Área de conhecimento: Arte e Linguagem Corporal
Conteúdos: * Jogos tradicionais: Jogos de correr e pular
* Leitura de imagens: Apreciação e Descrição
Objetivos: * Brincar de corrida do saco
* Relacionar obras de arte da mesma brincadeira
Desenvolvimento
Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa e dialogaremos com o grupo sobre brincadeiras de roda, apresentaremos a ficha da caixa didática "Brincadeiras", realizaremos a leitura da explicação sobre sua origem e da maneira de brincar e explicaremos que a mesma também é conhecida como: "Ciranda". Apreciaremos a tela de Ivan Cruz "Brincando de roda" e a tela "Roda Infantil" de Candido Portinari, realizaremos comparações sobre as cores que os expoentes utilizam em suas obras de arte, destacando as características das mesmas que expõem a mesma brincadeira.
Segundo Momento: Relembraremos algumas cantigas com o auxílio do recurso "Caixa musical" e destacaremos as cirandas que envolvem o "SAPO":
* Sapo não lava o pé
* Sapo Cururu
* O sapo na beira da lagoa
Enquanto escutamos as cantigas em MP3 organizaremos as crianças e pintaremos rolos de papel higiênico de verde por fora e vermelho por dentro, os quais servirão para a composição de um bilboquê com reciclável com formato de sapo.
Terceiro Momento: Apresentaremos a pequenos vídeos informativos de como o sapo se locomove e seu ciclo. Em seguida realizaremos a brincadeira:
"Corrida do sapo pula-pula"
como brincar: Riscar no chão duas linhas: uma de partida e oura de chegada. Todos deverão ficar atrás da linha de partida, com o sinal as crianças sairão pulando e saltando com os dois pés, imitando um sapo.
Quarto Momento: Para dificultar o movimento apresentaremos outra possibilidade de brincadeira que envolve o movimento de saltar: "Corrida do saco".
Recursos: saco, telas, caixa didática, tintas, rolo de papel, pincel, tv, pen drive
Avaliação: Se dará durante a observação das brincadeiras apresentadas e no momento dos diálogos afetos as telas apresentadas.
Plano 2
* Sapo não lava o pé
* Sapo Cururu
* O sapo na beira da lagoa
Enquanto escutamos as cantigas em MP3 organizaremos as crianças e pintaremos rolos de papel higiênico de verde por fora e vermelho por dentro, os quais servirão para a composição de um bilboquê com reciclável com formato de sapo.
Terceiro Momento: Apresentaremos a pequenos vídeos informativos de como o sapo se locomove e seu ciclo. Em seguida realizaremos a brincadeira:
"Corrida do sapo pula-pula"
como brincar: Riscar no chão duas linhas: uma de partida e oura de chegada. Todos deverão ficar atrás da linha de partida, com o sinal as crianças sairão pulando e saltando com os dois pés, imitando um sapo.
Quarto Momento: Para dificultar o movimento apresentaremos outra possibilidade de brincadeira que envolve o movimento de saltar: "Corrida do saco".
Recursos: saco, telas, caixa didática, tintas, rolo de papel, pincel, tv, pen drive
Avaliação: Se dará durante a observação das brincadeiras apresentadas e no momento dos diálogos afetos as telas apresentadas.
Ficha da caixa didática "Brincadeiras" com a imagem de "Cantigas de roda" |
Ficha da caixa didática "Brincadeiras" com orientações e história das "Cantigas de roda" |
Brincando de roda- Ivan Cruz |
Roda Infantil- 1932- Cândido Portinari |
Apreciando telas e suas características |
Caixa Musical |
Ficha da Caixa Musical (Frente) |
Ficha da Caixa Musical (Verso) |
Pintando rolo de papel por fora |
Grupo pintando rolinhos por dentro |
Brincando de Corrida do Sapo pula-pula |
Área de conhecimento: Arte e Linguagem Oral e escrita
Conteúdos: * Elaboração de produções artísticas envolvendo: tridimensional- colagens- escultura
* Oralidade
Objetivos: * Elaborar "Bilboquê" de material reciclável
* Fazer uso de diferentes palavras para comunicar seu pensamento
Desenvolvimento
Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa apresentaremos a caixa didática "brinquedos" e observaremos a ficha do "Bilboquê" dialogaremos sobre o material que o mesmo é confeccionado, como se brinca, em seguida apresentaremos o brinquedo no concreto e todos realizarão tentativas de realizar a brincadeira.
Segundo Momento: Organizado no colchonete observaremos a ficha da caixa didática "Brinquedos" que contém a imagem e orientação de como elaborar um bilboquê elaborado com material reciclável (rolo de papel, tampa de garrafa e barbante). Apresentaremos o rolo que foi pintado de verde por fora e vermelho por dentro em momento anterior e um brinquedo já finalizado para a observação.
Terceiro Momento: Divididos em pequenos grupos nos organizaremos para cada criança participar na elaboração de seu brinquedo, orientando primeiramente que dobrem um dos lados do rolo e após colando os olhos, pernas e braços como no bilboquê que já está pronto.
Quarto Momento: Realizaremos tentativas de brincar com o bilboquê de reciclável o qual será levado para casa.
Recursos: caixa didática, rolo de papel, grampeador, tampa de garrafa, barbante, papel cartão, bilboquê
Avaliação: Se dará mediante a observação dos relatos do grupo afetos as vivências apresentadas e se colaborarão na elaboração do próprio bilboquê.
Terceiro Momento: Divididos em pequenos grupos nos organizaremos para cada criança participar na elaboração de seu brinquedo, orientando primeiramente que dobrem um dos lados do rolo e após colando os olhos, pernas e braços como no bilboquê que já está pronto.
Quarto Momento: Realizaremos tentativas de brincar com o bilboquê de reciclável o qual será levado para casa.
Recursos: caixa didática, rolo de papel, grampeador, tampa de garrafa, barbante, papel cartão, bilboquê
Avaliação: Se dará mediante a observação dos relatos do grupo afetos as vivências apresentadas e se colaborarão na elaboração do próprio bilboquê.
Ficha da caixa didática "Brinquedos" com imagem do Bilboquê |
Ficha da caixa didática "Brinquedos" com a história do Bilboquê |
Relembrando a pintura que realizaram dos rolinhos de papel e explicando sua utilização |
Ficha da caixa didática "Brinquedos" com imagem de Bilboquê elaborado com reciclável |
Ficha da caixa didática orientando como confeccionar o Bilboquê com reciclável |
Compondo o Bilboquê com reciclável |
Observando a ficha e tentando montar o próprio brinquedo |
Colando os olhos no Bilboquê em formato de sapo |
Realizando tentativas de brincar com o Bilboquê |
Bilboquê finalizado |
Plano de trabalho elaborado por: Marcela de Lima Correa
Nenhum comentário:
Postar um comentário