* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
*Escuta, fala, pensamento, e imaginação;
*Traços, son, cores e formas;
*Espaços tempos, quantidades, relações e transformações.
SABERES E CONHECIMENTOS:
*Linguagem oral;
*Percepção e produção sonora;
*Textura, massa e tamanho dos objetos.
OBJETIVOS:
*(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias;
*(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho);
*(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Participar de canções e brincadeiras apresentadas pelo professor ou seus colegas;
*Ampliar seu vocabulário por meio de músicas e brincadeiras para desenvolver sua capacidade de comunicação
*Participar de situações misturando elementos para confecção de massa de modelar;
DESENVOLVIMENTO:
PROPOSTA 1: Enviaremos por whatsapp um vídeo onde será apresentada utilizando o recurso didático caixa musical da cantiga: “Borboletinha”recurso didático caixa musical a cantiga: “Borboletinha”. Será apresentado os elementos que compõem a letra e também utilizando colheres de pau para a reprodução de sons, na intencionalidade que as crianças e familiares também reproduzam em casa.
PROPOSTA 2: Faremos a receita da massa de modelar caseira, explicando o seu processo registrando esse momento por vídeo que também será enviado aos familiares.
PROPOSTA 3: Após a elaboração da massa de modelar as crianças poderão manipular a mesma, relembraremos a metamorfose da borboleta que foi apresentada nos livros anteriores através da história “A primavera da lagarta” de Ruth Rocha e da música “A Borboleta e a lagarta” do Palavra Cantada, e então a criança poderá como sugestão modelar os elementos das histórias (Borboleta, lagarta etc).
AVALIAÇÃO:
Se dará através da observação do interesse e participação das crianças com o retorno através de fotos, vídeos e relatos sobre as propostas enviadas. Observaremos se utilizaram da linguagem oral cantando a cantiga enquanto produziram som e também se participaram da manipulação e produção com a massa de modelar.
REFERÊNCIAS:
*Cantiga “Borboletinha”
*Organização Curricular da Educação Infantil
*Cantiga “Borboletinha”
*Organização Curricular da Educação Infantil
RECURSOS:
Caixa Musical, colheres de pau, celular, trigo, óleo, suco e sal.
Plano de trabalho elaborado pelas professoras: Adelita Sales,
Mabila Hala
Marcela Correa
Michele Sthefany
Parabéns excelente trabalho...estava procurando um plano com essa estrutura... parabéns
ResponderExcluirObrigada... VolTe sempre...
Excluir