* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
Plano 1
Campos de Experiência:
*Escuta, fala, pensamento e imaginação
*Corpo gestos e movimentos
Saberes e Conhecimentos:
*Patrimônio cultural, literário e musical
*Motricidade: equilíbrio, destreza e postura corporal
Objetivos:
*(EI02EF02) Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos
*(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
Desenvolvimento:
Primeiro Momento: Nos organizaremos na "Colcha Roda de Conversa" e apresentaremos o poema “Ouve Só”, e alguns dados da biografia de sua escritora: Maria Mazzetti, a qual gostava de escrever para os pequenininhos. Em seguida colaremos o mesmo em uma cartolina para que as crianças observem e realizaremos a leitura, destacando as rimas e apontando a ordem da mesma, direita para esquerda e de cima para baixo após os incentivaremos a repetirem algumas estrofes do poema.
Segundo Momento: Disponibilizaremos giz de cera e incentivaremos as crianças a decorarem a cartolina com o poema com elementos que aparecem no mesmo.
Terceiro Momento: Disponibilizaremos cavalinhos de pau para que as crianças, realizaremos brincadeiras primeiramente livre e após com circuitos para percorrerem, o grupo também deverá imitar o animal e como se anda a cavalo.
Avaliação:
Dar-se-á mediante a observação do grupo se assimilam as rimas apresentadas no poema e realizam tentativas de realizarem as brincadeiras com cavalinho de pau percorrendo trajetos e imitando o animal.
Referências:
Poema: "Ouve só"- Maria Mazzetti
Organização Curricular da Educação Infantil
Recursos: cartolina, giz de cera, "Colcha Roda de Conversa", cola, cavalinho de pau
Referências:
Poema: "Ouve só"- Maria Mazzetti
Organização Curricular da Educação Infantil
Recursos: cartolina, giz de cera, "Colcha Roda de Conversa", cola, cavalinho de pau
POEMA:“OUVE SÓ”
O MEU CAVALINHO BRANCO
USAVA SEMPRE TAMANCO
ELE VIVIA MANCANDO
CAINDO E TROPEÇANDO
ENTÃO TROCOU O TAMANCO POR UM
PEDAÇINHO DE LUA.
MAS A LUA DERRETEU
BEM LÁ NO MEIO DA RUA.
AI TROCOU O TAMANCO
PELA CENOURINHA CRUA,
A CENOURA ESBORRACHOU
BEM LÁ NO MEIO DA RUA.
TROCOU,NO FIM O TAMANCO
POR FERRADURA QUE É DURA.
OUVE SÓ O BARULHINHO
DAS PATAS DO CAVALHINHO...
MARIA MAZETTI
Biografia de Maria Mazzetti (clique aqui)
Conheça mais sobre o recurso Colcha Roda de Conversa (clique aqui)
Conheça mais sobre o recurso Colcha Roda de Conversa (clique aqui)
Plano 2
Campos de Experiência:
*Traços, sons, cores e formas
*Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Saberes e Conhecimentos:
*Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies, volumes, espaços, formas e etc
*Sons do corpo, dos objetos e da natureza
*Animais, suas características e seus modos de vida
Objetivos:
*(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
*Perceber e criar sons com o próprio corpo
*(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela
Desenvolvimento:
Recepcionaremos as crianças com uma caixa que contém animais de borracha, solicitaremos que eles separem o animal cavalo.
Primeiro Momento: Nos organizaremos na "Colcha Roda de Conversa" e com a caixa didática "Animais" apresentaremos a ficha com a imagem do animal "Cavalo" e suas características, dialogaremos quem conhece o animal pessoalmente, se já o viu, chegou perto, se já andou no mesmo, conversaremos com as crianças sobre onde os mesmos vivem (estábulo), do que se alimentam (grama), sobre sua fêmea (égua) seu filhote (potro) sobre os termos envolvidos com o animal (relinchar, galopar, trotar etc) logo após escutaremos áudios contendo sons do cavalo.
Segundo Momento: Distribuiremos as crianças pratos de papelão, destacaremos seu formato e sua textura, então pintaremos os mesmos com guache marrom. Nos organizaremos no colchonete para assistirmos vídeos sobre a vida do cavalo, com imagens dele se alimentando, onde vive (estábulo), suas especificidades (passeio, meio de transporte, hobby) destacando também os cuidados que devem ser tomados com os mesmos.
Terceiro Momento: Vamos escutar a música “Sons com a boca” composição de Maive D. Artdnt e após demonstrar como se elabora os sons da canção instigaremos as crianças a realizarem tentativas de fazer o mesmo.
Quarto Momento: Utilizaremos os pratos que pintamos anteriormente para compormos no caderno de desenho com recorte e colagem a figura de um cavalo, utilizaremos lã para ser o rabo e a crina.
Avaliação:
Dar-se-á através da observação da participação do grupo nas vivências elaboradas, na produção da arte visual, nas tentativas de criarem sons com a boca durante a música apresentada e se assimilam os cuidados com o animal cavalo.
Dar-se-á através da observação da participação do grupo nas vivências elaboradas, na produção da arte visual, nas tentativas de criarem sons com a boca durante a música apresentada e se assimilam os cuidados com o animal cavalo.
Referências:
Música: "Sons com a boca"- Maive Duarte Arndt
Organização Curricular da Educação Infantil
Recursos: pen-drive, rádio, caixa didática, brinquedos de borracha, prato de papelão, tinta guache, lã, cola tv, colcha roda de conversa
O que é caixa didática? Clique aqui
Conheça mais sobre o recurso "Colcha Roda de Conversa" clicando aqui.
Música: "Sons com a boca"- Maive Duarte Arndt
Organização Curricular da Educação Infantil
Recursos: pen-drive, rádio, caixa didática, brinquedos de borracha, prato de papelão, tinta guache, lã, cola tv, colcha roda de conversa
O que é caixa didática? Clique aqui
Conheça mais sobre o recurso "Colcha Roda de Conversa" clicando aqui.
Sons com a Boca (Maive Duarte Arndt)
C
Cavalinho faz assim (galope do cavalo com a língua)
G
A pipoca estoura assim (som com os lábios)
C
Gosto de beijinho assim (beijinhos)
C F G C
Mas agora vou fazer com a bochecha assim (aperta a bochecha cheia)
Com as crianças menores, das turmas de lactentes e 2 anos fizemos os cavalos com os carimbos das mãos |
Com as crianças das turmas de 3 anos e 4 e 5 anos, utilizamos o prato descartável |
Plano 3
Campos de Experiência:
*Traços, sons, cores e formas
*Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Saberes e Conhecimentos:
*Produção de objetos tridimensionais
*Propriedades e funções dos objetos
Objetivos:
*(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
*(EI02ET05) Classificar objetos considerando determinado atributo
*(EI02ET05) Classificar objetos considerando determinado atributo
Desenvolvimento:
Recepcionaremos as crianças com a caixa que contém animais de borracha.
Primeiro Momento: Apresentaremos a música “Cavalos do Rei” do livro/Cd: "Fazendo música com crianças" e em seguida para realizar a chamada cantaremos a mesma inserindo o nome de cada criança ao invés de Maria que contém na música;
Segundo Momento: Apresentaremos os acessórios utilizados pelo cavalo e cavaleiro para cavalgar, descrevendo seus atributos e funções: Cela, chapéu, berrante, chicote e outros, esclarecendo suas utilidades e permitindo que os manipulem.
Terceiro Momento: Iremos confeccionar um cavalinho de garrafa pet e cabo de vassoura.
Iniciaremos preenchendo a garrafa pet com papel crepon picado para que a cara do nosso animal possua cor. Em seguida dobraremos a garrafa para conseguir o formato desejado, então colaremos olhos, boca e a cela, confeccionados em EVA para embelezar nosso animalzinho.
Quarto Momento: Brincadeiras no pátio externo com os cavalinhos confeccionados. (As crianças levaram o cavalo que confeccionaram, para casa, para poderem brincar com seus familiares)
Avaliação:
Dar-se-á através da observação se as crianças conseguem reconhecer e nomear o animal cavalo e seus acessórios e se demonstram interesse na confecção do animalzinho com materiais recicláveis.
Dar-se-á através da observação se as crianças conseguem reconhecer e nomear o animal cavalo e seus acessórios e se demonstram interesse na confecção do animalzinho com materiais recicláveis.
Referências:
Música: Cavalos do Rei
Organização Curricular da Educação Infantil
Recursos: pen-drive, rádio, cabo de vassoura, cela, chapéu, berrante, chicote, papel crepom, garrafa pet
Música: Cavalos do Rei
Organização Curricular da Educação Infantil
Recursos: pen-drive, rádio, cabo de vassoura, cela, chapéu, berrante, chicote, papel crepom, garrafa pet
Para conhecer a música Cavalos do Rei dê um play
Montamos um cavalo com a cela, para que as crianças compreendessem onde a mesma é utilizada |
Convidamos que tivessem a experiência de sentar na cela de um cavalo, foi bem divertido |
A maioria das crianças não conhecia o Berrante, todos puderam manusea lo e realizar tentativas de "tocar" |
Cavalos confeccionados com pet |
Planos de trabalho elaborado por: Marcela de Lima Correa
Maravilhoso! Obrigada por compartilhar essa experiência tão rica!
ResponderExcluir