sexta-feira, 20 de setembro de 2024

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho formas geométricas a partir da obra cubista e abstrata de Wassily kandinsky

 * OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:



PLANO 1:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
   * TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

SABERES E CONHECIMENTOS:

APRECIAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS.
   * ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL: TEXTURAS, CORES, SUPERFÍCIES, VOLUMES, ESPAÇOS, FORMAS ETC.

OBJETIVOS:

   * (EI02EF07) MANUSEAR DIFERENTES PORTADORES TEXTUAIS, DEMONSTRANDO RECONHECER SEUS USOS SOCIAIS.
   * CONHECER A BIOGRAFIA DO PINTOR WASSILY KANDINSKY,
   * (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
   * PARTICIPAR DA COMPOSIÇÃO INSPIRADA NA OBRA DE KANDINSKY

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA E CUIDADO COM AS PLANTAS) APRESENTAREMOS A IMAGEM E A BIOGRAFIA DO PINTOR E PROFESSOR RUSSO WASSILY KANDINSKY, NA BRINQUEDOTECA SERÁ APRESENTADO UM VÍDEO COM ALGUMAS TELAS DE KANDINSKY, DISPONÍVEL EM (CLIQUE AQUI) TAMBÉM O VÍDEO “KANDINSKY PARA CRIANÇAS” DISPONÍVEL EM: (CLIQUE AQUI). SERÁ ENTÃO PROPOSTO AO GRUPO DE CRIANÇAS A ELABORAÇÃO DE UMA COMPOSIÇÃO INSPIRADA NA TELA “ÁRVORE DA VIDA” DO ARTISTA KANDINSKY, APRESENTAREMOS A IMAGEM DA OBRA E UMA CARTOLINA ONDE JÁ ESTARÁ PINTADO O TRONCO DO ÁRVORE, ENTÃO DESTACAREMOS O FUNDO DA IMAGEM QUE É COLORIDO, INICIAREMOS NOSSA COMPOSIÇÃO BRINCANDO DE BOLHA DE SABÃO COLORIDA SOBRE ESTA CARTOLINA, OBSERVANDO AS CORES E FORMAS QUE AS BOLHAS REGISTRARÃO NA CARTOLINA.

RECURSOS: BIOGRAFIA, CARTOLINA, BOLHA DE SABÃO, DETERGENTE, ÁGUA, TV ANILINA

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
VÍDEO “KANDINSKY PARA CRIANÇAS” 
BIOGRAFIA DO PINTOR E PROFESSOR RUSSO WASSILY KANDINSKY,

AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DO GRUPO DE CRIANÇAS NA COMPOSIÇÃO INSPIRADA NA OBRA DE KANDINSKY E SE ASSIMILAM O QUE É BIOGRAFIA.

PLANO 2:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * APRECIAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS.
   * TAMANHO, FORMA E POSIÇÃO DOS OBJETOS.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF07) MANUSEAR DIFERENTES PORTADORES TEXTUAIS, DEMONSTRANDO RECONHECER SEUS USOS SOCIAIS.
   * COMPREENDER O QUE É UMA BIOGRAFIA
(EI02ET05) CLASSIFICAR OBJETOS, CONSIDERANDO DETERMINADO ATRIBUTO (TAMANHO, PESO, COR, FORMA ETC.).
 * COMPARAR, CLASSIFICAR E ORGANIZAR OS OBJETOS SEGUINDO ALGUNS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS, COMO COR, FORMA, TAMANHO E POSIÇÃO

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA E CUIDADO COM AS PLANTAS) DAREMOS CONTINUIDADE NA COMPOSIÇÃO DA BORBOLETA NA PAREDE QUE FAZ PARTE DA DECORAÇÃO DO POEMA “LEILÃO DE JARDIM” DE CECÍLIA MEIRELES. EM OUTRO MOMENTO DISPONIBILIZAREMOS A IMAGEM DA PINTURA “ÁRVORE DA VIDA” DO ARTISTA KANDINSKY, RELEMBRAREMOS SOBRE ALGUNS FATOS DA VIDA E OBRA DO PINTOR E DAREMOS CONTINUIDADE A NOSSA COMPOSIÇÃO EM CARTOLINA INSPIRADA NA TELA DO PINTOR, COM TAMPINHAS DE GARRAFA PET E OUTRAS TAMPAS DE TAMANHOS E CORES SORTIDAS E COLA, IREMOS DECORAR NOSSA ÁRVORE QUE FOI INICIADA EM DIA ANTERIOR. DIALOGAREMOS SOBRE AS FORMAS E ESCOLHEREMOS AS POSIÇÕES QUE AS TAMPINHAS SERÃO COLADAS.

RECURSOS: BIOGRAFIA, TAMPAS VARIADAS, COLA, CARTOLINA

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
BIOGRAFIA KANDINSKY

AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO SE O GRUPO ASSIMILA O GÊNERO BIOGRAFIA E SE PARTICIPAM NA COMPOSIÇÃO COMPARANDO, CLASSIFICANDO E ORGANIZANDO AS TAMPAS




PLANO 3:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
   * CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * FORMAS GEOMÉTRICAS.
   * MOTRICIDADE E HABILIDADE MANUAL.

OBJETIVOS:
   * (EI02ET01) EXPLORAR E DESCREVER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DOS OBJETOS (TEXTURA, MASSA, TAMANHO).
   * OBSERVAR NO MEIO NATURAL E SOCIAL AS FORMAS GEOMÉTRICAS, PERCEBENDO DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE OS OBJETOS NO ESPAÇO, EM SITUAÇÕES DIVERSAS.
   * (EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.
   * CONTORNAR COM MASSA DE MODELAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA E CUIDADO COM AS PLANTAS) IREMOS APRESENTAR O VÍDEO: “FAZENDO ARTE - 24 - FORMAS GEOMÉTRICAS E KANDINSKY”, DISPNÍVEM EM: (CLIQUE AQUI) ARTISTA QUE CONSIDERAVA QUE TODA PINTURA VERDADEIRA É POESIA, PORQUE POESIA NÃO É FEITA APENAS DE PALAVRAS, MAS TAMBÉM DE CORES COMPOSTAS E ORGANIZADAS, ERA INFLUENCIADO PELO CUBISMO QUE UTILIZAVA AS FORMAS GEOMÉTRICAS, SUA COMPOSIÇÃO ERA ABSTRATA, OU SEJA, REPRESENTAÇÃO DAS FORMAS DE MANEIRA NÃO REAL, FORA DO QUE CONHECEMOS NO DIA A DIA. IREMOS ENTÃO REALIZAR COMPARAÇÕES EM NOSSO AMBIENTE COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS DOS OBJETOS QUE TEMOS AO NOSSO REDOR, COMO: PORTA, JANELA, MESA E ETC. IREMOS ENTÃO DISPONIBILIZAR AS CRIANÇAS FICHAS PLASTIFICADAS COM AS FIGURAS GEOMÉTRICAS: TRIÂNGULO, CÍRCULO, QUADRADO E RETÂNGULO E IREMOS PROPOR CONTORNAS AS FORMAS COM MASSINHA DE MODELAR.

RECURSOS: TV, MASSA DE MODELAR, FICHAS

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
VÍDEO “FAZENDO ARTE - 24 - FORMAS GEOMÉTRICAS E KANDINSKY”

AVALIAÇÃO: SERÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DO GRUPO SE REALIZAM TENTATIVAS DE CONTORNAR AS FORMAS, AMPLIANDO AS HABILIDADES MANUAIS E SE VERBALIZAM COMPARAÇÕES SOBRE AS FORMAS GEOMÉTRICAS QUE EXISTEM EM NOSSOS ESPAÇOS.






WASSILY KANDINSKY (1866-1944) FOI UM PINTOR RUSSO, UM DOS MAIORES DO SÉCULO XX. NASCEU EM MOSCOU, NO DIA 16 DE DEZEMBRO DE 1866. FILHO DE UM COMERCIANTE DE CHÁ, APÓS A SEPARAÇÃO DOS PAIS, EM 1876, MUDOU-SE PARA ODESSA COM O PAI E UMA TIA, QUE O INCENTIVOU NA PINTURA DE AQUARELAS. JUNTO COM PIET MONDRIAN E KAZIMIR MALEVICH FEZ PARTE DO CHAMADO “TRIO SAGRADO DA ABSTRAÇÃO”. FOI TAMBÉM TEÓRICO E PROFESSOR DE ARTES, TRAZENDO CONTRIBUIÇÕES IMPORTANTES SOBRE A TEORIA DAS CORES, AS RELAÇÕES SINESTÉSICAS ENTRE MÚSICA E ARTES PLÁSTICAS E SOBRE COMPOSIÇÕES NÃO-FIGURATIVAS.
ESTUDOU E LECIONOU DIREITO ENTRE 1886 E 1896. QUANDO ESTAVA COM 30 ANOS, RESOLVE ABANDONAR SUA CARREIRA NA JURISPRUDÊNCIA A FIM DE DEDICAR-SE À ARTE, MUDOU-SE PARA, ALEMANHA, PARA SE DEDICAR AO ESTUDO DA PINTURA. ASSIM, ENCANTA-SE COM A PINTURA DE PAISAGENS AO AR LIVRE. EM 1900 FOI ADMITIDO NA ACADEMIA DE BELAS ARTES DE MUNIQUE. JUNTO COM ERNST STERN FUNDOU UMA ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA, A “FALANGE”, QUE REUNIA JOVENS PARA LUTAR PELA "ARTE NOVA". KANDINSKY SE TORNA PRÓXIMO DE OUTROS PINTORES E INICIA SEUS EXPERIMENTOS NA PINTURA ABUSANDO DAS FORMAS E CORES. EM 1910 INICIOU A ABSTRAÇÃO EM SUA PINTURA. EM 1917, NASCE O ÚNICO FILHO DO PINTOR, VSEVOLOD.
EM 1921 RECEBEU O CONVITE PARA LECIONAR NA ESCOLA DE ARTES BAUHAUS DE WEIMAR. OS ANOS NA ESCOLA MARCARAM O FORTALECIMENTO DE SEU NOME NA ALEMANHA E NO EXTERIOR.
FALECEU NA FRANÇA, NO DIA 13 DE DEZEMBRO DE 1944, AOS 78 ANOS, VÍTIMA DE UM DERRAME CEREBRAL. ANOS MAIS TARDE, SUA ESPOSA ORGANIZA UMA EXPOSIÇÃO COM MAIS DE 2 MIL OBRAS INÉDITAS DO MARIDO.
SOBRE O PROCESSO CRIATIVO, AFIRMOU CERTA VEZ: PINTAR É UM ESTRONDOSO CHOQUE DE MUNDOS OPOSTOS PREDESTINADOS A CRIAR JUNTOS, NA LUTA E A PARTIR DELA, UM NOVO MUNDO QUE SE CHAMA OBRA.

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho envolvendo sustentabilidade e educação ambiental a partir de composição de mural e e laboração de jogo com material reutilizável

 * OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:


PLANO 1:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * MANIPULAÇÃO, EXPLORAÇÃO E AGRUPAMENTO DE OBJETOS.
   * COLETA SELETIVA DO LIXO.

OBJETIVOS:
   * (EI02ET05) CLASSIFICAR OBJETOS, CONSIDERANDO DETERMINADO ATRIBUTO (TAMANHO, PESO, COR, FORMA ETC.).
   * MANIPULAR, EXPLORAR, ORGANIZAR MATERIAIS EM AGRUPAMENTOS.
   * (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
   * CONSCIENTIZAR SOBRE SUSTENTABILIDADE E RECICLAGEM

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA, DIALOGAREMOS COM AS CRIANÇAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL OU ECOLÓGICA, A QUAL COMPREENDE A PRESERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DO MEIO AMBIENTE, CUJO PRINCIPAL OBJETIVO É GARANTIR QUE AS NECESSIDADES DAS GERAÇÕES FUTURAS NÃO SEJAM PREJUDICADAS PELO USO INDISCRIMINADO DOS RECURSOS NATURAIS NA ATUALIDADE. DAREMOS DESTAQUE A RECICLAGEM, QUE CONSISTE NO PROCESSO DE REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DESCARTADOS. SEU OBJETIVO É REINTRODUZI-LOS NA CADEIA PRODUTIVA A FIM DE QUE AINDA GEREM VALOR E SEJAM REUTILIZADOS, AUMENTANDO A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS E MELHORANDO A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS. APRESENTAREMOS O VÍDEO “É PRECISO RECICLAR”- TURMA DA MÔNICA. DISPONÍVEL EM: (clique aqui). DISPONIBILIZAREMOS A IMAGEM NO VARAL DE HISTÓRIAS, EXPLICANDO SOBRE O SÍMBOLO DA RECICLAGEM E SOBRE QUAIS MATERIAIS SÃO CONSIDERADOS RECICLÁVEIS. IREMOS PROPOR AO GRUPO UMA BRINCADEIRA ONDE ELES IRÃO SEPARAR ALGUNS MATERIAIS (CAIXINHAS DE SABONETE E CREME DENTAL, ROLINHO DE PAPEL HIGIÊNICO, EMBALAGENS DE SHAMPOO, TAMPINHAS DE GARRAFA, LATAS E ETC), A PARTIR DAS CORES, QUE ESTARÃO COLADAS EM CARTOLINA NO CHÃO E QUE INDICAM QUAL MATERIAL PERTENCE A DETERMINADO GRUPO (AZUL-PAPEL, AMARELO-METAL, VERMELHO PLÁSTICO, VERDE-VIDRO). NOS MOMENTOS DE DIÁLOGOS MOSTRAR QUE OS SÍMBOLOS DE RECICLÁVEL APARECE NA EMBALAGEM DOS PRODUTOS, TAMBÉM CONVERSAR SOBRE DESPERDÍCIO DE ÁGUA, DE SABÃO E DE COMIDA.



