segunda-feira, 7 de maio de 2018

Educação Infantil: Planos de trabalho com o brinquedo PETECA, inspirado em telas de Ivan Cruz e Portinari

Plano 1
Jogando peteca- Ivan cruz


Área de conhecimento:  Linguagem oral e escrita e Arte

Conteúdos: * Escrita: algumas palavras
                        *Jogos dramáticos: Brincadeiras de dramatização

Objetivos: * Durante situação de brincadeira realizar tentativas de escrever uma palavra
                        * Brincar utilizando o recurso fantoche para dramatizar cenas do vídeo da história em quadrinhos.

Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com fantoches

Primeiro Momento: Assistiremos em vídeo a história em quadrinhos “Peteca” disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=HhPuF0_Yv3k, após esse momento organizados na colcha roda de conversa iremos apresentar a biografia do cartunista Mauricio de Sousa e sua imagem. Também iremos conhecer a história dos gibis (história em quadrinhos)

Segundo Momento: Distribuiremos gibis para realizarmos pseudoleitura. Os mesmo serão enviados para casa juntamente com um bilhete solicitando que os pais os leiam para seus filhos e tirem uma foto para registrar este momento e nos enviem por mensagem.

Terceiro Momento: No caderno de linguagem iremos realizar tentativas de escrever a palavra “PETECA”

Quarto Momento: Utilizando diferentes fantoches realizaremos tentativas de dramatizar na boca de cena algumas cenas do episódio.


Recursos: gibis, fantoches, boca de cena, biografia, imagens, caderno de linguagem, cola, lápis, TV pen drive

Avaliação: Se dará através da observação dos relatos que as crianças apresentarem durante os diálogos na colcha roda de conversa e nas dramatizações com fantoches na boca de cena.


Envolver os pais nas vivências é muito prazeroso para nós educadores, mas para eles e as crianças também
       

Biografia Mauricio de Sousa

História das Histórias em quadrinhos

História em quadrinho no Brasil

Plano 2

Área de conhecimento:  Linguagem oral e escrita e linguagem corporal
Conteúdos: * Oralidade
                        *Jogos tradicionais: Jogos de atirar: PETECA

Objetivos: * Realizar diálogos afetos a biografia de Ivan Cruz as características do brinquedo PETECA e as regras da brincadeira
                        * Brincar com peteca

Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com quebra cabeça

Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa e apresentaremos ao grupo de crianças a tela “Jogando peteca” do artista plástico Ivan Cruz, de inicio não revelaremos quem a pintou, perguntaremos se alguém reconhece quem pode ser artista que a fez, destacando as características da mesma (as casas, ao crianças sem rosto, e a tela ser de uma brincadeira), em seguida relembraremos fatos marcantes da biografia do expoente. Então dialogaremos sobre o brinquedo que aparece na pintura, perguntaremos se alguém sabe o nome do mesmo, se tem em casa, se já brincaram com ele.

Segundo Momento: Nos encaminharemos até a sala de vídeo e assistiremos a vídeos que apresentam crianças brincando com peteca disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=rPoMWKDy_ws
Também ao vídeo do quintal da cultura apresentando o brinquedo:
https://www.youtube.com/watch?v=6wuyyeQsLoo


Terceiro Momento: Na área externa da instituição apresentaremos a ficha técnica com as características e história do brinquedo utilizando a caixa didática “Brinquedos” logo após disponibilizaremos a caixa surpresa, primeiramente solicitaremos que cada criança coloque a mão na caixa sem tirar o objeto de dentro e nos relate as características do que apalpou e em seguida apresentaremos o brinquedo. Cada criança receberá uma peteca e tentará lançá-la pela base corretamente.

Quarto Momento: Em sulfite apresentaremos a tela Brincando de peteca somente em desenho, e então vamos colori-la.
Na saída conforme os pais cheguem para buscar as crianças, os convidaremos a se dirigirem até a parede que contém os desenhos das casas das telas da série brincadeiras de crianças de Ivan Cruz para que possamos registrar este momento com foto inspirados na tela.

Recursos: caixa didática, caixa surpresa, peteca, TV, pen drive, tela, câmera fotográfica, lápis de cor, sulfite

Avaliação: Se dará através da observação dos diálogos afetos a biografia de Ivan Cruz as características do brinquedo PETECA e as regras da brincadeira e se realizaram tentativas de lançá-los corretamente pela base


Essa foto foi tirada com cada pai mãe ou familiar de todas as crianças da instituição brincado com seu filho


Para a exposição destas fotos, juntamente com as crianças compomos um cartaz com o desenho da mesma tela "Jogando Peteca", desta vez utilizamos a área exterior da instituição chamando assim a atenção de toda a comunidade, desta forma estamos cada vez mais incluindo e trazendo os familiares para o ambiente escolar e acima de tudo incentivando o apreço a arte!

