quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Educação Infantil: Recurso didático: Caixa de Pesquisa de Ruth Rocha

O trabalho com este recurso favorece a ampliação do vocabulário e o desenvolvimento de outras funções psicológicas superiores como a criação, a inteligência, a memória, a atenção, a concentração, a imaginação, bem como o desenvolvimento pelas crianças de condutas como saber esperar para falar, apreciar elaborações aprimoradas, desenvolver o senso estético e o espirito coletivo e solidário.
Constitui-se em um recurso que possibilita ao professor realizar intervenções pedagógicas à partir do estudo detalhado da vida e obra de expoentes da Literatura, das Artes, da Música e etc, através de pesquisas e leituras.
Para iniciar a composição deste material deve-se fazer uma pesquisa detalhada sobre o autor definido, com materiais afetos ao mesmo: imagens, aspectos biográficos, dados da obra, textos, poemas, histórias, entrevistas, entre outras.
As fotos apresentam a composição de uma caixa inspirada na escritora Ruth Rocha, foi elaborada com muito capricho pela professora Ana Rosa Palheiro.
A idealizadora deste recurso é a Professora Doutora Marta Chaves.


Ao abrir a caixa, esta evoca a obra do autor, a partir de um elemento surpresa, o qual precisa ser criado com base em estudos da biografia, um dos livros ou poema do expoente estudado. No caso aqui a estampa do tecido para encapar a caixa foi escolhido com figuras de elementos da praia, que lembram o mar, o elemento surpresa é uma concha e uma cadeira de balanço. Ruth quando criança mudou-se para o litoral por orientação médica devido a problemas respiratórios. A cadeirinha é porque ela gosta de se sentar nela para contar histórias aos netos, ou em escolas e bibliotecas que faz oficinas.



No interior da caixa devem ser acondicionado os materiais elaborados e sistematizados nos estudos realizados. Deve conter: Objetos relacionados ao autor, cartões com fotos, texto ou livreto sobre a obra e sua vida, a partir de temas como: infância, livros, viagens amigos, família e outros.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário