domingo, 18 de agosto de 2019

Educação Infantil: Plano de trabalho com a Boneca Abayomi

Plano 1

Área de conhecimento:  Arte e Linguagem Oral e Escrita

Conteúdos: * Elaboração de produções artísticas: Modelagem em tecido
         * Gêneros musicais de diferentes estilos épocas e cultura (Nacionais e Internacionais)
               * Oralidade

 Objetivos: * Conhecer a boneca "Abayomi"
                   * Acompanhar com banda rítmica a música "África"
                   * Favorecer o diálogo entre eles e a professora

Desenvolvimento

Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa para assistirmos a vídeos informativos que contam a história das bonecas "Abayomi", em seguida utilizando a caixa didática "Brinquedos" observaremos a ficha da boneca africana. Então manusearemos uma boneca que fora elaborada pela professora e destacaremos suas características (cor, material), apontaremos suas partes (cabeça, tronco e membros). E conheceremos o significado da palavra "Abayomi".

Segundo Momento: Na área externa escutaremos a música "África"- Palavra Cantada, em seguida realizaremos tentativas de acompanhar a música com os instrumentos da Banda rítmica

Terceiro Momento: Observaremos a professora elaborar uma boneca Abayomi e com o auxílio da mesma confeccionaremos nossa boneca


Quarto Momento: Brincaremos de ninar, vestir, alimentar e outras brincadeiras com nossa Abayomi.

Recursos: tecidos, tesouras, pen-drive,tv, rádio, caixa didática, banda rítmica, fichas.

Avaliação: Se dará durante a observação das tentativas de acompanhar a música com a banda rítmica.


História da Bonecas Abayomis (Clique aqui)
Vídeo com a história da boneca "Abayomi" (Clique aqui)
Video "Como fazer a Boneca Abayomi" (Clique aqui)
Abayomi- Significado e como fazer  (Clique aqui)
Vídeo clipe- "África" Palavra Cantada (Clique aqui)






Plano 2

Área de conhecimento:  Linguagem Corporal e Linguagem Oral e Escrita

Conteúdos: * Jogos rítmicos/ Brincadeiras cantadas: Escravos de Jó
         * Articulação correta de palavras

 Objetivos: Conhecer a brincadeira Kakopi (Uganda)
                   * Relacionar a boneca Abayomi ao personagem da história

Desenvolvimento

Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa para ouvirmos a história: "Pretinho, meu boneco querido" de Maria Cristina Furtado. Após esse momento realizaremos um diálogo destacando as características do boneco (cor, material e etc) e relacionaremos as da boneca Abayomi, destacando também suas origens.

Segundo MomentoNa área externa da instituição apresentaremos através da caixa didática "Brincadeiras", a brincadeira: "Kakopi (Uganda)", explicando ao grupo suas regras, maneira de brincar e sua origem, que também é africana.

modo de brincar: Todos os que irão participar da brincadeira, com exceção do líder, sentam-se em uma linha reta ou em circulo com suas pernas estendidas e cantam. Enquanto estão cantando o líder aponta para cada uma das pernas das crianças. Quando a música acaba o líder está apontando para a perna de uma criança, esta deve dobrar a perna. Quando ambas as pernas de uma criança devem ser dobradas ela está fora. O último a ficar com uma perna estendida ganha. Podemos usar músicas animadas do cancioneiro afro-brasileiro para dar mais ritmo a brincadeira.

Terceiro Momento: Realizaremos a brincadeira "Escravos de jó" utilizando a boneca "Abayomi" como objeto de troca na brincadeira de roda que também tem suas origens na cultura africana.


Quarto Momento: Uma da professoras se caracterizará na frente das crianças de boneca "Abayomi", as mesmas poderão vesti-la com tecidos coloridos e floridos, relembraremos sua história, características e origem, então dançaremos ao som do cd que acompanha o livro que fora apresentado anteriormente- "Pretinho, meu boneco querido"- tais canções com ritmos africanos.

Recursos: cd, rádio, livro, tecidos, maquiagem, caixa didática.

Avaliação: Se dará durante a observação do grupo se assimilaram as regras da brincadeira Kakopi realizando tentativas dos movimentos corporais que são executados na brincadeira.


"Pretinho meu boneco querido" Conta e Reconta (clique aqui)
Vídeo com história e músicas do livro "Pretinho me boneco querido"(clique aqui)


SINOPSE: Tudo começa no aniversário de 8 anos de Nininha, quando ganha de presente um boneco negro como ela. Logo que chega, Pretinho tem de lidar com o ciúme e com o preconceito dos demais bonecos, que não o aceitam pelo fato de ele ser negro. Com novo projeto gráfico e novas ilustrações, essa comovente história ajuda a discutir o preconceito racial e faz refletir sobre como são infundadas todas as formas de discriminação.















6 comentários:

  1. Se fantasiar de pessoa negra não é legal. O restante do trabalho é bem bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A proposta não era se fantasiar de alguém negro, era se fantasiar da boneca Abayomi, se você olhar os outros planos a professora pinta a cara de BRANCA, para se fantasiar de boneca Emília

      Excluir
  2. Black face é o nome dado ao ato de se fantasiar de pessoa negra.

    ResponderExcluir
  3. Não ficou legal, leia sobre o assunto e verá que não deve se fantasiar de pessoa negra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada por esclarecer, a proposta nunca foi discriminação, foi vista como uma maneira ingênua de se caracterizar da boneca, porque se vc observar os outros planos a professora se caracteriza de Emília, e pinta a cara de branca, mas para evitar transtornos e desintendimentos, se estou magoando alguém, peço minhas sinceras desculpas e irei apagar as fotos.

      Excluir