segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Educação Infantil: Planos de trabalho com a brincadeira Pé de lata inspirado nas artes plásticas de Ivan Cruz

Plano 1

Pé de lata- Ivan Cruz

Área de conhecimento: Linguagem corporal

Conteúdos:  * Jogos com materiais e/ ou equipamentos: Pé de lata
                    * Desenvolvimento e ampliação das habilidades físicas e motoras de locomoção, manipulação e estabilização: Equilibrar

Objetivos: *Observar como fazer um brinquedo
                        *Executar o movimento de equilibrar se sobre as latas

Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com bonecas de pano

Primeiro Momento: Organizados na colcha roda de conversa iremos expor para as crianças a tela “Pé de lata” do artista plástico Ivan Cruz e dialogaremos sobre qual é aquela brincadeira, se alguém a conhece ou já brincou da mesma. Utilizando a “caixa didática” Brincadeiras apresentaremos as regras e instruções sobre a brincadeira Pé de lata. Relembraremos então alguns fatos marcantes da biografia de Ivan Cruz. Em seguida encaminharemo-nos até a parede que contém pintada as casas das telas do artista e registraremos com foto as crianças imitando a postura da brincadeira na obra de arte.

Segundo Momento: Assistiremos a vídeos que contém o passo a passo de como confeccionar pé de lata, disponível em:
Em seguida disponibilizaremos papéis contact com diferentes desenhos, incluindo as iniciais de seus nomes, para que as crianças recortem afim de decorarmos as latas, então juntamente com o grupo construiremos o brinquedo, os quais serão levados para casa.


Terceiro Momento: Para que as crianças possam assimilar melhor como se brinca assistiremos vídeos de crianças brincando de pé de lata, disponível em:
Realizaremos então tentativas de brincar se equilibrando e andando sobre as latas.
Em frente a parede pintada com as casa das obras de Ivan Cruz registraremos estes momentos com fotos inspiradas na tela

Quarto Momento: Disponibilizaremos para as crianças colorirem a tela com lápis de cor, solicitando que pintem dentro dos contornos e utilizem muitas cores assim como as telas do artista plástico. 

Recursos: tela, latas, TV, câmera, pen-drive, barbante, prego, martelo, bonecas de pano, lápis de cor, sulfite.

Avaliação: Dar se-á mediante a observação se as crianças se envolvem nas vivências proporcionadas, tentando se equilibrar nas latas durante o momento de brincadeira



Enunciado: CONHECEMOS MAIS UMA DAS TELAS DA SÉRIE BRINCADEIRAS DE CRIANÇA DO ARTISTA PLÁSTICO IVAN CRUZ, A QUAL SE CHAMA PÉ DE LATA, APÓS PESQUISARMOS NA CAIXA DIDÁTICA “BRINCADEIRAS” IMAGENS DA MESMA, OBSERVAMOS VÍDEOS DE COMO SE BRINCA E APRENDEMOS COMO SE CONFECCIONA ESTE  BRINQUEDO ENTÃO TENTAMOS NOS EQUILIBRAR SOBRE AS LATAS, ISNPIRADOS NA TELA REGISTRAMOS COM FOTO TODOS NÓS IMITANDO AS POSTURAS CORPORAIS DAS CRIANÇAS NA OBRA.

Tentando subir, equilibrar e andar com os pés de lata

Confeccionando o brinquedo


Decorando as latas com as iniciais dos nomes em contact colorido 

Plano 2

Área de conhecimento: Arte e Linguagem Corporal

Conteúdos:  * Elaboração de produções artísticas envolvendo: TRIDIMENSIONAL: Escultura, modelagem, colagens
                        *Jogos com materiais e/ ou equipamentos: (Pé de lata)

Objetivos: *Elaborar uma produção em 3D
                        *Reconhecer possibilidades de jogos e brincadeiras com equipamentos.

DesenvolvimentoRecepcionaremos as crianças com lego

Primeiro Momento: Apresentaremos a tela “Pé de lata” do artista plástico Ivan Cruz, relembraremos sobre esta brincadeira, em seguida disponibilizaremos para observação a imagem da mesma em uma escultura feita em bronze, que também é uma obra de Ivan Cruz. Dialogaremos então sobre seu trabalho como escultor, apreciaremos imagens de esculturas feitas em diferentes tamanhos por este artista.
Segundo Momento: Assistiremos a vídeos que apresentam imagens de diversas  esculturas em variados tamanhos feitas pelo expoente Ivan Cruz, disponível em:
MAPA CULTURAL 001 IVAN CRUZ - por YURI VASCONCELLOS
Também observaremos vídeos de escultores realizando seus trabalhos, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=DAAFTAA9v8I-
Escultura em Bronze - Gustavo Nakle

Escultor de bronze
Finalizando assistiremos ao vídeo Vila Sésamo - Esculturas de Argila disponível em:

Terceiro Momento: Disponibilizaremos para as crianças massas de modelar, solicitaremos que realizem tentativas de modelar a escultura pé de lata, como a obra de Ivan Cruz, e em seguida distribuiremos cartolinas cortadas em diferentes formas geométricas para que as crianças colem suas modelagens e o trabalho fique uma tela em 3D (com crianças menores fabricamos massinha caseira e comestível)


Quarto Momento: Disponibilizaremos para as crianças as latas e brincaremos de pé de lata. Tentando subir e equilibrar-se sobre as latas

Recursos: tela, latas, TV, pen-drive, massa de modelar, cartolina, cola, imagens

Avaliação: Dar se-á mediante a observação se as crianças realizam tentativas de modelar a escultura Pé de lata.


Escultura em Bronze média
 EM JUNHO DE 2001 IVAN CRUZ ENTROU NO MUNDO DAS ESCULTURAS E ATÉ HOJE FEZ VÁRIAS BRINCADEIRAS, COM APROXIMADAMENTE 20 CM CADA


Esculturas na praça em Cabo Frio/ Rj

NUM PROJETO, EM PARCERIA COM A PREFEITURA DA CIDADE DE CABO FRIO, IVAN FEZ VÁRIAS ESCULTURAS EM TAMANHO NATURAL, PARA AMBIENTAÇÃO DA PRAÇA AMÉRICO VESPÚCIO. DEPOIS FOI A VEZ DA PREFEITURA DE ARRAIAL DO CABO, ADQUIRIR EM 2002, A ESCULTURA EM BRONZE "PULANDO CARNIÇA" TAMBÉM EM TAMANHO NATURAL PARA SER INSTALADA NA PRAÇA CASTELO BRANCO, NO MESMO MUNICÍPIO.

Mini esculturas

AS MINI-ESCULTURAS DE IVAN CRUZ, COM APROXIMADAMENTE DOIS CENTÍMETROS DE ESTATURA, IMPRESSIONAM PELA RIQUEZA DE DETALHES E BELEZA DOS MOVIMENTOS. BANHADAS A OURO, PRATA OU NÍQUEL


Fabricando massa de modelar comestivel

Modelando com a massinha caseira




Escultura 3d com massa de modelar



Compomos um cartaz para exposição das obras de arte dos nossos pequenos
Plano 3

Área de conhecimento:Linguagem corporal 

Conteúdos:· Jogos Tradicionais: jogos de atirar. 
                    · Jogos com materiais e/ou equipamentos: Pé de Lata. 

Objetivos: · Conhecer e realizar a brincadeira “Tomba latas” 
                   · Relembrar a brincadeira Pé de Lata. 

Desenvolvimento:
Primeiro Momento: Organizados na colcha roda de conversa apresentaremos para às crianças o livro “Brincantes Poemas” de César Obeid, onde o autor retrata diferentes brincadeiras com desenhos e poemas. Iremos relembrar algumas brincadeiras que já conhecemos presentes no livro entre elas o Pé de lata ou Sapato de Lata, iremos ler o poema para as crianças e disponibilizando as latas brincaremos no pátio externo. 

Segundo momento: Após a brincadeira perguntaremos às crianças se elas conhecem alguma outra brincadeira que se utiliza as latas. Após as respostas apresentaremos através de fichas a brincadeira “Tomba lata” ou “bola na lata” e em seguida solicitaremos que as crianças empilhem as latas da mesma forma que observaram nas fotos e assim organizados em fila cada um terá a oportunidade de fazer tentativas de jogar uma bola e derrubar as latas. 

Terceiro momento: Relembrando o poema do livro disponibilizaremos uma folha para que as crianças registrem através de desenho o pé de lata e a brincadeira que conheceram. 

Quarto momento: Assitiremos na TV pequenos vídeos informativos sobre a brincadeira “Tomba Latas” 

Recursos: Livro “Brincantes Poemas” de César Obeid, bolas, latas, papel e lápis de cor. 

Avaliação: Observaremos se as crianças ao relembrarmos a brincadeira pé de lata realiza o movimento de se equilibrar em cima das latas ajuda da professora e conseguem caminhar com as mesmas. Se realizarão os movimentos de arremesso para derrubar as latas na brincadeira proposta. 




Brincadeira de tomba latas
Plano de aula elaborado por: Marcela de Lima Correa

Nenhum comentário:

Postar um comentário