* OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:
PLANO 1:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* PRODUÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
OBJETIVOS:
* (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
* EXPERIMENTAR DIVERSAS POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO VISUAL BIDIMENSIONAIS E TRIDIMENSIONAIS.
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DA ROTINA, AS CRIANÇAS SERÃO ORGANIZADAS EM RODA DE CONVERSA E APRESENTAREMOS O POEMA “A CASA” DE VINICIUS DE MORAES, ENTÃO IREMOS PROPOR A ELABORAÇÃO DE UMA DOBRADURA DA CASA PARA COLAR NO CADERNO DE ATIVIDADES. ENTÃO DIALOGAREMOS COM AS CRIANÇAS SOBRE O PLANETA SER NOSSA CASA DESTACANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS COM NOSSA NATUREZA E MOSTRAREMOS O GLOBO TERRESTRE, SALIENTANDO A NECESSIDADE DE UTILIZARMOS OS RECURSOS NATURAIS COM CUIDADO, PRINCIPALMENTE A ÁGUA, ORIENTANDO O GRUPO A NÃO DEIXAR A TORNEIRA ABERTA NOS MOMENTOS DE LAVAR AS MÃOS E DE ESCOVAÇÃO DE DENTES.
RECURSOS: SULFITE, COLA, CADERNO, GLOBO TERRESTRE.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
POEMA “A CASA” DE VINICIUS DE MORAES
AVALIAÇÃO: OBSERVAR SE AS CRIANÇAS CONSEGUIRAM MANIPULAR O MATERIAL UTILIZADO PARA FAZER A DOBRADURA.
PLANO 2:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* SUPORTES, MATERIAIS E INSTRUMENTOS PARA DESENHAR, PINTAR, FOLHEAR.
OBJETIVOS:
* (EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.
* COORDENAR O MOVIMENTO DAS MÃOS PARA SEGURAR O GIZ DE CERA, CANETAS, LÁPIS E FAZER SUAS MARCAS GRÁFICAS.
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DA ROTINA, NA SALA DE VÍDEO SERÁ APRESENTADO UM VÍDEO SOBRE OS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS PARA QUE AS CRIANÇAS CONHEÇAM SUA IMPORTÂNCIA NA NATUREZA E PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA SENDO ELES O SOLO, ÁGUA, VEGETAÇÃO, ANIMAIS, SOL E VENTO. DISPONÍVEL EM: (CLIQUE AQUI)
APÓS AS CRIANÇAS PARTICIPARÃO DE UMA RODA DE CONVERSA, ONDE SERÃO INSTIGADOS A RELATAR O QUE COMPREENDERAM, QUAL A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS RENOVÁVEIS? PARA QUE SERVEM? DESTACANDO QUAIS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA CONSERVAÇÃO.
ENTÃO SERÁ DISPONIBILIZADO PAPEL SULFITE E LÁPIS DE COR PARA FAÇAM A TENTATIVA DE DESENHAR UM RECURSO NATURAL RENOVÁVEL.
RECURSOS: TV, SULFITE, LÁPIS DE COR.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: OBSERVAR SE AS CRIANÇAS APRESENTAM COORDENAÇÃO NOS MOVIMENTO DAS MÃOS PARA SEGURAR O LÁPIS AO FAZER O DESENHO E SE ASSIMILARAM SOBRE OS RECURSOS RENOVÁVEIS.
PLANO 3:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* MOTRICIDADE E HABILIDADE MANUAL.
OBJETIVOS:
* (EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.
* EXPLORAR O USO DE TESOURAS.
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DA ROTINA, AS CRIANÇAS ASSISTIRÃO UM VÍDEO SOBRE OS RECURSOS NATURAIS NÃO RENOVÁVEIS PARA QUE CONHEÇAM QUAL SUA DESVANTAGEM PARA O MEIO AMBIENTE. DISPONÍVEL EM: (CLIQUE AQUI)
APÓS SERÁ REALIZADO DIÁLOGOS INSTIGANDO O GRUPO A RELATAR O QUE SÃO RECURSOS NATURAIS NÃO RENOVÁVEIS, DESTACANDO QUAIS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
APÓS DISPONIBILIZAREMOS LIVROS E REVISTAS, TESOURA UMA CARTOLINA E COLA PARA QUE ENCONTREM ESTES RECURSOS NATURAIS NÃO RENOVÁVEIS E FAÇAM O RECORTE PARA COMPOR UM CARTAZ PARA EXPOR EM SALA.
RECURSOS: TV, LIVROS E REVISTAS, TESOURA, CARTOLINA E COLA.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: OBSERVAR SE AS CRIANÇAS APRESENTAM HABILIDADE AO MANUSEAR A TESOURA.
PLANO 4:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
* FATOS DA HISTÓRIA NARRADA.
OBJETIVOS:
* (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.
* RESPONDER A QUESTIONAMENTOS SOBRE AS HISTÓRIAS NARRADAS.
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DA ROTINA, RELEMBRAREMOS QUAIS SÃO OS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS, ENTÃO SERÁ APRESENTADO O VIDEOCLIPE DO PALAVRA CANTADA, “DE GOTINHA EM GOTINHA”, DISPONÍVEL EM: (CLIQUE AQUI) EM SEGUIDA, AS CRIANÇAS IRÃO RELATAR O QUE ENTENDERAM SOBRE VÍDEO DA CANÇÃO.
APÓS, ORGANIZADOS PARA MOMENTO DA HIGIENE, ESCOVAÇÃO DE DENTES, DIALOGAREMOS SOBRE A NECESSIDADE DE CUIDARMOS DA ÁGUA, ABRINDO AS TORNEIRAS SÓ QUANDO NECESSÁRIO E APÓS UTILIZAR FECHAR SEM FAZER DESPERDÍCIOS. CONSCIENTIZAR EXPLICANDO A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DA ÁGUA PARA A NATUREZA, MEIO AMBIENTE E PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA.
RECURSOS: TV, ÁGUA, TORNEIRA, ESCOVA DE DENTE, CREME DENTAL
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
VIDEOCLIPE “DE GOTINHA EM GOTINHA” DO GRUPO MUSICAL PALAVRA CANTADA
AVALIAÇÃO: OBSERVAR SE AS CRIANÇAS ASSIMILARAM A NECESSIDADE DE EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA
Nenhum comentário:
Postar um comentário