domingo, 10 de junho de 2018

Educação Infantil: Planos de trabalho Boneca Matrioska (parte 1)


Plano 1



Área de conhecimento: Linguagem Oral e Escrita e Matemática
                           
Conteúdos: * Oralidade
*Contagem

Objetivos: * Ampliar vocabulário através de brincadeiras com dedoches
                        *Contar ordenadamente

           Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com fantoches
           
Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa e através da caixa didática “Brinquedos” conheceremos a boneca Matrioska, suas características e origem, em seguida assistiremos a um vídeo que contém imagens das mesmas com seus diferentes tamanhos e cores dançando música Russa. Disponível em:


Segundo Momento: Observaremos imagens com diferentes possibilidades de confecção das mesmas com materiais recicláveis.

Terceiro Momento: Brincaremos de faz de conta com dedoches de matrioskas (confeccionados anteriormente pelas professoras), elaborando diferentes falas e realizando a contagem dos mesmos

Quarto Momento:  Apresentaremos a biografia da escritora Tatiana Belinky que foi naturalizada brasileira, mas na realidade é Russa. Então apresentaremos seu livro: “A B C e Numerais para brincar é bom de mais” realizaremos a contagem da história e possibilitaremos que as crianças apreciem as imagens do mesmo.

Recursos: colcha roda de conversa, livro, notebook, pen-drive, dedoches, fichas com imagens, tv

Avaliação: Se dará através da observação se as crianças contam ordenadamente







MATRIOSKAS DE RECICLÁVEIS













 Plano 2

Área de conhecimento: Linguagem corporal e Matemática
                           
Conteúdos: * Narrar fatos com seqüência lógica
           *Contagem

Objetivos: * Ampliar vocabulário através de diálogos sobre a lenda da Matrioska
                        *Obter noção de quantidade através da parlenda “A galinha do vizinho”


De     Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com lego
           
Primeiro Momento: Nos organizaremos para assistirmos ao vídeo com a contação de história: “A lenda da Matrioska” disponível em:
E em seguida disponibilizaremos a boneca para que as crianças possam manusear, observar suas características e material no qual é confeccionado.

 Segundo Momento: Após a observação das bonecas iremos tentar modelar as mesmas com massa de modelar

Terceiro Momento: Ouviremos a parlenda “A galinha do vizinho” e utilizaremos as Matrioskas confeccionadas com massa de modelar para realizarmos contagem e obter noções de quantidade

Quarto Momento:  Apresentaremos as crianças a possibilidade de realizar a dramatização da lenda da boneca Matrioska, realizaremos diálogos sobre a história e distribuiremos os papéis

Recursos: notebook, pen-drive, TV, massa de modelar, bonecas matrioskas, cd, rádio

Avaliação: Se dará através da observação dos diálogos afetos a Lenda da Matrioska e se realizam tentativas de relacionar número ao numeral.

Área de conhecimento: Linguagem Oral e Escrita e Linguagem corporal
                           
Conteúdos: * Articulação correta de palavras
           *Conhecimento progressivo do corpo e suas capacidades

Objetivos: * Conhecer profissões
                        *Experimentar diferentes texturas

D      Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com revistas e solicitar que procurem pessoas “trabalhando”
           
Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa e disponibilizaremos ao grupo de crianças bonecas Matrioskas confeccionadas em feltro, solicitaremos que sintam as texturas das mesmas para perceberem que são macias. Então para que experimentem diferentes texturas utilizaremos a caixa didática “Figuras geométricas” e faremos que sintam essas texturas com olhos fechados apalpando com as mãos e pés


Segundo Momento: Relembraremos a Lenda da Matrioska  e dialogaremos sobre profissões, se alguma crianças sabe qual a ocupação de seus familiares, então realizaremos a leitura de uma entrevista que foi enviada dias antes sobre este tema, montaremos um cartaz com as imagens que observamos no momento anterior (revistas) observando se alguma coincide com a profissão de seus pais.

Terceiro Momento: Para que possamos conhecer a profissão de carpinteiro e os trabalhos que o mesmo executa, realizaremos uma visita até a carpintaria da APAE e observaremos este trabalhando e os materiais que confecciona.

Quarto Momento:  Solicitaremos que as crianças elaborem um desenho sobre a aula-passeio

Recursos: notebook, pen-drive, TV, massa de modelar, bonecas matrioskas, cd, rádio

Avaliação: Se dará através da observação dos diálogos afetos as profissões apresentadas e a aula-passeio.




Plano 4

Área de conhecimento: Matemática e Linguagem corporal
                           
Conteúdos: * Idéia de grandezas e medidas: alto e baixo
           *Jogos tradicionais: - Jogos de percepção/ salão:
                        JOGO DA VELHA

Objetivos: * Obter noção da unidade medida: Alto e baixo
                        *Conhecer o jogo da velha

De    Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com potes descartáveis de diferentes tamanhos (fermento em pó, shampoo, cremes etc)
           
Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa e apresentaremos um tabuleiro de jogo da velha em formato de matrioska ao grupo de crianças,(confeccionado pelas professoras em momento anterior, as peças serão feitas com tampinhas de pet) então perguntaremos se alguém sabe que jogo é aquele. Para conhecer as regras e como se joga iremos utilizar a caixa didática “Brincadeiras”. Em seguida iremos realizar tentativas de brincar.

Segundo Momento: Em seguida disponibilizaremos as bonecas Matrioskas e exploraremos a unidade de medida “alto e baixo”, faremos comparações da altura das crianças e dialogaremos com o grupo sobre as possibilidades de abrir e fechar as bonecas.

Terceiro Momento: Nos encaminharemos até a área externa da instituição e brincaremos com as bonecas e os potes estabelecendo comparações com as unidades de medidas de abrir e fechar e os movimentos de abrir e fechar.

Quarto Momento:  Apresentaremos para as crianças o livro: Cinco trovinhas para duas mãozinhas” de Tatiane Belinky e possibilitaremos que eles contem a história para os colegas

Recursos: potes reciclagem, bonecas matrioskas, cartolina, tampinhas de garrafa pet, caixa didática, colcha roda de conversa

Avaliação: Se dará através da observação se as crianças assimilaram as regras do jogo da velha




Jogo da velha: Como brincar



Plano de trabalho elaborado por: Marcela de Lima Correa

Um comentário:

  1. Luciana30rn@hotmail.com17 de junho de 2018 às 06:37

    Q Maravilhoso, trabalha os conteúdos de uma maneira super criativa e divertida!. Com certeza as crianças se envolverão com muita facilidade!. Parabéns!. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir