Quem foi Maria Mazzetti?
Mazzetti foi a primeira a escrever para crianças bem pequenas, naquela linguagem doce e coloquial que caracteriza seu texto cheio de graça e encantamento.
Sabemos sobre ela muito menos do que gostaríamos, mas podemos começar dizendo que essa escritora, compositora e contadora de histórias nasceu no Rio de Janeiro em 1926 e veio ao mundo com a missão de descrever o interior do caracol e o que acontece debaixo das pedras do quintal.
Maria Mazzetti deixou para a humanidade uma dessas biografias imperdíveis. Foi professora primária e técnica em educação. Participou da Rádio-Escola (Rádio Roquette-Pinto), sob a direção de Flávia da Silveira Lobo. Chefiou o Setor de Teatro Infantil, da Seção de Bibliotecas e Auditórios – Divisão de Educação Primária Fundamental da Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Guanabara e dirigiu o Teatro Gibi, um projeto pioneiro de educação por meio do teatro de bonecos no Brasil.
Pensando bem, nunca iremos saber o suficiente sobre Maria Mazzetti, já que sua personalidade é tão intrigante que nenhum dado responde como alguém conseguiu traduzir de forma tão lúdica a percepção infantil das coisas. Pensando nisso, distribuiu sua paixão em bibliotecas, auditórios e projetos que enriqueceram a infância em seu tempo, tanto que muitas das músicas que compôs transformaram-se em clássicos cantados nos pátios das escolas públicas brasileiras.
Nos anos 70, ela se encantou com a atriz de teatro Denise Mendonça, quando esta tinha apenas 16 anos. Dessa amizade surgiu o grupo Olá, que levou aos palcos e aos bairros de nossas cidades músicas das quais muitos irão se lembrar, porque marcaram os projetos pedagógicos e o amanhecer dos dias letivos.
Uma dessas músicas conta a história de uma casa torta, sem janelinha e sem porta.
Vale a pena viajar pela internet buscando os áudios que hoje aparecem em peças teatrais e montar esse quebra-cabeças maravilhoso como um presente para seus filhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário