quinta-feira, 16 de maio de 2024

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho envolvendo germinação, partes das plantas, experiência e plantio

 * OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:





PLANO 1:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA ,PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
   * CORPO GESTOS E MOVIMENTOS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * ESCUTA, OBSERVAÇÃO E RESPEITO À FALA DO OUTRO.
   * ELEMENTOS DOS MEIOS NATURAL E CULTURAL

OBJETIVOS:
   * (EI02EF03) DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A LEITURA DE HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES, E ACOMPANHANDO, COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO-LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA).
   * OUVIR, VISUALIZAR E APRECIAR HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS LITERÁRIOS: POEMAS, PARLENDAS, CONTOS, CORDEL, LENDAS, FÁBULAS, MÚSICAS ETC.
   * (EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR ENTRE OUTROS.
   * CONHECER E EXPLORAR NOVOS OBJETOS E SEUS USOS OU FUNÇÕES.

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA, ORGANIZAREMOS O GRUPO DE CRIANÇA NA BIBLIOTECA E APRESENTAREMOS O VÍDEO "AS PARTES DAS PLANTAS PARA CRIANÇAS" (CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS).
EM SEGUNDO MOMENTO JUNTAMENTE COM O GRUPO DE CRIANÇAS IREMOS ELABORAR UM CARTAZ DE PLANTA (ÁRVORE) COM OS ELEMENTOS DA NATUREZA; RAIZ, CAULE, FLOR, FRUTO E FOLHAS.

RECURSOS: TV, CARTOLINA, ELEMENTOS DA NATUREZA.

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 
VÍDEO "AS PARTES DAS PLANTAS PARA CRIANÇAS" (CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS).

AVALIAÇÃO: OBSERVAR A PARTICIPAÇÃO E O INTERESSE DO GRUPO DE CRIANÇAS NA VIVÊNCIA PROPOSTA,


PLANO 2:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA ,PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
   * ESPAÇOS,TEMPOS,QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * FATOS DA HISTÓRIA NARRADA
   * OBSERVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO

OBJETIVOS:
   * (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.
   * RESPONDER A QUESTIONAMENTOS SOBRE AS HISTÓRIAS NARRADAS.
   * (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
   * TER CONTATO COM PLANTAS PERCEBENDO SUAS PARTES E FUNÇÕES.

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA, ENCAMINHAREMOS O GRUPO DE CRIANÇAS A BIBLIOTECA PARA ASSISTIR O VÍDEO CLIPE DA CANÇÃO PARA GERMINAR DO GRUPO MUSICAL PALAVRA CANTADA.
APÓS SEGUIREMOS COM O VÍDEO GERMINAÇÃO E DISPERSÃO DAS SEMENTES. DISPONÍVEL EM: (CLIQUE AQUI)
EM SEGUNDO MOMENTO JUNTAMENTE COM GRUPO DE CRIANÇAS PARTICIPAREMOS DE UM PIQUENIQUE NO GRAMADO DA INSTITUIÇÃO. ORGANIZAMOS AS CRIANÇAS NA COLHA DA RODA DE CONVERSA E APRESENTAREMOS ALGUMAS FRUTAS QUE CONTÊM SEMENTES PARA QUE FAÇAM O RECONHECIMENTO DAS MESMAS, EXPLICANDO QUE SÃO ELAS QUE DÃO ORIGEM A FRUTA. EM SEGUIDA FAREMOS A DEGUSTAÇÃO.
EM SALA NO CADERNO DE ATIVIDADES AS CRIANÇAS IRÃO FAZER A TENTATIVA DE UM DESENHO DO PROCESSO DE GERMINAÇÃO DA FRUTA.

RECURSOS: TV, FRUTAS E SEMENTES, CADERNO.

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
VÍDEOS: GERMINAÇÃO E DISPERSÃO DAS SEMENTES

AVALIAÇÃO: OBSERVAR SE GRUPO DE CRIANÇAS PARTICIPOU OBSERVANDO OS DIFERENTES TIPOS DE SEMENTES E FEZ A EXPERIMENTAÇÃO DA FRUTA..

PLANO 3:




CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
   * ESPAÇO,TEMPOS,QUANTIDADES,RELAÇÕES TRANSFORMAÇÕES.

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * ORALIDADE E ESCUTA
   * PLANTAS, SUAS CARACTERÍSTICAS E HABITAT

OBJETIVOS:
   * (EI02EF01) DIALOGAR COM CRIANÇAS E ADULTOS, EXPRESSANDO SEUS DESEJOS, NECESSIDADES, SENTIMENTOS E OPINIÕES.
   * EXPRESSAR IDEIAS E SENTIMENTOS RESPONDENDO E FORMULANDO PERGUNTAS, COMUNICANDO SUAS EXPERIÊNCIAS, DESCREVENDO LUGARES, PESSOAS E OBJETOS COM MEDIAÇÃO PARA A ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO.
   * (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.)
   * RESPONSABILIZAR-SE PELO CULTIVO DE PLANTAS E POR SEU CUIDADO.

DESENVOLVIMENTO:
NA SALA DE REFERÊNCIA SERÁ APRESENTADO A CAIXA DIDÁTICA COM A FICHA DA PLANTA (SALVIA HISPANICA) POPULARMENTE CONHECIDA COMO CHIA. EM SEGUIDA DIALOGAREMOS SOBRE O PROCESSO DE GERMINAÇÃO DA PLANTA, APRESENTANDO PARA AS CRIANÇAS O MODELO JÁ PRONTO E ELABORADO PELAS PROFESSORAS (PLANTA BONEQUINHA) COM A CASCA DO OVO. APÓS COM O GRUPO DE CRIANÇAS FAREMOS O PROCESSO DE PLANTIO DA SEMENTE DA CHIA NA CASCA DO OVO, PARA POSTERIORMENTE ACOMPANHAR O PROCESSO DE GERMINAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO. (CLIQUE AQUI)
DEPOIS QUE A (PLANTA BONEQUINHA) ESTIVER CRESCIDA AS CRIANÇAS IRÃO LEVAR PARA CASA.

RECURSOS: CAIXA DIDÁTICA, SEMENTE DE CHIA, CASCA DE OVO

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

AVALIAÇÃO: OBSERVAR SE GRUPO DE CRIANÇAS PARTICIPOU NA ELABORAÇÃO DA PLANTA BONEQUINHA E SE REALIZARAM DIÁLOGOS AFETOS  AO QUE LHES FOI APRESENTADO SOBRE A GERMINAÇÃO.


PLANO 4:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * PLANTAS, SUAS CARACTERÍSTICAS E HABITAT.

OBJETIVOS:
   * (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
   * RESPONSABILIZAR-SE PELO CULTIVO DE PLANTAS E POR SEU CUIDADO.

DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DA ROTINA AS CRIANÇAS SERÃO ORGANIZADAS EM RODA DE CONVERSA NA COLCHA, EM SEGUIDA FAREMOS O DIÁLOGO SOBRE O PROCESSO DO PLANTIO DAS MUDAS DE FLORES SOLICITADAS PARA AS FAMÍLIAS. APÓS REALIZAREMOS O PROCESSO DE PLANTIO NO VASO COM AS CRIANÇAS CADA UMA IRÁ PLANTAR A MUDA DE FLOR QUE TROUXE DE CASA.
APÓS FAREMOS UMA PESQUISA NO CELULAR PARA IDENTIFICAR O NOME DAS FLORES.

RECURSOS: COLCHA DA RODA DE CONVERSA,VASOS, MUDAS DE FLORES, TERRA.

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

AVALIAÇÃO: DAR-SE Á ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS CRIANÇAS DURANTE O PLANTIO E CUIDADO COM AS MUDAS QUE TROUXERAM DE SUAS CASAS















Nenhum comentário:

Postar um comentário