* OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:
PLANO 1:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
APRECIAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS.
* ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL: TEXTURAS, CORES, SUPERFÍCIES, VOLUMES, ESPAÇOS, FORMAS ETC.
OBJETIVOS:
* (EI02EF07) MANUSEAR DIFERENTES PORTADORES TEXTUAIS, DEMONSTRANDO RECONHECER SEUS USOS SOCIAIS.
* CONHECER A BIOGRAFIA DO PINTOR WASSILY KANDINSKY,
* (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
* PARTICIPAR DA COMPOSIÇÃO INSPIRADA NA OBRA DE KANDINSKY
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DA ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA E CUIDADO COM AS PLANTAS) APRESENTAREMOS A IMAGEM E A BIOGRAFIA DO PINTOR E PROFESSOR RUSSO WASSILY KANDINSKY, NA BRINQUEDOTECA SERÁ APRESENTADO UM VÍDEO COM ALGUMAS TELAS DE KANDINSKY, DISPONÍVEL EM (CLIQUE AQUI) TAMBÉM O VÍDEO “KANDINSKY PARA CRIANÇAS” DISPONÍVEL EM: (CLIQUE AQUI). SERÁ ENTÃO PROPOSTO AO GRUPO DE CRIANÇAS A ELABORAÇÃO DE UMA COMPOSIÇÃO INSPIRADA NA TELA “ÁRVORE DA VIDA” DO ARTISTA KANDINSKY, APRESENTAREMOS A IMAGEM DA OBRA E UMA CARTOLINA ONDE JÁ ESTARÁ PINTADO O TRONCO DO ÁRVORE, ENTÃO DESTACAREMOS O FUNDO DA IMAGEM QUE É COLORIDO, INICIAREMOS NOSSA COMPOSIÇÃO BRINCANDO DE BOLHA DE SABÃO COLORIDA SOBRE ESTA CARTOLINA, OBSERVANDO AS CORES E FORMAS QUE AS BOLHAS REGISTRARÃO NA CARTOLINA.
RECURSOS: BIOGRAFIA, CARTOLINA, BOLHA DE SABÃO, DETERGENTE, ÁGUA, TV ANILINA
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
VÍDEO “KANDINSKY PARA CRIANÇAS”
BIOGRAFIA DO PINTOR E PROFESSOR RUSSO WASSILY KANDINSKY,
AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DO GRUPO DE CRIANÇAS NA COMPOSIÇÃO INSPIRADA NA OBRA DE KANDINSKY E SE ASSIMILAM O QUE É BIOGRAFIA.
PLANO 2:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SABERES E CONHECIMENTOS:
* APRECIAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS.
* TAMANHO, FORMA E POSIÇÃO DOS OBJETOS.
OBJETIVOS:
* (EI02EF07) MANUSEAR DIFERENTES PORTADORES TEXTUAIS, DEMONSTRANDO RECONHECER SEUS USOS SOCIAIS.
* COMPREENDER O QUE É UMA BIOGRAFIA
(EI02ET05) CLASSIFICAR OBJETOS, CONSIDERANDO DETERMINADO ATRIBUTO (TAMANHO, PESO, COR, FORMA ETC.).
* COMPARAR, CLASSIFICAR E ORGANIZAR OS OBJETOS SEGUINDO ALGUNS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS, COMO COR, FORMA, TAMANHO E POSIÇÃO
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DA ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA E CUIDADO COM AS PLANTAS) DAREMOS CONTINUIDADE NA COMPOSIÇÃO DA BORBOLETA NA PAREDE QUE FAZ PARTE DA DECORAÇÃO DO POEMA “LEILÃO DE JARDIM” DE CECÍLIA MEIRELES. EM OUTRO MOMENTO DISPONIBILIZAREMOS A IMAGEM DA PINTURA “ÁRVORE DA VIDA” DO ARTISTA KANDINSKY, RELEMBRAREMOS SOBRE ALGUNS FATOS DA VIDA E OBRA DO PINTOR E DAREMOS CONTINUIDADE A NOSSA COMPOSIÇÃO EM CARTOLINA INSPIRADA NA TELA DO PINTOR, COM TAMPINHAS DE GARRAFA PET E OUTRAS TAMPAS DE TAMANHOS E CORES SORTIDAS E COLA, IREMOS DECORAR NOSSA ÁRVORE QUE FOI INICIADA EM DIA ANTERIOR. DIALOGAREMOS SOBRE AS FORMAS E ESCOLHEREMOS AS POSIÇÕES QUE AS TAMPINHAS SERÃO COLADAS.
RECURSOS: BIOGRAFIA, TAMPAS VARIADAS, COLA, CARTOLINA
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
BIOGRAFIA KANDINSKY
AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO SE O GRUPO ASSIMILA O GÊNERO BIOGRAFIA E SE PARTICIPAM NA COMPOSIÇÃO COMPARANDO, CLASSIFICANDO E ORGANIZANDO AS TAMPAS
PLANO 3:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* FORMAS GEOMÉTRICAS.
* MOTRICIDADE E HABILIDADE MANUAL.
OBJETIVOS:
* (EI02ET01) EXPLORAR E DESCREVER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DOS OBJETOS (TEXTURA, MASSA, TAMANHO).
* OBSERVAR NO MEIO NATURAL E SOCIAL AS FORMAS GEOMÉTRICAS, PERCEBENDO DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE OS OBJETOS NO ESPAÇO, EM SITUAÇÕES DIVERSAS.
