Pé de lata- Ivan Cruz |
Área de conhecimento: Linguagem
corporal
Conteúdos: * Jogos com materiais e/ ou
equipamentos: Pé de lata
* Desenvolvimento
e ampliação das habilidades físicas e motoras de locomoção, manipulação e
estabilização: Equilibrar
Objetivos: *Observar como fazer um brinquedo
*Executar o movimento de
equilibrar se sobre as latas
Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com bonecas de pano
Primeiro
Momento: Organizados na
colcha roda de conversa iremos expor para as crianças a tela “Pé de lata” do artista plástico Ivan Cruz e dialogaremos sobre qual é
aquela brincadeira, se alguém a conhece ou já brincou da mesma. Utilizando a
“caixa didática” Brincadeiras apresentaremos
as regras e instruções sobre a brincadeira Pé de lata. Relembraremos então
alguns fatos marcantes da biografia de Ivan Cruz. Em seguida encaminharemo-nos até a parede que contém pintada as casas das telas do artista e registraremos com foto as crianças imitando a postura da brincadeira na obra de arte.
Segundo
Momento:
Assistiremos a vídeos que contém o passo a passo de como confeccionar pé de
lata, disponível em:
Em seguida disponibilizaremos papéis contact
com diferentes desenhos, incluindo as iniciais de seus nomes, para que as crianças recortem afim de decorarmos as
latas, então juntamente com o grupo construiremos o brinquedo, os quais serão levados para casa.
Terceiro
Momento: Para que as crianças
possam assimilar melhor como se brinca assistiremos vídeos de crianças
brincando de pé de lata, disponível em:
Realizaremos então tentativas de brincar se
equilibrando e andando sobre as latas.
Em frente a parede pintada com as casa das obras de Ivan Cruz registraremos estes momentos com fotos inspiradas na tela
Quarto
Momento: Disponibilizaremos
para as crianças colorirem a tela com lápis de cor, solicitando que pintem
dentro dos contornos e utilizem muitas cores assim como as telas do artista
plástico.
Recursos: tela, latas, TV, câmera, pen-drive, barbante, prego,
martelo, bonecas de pano, lápis de cor, sulfite.
Avaliação: Dar se-á mediante a
observação se as crianças se envolvem nas vivências proporcionadas, tentando se
equilibrar nas latas durante o momento de brincadeira
Tentando subir, equilibrar e andar com os pés de lata |
Confeccionando o brinquedo |
Decorando as latas com as iniciais dos nomes em contact colorido |
Plano 2
Área de conhecimento: Arte e Linguagem Corporal
Conteúdos: * Elaboração de produções artísticas envolvendo: TRIDIMENSIONAL: Escultura, modelagem, colagens
*Jogos com materiais e/ ou equipamentos: (Pé de lata)
Objetivos: *Elaborar uma produção em 3D
*Reconhecer possibilidades de jogos e brincadeiras com equipamentos.
Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com lego
Primeiro Momento: Apresentaremos a tela “Pé de lata” do artista plástico Ivan Cruz, relembraremos sobre esta brincadeira, em seguida disponibilizaremos para observação a imagem da mesma em uma escultura feita em bronze, que também é uma obra de Ivan Cruz. Dialogaremos então sobre seu trabalho como escultor, apreciaremos imagens de esculturas feitas em diferentes tamanhos por este artista.