Separamos por turma e colamos a foto de cada criança com seu familiar, no cartaz há também a biografia de Ivan Cruz no mesmo




Ao nos dirigirmos até a área externa da instituição e as crianças verem o cartaz ficaram muito entusiasmados e procurando a própria foto, quando os familiares chegaram buscá los os mesmos os levaram para poderem apreciar o cartaz



Plano 3

Área de conhecimento:  Linguagem corporal
Conteúdos: *Desenvolvimento e ampliação das habilidades físicas e motoras de locomoção, manipulação e estabilização: LANÇAR
                        *Leitura de Imagem: Conhecimento e descrição

Objetivos: * Brincar de TOBDAÉ
            *Identificar elementos presentes numa obra

Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com jogo da memória de brinquedos

Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa e apresentaremos as telas: “Mestiço -1934” e “Descobrimento do Brasil - 1956” do artista plástico Cândido Portinari, primeiramente relembraremos alguns fatos marcantes da biografia do pintor Cândido Portinari, em seguida realizaremos diálogos sobre o que se apresenta nas imagens, (Índio) e o apontaremos como sendo o precursor do brinquedo “PETECA”, também salientaremos que são os primeiros habitantes do nosso país, realizaremos então uma síntese do livro “Etnias e Cultura” de Nereide Schilaro Santa Rosa onde encontramos a história de nossas origens. Em seguida distribuiremos as petecas para as crianças brincarem livremente.

Segundo Momento: Nos direcionaremos até a TV para assistirmos vídeos que mostram a origem da peteca, disponível em:
Logo após observaremos o vídeo “Os Indígenas- Raízes do Brasil, disponível em:
Também a confecção do brinquedo em palha, como as originais feitas pelo índio, disponível em:

Terceiro Momento: Organizados na colcha roda de conversa distribuiremos palhas para que as crianças possam manusear e utilizaremos uma espiga de milho para mostrarmos de onde a mesma vem. Em seguida confeccionaremos uma peteca de palha, como mostrado em vídeo, para que as crianças possam manusear e tentar arremessá-las.

Quarto Momento: Utilizaremos a caixa didática “Brincadeiras” e apresentaremos a brincadeira indígena Tobdaé, que é uma espécie da brincadeira queimada, utilizando peteca ao invés de bola, em seguida realizaremos a tentativa da brincadeira.


Recursos: caixa didática, TV, pen-drive, peteca, palha, livro, telas, espiga de milho, jogo da memória

Avaliação: Se dará através da observação dos relatos afetos aos conteúdos apresentados e se realizaram tentativas de brincar de Tobdaé 


Descobrimento do Brasil- 1956 (Candido Portinari)

Mestiço- 1934 (Candido Portinari)
BRINCADEIRA INDIGENA: TOBDAÉ


Plano 4

Área de conhecimento:  Arte e Linguagem Corporal
Conteúdos: *Desenho
                     *Desenvolvimento e ampliação das habilidades físicas e motoras de locomoção, manipulação e estabilização
                       
Objetivos:    *Ampliar o repertório de desenho livre para expressar-se
                        *Brincar de realizar diferentes movimentos com a peteca propostos na música apresentada pela professora
           
Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com quebra cabeça

Primeiro Momento: Organizaremo-nos na colcha roda de conversa e apreciaremos as telas “Mestiço -1934” e “Descobrimento do Brasil - 1956” do artista plástico Cândido Portinari e para relembrarmos fatos da biografia do pintor apresentaremos o livro “Encontro com Portinari” de Rosane Acedo e Cecília Aranha, o qual faz parte da Coleção Encontro com a Arte Brasileira. Para que as crianças possam ter uma noção do tamanho do acervo da obra de Portinari apresentaremos a eles utilizando o notebook o site “Projeto Portinari” disponível em http://www.portinari.org.br/, no mesmo também podemos encontrar muitas curiosidades sobre o artista.

Segundo Momento: Através da caixa didática “Seres Humanos” observaremos imagens de índios e descendentes dos mesmos, relembrando fatos sobre sua origem em outro momento já apresentado. Dialogaremos novamente sobre os brinquedos e brincadeiras que fazem parte de sua cultura, em seguida nos direcionaremos até a área externa da instituição com o brinquedo peteca para brincarmos livremente.

Terceiro Momento: Ouviremos a música de Margareth Darezzo “Peteca” disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Qx1zQbPXV5Q, na mesma sugere-se diferentes movimentos com a peteca na cabeça sem deixá-la cair (andar, correr, pular, dançar) após instigaremos as crianças a tentarem executar tais movimentos

Quarto Momento: Realizaremos a leitura do livro “KabáDarebu de Daniel Munduruku” em seguida as crianças observarão as imagens do mesmo e serão convidados a ilustrar a história.


Recursos: caixa didática seres humanos, notebook, pen-drive, rádio, peteca, quebra cabeça, livros, telas


Avaliação: Se dará através da observação dos relatos afetos aos conteúdos apresentados e da interação durante os movimentos solicitados na música






Outra vivência que realizei em outro momento que também envolve o brinquedo peteca foi o de convidar os familiares para visitarem nossa instituição para um chá, então apresentei  as telas que já havia trabalhado desde o inicio do ano e as imagens dos pintores “Candido Portinari” e ”Ivan Cruz”,  também apresentei o vídeo com o depoimento que recebi de Ivan Cruz, logo após juntos elaborarmos uma peteca, utilizando tnt, jornal e barbante, e convidamos tdos a brincarem de peteca com seus filhos no gramado do CMEI.

Depoimento Ivan Cruz



Compondo uma peteca com recicláveis juntamente com familiares

Crianças brincando com os pais no gramado

Durante o momento da reunião, quando apresentamos o que estamos trabalhando, propiciando cultura aos familiares também.



Plano de trabalho elaborado por:  Marcela de Lima Correa



Nenhum comentário:

Postar um comentário