* (EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.
* CONTORNAR COM MASSA DE MODELAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DA ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA E CUIDADO COM AS PLANTAS) IREMOS APRESENTAR O VÍDEO: “FAZENDO ARTE - 24 - FORMAS GEOMÉTRICAS E KANDINSKY”, DISPNÍVEM EM: (CLIQUE AQUI) ARTISTA QUE CONSIDERAVA QUE TODA PINTURA VERDADEIRA É POESIA, PORQUE POESIA NÃO É FEITA APENAS DE PALAVRAS, MAS TAMBÉM DE CORES COMPOSTAS E ORGANIZADAS, ERA INFLUENCIADO PELO CUBISMO QUE UTILIZAVA AS FORMAS GEOMÉTRICAS, SUA COMPOSIÇÃO ERA ABSTRATA, OU SEJA, REPRESENTAÇÃO DAS FORMAS DE MANEIRA NÃO REAL, FORA DO QUE CONHECEMOS NO DIA A DIA. IREMOS ENTÃO REALIZAR COMPARAÇÕES EM NOSSO AMBIENTE COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS DOS OBJETOS QUE TEMOS AO NOSSO REDOR, COMO: PORTA, JANELA, MESA E ETC. IREMOS ENTÃO DISPONIBILIZAR AS CRIANÇAS FICHAS PLASTIFICADAS COM AS FIGURAS GEOMÉTRICAS: TRIÂNGULO, CÍRCULO, QUADRADO E RETÂNGULO E IREMOS PROPOR CONTORNAS AS FORMAS COM MASSINHA DE MODELAR.
RECURSOS: TV, MASSA DE MODELAR, FICHAS
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
VÍDEO “FAZENDO ARTE - 24 - FORMAS GEOMÉTRICAS E KANDINSKY”
AVALIAÇÃO: SERÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DO GRUPO SE REALIZAM TENTATIVAS DE CONTORNAR AS FORMAS, AMPLIANDO AS HABILIDADES MANUAIS E SE VERBALIZAM COMPARAÇÕES SOBRE AS FORMAS GEOMÉTRICAS QUE EXISTEM EM NOSSOS ESPAÇOS.
WASSILY KANDINSKY (1866-1944) FOI UM PINTOR RUSSO, UM DOS MAIORES DO SÉCULO XX. NASCEU EM MOSCOU, NO DIA 16 DE DEZEMBRO DE 1866. FILHO DE UM COMERCIANTE DE CHÁ, APÓS A SEPARAÇÃO DOS PAIS, EM 1876, MUDOU-SE PARA ODESSA COM O PAI E UMA TIA, QUE O INCENTIVOU NA PINTURA DE AQUARELAS. JUNTO COM PIET MONDRIAN E KAZIMIR MALEVICH FEZ PARTE DO CHAMADO “TRIO SAGRADO DA ABSTRAÇÃO”. FOI TAMBÉM TEÓRICO E PROFESSOR DE ARTES, TRAZENDO CONTRIBUIÇÕES IMPORTANTES SOBRE A TEORIA DAS CORES, AS RELAÇÕES SINESTÉSICAS ENTRE MÚSICA E ARTES PLÁSTICAS E SOBRE COMPOSIÇÕES NÃO-FIGURATIVAS.
ESTUDOU E LECIONOU DIREITO ENTRE 1886 E 1896. QUANDO ESTAVA COM 30 ANOS, RESOLVE ABANDONAR SUA CARREIRA NA JURISPRUDÊNCIA A FIM DE DEDICAR-SE À ARTE, MUDOU-SE PARA, ALEMANHA, PARA SE DEDICAR AO ESTUDO DA PINTURA. ASSIM, ENCANTA-SE COM A PINTURA DE PAISAGENS AO AR LIVRE. EM 1900 FOI ADMITIDO NA ACADEMIA DE BELAS ARTES DE MUNIQUE. JUNTO COM ERNST STERN FUNDOU UMA ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA, A “FALANGE”, QUE REUNIA JOVENS PARA LUTAR PELA "ARTE NOVA". KANDINSKY SE TORNA PRÓXIMO DE OUTROS PINTORES E INICIA SEUS EXPERIMENTOS NA PINTURA ABUSANDO DAS FORMAS E CORES. EM 1910 INICIOU A ABSTRAÇÃO EM SUA PINTURA. EM 1917, NASCE O ÚNICO FILHO DO PINTOR, VSEVOLOD.
EM 1921 RECEBEU O CONVITE PARA LECIONAR NA ESCOLA DE ARTES BAUHAUS DE WEIMAR. OS ANOS NA ESCOLA MARCARAM O FORTALECIMENTO DE SEU NOME NA ALEMANHA E NO EXTERIOR.
FALECEU NA FRANÇA, NO DIA 13 DE DEZEMBRO DE 1944, AOS 78 ANOS, VÍTIMA DE UM DERRAME CEREBRAL. ANOS MAIS TARDE, SUA ESPOSA ORGANIZA UMA EXPOSIÇÃO COM MAIS DE 2 MIL OBRAS INÉDITAS DO MARIDO.
SOBRE O PROCESSO CRIATIVO, AFIRMOU CERTA VEZ: PINTAR É UM ESTRONDOSO CHOQUE DE MUNDOS OPOSTOS PREDESTINADOS A CRIAR JUNTOS, NA LUTA E A PARTIR DELA, UM NOVO MUNDO QUE SE CHAMA OBRA.