leitura dos dados da biografia do artista plástico e se assimilaram as regras da brincadeira com PIÃO.
Atividade de colorir e colar o chapéu no menino |
Plano 3
Campos de Experiência:
*Corpo gestos e movimentos
Saberes e Conhecimentos:
*O corpo e seus movimentos
*Motricidade e habilidade manual
Objetivos:
*(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço, (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações
* Dançar executando movimentos variados.
*(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros
*Coordenar o movimento das mãos para segurar o pincel, lápis de cor, giz de cera
* Dançar executando movimentos variados.
*(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros
*Coordenar o movimento das mãos para segurar o pincel, lápis de cor, giz de cera
Desenvolvimento:
Recepcionaremos as crianças com cantigas de roda
Primeiro Momento: Nos organizaremos e realizaremos a pintura de uma cartolina, inspirados na primeira técnica que o pintor Candido Portinari usou ainda criança e que se chama "Spolvero" (a qual consiste em se utilizar de um saquinho cheio de tinta em pó que é batido sobre moldes de papel vazado com diversos formatos), utilizaremos tinta e canudos e através de sopro iremos colorir a cartolina, que será utilizada como moldura para as fotos que foram tiradas inspiradas na tela “Menino com pião- 1947” e serão expostas no saguão da instituição. Relembraremos nossas vivências com o brinquedo pião e então utilizando tinta de tecido iremos pintar os piões de madeira.
Segundo Momento: Assistiremos ao vídeo “Traçando Arte- Cândido Portinari” (https://www.youtube.com/watch?v=Obz0gSEvm2Y) relembraremos dados da biografia do grande pintor e destacaremos que além de pintor também escreveu alguns poemas, apresentaremos então o poema: “O menino e o povoado” (Não tínhamos nenhum brinquedo) destacaremos o fato que antigamente os brinquedos eram confeccionados pelas próprias crianças, eram poucos os comprados então, apresentaremos ao grupo de crianças imagens e alguns piões confeccionados com reciclagem, em seguida disponibilizaremos o poema em sufite e decoraremos o mesmo com desenhos.
Terceiro Momento: Assistiremos a um vídeo da confecção de um pião de madeira logo após utilizando massa de modelar, realizaremos tentativas de modelar um pião
Quarto Momento: Brincaremos de roda com a cantiga “Roda Pião” e realizaremos os movimentos que contém na música “Movimentos” do compositor Lydio Roberto, explorando o movimento de girar (rodar).
Referências:
Poema: “O menino e o povoado” (Não tínhamos nenhum brinquedo)- Candido Portinari
“Movimentos” - Lydio Roberto
Organização Curricular da Educação Infantil
Recursos: TV, pen-drive, sulfite, piões, rádio, cd, pen-drive, tinta guache, tinta de tecido canudo, pincel, lápis de cor, giz de cera,
“Movimentos” - Lydio Roberto
Organização Curricular da Educação Infantil
Recursos: TV, pen-drive, sulfite, piões, rádio, cd, pen-drive, tinta guache, tinta de tecido canudo, pincel, lápis de cor, giz de cera,
Avaliação:
Se dará mediante a observação das tentativas de pintar os piões, desenhar com formas definidas para ilustrar o poema e se dançam executando os movimentos e gestos nas brincadeiras com cantiga e na música apresentada.
Se dará mediante a observação das tentativas de pintar os piões, desenhar com formas definidas para ilustrar o poema e se dançam executando os movimentos e gestos nas brincadeiras com cantiga e na música apresentada.
Click aqui e escute a música "Movimentos" de Lydio Roberto
Imagens e piões com recicláveis |
Piões (palito de churrasco, lápis, tampa de pet, copo de requeijão, cds, tampa de amanciante, bola de gude, Eva, etc...) |
Decorando piões de madeira |
Piões pintados pelas crianças e finalizados pelas professoras |
Atividade de ilustrar o poema |
Plano 4
Campos de Experiência:
*Traços, sons, cores e formas
*Escuta, fala, pensamento e imaginação
*Escuta, fala, pensamento e imaginação
Saberes e Conhecimentos:
*Produção de objetos tridimensionais
* Gêneros e suportes de textos
Objetivos:
*(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (agila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
*Participar na elaboração de um pião com materiais reutilizáveis
*(EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos pessoais
*Participar na elaboração de um pião com materiais reutilizáveis
*(EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos pessoais
Desenvolvimento:
Recepcionaremos as crianças com jogos da memória.
Primeiro Momento: Nos direcionaremos ao pátio externo e organizados na colcha roda de conversa apresentaremos a biografia de Ivan Cruz e sua a foto, relatando sobre os principais marcos de sua vida, entre eles que a primeira obra de arte que teve contato foi a de Portinari em sua fase geométrica. Em seguida apresentaremos a obra “Rolando Pião”, as crianças apreciarão a imagem destacando o brinquedo e a brincadeira que o artista representou em sua pintura. Então manusearão e observarão o livro “Folclorices de brincar” de Mércia Maria Leitão Neide Duarte com algumas das pinturas do expoente.
Segundo Momento: Assistiremos ao vídeo “Entrevista com Ivan Cruz em seu ateliê” (https://www.youtube.com/watch?v=tz1vUetSeSg) onde poderemos observar seu ateliê, apreciar algumas de suas esculturas, mais telas e mais fatos sobre o artista plástico.
Terceiro Momento: Nos direcionaremos ao pátio externo onde pintamos juntamente com as crianças em semanas anteriores uma parede com as casas das telas de brincadeiras de criança do pintor Ivan Cruz, até este momento não havíamos explicado o porquê daquele trabalho, então agora que já conheceram a tela Rolando pião, observaremos se as mesmas relacionarão a pintura com a tela, então de três em três se posicionarão em frente a parede pintada para tirar uma foto representando a obra de arte.
Quarto Momento: Iremos disponibilizar tampas de amaciante e lápis de cor para que cada criança escolha de acordo com sua preferência as cores que mais gostam em seguida com a ajuda da professora confeccionaremos um pião com materiais recicláveis. Depois de pronto nos direcionaremos ao pátio externo para brincarmos com o brinquedo relembrando a cantiga “Roda pião”.
Quinto momento: Em sala iremos expor a obra no quadro e disponibilizar um desenho da mesma em preto em branco para que as crianças com giz de cera possam colorir.
Referências:
Livro “Folclorices de brincar” de Mércia Maria Leitão Neide Duarte
Tela "Rolando Pião”
Organização Curricular da Educação Infantil
Recursos:
TV, colcha roda de conversa, livro “Folclorices de brincar” de Mércia Maria Leitão Neide Duarte, tampas de amaciante, lápis de cor.
Tela "Rolando Pião”
Organização Curricular da Educação Infantil
Recursos:
TV, colcha roda de conversa, livro “Folclorices de brincar” de Mércia Maria Leitão Neide Duarte, tampas de amaciante, lápis de cor.
Avaliação:
Observar se as crianças irão manusear o livro e o reconhecer como portador de texto e se participarão na elaboração do pião demonstrando seus gostos e preferências.
Observar se as crianças irão manusear o livro e o reconhecer como portador de texto e se participarão na elaboração do pião demonstrando seus gostos e preferências.
Iniciando a pintura com as crianças. |
Pintando as casas |
Pintura concluída, com os contornos das professoras |
Atividade de colorir a tela |
Planos de trabalho elaborado por: Marcela de Lima Correa
Ideias geniais!
ResponderExcluir