Denise com gato-1960/ Lunna com gato 2018
Área de conhecimento: Arte; Natureza e sociedade.
Conteúdos:
*Elaboração
de produções artísticas envolvendo: Colagens;
*Ecossistema
e biodiversidade: Seres vivos, suas características e necessidades vitais,
conhecimento dos cuidados necessários com pequenos animais
Objetivos:
· Obter noção sobre os cuidados com o animal GATO
destacado na tela: Denise com gato de Cândido Portinari;
· Através de colagem compor no caderno a figura de um
gato, utilizando palitos de sorvete.
Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com jogos da memória de
brinquedos
Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa e
observaremos a imagem do pintor Cândido Portinari, perguntaremos
quem reconhece o artista, relembraremos que é o autor da tela “Menino
com pião” a qual conhecemos em semanas anteriores, então destacaremos
alguns fatos sobre a biografia do mesmo. Em seguida apresentaremos para as
crianças a tela “Denise com gato- 1960” e dialogaremos sobre
os elementos presentes na mesma, chamaremos a atenção para o animal e em
seguida observando a tela desse mesmo expoente “Roda Infantil – 1932” realizaremos
a brincadeira de roda “Atirei o pau no gato”.
Segundo Momento: Apresentaremos a caixa didática “Animais” e
através da ficha conheceremos diferentes características do animal GATO e após
receberemos a visita de um animal de verdade, poderemos observar seu pelo e
acariciá-lo com cuidado, durante este momento dialogaremos com as crianças
sobre os cuidados que devemos ter com o mesmo. Perguntaremos se alguém possui o
felino em casa e qual o nome do animalzinho de estimação.
Terceiro Momento: Apresentaremos vídeos com curiosidades e diferentes
raças de gatos, seus hábitos, habitat e diferentes sons que ele reproduz como
Ronronar e miar. Assistiremos também o clip da música de Vinicius de
Moraes O gato.
Quarto Momento: Em sala utilizando o caderno de desenho
disponibilizaremos palitos de sorvete e demonstraremos para às crianças como
montar um gato utilizando os mesmos. Cada um irá montar um gato e colar em seu
caderno e com o lápis de cor desenhar o rosto e o habitat do animalzinho
Recursos: caixa didática animais, TV, caderno de
desenho, lápis de cor, palitos de sorvete, cola, pen-drive, imagens, jogo da
memória
Avaliação: Se dará através da observação do interesse
apresentado e os relatos feitos pelas crianças sobre os cuidados que são
necessários com os seres vivos.
“Denise com gato- 1960”
CANDIDO PORTINARI
|
Não coloquei no planejamento, mas e uma sugestão de livro para o trabalho com o grupo e logo após realizar a pintura facial do animalzinho nas criança |
Outra atividade bem produtiva e que estimula criatividade, psicomotricidade e muito mais são os legos. Foi bem interessante ver as crianças conseguirem montar um gato com esse jogo. |
Plano 2
Área de conhecimento: Matemática e Linguagem Corporal
Conteúdos: * Figuras
geométricas
* Jogos tradicionais: Jogos de
percepção/salão: quebra-cabeça
(Tangram)
Objetivos: *
Reconhecer e classificar figuras geométricas
* Realizar movimentos
que exigem motricidade fina
Desenvolvimento:
Recepcionaremos as crianças com blocos lógicos.
Primeiro
Momento: Nos organizaremos na
colcha roda de conversa para assistirmos a apresentação da história musicada O
gato Xadrez de (Elvira Drummond), será utilizado fantoches durante este
momento. Em seguida apresentaremos uma ficha com várias imagens de gatos
montados com “Tangram”, explicaremos
o que é este material e destacaremos as figuras geométricas que nele contém. No
caderno de desenho cada criança irá tentar montar um gato xadrez com o mesmo, a
posição será de sua preferência a partir das várias possibilidades que observou
com o tangram.
Segundo
Momento: Apresentaremos
a caixa didática “Figuras geométricas” e
destacando o retângulo e suas características pediremos que as crianças observem a tela “Denise com gato- 1960”(Candido Portinari) e
relatem se encontram triângulos na mesma. Em seguida distribuiremos papéis
cartões contornados com triângulos e solicitaremos que as crianças realizem
tentativas de recortá-los, os mesmos serão colados em uma cartolina formando um
mosaico, para ser o fundo da foto inspirada na tela da neta de Portinari.
Terceiro
Momento: Apresentaremos
a caixa didática “Brinquedos” e
observaremos a ficha de ursos de pelúcia, e então cada criança poderá
apresentar seu urso de pelúcia, que foi solicitado aos pais através de bilhetes
no dia anterior. Observaremos se alguma criança trouxe um gato de pelúcia, e em
seguida brincaremos com os ursinhos.
Quarto
Momento: Utilizaremos
o gato de pelúcia trazido por alguma das
crianças e a cartolina que montamos o mosaico no momento anterior para tirarmos
uma foto inspirada na tela “Denise com
gato- 1960”
Recursos: cartolina,
cola, papel cartão, tesoura, ursos, tela, tecido, fantoches, colcha roda de
conversa, caixas didáticas
Avaliação: Se
dará através da observação do interesse apresentado nas vivências organizadas,
ao realizar tentativas de montar o gato com o tangram e identificar as figuras
geométricas
"Era uma vez, um gato xadrez.
Se querem conhecer… conto a história pra vocês.
Sua mãe era uma gatinha, branca da cor de farinha.
Seu pai um gato grandão, preto da cor de carvão.
E quando nasceu o gatinho pra não ter confusão.
Não era da cor de farinha, nem era da cor de carvão.
A natureza que é sabia, vejam o que foi dessa vez,
o gato nasceu branco e preto, o gato nasceu xadrez."
O gato Xadrez de (Elvira Drummond)
"Era uma vez, um gato xadrez.
Se querem conhecer… conto a história pra vocês.
Sua mãe era uma gatinha, branca da cor de farinha.
Seu pai um gato grandão, preto da cor de carvão.
E quando nasceu o gatinho pra não ter confusão.
Não era da cor de farinha, nem era da cor de carvão.
A natureza que é sabia, vejam o que foi dessa vez,
o gato nasceu branco e preto, o gato nasceu xadrez."
Confeccionei os fantoches com caixa de leite, e tampas de amaciante para os olhos, adaptei a ideia de outro blog, ficaram lindos... |
TANGRAM
Tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Não se sabe exatamente quando o jogo surgiu, embora exista uma lenda sobre tal criação. Segundo a mesma, um imperador chinês quebrou um espelho, e ao tentar juntar os pedaços e remontá-lo, percebeu que poderia construir muitas formas com seus cacos.
De qualquer forma, o tangram é jogado há séculos em todo o Oriente. De lá, o quebra-cabeça chinês se espalhou por toda a Ásia, Europa e Estados Unidos, tendo sido, inclusive, fonte de inspiração para a criação de muitos outros tipos de brinquedos.
O tangram não exige grandes habilidades dos jogadores; basta ter criatividade, paciência e tempo. Durante o jogo, todas as peças devem ser utilizadas; além disso, não é permitido sobrepor nenhuma peça.
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/tangram.htm
As crianças tiveram muita facilidade em formar as figuras |
Tirando a foto e utilizando como fundo o mosaico de figuras geométricas confeccionado pelo grupo de crianças |
Apos apresentarmos a historia do gato xadrez para as criancas pequenas disponibilizamos carvao e solicitamos que tentassem pintar os pratos de papelão . |
Em seguida utilizamos os mesmos para a confecção destes lindos gatinhos |
Plano 3
Área de conhecimento: Arte; Linguagem Corporal.
Conteúdos:
· Elaboração de produções artísticas envolvendo: Escultura e colagem;
· Jogos com materiais e equipamentos: Cama de Gato.
Objetivos:
· Conhecer e brincar com a brincadeira “Cama de Gato”;
· Realizar esculturas com materiais disponibilizados pela professora.
Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com o quebra cabeça Tangram instigando as crianças á montar diferentes figuras.
Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa e realizaremos diálogos relembrando fatos da biografia do artista plástico Ivan Cruz e sobre as suas telas que pertencem a série “Brincadeiras de crianças” para este momento utilizaremos o livro “Folclorices de Brincar“ de Mércia Maria Leitão e Neide Duarte. Em seguida observaremos a tela “Cama de gato” que também faz parte da série pintada pelo expoente. Perguntaremos se alguma criança sabe o nome daquela brincadeira, se já brincou alguma vez de tal. Para obterem noções de como se brinca e das regras da brincadeira iremos utilizar a ficha da “caixa didática” (brincadeiras).
Segundo Momento: Logo após nos encaminharemos a videoteca para assistirmos o vídeo: “Como brincar de cama de gato? - Educar para Crescer” (https://www.youtube.com/watch?v=WPG3bHakrxg), em seguida nos encaminharemos a área externa da instituição e disponibilizaremos pedaços de barbantes e em duplas iremos ajudar as crianças a realizarem a brincadeira apresentada então relembrando a tela de Ivan Cruz iremos tirar uma foto representando a mesma sentados em um banco e diante de uma parede pintada com os elementos que compõem a obra de arte. Os mesmos barbantes serão enviados para casa e as crianças serão incentivadas a apresentarem a possibilidade dos familiares relembrarem a brincadeira. Enviaremos também um bilhete solicitando que os pais fotografem esse momento com seus filhos e nos enviem por WhatsApp para realização de uma montagem com a imagem da tela, a foto inspirada na mesma e a que sera tirada com os familiares, para uma futura exposição no patio da instituição.
Terceiro Momento: Assistiremos ao vídeo clip da canção “História de uma gata” de Chico Buarque (https://www.youtube.com/watch?v=u07Td4VPWgA) a qual faz parte do nosso patrimônio histórico cultural.
Quarto Momento: Utilizaremos papel cartão colorido e demonstraremos para as crianças como realizar a dobradura para formar o rosto de um gato então para representar o corpo do animal iremos utilizar o carimbo das mãos.
Recursos: Caixa didática, papel cartão, caderno de desenho, tinta, cola, tesoura, tela, livros, pen-drive, barbante, TV.
Avaliação: Se dará através da observação se o grupo assimilou as regras da brincadeira e realizou tentativas de brincar de cama de gato.
Em um painel realizamos a exposição das fotos no saguão de nossa instituição, possibilitando que os pais pudessem apreciar esse lindo trabalho ao qual também puderam fazer parte |
Parabéns! Amei o trabalho! Serviu de base para trabalhar com minha turminha...
ResponderExcluir