* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
Este plano de trabalho é continuação do plano com atividade que contêm linguagem matemática (clique aqui)
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
*O eu, o outro e o nós
*Corpo, gestos e movimentos
SABERES E CONHECIMENTOS:
*Características físicas: semelhanças e diferenças.
*Suportes, materiais e instrumentos para desenhar, pintar, folhear
OBJETIVOS:
*(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características diferentes, respeitando essas diferenças.
*Perceber suas características físicas e as do outro
*(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros
*Realizar tentativas de elaborar dobradura e desenho
DESENVOLVIMENTO:
PROPOSTA 1: Enviaremos um áudio com a imagem do Saci Pererê, onde dialogaremos com as crianças relembrando a história de Tatiana Belinky e a música inspirada na mesma, então enviaremos um vídeo que apresenta a Lenda do Saci Pererê
PROPOSTA 2: Solicitaremos que a criança se dirija até um espelho e observe sua imagem, se descreva e oralize sobre a diferença de suas características e as da imagem do saci que observaram anteriormente. Explicaremos através de áudio que as pessoas possuem características diferentes e devemos respeitar essas diferenças.
PROPOSTA 3: Apresentaremos a possibilidade da elaboração da dobradura de um saci através de um vídeo. As crianças serão incentivadas a realizar tentativas de elaborar a dobradura, desenhar o corpo do saci e o ambiente que ele vive baseado na lenda que assistiram. Será solicitado que se possível os familiares nos enviem registros destes momentos através de áudio, foto ou vídeo.
AVALIAÇÃO:
Se dará mediante a observação dos registros enviados pelos familiares dos momentos de observação e percepção de características físicas, das tentativas de elaborar a dobradura e desenho.
RECURSOS DIDÁTICO:
celular, rolos de papel higiênico, caixa de sapato, cartolina colorida, tampas de garrafa, cola, tesoura
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Organização Curricular da Educação Infantil
Plano de trabalho elaborado por Marcela de Lima Correa
Nenhum comentário:
Postar um comentário