* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* Corpo, gestos e movimentos
*Espaços, tempo, quantidades, relações e transformações
SABERES E CONHECIMENTOS:
*Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas
*Fenômenos naturais: luz solar, vento, chuva
OBJETIVOS:
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
*Brincar nos espaços externos com objetos não estruturáveis, vivenciando suas possibilidades de movimentos.
*(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva, etc).
*Participar de momentos que sinta a presença do vento
DESENVOLVIMENTO:
PROPOSTA 1: Propor aos familiares que realizem brincadeiras com sacolas plásticas, orientandos-os a unirem as alças da sacola e amarrarem com barbante e disponibilizarem para a criança brincar com a mesma, percorrendo um espaço de um lado para o outro e observando o efeito do ar na sacola.
Orientar aos familiares no cuidado com essa vivência pois a criança pode colocar a sacola na cabeça e se sufocar.
PROPOSTA 2: O adulto deverá dialogar com a criança sobre a existência do vento e poderá proporcionar momentos onde a criança consiga percebê-la, como por exemplo: a criança soltar a sacola no vento e observar até onde o mesmo a leva.
Orientar através de áudio que não se pode deixar lixo jogado na rua, principalmente sacolas que demoram a se decompor.
AVALIAÇÂO:
Se dará mediante a observação dos relatos e registros dos familiares se a criança irá brincar com a sacola percorrendo o espaço, observando e sentindo o vento.
REFERÊNCIAS:
Referencial Curricular do Paraná
RECURSOS:
Sacola de plástico, barbante
Plano de trabalho elaborado pelas professoras: Fran Ilhéio e Patricia Primo
Nenhum comentário:
Postar um comentário