Plano 1
Área de conhecimento: Linguagem
Oral e Escrita e Matemática
Conteúdos: * Oralidade
*Contagem
Objetivos: * Ampliar
vocabulário através de brincadeiras com dedoches
*Contar ordenadamente
Desenvolvimento: Recepcionaremos
as crianças com fantoches
Primeiro
Momento: Nos
organizaremos na colcha roda de conversa e através da caixa didática “Brinquedos”
conheceremos a boneca Matrioska, suas características e origem, em seguida
assistiremos a um vídeo que contém imagens das mesmas com seus diferentes tamanhos
e cores dançando música Russa. Disponível em:
Segundo
Momento: Observaremos
imagens com diferentes possibilidades de confecção das mesmas com materiais
recicláveis.
Terceiro
Momento: Brincaremos
de faz de conta com dedoches de matrioskas (confeccionados anteriormente pelas
professoras), elaborando diferentes falas e realizando a contagem dos mesmos
Quarto
Momento: Apresentaremos a biografia da escritora
Tatiana Belinky que foi naturalizada brasileira, mas na realidade é Russa.
Então apresentaremos seu livro: “A B C e Numerais para brincar é bom de mais”
realizaremos a contagem da história e possibilitaremos que as crianças apreciem
as imagens do mesmo.
Recursos:
colcha
roda de conversa, livro, notebook, pen-drive, dedoches, fichas com imagens, tv
MATRIOSKAS DE RECICLÁVEIS
Área de conhecimento: Linguagem
corporal e Matemática
Conteúdos: * Narrar
fatos com seqüência lógica
*Contagem
Objetivos: * Ampliar
vocabulário através de diálogos sobre a lenda da Matrioska
*Obter noção de
quantidade através da parlenda “A galinha do vizinho”
De Desenvolvimento: Recepcionaremos
as crianças com lego
Primeiro
Momento: Nos organizaremos
para assistirmos ao vídeo com a contação de história: “A lenda da Matrioska”
disponível em:
E em seguida disponibilizaremos a boneca para que as
crianças possam manusear, observar suas características e material no qual é
confeccionado.
Terceiro
Momento: Ouviremos
a parlenda “A galinha do vizinho” e utilizaremos as Matrioskas confeccionadas
com massa de modelar para realizarmos contagem e obter noções de quantidade
Quarto
Momento: Apresentaremos as crianças a possibilidade de
realizar a dramatização da lenda da boneca Matrioska, realizaremos diálogos
sobre a história e distribuiremos os papéis
Recursos:
notebook,
pen-drive, TV, massa de modelar, bonecas matrioskas, cd, rádio
Avaliação: Se
dará através da observação dos diálogos afetos a Lenda da Matrioska e se
realizam tentativas de relacionar número ao numeral.
Área de conhecimento: Linguagem
Oral e Escrita e Linguagem corporal
Conteúdos: * Articulação
correta de palavras
*Conhecimento progressivo do corpo e
suas capacidades
Objetivos: * Conhecer
profissões
*Experimentar diferentes
texturas
D Desenvolvimento: Recepcionaremos
as crianças com revistas e solicitar que procurem pessoas “trabalhando”
Primeiro
Momento: Nos organizaremos
na colcha roda de conversa e disponibilizaremos ao grupo de crianças bonecas
Matrioskas confeccionadas em feltro, solicitaremos que sintam as texturas das
mesmas para perceberem que são macias. Então para que experimentem diferentes
texturas utilizaremos a caixa didática “Figuras geométricas” e faremos que
sintam essas texturas com olhos fechados apalpando com as mãos e pés
Segundo
Momento: Relembraremos
a Lenda da Matrioska e dialogaremos
sobre profissões, se alguma crianças sabe qual a ocupação de seus familiares,
então realizaremos a leitura de uma entrevista que foi enviada dias antes sobre
este tema, montaremos um cartaz com as imagens que observamos no momento
anterior (revistas) observando se alguma coincide com a profissão de seus pais.
Terceiro
Momento: Para
que possamos conhecer a profissão de carpinteiro e os trabalhos que o mesmo
executa, realizaremos uma visita até a carpintaria da APAE e observaremos este
trabalhando e os materiais que confecciona.
Quarto
Momento: Solicitaremos que as crianças elaborem um
desenho sobre a aula-passeio
Recursos:
notebook,
pen-drive, TV, massa de modelar, bonecas matrioskas, cd, rádio
Avaliação: Se
dará através da observação dos diálogos afetos as profissões apresentadas e a
aula-passeio.
Plano 4
Área de conhecimento: Matemática
e Linguagem corporal
Conteúdos: * Idéia
de grandezas e medidas: alto e baixo
*Jogos tradicionais: - Jogos de
percepção/ salão:
JOGO DA VELHA
Objetivos: * Obter
noção da unidade medida: Alto e baixo
*Conhecer o jogo da
velha
De Desenvolvimento: Recepcionaremos
as crianças com potes descartáveis de diferentes tamanhos (fermento em pó,
shampoo, cremes etc)
Primeiro
Momento: Nos organizaremos
na colcha roda de conversa e apresentaremos um tabuleiro de jogo da velha em
formato de matrioska ao grupo de crianças,(confeccionado pelas professoras em
momento anterior, as peças serão feitas com tampinhas de pet) então perguntaremos
se alguém sabe que jogo é aquele. Para conhecer as regras e como se joga iremos
utilizar a caixa didática “Brincadeiras”. Em seguida iremos realizar tentativas
de brincar.
Segundo
Momento: Em
seguida disponibilizaremos as bonecas Matrioskas e exploraremos a unidade de
medida “alto e baixo”, faremos comparações da altura das crianças e
dialogaremos com o grupo sobre as possibilidades de abrir e fechar as bonecas.
Terceiro
Momento: Nos
encaminharemos até a área externa da instituição e brincaremos com as bonecas e
os potes estabelecendo comparações com as unidades de medidas de abrir e fechar
e os movimentos de abrir e fechar.
Quarto
Momento: Apresentaremos para as crianças o livro: Cinco
trovinhas para duas mãozinhas” de Tatiane Belinky e possibilitaremos que eles
contem a história para os colegas
Recursos:
potes
reciclagem, bonecas matrioskas, cartolina, tampinhas de garrafa pet, caixa
didática, colcha roda de conversa
Avaliação: Se
dará através da observação se as crianças assimilaram as regras do jogo da
velha
Jogo da velha: Como brincar
Plano de trabalho elaborado por: Marcela de Lima Correa
Jogo da velha: Como brincar
Q Maravilhoso, trabalha os conteúdos de uma maneira super criativa e divertida!. Com certeza as crianças se envolverão com muita facilidade!. Parabéns!. Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluir