segunda-feira, 12 de julho de 2021

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho com sugestão de atividade remota (EAD) envolvendo composição de dobradura e percepção da existência do ar

  * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.


Este plano de trabalho é continuação do plano que envolve construção de instrumento musical não convencional (clique aqui)

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

               *Corpo, gestos e movimentos
               *Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

SABERES E CONHECIMENTOS:
               *Suportes, materiais e instrumentos para desenhar, pintar, folhear
               *Elementos naturais: água, sol, ar e solo

OBJETIVOS:
          *(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
               *Participar de situações que envolvam tentativas de realizar dobradura de balão 
         *(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e obsrvação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
           *Perceber a existência do ar durante a brincadeira de encher o balão 
      
           


DESENVOLVIMENTO:

PROPOSTA 1: Apresentaremos a imagem da tela "Festa Junina Dançante", através de audio explicaremos que esta obra arte também é de composição da artista plástica Anita Malfatti neste mesmo áudio relembraremos fatos importantes da biografia da pintora. 

PROPOSTA 2:  Após como sugestão de atividade iremos sugerir que o adulto responsável disponibilize uma folha para a criança e oriente a mesma a pintar de sua cor favorita, pode ser com giz de cera, tinta ou lápis de cor 

PROPOSTA 3:  Enviaremos um vídeo com as professoras realizando a composição de dobradura de um balão, as crianças após assistirem poderão com o auxilio do familiar realizar tentativas de compor a dobradura com a folha que coloriram anteriormente, após deverão encher o balão assoprando bem forte e brincar livremente com o mesmo. O responsável se possível deverá nos enviar registros destes momentos através de áudio, foto ou vídeo

 AVALIAÇÃO:
       Se dará mediante a observação dos registros enviados pelos familiares dos momentos de tentativa da composição da dobradura e da percepção de existência do ar ao assoprar e encher o balão.
 
RECURSOS DIDÁTICO:
            celular, tela, sulfite, giz de cera, tinta, lápis de cor 
 
 
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
            Organização Curricular da Educação Infantil
            Biografia e tela da expoente das artes Anita Malfatti


Plano de trabalho elaborado por Marcela Correa


Nenhum comentário:

Postar um comentário