RECURSOS: IMAGEM RECICLÁVEIS, CAIXINHAS DE SABONETE E CREME DENTAL, ROLINHO DE PAPEL HIGIÊNICO, EMBALAGENS DE SHAMPOO, TAMPINHAS DE GARRAFA, LATAS, CARTOLINAS, TV

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: OBSERVAR SE AS CRIANÇAS CONSEGUIRAM TER NOÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM, SE COMPREENDEM O QUAIS MATERIAIS SÃO RECICLÁVEIS A PARTIR DAS CORES E SÍMBOLOS E DURANTE A BRINCADEIRA DE SEPARAÇÃO DE EMBALAGENS.

PLANO 2:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E PLÁSTICA.
   * CLASSIFICAÇÃO.

OBJETIVOS:
  * (EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.
  * (EI02ET07) CONTAR ORALMENTE OBJETOS, PESSOAS, LIVROS ETC., EM CONTEXTOS DIVERSOS.
   * REPRESENTAR MATERIAIS RECICLÁVEIS, CLASSIFICANDO POR GRUPOS.

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA E CUIDADO COM AS PLANTAS), APRESENTAREMOS AS CRIANÇAS O VÍDEO CLIPE DA CANÇÃO “RAP DA RECICLAGEM- CASTELO RATIMBUM” DE HELIO ZISKIND. EM SEGUIDA AS CRIANÇAS IRÃO DESENHAR LIXOS RECICLÁVEIS NAS IMAGENS DAS LIXEIRAS SELETIVAS.



RECURSOS: TV, SULFITE, LÁPIS DE COR, ESTOJO

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
“RAP DA RECICLAGEM- CASTELO RATIMBUM” DE HELIO ZISKIND.

AVALIAÇÃO: OBSERVAR SE O GRUPO ASSIMILOU QUAIS OS GRUPOS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E SE O REPRESENTAM ATRAVÉS DE DESENHO

PLANO 3:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
   * CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * TAMANHO, FORMA E POSIÇÃO DOS OBJETOS.
   * MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.

OBJETIVOS:
   * (EI02ET05) CLASSIFICAR OBJETOS, CONSIDERANDO DETERMINADO ATRIBUTO (TAMANHO, PESO, COR, FORMA ETC.).
   * COMPARAR, CLASSIFICAR E ORGANIZAR OS OBJETOS SEGUINDO ALGUNS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS, COMO COR, FORMA E TAMANHO
   * (EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA NO CUIDADO DE SI E NOS JOGOS E BRINCADEIRAS.
   * IMITAR MOVIMENTOS NOS MOMENTOS DE ENSAIO DE APRESENTAÇÃO CULTURAL

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA E CUIDADO COM AS PLANTAS), DISPONIBILIZAREMOS EM SALA DE AULA AS TAMPINHAS DE GARRAFA PET, DESTACANDO QUE AS MESMAS TAMBÉM FAZEM PARTE DE MATERIAL RECICLÁVEL, APRESENTAREMOS ENTÃO A POSSIBILIDADE DE REUTILIZAR ESTAS TAMPINHAS PARA A ORNAMENTAÇÃO DO JARDIM QUE ESTAMOS CONSTRUINDO, INSPIRADOS NO POEMA “LEILÃO DE JARDIM”, DA ESCRITORA CECÍLIA MEIRELES, DISPONÍVEL EM: (CLIQUE AQUI). APRESENTAREMOS IMAGENS DE MURAIS ELABORADOS COM AS TAMPINHAS FORMANDO DIFERENTES IMAGENS E EXPLICAREMOS QUE NO DIA DA REUNIÃO DOS PAIS, ALÉM DA APRESENTAÇÃO DA MÚSICA INSPIRADA NO POEMA, AS CRIANÇAS JUNTAMENTE COM OS PAIS PARTICIPARÃO DA COMPOSIÇÃO DE UM ESPAÇO ONDE DECORARÃO A LETRA DO POEMA COM AS TAMPINHAS DE GARRAFA. PARA ISSO ELES DEVERÃO PARTICIPAR DA SERIAÇÃO DA TAMPINHAS POR CORES. ANTES PODERÃO BRINCAR COM AS MESMAS FORMANDO DIFERENTES FIGURAS, LETRAS E NÚMEROS, NO MOMENTO DE GUARDAR AS TAMPAS É QUE DEVERÃO SEPARÁ-LAS POR CORES NOS RECIPIENTES PRÉ- ESTABELECIDOS.

RECURSOS: POEMA, TAMPINHAS, CAIXAS

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
POEMA “LEILÃO DE JARDIM”, DE CECÍLIA MEIRELLES

AVALIAÇÃO: OBSERVAR SE AS CRIANÇAS SEGUEM OS CRITÉRIOS PRÉ ESTABELECIDOS NOS MOMENTOS DE BRINCADEIRAS, CLASSIFICAÇÃO, COMPARAÇÃO E SEPARAÇÃO DAS TAMPINHAS DE PET


PLANO 4:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * PRODUÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS

OBJETIVOS:

   * (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.

    * PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DO JOGO LABIRINTO

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA E CUIDADO COM AS PLANTAS), APRESENTAREMOS O VÍDEO “SÉSAMO: BRINQUEDO NOVO- MÚSICA”, DISPONÍVEL EM: (CLIQUE AQUI) . ENTÃO APRESENTAREMOS AO GRUPO A POSSIBILIDADE DA ELABORAÇÃO DE UM BRINQUEDO COM MATERIAL RECICLÁVEL, COM AS CAIXAS DE PIZZA QUE FORAM SOLICITADAS EM MOMENTO ANTERIOR, O JOGO É O “LABIRINTO”, O QUAL INCENTIVA AS HABILIDADES: COORDENAÇÃO MOTORA, SENSO DE LÓGICA, DIRECIONAL OU LATERALIDADE. PARA ISTO AS CRIANÇAS IRÃO PINTAR AS CAIXAS COM SUAS CORES PREDILETAS.

 

RECURSOS: POEMA, CAIXA DE PIZZA, TINTA GUACHE


REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
“SÉSAMO: BRINQUEDO NOVO- MÚSICA”,

AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A PARTICIPAÇÃO DO GRUPO NA ELABORAÇÃO DO JOGO LABIRINTO


domingo, 15 de setembro de 2024

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho a partir da obra e vida da escritora Clarisse Lispector

* OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:

PLANO 1:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * O EU, O OUTRO E O NÓS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR.
   * CONVÍVIO E INTERAÇÃO SOCIAL.
   * NORMAS DE CONVIVÊNCIA.

OBJETIVOS:
  * (EI02EO03) COMPARTILHAR OS OBJETOS E OS ESPAÇOS COM CRIANÇAS DA MESMA FAIXA ETÁRIA E ADULTOS.
   * CONHECER CMEI CLARICE LISPECTOR
   * VIVENCIAR SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO, RESPEITANDO NORMAS DE CONVIVÊNCIA COM AS CRIANÇAS DA MESMA FAIXA ETÁRIA

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA, AS CRIANÇAS SERÃO ORGANIZADAS NA COLCHA RODA DE CONVERSA E SERÁ APRESENTADO A BIOGRAFIA DA ESCRITORA “CLARICE LISPECTOR”.
“MÃE DE DOIS FILHOS, PEDRO LISPECTOR VALENTE E PAULO LISPECTOR VALENTE, CLARICE COMEÇOU A ESCREVER PARA ATENDER AO PEDIDO, NA VERDADE UMA “ORDEM”, DE PAULO, QUANDO ELE TINHA SEIS ANOS.
OS LIVROS INFANTIS DA AUTORA, NASCERAM PARA DAR VIDA ÀS HISTÓRIAS QUE ELA CONTAVA PARA OS MENINOS EM CASA, E TÊM EM COMUM O AMOR DA ESCRITORA PELOS BICHOS.”
APRESENTAREMOS OS LIVROS: “O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE” E “QUASE DE VERDADE” PARA O GRUPO.
DIALOGAREMOS SOBRE O CMEI CLARICE LISPECTOR, O QUAL IREMOS REALIZAR UMA AULA PASSEIO NO PERÍODO DA TARDE, RELEMBRAREMOS SOBRE BOAS MANEIRAS E COMBINADOS DE REGRAS DE CONDUTA E RESPEITO AO PRÓXIMO. NO PERÍODO DA TARDE SERÁ A VISITA AO CMEI QUE LEVA O NOME DA ESCRITORA ONDE IREMOS REALIZAR UMA VIVÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO EM EXPOSIÇÃO SOBRE A EXPOENTE E INTERAÇÃO COM A TURMA DE 3 ANOS DAQUELA INSTITUIÇÃO

RECURSOS: ÔNIBUS, BIOGRAFIA, LIVROS

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
BIOGRAFIA CLARICE LISPECTOR
LIVROS: “O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE” E “QUASE DE VERDADE”

AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DO GRUPO NAS VIVÊNCIAS DE INTERAÇÃO COM CRIANÇAS DO CMEI CLARICE LISPECTOR

BIOGRAFIA DA ESCRITORA

CLARICE LISPECTOR
(1920-1977)


CLARICE LISPECTOR (1920-1977) FOI UM DOS MAIORES NOMES DA LITERATURA BRASILEIRA DO SÉCULO XX. NASCEU NA ALDEIA DE TCHETCHELNIK, NA UCRÂNIA, NO DIA 10 DE DEZEMBRO DE 1920. ERA FILHA DE PINKOUSS E MANIA LISPECTOR, CASAL DE ORIGEM JUDAICA QUE FUGIU DE SEU PAÍS DIANTE DA PERSEGUIÇÃO AOS JUDEUS DURANTE A GUERRA CIVIL RUSSA.
AO CHEGAREM AO BRASIL FIXARAM RESIDÊNCIA EM MACEIÓ, ALAGOAS, ONDE MORAVA ZAINA, IRMÃ DE SUA MÃE. CLARICE TINHA APENAS DOIS MESES DE IDADE. POR INICIATIVA DE SEU PAI, TODOS MUDARAM O NOME. NASCIDA HAYA PINKHASOVNA LISPECTOR, PASSOU A SE CHAMAR CLARICE.
APRENDEU A LER E ESCREVER MUITO NOVA E LOGO COMEÇOU A ESCREVER PEQUENOS CONTOS.
COM 12 ANOS, CLARICE MUDOU-SE PARA O RIO DE JANEIRO. ERA FREQUENTADORA ASSÍDUA DA BIBLIOTECA.
EM 1941, CLARICE INGRESSOU NA FACULDADE NACIONAL DE DIREITO E EMPREGOU-SE COMO REDATORA DA "AGÊNCIA NACIONAL". EM 1943 CASOU-SE COM O AMIGO DE TURMA, MAURY GURGEL VALENTE. EM 1944 FORMOU-SE EM DIREITO.
EM 1944 PUBLICOU SEU PRIMEIRO ROMANCE, “PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM”. O ROMANCE PROVOCOU VERDADEIRO ESPANTO NA CRÍTICA E NO PÚBLICO DA ÉPOCA. A OBRA RECEBEU O PRÊMIO GRAÇA ARANHA, NO MESMO ANO QUE FOI ESCRITA.
SUA PRIMEIRA VIAGEM FOI PARA NÁPOLES, NA ITÁLIA. COM A EUROPA EM GUERRA, CLARICE INGRESSOU, COMO VOLUNTÁRIA, NA EQUIPE DE ASSISTENTES DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA.
EM 1949 NASCEU SEU PRIMEIRO FILHO, PEDRO. DEDICOU-SE A ESCREVER CONTOS E EM 1952 LANÇOU ALGUNS CONTOS.
EM 1954, O CASAL FOI PARA OS ESTADOS UNIDOS, ONDE NASCEU SEU SEGUNDO FILHO, PAULO..
EM 1959, CLARICE SE SEPAROU DO MARIDO E RETORNOU AO RIO DE JANEIRO, ACOMPANHADA DE SEUS DOIS FILHOS. COMEÇOU A TRABALHAR NO "JORNAL CORREIO DA MANHÃ", ASSUMINDO A COLUNA "CORREIO FEMININO".
EM 1967 PUBLICOU “O MISTÉRIO DO COELHINHO PENSANTE”, SEU PRIMEIRO LIVRO INFANTIL, QUE RECEBEU O PRÊMIO CALUNGA, DA CAMPANHA NACIONAL DA CRIANÇA.
CLARICE LISPECTOR VIVEU QUASE DUAS DÉCADAS FORA DO BRASIL E ESCREVEU MUITAS CARTAS AOS AMIGOS,
CLARICE LISPECTOR FALECEU NO RIO DE JANEIRO, NO DIA 9 DE DEZEMBRO DE 1977, VÍTIMA DE UM CÂNCER DE OVÁRIO, UM DIA ANTES DE SEU ANIVERSÁRIO. SEU CORPO FOI SEPULTADO NO CEMITÉRIO ISRAELITA DO CAJU.


PLANO 2:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
   * CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * GÊNEROS TEXTUAIS.
   * MOTRICIDADE E HABILIDADE MANUAL.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF03) DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A LEITURA DE HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES, E ACOMPANHANDO, COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO-LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA).
   * VIVENCIAR SITUAÇÃO DE LEITURA DA RECEITA PARA COMPREENDER A FUNÇÃO SOCIAL DA MESMA.
   * OUVIR COM ATENÇÃO O GÊNERO TEXTUAL: RECEITA
   * (EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.
   * COORDENAR O MOVIMENTO DAS MÃOS PARA SEGURAR O LÁPIS DE COR, DESENHAR E PINTAR

DESENVOLVIMENTO:

APOŚ MOMENTOS DA ROTINA, DIALOGAREMOS COM O GRUPO SOBRE O QUE LEMBRAM DOS FATOS DA BIOGRAFIA DA AUTORA CLARICE LISPECTOR, SOBRE CURIOSIDADES QUE CONHECERAM A PARTIR DA VISITA DA TURMA NA INSTITUIÇÃO QUE LEVA O NOME DA ESCRITORA. DESTACAREMOS AS CRIANÇAS QUE CLARICE TINHA PAIXÃO POR FLORES E ESCREVEU DE FORMA GENIAL A PERSONALIDADE DAS FLORES, EM 24 VERBETES SOBRE DIFERENTES ESPÉCIES DE FLORES. SERÁ PROPOSTO AO GRUPO REALIZAR UM DESENHO DA AULA-PASSEIO.
A PARTIR DA CAIXA DIDÁTICA FLORES, RELEMBRAREMOS A FLOR JASMIM E SUAS CARACTERÍSTICAS, BEM COMO AS VIVÊNCIAS QUE REALIZAMOS A PARTIR DAS MESMAS, OBSERVANDO NO PORTFÓLIO AS IMAGENS. ENTÃO CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS PARA ELABORAÇÃO DE UMA SURPRESA PARA OS AMIGOS DO CMEI CLARICE LISPECTOR, IREMOS PROPOR A PRODUÇÃO DE SABONETES ARTESANAIS COM A FRAGRÂNCIA DA FLOR. APRESENTAREMOS EM UMA CARTOLINA A RECEITA DO SABONETE E AS CRIANÇAS OBSERVARÃO HÁ UMA DISTÂNCIA SEGURA, UMA DAS PROFESSORAS FAZER O SABONETE.

RECURSOS: CARTOLINA, PINCEL, CAIXA-DIDÁTICA, CADERNO, INGREDIENTES, PANELA, FOGÃO, FORMINHA DE SILICONE

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: ACONTECERÁ DURANTE AS PROPOSTAS, NA ATENÇÃO PARA OUVIR A RECEITA, NO PREPARO E NA REPRESENTAÇÃO DO PASSEIO ATRAVÉS DE UM DESENHO






ENUNCIADO PARA CADERNO:

APÓS CONHECERMOS A BIOGRAFIA DA ESCRITORA “CLARICE LISPECTOR”, DESCOBRIMOS QUE ELA TINHA PAIXÃO POR FLORES E ESCREVEU DE FORMA GENIAL A PERSONALIDADE DAS FLORES, EM 24 VERBETES SOBRE DIFERENTES ESPÉCIES DAS MESMAS. REALIZAMOS UMA AULA PASSEIO ATÉ O CMEI QUE LEVA O NOME DA EXPOENTE DA LITERATURA E PUDEMOS SOCIALIZAR COM AS CRIANÇAS DE 3 ANOS SOBRE DIFERENTES FATOS DA VIDA DA ARTISTA, VOU REPRESENTAR DE DESENHO EM MEU CADERNO ESTES MOMENTOS ENCANTANTES.

PLANO 3:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * ORALIDADE E ESCUTA.
   * PATRIMÔNIO CULTURAL E LITERÁRIO.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF01) DIALOGAR COM CRIANÇAS E ADULTOS, EXPRESSANDO SEUS DESEJOS, NECESSIDADES, SENTIMENTOS E OPINIÕES
   * PRODUZIR CARTAS AOS SEUS COLEGAS
 * (EI02EF03) DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A LEITURA DE HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES, E ACOMPANHANDO, COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO-LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA).
   * OUVIR, VISUALIZAR E APRECIAR HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS LITERÁRIOS

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA, APRESENTAREMOS AO GRUPO OS SABONETES ARTESANAIS COM FRAGRÂNCIA DE JASMIM JÁ PRONTOS, ENTÃO IREMOS PROPOR QUE JUNTAMENTE COM OS SABONETES ELABORARMOS UMA CARTA PARA UM DOS AMIGOS PARA ENTREGARMOS JUNTO COM O SABONETE. IREMOS LER O QUADRO DE TURMA DA TURMA DE 3 ANOS E ELES ESCOLHERÃO O NOME DE ALGUMA CRIANÇA PARA ESCREVEREM UMA CARTA.
REALIZAREMOS A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA “O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE”- CLARICE LISPECTOR- 1967, SEU PRIMEIRO LIVRO INFANTIL PUBLICADO, QUE RECEBEU O PRÊMIO CALUNGA, DA CAMPANHA NACIONAL DA CRIANÇA. NARRA A HISTÓRIA DO COELHO JOÃOZINHO, QUE FUGIA TODOS OS DIAS DE SUA CASINHA PORQUE NELA NÃO HAVIA COMIDA, MAS O GRANDE MISTÉRIO DO LIVRO É QUE NÃO HAVIA ESPAÇO PARA O COELHO FUGIR E, PARTINDO DESTE FATO, O LIVRO, ENTÃO, GIRA EM TORNO DESSA DÚVIDA: COMO O COELHO FUGIA. DESTACAREMOS QUE ALÉM DAS FLORES A AUTORA TINHA MUITO AMOR PELOS ANIMAIS. SERÁ REALIZADO UM DIÁLOGO DE INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA.

RECURSOS: LÁPIS DE COR, SULFITE, SABONETES, LIVRO

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
LIVRO “O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE”- CLARICE LISPECTOR- 1967

AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA ELABORAÇÃO DA CARTA, NA ATENÇÃO AO OUVIR A HISTÓRIA E NA INTERPRETAÇÃO DA MESMA.

PLANO 4:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   *ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
   * TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTOS.
   * PROPRIEDADES DOS OBJETOS: FORMAS E TRIDIMENSIONALIDADE.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.
   * IDENTIFICAR OS PERSONAGENS PRINCIPAIS DAS HISTÓRIAS, NOMEANDO-OS.
   * (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
   * CRIAR DOBRADURA A PARTIR DA HISTÓRIA APRESENTADA

DESENVOLVIMENTO:

APOŚ MOMENTOS DA ROTINA, SERÁ REALIZADO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “QUASE DE VERDADE” ONDE O PERSONAGEM PRINCIPAL É ULISSES O CACHORRO DE CLARICE. REALIZAREMOS ATRAVÉS DE DIÁLOGOS A INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA OBSERVANDO OS RELATOS AFETOS A MESMA E SE AS CRIANÇAS IDENTIFICAM OS PERSONAGENS QUE NELA CONTÉM. IREMOS PROPOR AO GRUPO UMA COMPOSIÇÃO UTILIZANDO DOBRADURA PARA REPRESENTAR ALGUNS DOS PERSONAGENS DO LIVRO (CACHORRO E GALINHA).
“QUASE DE VERDADE” (1978)
LANÇADO POSTUMAMENTE, ESSE TÍTULO É NARRADO, OU MELHOR, “LATIDO”, POR ULISSES – UMA HOMENAGEM DA ESCRITORA AO SEU CACHORRO VIRA-LATA. COM BELAS ILUSTRAÇÕES DE CARLA IRUSTA, O LIVRO APRESENTA A HISTÓRIA DE UMA FIGUEIRA INVEJOSA QUE TRAÇA UM PLANO PARA OBRIGAR AS GALINHAS A COLOCAREM OVOS CONTINUAMENTE. COM TOQUES DE METALINGUAGEM E UM FORTE CONTEÚDO POLÍTICO, ABORDADO DE FORMA LÚDICA E BEM-HUMORADA, A AUTORA PROVOCA OS PEQUENOS COM “UMA HISTÓRIA QUE ATÉ PARECE DE MENTIRA E ATÉ PARECE DE VERDADE”.

RECURSOS: LÁPIS DE COR, SULFITE, CAIXA DE SOM

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: SE DARÁ NOS MOMENTOS DOS RELATOS AFETOS A HISTÓRIA APRESENTADA, SE IDENTIFICAM OS PERSONAGENS, OS NOMEIAM E CRIAM A DOBRADURA DOS MESMOS.



ENUNCIADO PARA CADERNO

CONHECEMOS O LIVRO “QUASE DE VERDADE- 1978” (CLARICE LISPECTOR- LANÇADO POSTUMAMENTE,) ONDE O PERSONAGEM PRINCIPAL É ULISSES O CACHORRO DE CLARICE – UMA HOMENAGEM DA ESCRITORA AO SEU CACHORRO VIRA-LATA. DIALOGAMOS SOBRE O LIVRO E IDENTIFICAMOS OS DIFERENTES PERSONAGENS QUE CONTÉM NA HISTÓRIA, AGORA UTILIZANDO A TÉCNICA DE DOBRADURA REALIZAREMOS UMA COMPOSIÇÃO PARA REPRESENTAR OS PERSONAGENS CACHORRO E GALINHA.