Segundo
Momento: Assistiremos
a vídeos que apresentam imagens de diversas esculturas em variados tamanhos feitas pelo expoente Ivan Cruz, disponível em:
MAPA CULTURAL 001 IVAN CRUZ - por YURI VASCONCELLOS
Também observaremos vídeos de escultores
realizando seus trabalhos, disponível em:
Escultor de bronze
Finalizando assistiremos ao vídeo Vila Sésamo - Esculturas de Argila disponível em:
Terceiro
Momento: Disponibilizaremos
para as crianças massas de modelar, solicitaremos que realizem tentativas de
modelar a escultura pé de lata, como a obra de Ivan Cruz, e em seguida
distribuiremos cartolinas cortadas em diferentes formas geométricas para que as
crianças colem suas modelagens e o trabalho fique uma tela em 3D (com crianças menores fabricamos massinha caseira e comestível)
Quarto
Momento: Disponibilizaremos
para as crianças as latas e brincaremos de pé de lata. Tentando subir e
equilibrar-se sobre as latas
Recursos: tela, latas, TV, pen-drive, massa de modelar, cartolina,
cola, imagens
Avaliação: Dar se-á mediante a
observação se as crianças realizam tentativas de modelar a escultura Pé de
lata.
EM JUNHO DE 2001 IVAN CRUZ ENTROU NO MUNDO DAS ESCULTURAS E ATÉ HOJE FEZ VÁRIAS BRINCADEIRAS, COM APROXIMADAMENTE 20 CM CADA
Escultura em Bronze média |
Esculturas na praça em Cabo Frio/ Rj |
NUM PROJETO, EM PARCERIA COM
A PREFEITURA DA CIDADE DE CABO FRIO, IVAN FEZ VÁRIAS ESCULTURAS EM TAMANHO
NATURAL, PARA AMBIENTAÇÃO DA PRAÇA AMÉRICO VESPÚCIO. DEPOIS FOI A VEZ DA
PREFEITURA DE ARRAIAL DO CABO, ADQUIRIR EM 2002, A ESCULTURA EM BRONZE
"PULANDO CARNIÇA" TAMBÉM EM TAMANHO NATURAL PARA SER INSTALADA NA
PRAÇA CASTELO BRANCO, NO MESMO MUNICÍPIO.
Mini esculturas |
Compomos um cartaz para exposição das obras de arte dos nossos pequenos |
Área de conhecimento:Linguagem corporal
Conteúdos:· Jogos Tradicionais: jogos de atirar.
· Jogos com materiais e/ou equipamentos: Pé de Lata.
Objetivos: · Conhecer e realizar a brincadeira “Tomba latas”
· Relembrar a brincadeira Pé de Lata.
Desenvolvimento:
Primeiro Momento: Organizados na colcha roda de conversa apresentaremos para às crianças o livro “Brincantes Poemas” de César Obeid, onde o autor retrata diferentes brincadeiras com desenhos e poemas. Iremos relembrar algumas brincadeiras que já conhecemos presentes no livro entre elas o Pé de lata ou Sapato de Lata, iremos ler o poema para as crianças e disponibilizando as latas brincaremos no pátio externo.
Segundo momento: Após a brincadeira perguntaremos às crianças se elas conhecem alguma outra brincadeira que se utiliza as latas. Após as respostas apresentaremos através de fichas a brincadeira “Tomba lata” ou “bola na lata” e em seguida solicitaremos que as crianças empilhem as latas da mesma forma que observaram nas fotos e assim organizados em fila cada um terá a oportunidade de fazer tentativas de jogar uma bola e derrubar as latas.
Terceiro momento: Relembrando o poema do livro disponibilizaremos uma folha para que as crianças registrem através de desenho o pé de lata e a brincadeira que conheceram.
Quarto momento: Assitiremos na TV pequenos vídeos informativos sobre a brincadeira “Tomba Latas”
Recursos: Livro “Brincantes Poemas” de César Obeid, bolas, latas, papel e lápis de cor.
Avaliação: Observaremos se as crianças ao relembrarmos a brincadeira pé de lata realiza o movimento de se equilibrar em cima das latas ajuda da professora e conseguem caminhar com as mesmas. Se realizarão os movimentos de arremesso para derrubar as latas na brincadeira proposta.
Brincadeira de tomba latas |
Plano de aula elaborado por: Marcela de Lima Correa
Nenhum comentário:
Postar um comentário