Jogando peteca- Ivan cruz |
Área de conhecimento: Linguagem oral e escrita e Arte
Conteúdos: * Escrita:
algumas palavras
*Jogos dramáticos:
Brincadeiras de dramatização
Objetivos: *
Durante situação de brincadeira realizar tentativas de escrever uma palavra
* Brincar utilizando o
recurso fantoche para dramatizar cenas do vídeo da história em quadrinhos.
Desenvolvimento:
Recepcionaremos as crianças com fantoches
Primeiro
Momento: Assistiremos em
vídeo a história em quadrinhos “Peteca” disponível
no link https://www.youtube.com/watch?v=HhPuF0_Yv3k, após esse momento
organizados na colcha roda de conversa iremos apresentar a biografia do
cartunista Mauricio de Sousa e sua imagem. Também iremos conhecer a história
dos gibis (história em quadrinhos)
Segundo
Momento: Distribuiremos
gibis para realizarmos pseudoleitura. Os mesmo serão enviados para casa
juntamente com um bilhete solicitando que os pais os leiam para seus filhos e
tirem uma foto para registrar este momento e nos enviem por mensagem.
Terceiro
Momento: No
caderno de linguagem iremos realizar tentativas de escrever a palavra “PETECA”
Quarto
Momento: Utilizando
diferentes fantoches realizaremos tentativas de dramatizar na boca de cena
algumas cenas do episódio.
Recursos:
gibis, fantoches, boca de cena, biografia, imagens, caderno de linguagem, cola,
lápis, TV pen drive
Avaliação: Se
dará através da observação dos relatos que as crianças apresentarem durante os
diálogos na colcha roda de conversa e nas dramatizações com fantoches na boca
de cena.
Biografia Mauricio de Sousa
História das Histórias em quadrinhos
História em quadrinho no Brasil
Plano 2
Envolver os pais nas vivências é muito prazeroso para nós educadores, mas para eles e as crianças também |
Biografia Mauricio de Sousa
História das Histórias em quadrinhos
História em quadrinho no Brasil
Plano 2
Área
de conhecimento: Linguagem
oral e escrita e linguagem corporal
Conteúdos:
* Oralidade
*Jogos tradicionais: Jogos
de atirar: PETECA
Objetivos: * Realizar
diálogos afetos a biografia de Ivan Cruz as características do brinquedo PETECA
e as regras da brincadeira
* Brincar com peteca
Desenvolvimento:
Recepcionaremos
as crianças com quebra cabeça
Primeiro
Momento: Nos organizaremos na
colcha roda de conversa e apresentaremos ao grupo de crianças a tela “Jogando peteca” do artista plástico Ivan Cruz, de inicio não revelaremos
quem a pintou, perguntaremos se alguém reconhece quem pode ser artista que a
fez, destacando as características da mesma (as casas, ao crianças sem rosto, e
a tela ser de uma brincadeira), em seguida relembraremos fatos marcantes da
biografia do expoente. Então dialogaremos sobre o brinquedo que aparece na
pintura, perguntaremos se alguém sabe o nome do mesmo, se tem em casa, se já
brincaram com ele.
Segundo
Momento: Nos
encaminharemos até a sala de vídeo e assistiremos a vídeos que apresentam
crianças brincando com peteca disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=rPoMWKDy_wsTambém ao vídeo do quintal da cultura apresentando o brinquedo:
https://www.youtube.com/watch?v=6wuyyeQsLoo
Terceiro
Momento: Na
área externa da instituição apresentaremos a ficha técnica com as
características e história do brinquedo utilizando a caixa didática “Brinquedos” logo após disponibilizaremos
a caixa surpresa, primeiramente solicitaremos que cada criança coloque a mão na
caixa sem tirar o objeto de dentro e nos relate as características do que
apalpou e em seguida apresentaremos o brinquedo. Cada criança receberá uma
peteca e tentará lançá-la pela base corretamente.
Quarto
Momento: Em
sulfite apresentaremos a tela Brincando
de peteca somente em desenho, e então vamos colori-la.
Na saída conforme os pais cheguem para buscar as
crianças, os convidaremos a se dirigirem até a parede que contém os desenhos
das casas das telas da série brincadeiras de crianças de Ivan Cruz para que
possamos registrar este momento com foto inspirados na tela.
Recursos:
caixa didática, caixa surpresa, peteca, TV, pen drive, tela, câmera
fotográfica, lápis de cor, sulfite
Avaliação: Se dará
através da observação dos diálogos afetos a biografia de Ivan Cruz as
características do brinquedo PETECA e as regras da brincadeira e se realizaram
tentativas de lançá-los corretamente pela base
Essa foto foi tirada com cada pai mãe ou familiar de todas as crianças da instituição brincado com seu filho |
Separamos por turma e colamos a foto de cada criança com seu familiar, no cartaz há também a biografia de Ivan Cruz no mesmo |
Plano 3
Área
de conhecimento: Linguagem
corporal
Conteúdos:
*Desenvolvimento
e ampliação das habilidades físicas e motoras de locomoção, manipulação e estabilização:
LANÇAR
*Leitura
de Imagem: Conhecimento e descrição
Objetivos: * Brincar
de TOBDAÉ
*Identificar elementos
presentes numa obra
Desenvolvimento:
Recepcionaremos
as crianças com jogo da memória de brinquedos
Primeiro
Momento: Nos organizaremos
na colcha roda de conversa e apresentaremos as telas: “Mestiço -1934” e
“Descobrimento do Brasil - 1956” do artista plástico Cândido Portinari,
primeiramente relembraremos alguns fatos marcantes da biografia do pintor
Cândido Portinari, em seguida realizaremos diálogos sobre o que se apresenta
nas imagens, (Índio) e o apontaremos como sendo o precursor do brinquedo
“PETECA”, também salientaremos que são os primeiros habitantes do nosso país,
realizaremos então uma síntese do livro “Etnias e Cultura” de Nereide Schilaro
Santa Rosa onde encontramos a história de nossas origens. Em seguida
distribuiremos as petecas para as crianças brincarem livremente.
