“Espantalho -1959” |
“Espantalhos- 1941” |
CANDIDO PORTINARI
Área de conhecimento: Linguagem Corporal e Arte
Conteúdos: * Jogos
tradicionais: Jogos de atirar: BOCUDO
*Gêneros musicais de
diferentes estilos, épocas e cultura (Nacionais)
Objetivos: *Conhecer música que
pertence ao patrimônio histórico cultural
*Arremessar bolas no bocudo
Desenvolvimento:
Recepcionaremos
as crianças com bonecas de pano
Primeiro
Momento: Organizados
na colcha roda de conversa iremos apresentar ao grupo de crianças as telas “Espantalho -1959” e “Espantalhos- 1941” ambas do artista
plástico Candido Portinari, através
de diálogos com o grupo indagaremos quem reconhece aquele BONECO e sua
utilidade, então utilizando o livro “Encontro
com Portinari” relembraremos detalhes da biografia do pintor incluindo o
fato de que o mesmo quando criança tinha medo de espantalhos, os via nas
plantações e tinha pesadelos com eles, mais tarde depois de adulto pintou-os
muitas vezes.
Segundo
Momento: Nos direcionaremos
até a TV para assistirmos ao vídeo clipe da música “O Espantalho” de Fagner, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=Rc3t0v4fYko
Então dialogaremos com as crianças que este pode ser um dos símbolos da Festa Junina que é a festa da colheita e que o mesmo serve para espantar os pássaros e cuidar das plantações, por isso este era um boneco que pertencia ao cotidiano de Portinari, pois o mesmo nasceu na fazenda.
https://www.youtube.com/watch?v=Rc3t0v4fYko
Então dialogaremos com as crianças que este pode ser um dos símbolos da Festa Junina que é a festa da colheita e que o mesmo serve para espantar os pássaros e cuidar das plantações, por isso este era um boneco que pertencia ao cotidiano de Portinari, pois o mesmo nasceu na fazenda.
Terceiro Momento: Na área externa da instituição iremos realizar a brincadeira BOCUDO que é típica da festa junina, com o desenho de um ESPANTALHO, onde as crianças deverão arremessar as bolas na boca do espantalho.
Quarto Momento: Utilizando pinta cara iremos pintar as crianças de espantalho e dançaremos a música de Fagner, realizando os movimentos propostos na mesma, com cada parte do corpo.
Recursos: TV, pen drive, livro telas, bolas, caixa, rádio
Avaliação: Se dará
através da observação se as crianças arremessaram as bolas no bocudo.
Plano de trabalho elaborado por: Marcela de Lima Correa
Nenhum comentário:
Postar um comentário