terça-feira, 3 de julho de 2018

Educação Infantil: Plano de trabalho Espantalho inspirado em telas de Portinari e na música de Fagner

  
 “Espantalho -1959”
“Espantalhos- 1941” 

                                         
CANDIDO PORTINARI

Área de conhecimento: Linguagem Corporal e Arte
Conteúdos: * Jogos tradicionais: Jogos de atirar: BOCUDO
                        *Gêneros musicais de diferentes estilos, épocas e cultura (Nacionais)

Objetivos:   *Conhecer música que pertence ao patrimônio histórico cultural
                        *Arremessar bolas no bocudo

Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com bonecas de pano

Primeiro Momento: Organizados na colcha roda de conversa iremos apresentar ao grupo de crianças as telas “Espantalho -1959” e “Espantalhos- 1941” ambas do artista plástico Candido Portinari, através de diálogos com o grupo indagaremos quem reconhece aquele BONECO e sua utilidade, então utilizando o livro “Encontro com Portinari” relembraremos detalhes da biografia do pintor incluindo o fato de que o mesmo quando criança tinha medo de espantalhos, os via nas plantações e tinha pesadelos com eles, mais tarde depois de adulto pintou-os muitas vezes.

Segundo Momento: Nos direcionaremos até a TV para assistirmos ao vídeo clipe da música “O Espantalho” de Fagner, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=Rc3t0v4fYko
Então dialogaremos com as crianças que este pode ser um dos símbolos da Festa Junina que é a festa da colheita e que o mesmo serve para espantar os pássaros e cuidar das plantações, por isso este era um boneco que pertencia ao cotidiano de Portinari, pois o mesmo nasceu na fazenda.


Terceiro Momento: Na área externa da instituição iremos realizar a brincadeira BOCUDO que é típica da festa junina, com o desenho de um ESPANTALHO, onde as crianças deverão arremessar as bolas na boca do espantalho.



Quarto Momento: Utilizando pinta cara iremos pintar as crianças de espantalho e dançaremos a música de Fagner, realizando os movimentos propostos na mesma, com cada parte do corpo.



Recursos: TV, pen drive, livro telas, bolas, caixa, rádio


Avaliação: Se dará através da observação se as crianças arremessaram as bolas no bocudo.



Plano de trabalho elaborado por: Marcela de Lima Correa

Nenhum comentário:

Postar um comentário