Segundo
Momento: Nos
direcionaremos até a TV para assistirmos vídeos que mostram a origem da peteca,
disponível em:
Logo após observaremos o vídeo “Os Indígenas- Raízes do
Brasil, disponível em:
Também a confecção do brinquedo em palha, como as
originais feitas pelo índio, disponível em:
Terceiro
Momento: Organizados
na colcha roda de conversa distribuiremos palhas para que as crianças possam
manusear e utilizaremos uma espiga de milho para mostrarmos de onde a mesma
vem. Em seguida confeccionaremos uma peteca de palha, como mostrado em vídeo,
para que as crianças possam manusear e tentar arremessá-las.
Quarto Momento: Utilizaremos a caixa didática “Brincadeiras” e apresentaremos a brincadeira indígena Tobdaé, que é uma espécie da brincadeira queimada, utilizando peteca ao invés de bola, em seguida realizaremos a tentativa da brincadeira.
Recursos:
caixa didática, TV, pen-drive, peteca, palha, livro, telas, espiga de milho,
jogo da memória
Avaliação: Se
dará através da observação dos relatos afetos aos conteúdos apresentados e se
realizaram tentativas de brincar de Tobdaé
BRINCADEIRA INDIGENA: TOBDAÉ
Plano 4
Outra vivência que realizei em outro momento que também envolve o brinquedo peteca foi o de convidar os familiares para visitarem nossa instituição para um chá, então apresentei as telas que já havia trabalhado desde o inicio do ano e as imagens dos pintores “Candido Portinari” e ”Ivan Cruz”, também apresentei o vídeo com o depoimento que recebi de Ivan Cruz, logo após juntos elaborarmos uma peteca, utilizando tnt, jornal e barbante, e convidamos tdos a brincarem de peteca com seus filhos no gramado do CMEI.
Depoimento Ivan Cruz
Plano de trabalho elaborado por: Marcela de Lima Correa
Descobrimento do Brasil- 1956 (Candido Portinari) |
Mestiço- 1934 (Candido Portinari) |
Plano 4
Área
de conhecimento: Arte
e Linguagem Corporal
Conteúdos:
*Desenho
*Desenvolvimento e
ampliação das habilidades físicas e motoras de locomoção, manipulação e
estabilização
Objetivos: *Ampliar
o repertório de desenho livre para expressar-se
*Brincar de realizar
diferentes movimentos com a peteca propostos na música apresentada pela
professora
Desenvolvimento:
Recepcionaremos
as crianças com quebra cabeça
Primeiro
Momento: Organizaremo-nos
na colcha roda de conversa e apreciaremos as telas “Mestiço -1934” e “Descobrimento
do Brasil - 1956” do artista plástico Cândido
Portinari e para relembrarmos fatos da biografia do pintor apresentaremos o
livro “Encontro com Portinari” de
Rosane Acedo e Cecília Aranha, o qual faz parte da Coleção Encontro com a Arte
Brasileira. Para que as crianças possam ter uma noção do tamanho do acervo da obra
de Portinari apresentaremos a eles utilizando o notebook o site “Projeto
Portinari” disponível em http://www.portinari.org.br/,
no
mesmo também podemos encontrar muitas curiosidades sobre o artista.
Segundo
Momento: Através
da caixa didática “Seres Humanos” observaremos imagens de índios e descendentes
dos mesmos, relembrando fatos sobre sua origem em outro momento já apresentado.
Dialogaremos novamente sobre os brinquedos e brincadeiras que fazem parte de sua
cultura, em seguida nos direcionaremos até a área externa da instituição com o
brinquedo peteca para brincarmos livremente.
Terceiro
Momento: Ouviremos
a música de Margareth Darezzo “Peteca” disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Qx1zQbPXV5Q,
na mesma sugere-se diferentes movimentos com a peteca na cabeça sem deixá-la
cair (andar, correr, pular, dançar) após instigaremos as crianças a tentarem
executar tais movimentos
Quarto Momento: Realizaremos a leitura do livro “KabáDarebu de Daniel Munduruku” em seguida as crianças observarão as imagens do mesmo e serão convidados a ilustrar a história.
Recursos:
caixa didática seres humanos, notebook, pen-drive, rádio, peteca, quebra
cabeça, livros, telas
Avaliação: Se dará
através da observação dos relatos afetos aos conteúdos apresentados e da
interação durante os movimentos solicitados na música
Outra vivência que realizei em outro momento que também envolve o brinquedo peteca foi o de convidar os familiares para visitarem nossa instituição para um chá, então apresentei as telas que já havia trabalhado desde o inicio do ano e as imagens dos pintores “Candido Portinari” e ”Ivan Cruz”, também apresentei o vídeo com o depoimento que recebi de Ivan Cruz, logo após juntos elaborarmos uma peteca, utilizando tnt, jornal e barbante, e convidamos tdos a brincarem de peteca com seus filhos no gramado do CMEI.
Depoimento Ivan Cruz
Compondo uma peteca com recicláveis juntamente com familiares |
Crianças brincando com os pais no gramado |
Durante o momento da reunião, quando apresentamos o que estamos trabalhando, propiciando cultura aos familiares também. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário