quinta-feira, 21 de maio de 2020

Educação Infantil: Plano de Trabalho com propostas de atividades remotas (EAD) alinhado à BNCC com a Cantiga de roda "A canoa virou"

 * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.



CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
                  *ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. 
                   *TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS 

SABERES E CONHECIMENTO:
                     *IDENTIFICAÇÃO NOMINAL
                     *LINGUAGEM ORAL
                      *PROPRIEDADE DOS OBJETOS: FORMAS E TRIDIMENSIONALIDADE.


OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO:
        *(EI01EF01) RECONHECER QUANDO É CHAMADO POR SEU NOME E RECONHECER OS NOMES DE PESSOAS COM QUEM CONVIVE. 
                   *RECONHECER A SI MESMO E AOS COLEGAS EM FOTOS; 
                   *PARTICIPAR DE BRINCADEIRAS E CANTIGAS. 
        *(EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS. 
               *EXPERIMENTAR DIVERSAS POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO VISUAL BIDIMENSIONAIS E TRIDIMENSIONAIS (DOBRADURA) 

DESENVOLVIMENTO:

PROPOSTA 1: ENVIAREMOS POR WHATSAPP UM VÍDEO ONDE SERÁ APRESENTADA  A CANTIGA UTILIZANDO O RECURSO DIDÁTICO CAIXA MUSICAL “A CANOA VIROU”. RECURSO DIDÁTICO CAIXA MUSICAL  “A CANOA VIROU”.  

PROPOSTA 2: EM UM OUTRO VÍDEO APRESENTAREMOS A BRINCADEIRA COM A CANÇÃO, PARA ISSO UTILIZAREMOS FOTOS DAS CRIANÇAS COM SEUS NOMES E UM BARQUINHO FEITO EM DOBRADURA. DESTA MANEIRA AS CRIANÇAS PODERÃO RELEMBRAR ATRAVÉS DO VIDEO DE SEUS COLEGAS DE TURMA E DAS PROFESSORAS. 

PROPOSTA 3: CONFORME COMBINADO COM OS FAMILIARES A ENTREGA DE MATERIAIS É REALIZADA AS SEXTAS FEIRAS E NESTE MOMENTO ENTREGAREMOS UM KIT, CONTENDO FOLHA DE SULFITE, FOLHETO EXPLICATIVO COM O PASSO A PASSO DA DOBRADURA, UM BARQUINHO JÁ CONSTRUÍDO E A FOTO INDIVIDUAL QUE FOI UTILIZADA NA GRAVAÇÃO DO VÍDEO PARA QUE OS MESMOS JUNTAMENTE COM AS CRIANÇAS REALIZEM TENTATIVAS DE ELABORAR O BRINQUEDO. 
         ENCAMINHAREMOS UM VÍDEO GRAVADO PELA PROFESSORA DEMONSTRANDO O PASSO A PASSO DE COMO É REALIZADA A COMPOSIÇÃO DO BARQUINHO DE PAPEL E CONVIDANDO A REALIZAREM UM MOMENTO DE BRINCADEIRA COM A CANÇÃO FAZENDO USO DO BARQUINHO QUE ELABORARAM JUNTAMENTE COM SUA FOTO, E QUE PRONUNCIEM DURANTE A CANTIGA O PRÓPRIO NOME E DOS COLEGAS DA TURMA. 
         SOLICITAREMOS QUE NOS ENVIEM FOTOS DO MOMENTO E BREVE RELATO DE COMO FOI A EXPERIÊNCIA, NOS CONTANDO SE A CRIANÇA RECONHECEU SUA IMAGEM E DOS COLEGAS E RELEMBROU O NOME DOS MESMOS. 

AVALIAÇÃO:

SE DARÁ A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES EM CONJUNTO COM A FAMÍLIA, SE A CRIANÇA PARTICIPOU CANTANDO E BRINCANDO, RECONHECEU A SI MESMO E OS COLEGAS POR FOTOS E PELOS NOMES E DO INTERESSE APRESENTADO NA VIVÊNCIA NO MOMENTO DA DOBRADURA.

 

RECURSOS: CÂMERA, COLCHA RODA DE CONVERSA, CAIXA MUSICAL,SULFITE, FOTOS, CELULAR, RÁDIO, PEN-DRIVE, CENÁRIO





Plano de trabalho elaborado pelas professoras:
Adelita Sales
Mabila Hala
Marcela Correa
Michelle Stephanny


2 comentários:

  1. (EI01EF01) gostaria de saber o q significa essas siglas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Essas siglas são os códigos dos objetivos que constam no referencial curricular da Bncc

      Excluir