domingo, 6 de maio de 2018

Educação Infantil: Plano de trabalho: Movimentos, Noções de espaço e Brincadeira Amarelinha



Área de conhecimento: Linguagem Corporal

Conteúdos:
·         Noções de espaço;
·         Jogos tradicionais – Jogos de atirar: Amarelinha.

Objetivos:
·         Realizar movimentos, gestos e posições conforme a orientação da professora através de músicas e brincadeiras.
·         Reconhecer as regras e brincar de Amarelinha

Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com peças de montar.

Primeiro Momento: Apresentaremos ao grupo de crianças a música “Jeito diferente” composição de Margareth Darezzo, cd Canteiro Músicas para brincar, após ouvirmos a canção realizaremos diálogos com o grupo sobre os movimentos que a cantora sugere na mesma e então iremos cantar e realizar tentativas de realizá-los no pátio externo da instituição. (andar de lado, andar para trás, andar em um pé só, andar com as pernas abertas, andar com as pernas fechadas, pular, dançar etc).

Segundo Momento: assistiremos ao vídeo da música apresentada disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uBorRyJ81PA e em seguida relembraremos músicas que conhecemos anteriormente e que sugerem movimentos e gestos, tais como: “Movimentos” de Lydio Roberto, “Sons com a boca” de Maive D. Artdnt 


Terceiro Momento: Utilizando a caixa didática “Brincadeiras” iremos apresentar as regras e orientações de como se brinca de AMARELINHA salientaremos que para realizá-la precisamos realizar os movimentos: pular, agachar, pular com um pé só e em seguida iremos brincar com a amarelinha pintada pelas professoras no chão do pátio externo da instituição. 
  
Recursos: CD – Canteiro: Músicas para brincar, colcha roda de conversa, caixa didática, TV. Rádio, pen-drive.

Avaliação: Se dará através da observação se as crianças realizam tentativas de pular amarelinha e dançar conforme as orientações da música “Jeito diferente” realizando assim diferentes movimentos e posturas corporais.







Plano de trabalho elaborado por: Marcela de Lima Correa

Nenhum comentário:

Postar um comentário