terça-feira, 11 de junho de 2024

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho envolvendo canções sobre casa e composições artísticas para representarem as mesmas, através de diferentes recursos e saberes

* OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:



PLANO 1: 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
   * CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * EXECUÇÃO MUSICAL (IMITAÇÃO).
   * SUPORTES, MATERIAIS E INSTRUMENTOS PARA DESENHAR, PINTAR, FOLHEAR.

OBJETIVOS:
   * (EI02TS01) CRIAR SONS COM MATERIAIS, OBJETOS E INSTRUMENTOS MUSICAIS, PARA ACOMPANHAR DIVERSOS RITMOS DE MÚSICA.
   * OUVIR, PERCEBER E CRIAR SONS COM O PRÓPRIO CORPO
 * (EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.
   * COORDENAR O MOVIMENTO DAS MÃOS PARA SEGURAR LÁPIS E FAZER SUAS MARCAS GRÁFICAS, PINTANDO EM ESPAÇO DELIMITADO.

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA E CUIDADO COM AS PLANTAS), SERÁ APRESENTADO A MÚSICA “A CASA DO ZÉ” DE BIA BEDRAN, DISPONÍVEL EM: (clique aqui). NO SOLÁRIO COM A CAIXA DE SOM, IREMOS PROPOR ÀS CRIANÇAS REALIZAR OS MOVIMENTOS PRESENTES NA CANÇÃO.
EM OUTRO MOMENTO DISTRIBUIREMOS PARA COLORIR UMA FOLHA COM O DESENHO DE UMA CASA E SOL, A QUAL SERÁ PLASTIFICADA EM MOMENTO POSTERIOR, PARA UMA COMPOSIÇÃO COM PLANTIO DE ALPISTE.

RECURSOS: LÁPIS DE COR, SULFITE, CAIXA DE SOM

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
MÚSICA “A CASA DO ZÉ” DE BIA BEDRAN

AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DAS TENTATIVAS DE OUVIR, PERCEBER E CRIAR SONS E TAMBÉM DA COORDENAÇÃO NO MOMENTO DE PINTURA


PLANO 2: 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * TRAÇOS, SONS CORES E FORMAS
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * PRODUÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS
   * OBSERVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO.

OBJETIVOS:
   * (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
   * EXPLORAR E APROFUNDAR SUAS DESCOBERTAS EM RELAÇÃO A MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS DIFERENTES (TERRA) E SUAS DIFERENTES POSSIBILIDADES DE MANUSEIO A PARTIR DE SUA INTENCIONALIDADE.
   * (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
   * PARTICIPAR DE EXPERIÊNCIAS COLETIVAS NAS QUAIS A CURIOSIDADE SOBRE AS PLANTAS SEJAM INSTIGADAS.

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA E CUIDADO COM AS PLANTAS), JUNTAMENTE COM AS CRIANÇAS IREMOS ENCHER DE TERRA RECIPIENTES (POTE RETANGULAR DE PLÁSTICO), EM OUTRO MOMENTO NA SALA DE REFERÊNCIA DISPONIBILIZAREMOS OS DESENHOS PLASTIFICADOS, O QUAL FARÃO PARTE UMA COMPOSIÇÃO, COMO NO VÍDEO A SEGUIR, DISPONÍVEL EM: (clique aqui),
ENTÃO IREMOS PROPOR PLANTAR ALPISTE PARA SER A GRAMA DE NOSSO JARDIM, CUIDANDO E OBSERVANDO ELA SE DESENVOLVER.

RECURSOS: POTE RETANGULAR DE PLÁSTICO, DESENHOS PLASTIFICADOS, TERRA, ALPISTE

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: SERÁ A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NAS PROPOSTAS DE ELABORAÇÃO DE SUAS CASAS E PLANTIO DE SEU “JARDIM” E ACOMPANHAMENTO DE SEU DESENVOLVIMENTO.






PLANO 3: 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
     * CLASSIFICAÇÃO.
   * MATERIAIS E TECNOLOGIAS VARIADAS PARA A PRODUÇÃO DA ESCRITA: LÁPIS, CANETA, GIZ, COMPUTADOR E SEUS DIFERENTES USOS.

OBJETIVOS:
   * (EI02ET05) CLASSIFICAR OBJETOS, CONSIDERANDO DETERMINADO ATRIBUTO (TAMANHO, PESO, COR, FORMA ETC.).
   * EXPLORAR E FAZER COMPARAÇÕES ENTRE DIFERENTES OBJETOS FAZENDO REFERÊNCIA A FORMA ETC.
   * (EI02EF09) MANUSEAR DIFERENTES INSTRUMENTOS E SUPORTES DE ESCRITA PARA DESENHAR, TRAÇAR LETRAS E OUTROS SINAIS GRÁFICOS.
   * PARTICIPAR DE COMPOSIÇÃO DE FROTAGEM

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA E CUIDADO COM AS PLANTAS), APRESENTAREMOS A MÚSICA “QUEM É QUE MORA NA CASA DO LADO” DE MARCELO SERRALVA, QUE O CANTOR ACOMPANHA COM CHOCALHO. DISPONÍVEL EM: (CLIQUE AQUI) EM SEGUIDA EM RODA REALIZAREMOS UMA BRINCADEIRA, “JOGO DO SILÊNCIO”, COM UM SINO AS CRIANÇAS TERÃO QUE PASSÁ-LOS SEM FAZER BARULHO, EXIGINDO CONCENTRAÇÃO E PACIÊNCIA.
EM OUTRO MOMENTO APRESENTAREMOS AS CRIANÇAS UM CARTAZ COM FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS (TRIÂNGULO, RETÂNGULO, QUADRADO, CÍRCULO). ENTÃO IREMOS COM GIZ DE CERA REALIZAR UMA COMPOSIÇÃO DE FROTAGEM, QUE SIGNIFICA “ESFREGAR”, COLOCAR UMA FOLHA DE PAPEL SOBRE UMA SUPERFÍCIE TEXTURIZADA E ESFREGAR COM GIZ DE CERA, REVELANDO AS TEXTURAS E FORMAS ESCONDIDAS.

RECURSOS: CARTOLINA, COLA, SULFITE, SINO, GIZ DE CERA, FIGURAS GEOMÉTRICAS

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
MÚSICA “QUEM É QUE MORA NA CASA DO LADO” DE MARCELO SERRALVA,

AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO SE O GRUPO REALIZA AS COMPARAÇÕES DAS FORMAS E PARTICIPA DA FROTAGEM



PLANO 4: 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
   * CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * RIMAS E ALITERAÇÕES
   * REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E PLÁSTICA.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF02) IDENTIFICAR E CRIAR DIFERENTES SONS E RECONHECER RIMAS E ALITERAÇÕES EM CANTIGAS DE RODA E TEXTOS POÉTICOS.
  * EXPLORAR E BRINCAR COM A LINGUAGEM RECONHECENDO RIMAS E ALITERAÇÕES.
   * (EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.
   * PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DE MÓBILE DA FAMÍLIA

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA E CUIDADO COM AS PLANTAS), EM RODA DE CONVERSA APRESENTAREMOS COM O RECURSO HISTÓRIA NA LATA, A HISTÓRIA “A CASA E SEU DONO” DE ELIAS JOSÉ. EM SEGUIDA DIALOGAREMOS COM AS CRIANÇAS SOBRE QUEM MORA EM SUAS CASA E IREMOS DISPONIBILIZAR EM PAPELÃO AS FIGURAS GEOMÉTRICAS, RETÂNGULOS PEQUENOS COM A QUANTIDADE DE MEMBROS DA FAMÍLIA, NOS QUAIS IRÃO DESENHAR PARA REPRESENTAR CADA QUAL, UM TRIÂNGULO O QUAL IRÃO DECORAR COM ELEMENTOS DE NATUREZA PARA REPRESENTAR A CASA. COM ESTA COMPOSIÇÃO FAREMOS UM MÓBILE, ASSIM COMO NO VÍDEO A SEGUIR: (CLIQUE AQUI)

RECURSOS: LATA, PAPELÃO, COLA, ELEMENTOS DA NATUREZA

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
HISTÓRIA “A CASA E SEU DONO” DE ELIAS JOSÉ.

AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO NOS MOMENTOS DE APRESENTAÇÃO DO POEMA E SUAS RIMAS E TAMBÉM NA ELABORAÇÃO DO MÓBILE.




Nenhum comentário:

Postar um comentário