terça-feira, 16 de outubro de 2018

Educação Infantil: Planos de trabalho com o brinquedo Bambolê inspirado em tela de Ivan Cruz

CRIANÇAS NA PRAÇA- IVAN CRUZ


BAMBOLÊ- IVAN CRUZ

CRIANÇAS DA TURMA DE 03 ANOS REPRESENTANDO A TELA DE IVAN CRUZ


Plano 1



Área de conhecimento:  Arte e Linguagem corporal 


Conteúdos:  · Desenho; 

                     ·  Jogos com materiais e/ou equipamentos. 



Objetivos: · Obter contato com diferentes brinquedos; 
                   . Elaborar desenhos em situações oportunizadas pela professora e sem sua intervenção direta

Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com blocos de madeira. 

Primeiro Momento: Organizados na colcha roda de conversa apreciaremos a tela “Crianças na Praça” do artista plástico Ivan Cruz e através de diálogos as crianças serão incentivadas a apontar quais as brincadeiras estão retratadas na mesma, relembrarão quais já realizaram na instituição juntamente com as professoras, para isso observarão seus portfólios com imagens das releituras que foram realizadas inspiradas nas telas de Ivan Cruz. As crianças também irão apontar quais as brincadeiras de sua preferência.

Segundo Momento: Após diálogos com o grupo assistiremos a vídeos das brincadeiras que já foram vistos em momentos anteriores e relembraremos fatos importantes da biografia de Ivan Cruz.


Terceiro Momento: Observaremos as ilustrações dos poemas do livro “Brincantes poemas de César Obeid” e cada criança escolherá um poema para a professora ler, após disponibilizaremos o quadro negro para que as crianças realizem tentativas de desenhar o poema de sua preferência. 



Quarto Momento: Na área externa da instituição disponibilizaremos brinquedos que aparecem na tela para que as crianças escolham com o que brincar. (piões, corda, pé de lata, petecas e etc.)

Recursos: giz, quadro negro, tela, piões, corda, pé de lata, petecas, tv e pendrive

Avaliação: Se dará através da observação das tentativas de se expressarem através de desenhos.




Plano 2 



Área de conhecimento: Linguagem Oral e Escrita; Arte; Linguagem corporal. 



Conteúdos:  . Leitura de Imagem; 

                      · Noções de espaço. 

Objetivos: ·Conhecer e brincar com bambolês; 
                  · Realizar movimento sugeridos pela professora afim de obter noção de espaço. 

Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com a caixa de animais. 



Primeiro Momento: Organizados na colcha roda de conversa utilizaremos as “caixas didáticas: Brinquedos e Brincadeiras” para que as crianças passem a observar diferentes imagens de brinquedos ou brincadeiras relacionando as mesmas com a tela Crianças na Praça de Ivan Cruz. Em seguida destacaremos a ficha com a brincadeira e com o brinquedo “Bambolê, dialogaremos sobre o brinquedo, sua história e regras da brincadeira. Então apreciaremos a tela que leva este nome composição também do artista plástico Ivan Cruz.



Segundo Momento: Após apreciarmos as telas, nos dirigiremos até a parede que contém o desenho com as casas das obras de Ivan Cruz e reproduziremos a tela Bambolê realizando os movimentos das crianças representadas na obra de arte.

Terceiro Momento: Ainda no pátio externo distribuiremos o brinquedo para que realizem tentativas de  de bambolear, com o brinquedo em diferentes partes do corpo (cintura, perna, braço, pescoço) imitando os movimentos das professoras. Em seguida exploraremos noções de espaço: dentro, fora, ao lado, bambolê para cima e etc



Quarto Momento: Assistiremos ao vídeo clipe do grupo Palavra Cantada- Planta Bambolê disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=AzLUrmhBJkA
Bem como vídeos de crianças brincando de bambolear. 


Recursos: bambolês, telas, tv, pen drive, camera fotográfica



Avaliação: Observaremos se as crianças irão seguir os movimento orientados pelas professoras afim de obterem noções de espaço.

CRIANÇAS CONHECENDO A HISTÓRIA DO BRINQUEDO BAMBOLÊ

CRIANÇAS DA TURMA DE 2 ANOS BRINCANDO DE DENTRO E FORA E REALIZANDO OUTROS MOVIMENTOS SOLICITADOS PELA PROFESSORA

Plano 3


Área de conhecimento: Linguagem corporal e Conhecimento matemático

Conteúdos:  * Jogos cooperativos
   *Figuras geométricas

Objetivos: *Desenvolver com as crianças jogos cooperativos, explicando a elas que nestes jogos todos tem um objetivo comum.
*Favorecer vivências como quebra cabeça Tangram.

Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com jogo da memória

Primeiro Momento: Organizados na colcha roda de conversa apresentaremos a caixa didática “figuras geométricas”, dialogaremos sobre as figuras e relacionaremos a elementos presentes em nosso ambiente, distribuiremos o quebra cabeça tangram e após classificarmos as formas tentaremos montar diferentes figuras.

Segundo Momento: Novamente observaremos a tela “Bambolê” e relacionaremos o brinquedo a forma que possui. Nos direcionaremos ao pátio externo e brincaremos de um jogo cooperativo que possui as seguintes regras: formaremos uma roda com as crianças de mãos dadas com o bambolê entre os braços de dois alunos terão que passar o bambolê sobre o corpo sem soltar as mãos.

Terceiro Momento: Organizados na colcha roda de conversa apresentaremos a ficha do jogo “Basquete” que contém na caixa didática “Brincadeiras” e dialogaremos sobre a brincadeira, sua história, como se brinca, e regras do jogo. Em seguida nos direcionaremos até o gramado do cmei e amarraremos o bambolê em uma árvore, o qual será a tabela do jogo e tentaremos lançar a bola e brincar de basquete.

Quarto Momento: No pátio externo brincamos de coelinho sai da toca e amarelinha  utilizando o bambolê para isso, então apresentaremos o poema “Bambolê” do livro Brincantes poemas de César Obeid e após sua leitura iremos ilustrar o poema com um lindo desenho.

Recursos: tela, TV, pen drive, câmera fotográfica, caixa didática, colcha roda de conversa, imagens

Avaliação: Dar se-á através da observação das tentativas das crianças desenvolverem o jogo cooperativo Passando o bambolê e durante  as brincadeiras como o quebra cabeça tangram.

CRIANÇAS RECONHECENDO AS FIGURAS GEOMÉTRICAS

CRIANÇAS DA TURMA DE 3 ANOS BRINCANDO COM JOGO COOPERATIVO

BRINCADEIRA DE COELINHO SAI DA TOCA

BRINCANDO DE AMARELINHA



PARA EXPOSIÇÃO DAS FOTOS INSPIRADAS NA TELA DE IVAN CRUZ E OPORTUNIZAR AOS PAIS CONHECEREM MAIS UMA OBRA DE ARTE DO AUTOR, BEM COMO RELEMBRAR BRINCADEIRAS DE SUA INFÂNCIA, ENCAPEI UM BAMBOLÊ E NO MESMO COLEI AS FOTOS, E DISPUS EM VÁRIOS AMBIENTES DA INSTITUIÇÃO

Enunciado: CONHECEMOS O BRINQUEDO "BAMBOLÊ", E SUAS HISTÓRIA, REALIZAMOS DIFERENTES VIVÊNCIAS COM O MESMO, COMO: TENTATIVAS DE BAMBOLEAR, COELINHO SAI DA TOCA, AMARELINHA E UM JOGO COOPERATIVO COM REGRAS, APÓS APRECIARMOS A TELA DESTA BRINCADEIRA DO EXPOENTE DAS ARTES PLÁSTICAS IVAN CRUZ REGISTRAMOS COM FOTO NOSSOS MOVIMENTOS INSPIRADOS NA OBRA DE ARTE.

Plano de trabalho elaborado por: Marcela de Lima Correa
       

3 comentários:

  1. gostei muito de utilizar bamboles nas brincadeiras e jogos cooperativos

    ResponderExcluir
  2. Amei essa sequencia didática com o brinquedo bambolê. Parabéns!

    ResponderExcluir