* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
Confiram os planos anteriores e posteriores a este com os diferentes propostas de vivências, a partir dos personagens do Sítio do Pica pau Amarelo.
PLANO 1:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SABERES E CONHECIMENTOS:
* PLANTAS, SUAS CARACTERÍSTICAS E HABITAT.
OBJETIVOS:
* (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
*OBSERVAR E TER CONTATO COM PLANTAS QUE SERVEM COMO ALIMENTOS(MILHO)
DESENVOLVIMENTO:
INICIAREMOS NOSSAS VIVÊNCIAS REALIZANDO A LEITURA DA HISTÓRIA A “GALINHA RUIVA” DE INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN, EM SEGUIDA NO ESPAÇO EXTERNO ORGANIZAREMOS AS CRIANÇAS PARA UMA RODA DE CONVERSA SOBRE O ALIMENTO “ MILHO”, CONTAREMOS QUE O MILHO É UM CEREAL CULTIVADO EM GRANDE PARTE DO MUNDO E EXTENSIVAMENTE UTILIZADO COMO ALIMENTO HUMANO OU PARA RAÇÃO ANIMAL DEVIDO ÀS SUAS QUALIDADES NUTRICIONAIS. TAMBÉM O RELACIONAREMOS COM O PERSONAGEM “VISCONDE DE SABUGOSA” DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO, DESTACANDO SUAS CARACTERÍSTICAS, MATERIAL QUE ELE É FEITO. APRESENTAREMOS UM MILHO COM CASCA PARA QUE O OBSERVEM E REALIZEM A ASSOCIAÇÃO COM O PERSONAGEM. APÓS ESTE MOMENTO DISPONIBILIZAREMOS UM CESTO COM MILHOS PARA QUE O GRUPO DE CRIANÇAS O EXPLOREM E REALIZEM TENTATIVAS DE OS DESCASCAR. CONVERSAREMOS QUE OS MILHOS DESCASCADOS SERÃO UTILIZADOS EM UMA RECEITA NO DIA SEGUINTE E O SABUGO SERÁ GUARDADO PARA CONSTRUÇÃO DO VISCONDE EM OUTRO MOMENTO.
RECURSOS: COLCHA RODA DE CONVERSA, LIVRO, CESTO, MILHO
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS SE AS CRIANÇAS RECONHECEM O ALIMENTO MILHO NA HISTÓRIA E AO EXPLORAR O MESMO, BEM COMO SE FAZEM ASSOCIAÇÃO COM O PERSONAGEM VISCONDE.
PLANO 2:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SABERES E CONHECIMENTOS:
* GÊNEROS E SUPORTES DE TEXTOS.
* CONTAGEM ORAL.
OBJETIVOS:
* (EI02EF07) MANUSEAR DIFERENTES PORTADORES TEXTUAIS, DEMONSTRANDO RECONHECER SEUS USOS SOCIAIS.
* PARTICIPAR DE EXPERIÊNCIAS QUE UTILIZEM COMO RECURSO OS PORTADORES TEXTUAIS COMO FONTE DE INFORMAÇÃO: RECEITA
* CONHECER DIFERENTES PORTADORES TEXTUAIS, BUSCANDO FAZER USO DELES SEGUNDO SEUS USOS SOCIAIS.
* (EI02ET08) REGISTRAR COM NÚMEROS A QUANTIDADE DE CRIANÇAS (MENINAS E MENINOS, PRESENTES E AUSENTES) E A QUANTIDADE DE OBJETOS DA MESMA NATUREZA (BONECAS, BOLAS, LIVROS ETC.)
* PARTICIPAR DE SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM O REGISTRO DE QUANTIDADES DE FORMA CONVENCIONAL E NÃO CONVENCIONAL EM JOGOS, BRINCADEIRAS E SITUAÇÕES DO COTIDIANO.
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DA ROTINA RELEMBRAREMOS COM AS CRIANÇAS SOBRE A HISTÓRIA “A GALINHA RUIVA” E OS MILHOS DESCASCADOS ANTERIORMENTE OS QUAIS SERÃO UTILIZADOS NA RECEITA. EM SEGUIDA APRESENTAREMOS A RECEITA E JUNTAMENTE COM AS CRIANÇAS ELABORAREMOS UM CARTAZ COM A RECEITA “PAMONHA DE FORNO SALGADA” A QUAL AS COZINHEIRAS IRÃO PREPARAR PARA TODOS DEGUSTAREM NO JANTAR DO CMEI. IREMOS EXPLORAR O CARTAZ, CONTAR OS INGREDIENTES, OBSERVAR OS UTENSÍLIOS UTILIZADOS, OS RÓTULOS E CONHECER CADA INGREDIENTE.
EM SEGUNDO MOMENTO ORGANIZAREMOS UM CANTO PARA QUE BRINQUEM COM ELEMENTOS DE CASINHA E UM FAZ DE CONTA DE PREPARAR RECEITAS.
RECURSOS: LIVRO, CARTAZ, MILHO, BRINQUEDOS DE CASINHA DIVERSOS.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: SERÁ MEDIANTE A LEITURA DA RECEITA E CONSTRUÇÃO DO CARTAZ, NO INTERESSE PELO GÊNERO TEXTUAL APRESENTADO, E A PARTICIPAÇÃO NA COMPOSIÇÃO DO CARTAZ, NA CONTAGEM E ORGANIZAÇÃO DOS ELEMENTOS.
Não deixem de apreciar o post de fechamento dos planos a partir da Obra de Monteiro Lobato. Clique aqui e aprecie nossa encantante apresentação cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário