segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Educação Infantil: Planos de trabalho com " BOLA" inspirados na tela "Jogando bola" de Ivan Cruz

Plano 1

Área de conhecimento: Linguagem Oral e Escrita e Linguagem Corporal

Conteúdos: * Oralidade
                     * Jogos com materiais e/ ou equipamentos: Jogos com bola

 Objetivos: * Comunicar seus pensamentos e conhecimentos pré-estabelecidos sobre brincadeiras com bola;
                     * Brincar de CABRIOLA     

Desenvolvimento

Primeiro Momento: Organizados na colcha roda de conversa iremos observar a ficha da caixa didática "Brinquedos" com a imagem do brinquedo BOLA, dialogaremos sobre a história do mesmo, as várias possibilidades de materiais para sua confecção; destacaremos seu formato e instigaremos o grupo de crianças para que relatem quais as diferentes brincadeiras que conhecem e que são possíveis de se realizar com a BOLA.

Segundo Momento: Nos encaminharemos até a sala de tv e assistiremos a vídeos com histórias e cantigas que envolvam o brinquedo bola e o vídeo clipe da música "Ora Bolas"- 
Palavra cantada, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=CRzN1GYlYWM
Também assistiremos "Vamos jogar bola"- Mundo bita, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=Ey2eFH8NNQk
E o vídeo da Turma da Mônica- "A Bola", disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=kMFveR6LYzY

Terceiro Momento: Na área externa da instituição distribuiremos bolas de diferentes tamanhos e observaremos como as crianças irão brincar com as mesmas, (chutar, jogar para o alto, bater, rolar etc...)

Quarto Momento: Apresentaremos a possibilidade da brincadeira com bola CABRIOLA, na qual o grupo de crianças escolhe uma para ser o cabriola, este fica na frente, virado de costas para o grupo com uma bola na mão. Para começar a brincadeira, o cabriola joga a bola para o alto e uma pessoa do grupo a esconde. Depois o grupo pergunta: "Cabriola onde está a bola?", e o cabriola ao se virar tem que adivinhar com quem ela está, se ele acertar, a pessoa que escondeu a bola vira o novo cabriola.

Recursos: TV, pen drive, bolas, caixa didática


Avaliação: Se dará através da observação dos relatos que as crianças estabelecerão afetos as brincadeiras com bolas que já conhecem e das tentativas realizadas de brincar de CABRIOLA.



Brincando de CABRIOLA



Plano 2


Área de conhecimento: Linguagem Oral e Escrita e Linguagem Corporal

Conteúdos: * Oralidade
                        * Jogos Cooperativos: LENÇOBOL

Objetivos: *Participar da brincadeira LENÇOBOL cooperando um com o outro para que a bola não caia no chão;
                   * Conseguir arremessar bola de papel em determinado recipiente

Desenvolvimento:

Primeiro Momento: Realizaremos uma roda de conversa e observaremos imagens de diferentes tipos de bolas e destacaremos os materiais que são confeccionadas então, distribuiremos revistas e iremos propor que as crianças amassem as folhas e modelem bolas, em seguida passaremos fita adesiva para firmar as mesmas.

Segundo Momento: No saguão da instituição brincaremos com as bolas de papel, realizando tentativas de arremessá-las em diferentes recipientes.

Terceiro Momento: .Nos direcionaremos até a sala de tv e assistiremos a videos sobre brincadeiras cooperativas:
incluindo a brincadeira "Lençobol" que tem diferentes nomes em cada região do país disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=RLe-LtKn038
https://www.youtube.com/watch?v=K8RSCkVkBpQ

Quarto Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa e apresentaremos a ficha da brincadeira "Lençobol" na qual utilizamos um pedaço grande de tecido ou tnt para que as crianças equilibrem a bola sem derrubá-la e para aumentar a dificuldade colocaremos aos poucos várias bolas e solicitaremos para que as equilibrem sem derrubar nenhuma.

Recursos: revistas, fita adesiva, caixa didática, lençol, bolas

Avaliação: Dar-se-á durante a observação das tentativas do grupo de participar da brincadeira Lençobol


Brincadeira LENÇOBOL


Plano 3


Área de conhecimento: Linguagem Oral e Escrita e Linguagem Corporal

Conteúdos: * Figuras Geométricas
                        * Jogos de perseguir, correr e esconder: BATATA-QUENTE

Objetivos: *Identificar formas existentes no ambiente, em elementos que o compõem e do brinquedo BOLA
                   * Brincar de BATATA-QUENTE

Desenvolvimento:

Primeiro Momento: Nos organizaremos na roda de conversa e observaremos, manusearemos e nomearemos as figuras que contem na caixa didática "Figuras Geométricas", em seguida relacionaremos as mesmas com elementos presentes em nosso ambiente (sala), por exemplo: quadrado= a mesa ou relógio, retângulo= a porta ou quadro e etc. Apresentaremos então o brinquedo BOLA e observaremos se alguma criança o relacionará com a forma: Círculo

Segundo Momento: Nos encaminharemos até a sala de vídeo e assistiremos a vídeos animados infantis relacionados com Figuras Geométricas, também apresentaremos os vídeos:
"Batata-quente- Quintal da Cultura" disponível em:
 https://www.youtube.com/watch?v=gF8ZBF0cg4Y
"Tá de brincadeira- Batata-Quente" disponível em:
 https://www.youtube.com/watch?v=AN0xLjMZdMI
Os quais apresentam como se brinca de "Batata-Quente".

Terceiro Momento: .Observaremos a ficha da caixa didática "Brincadeiras" com as instruções de como se realiza a brincadeira "Batata-Quente" e em seguida iremos realizar a brincadeira seguindo as regras.

Quarto Momento: Realizaremos brincadeiras de montar figuras utilizando os blocos lógicos, classificando as formas, cores e espessuras das peças.

Recursos: bola, blocos lógicos, tv, pen-drive, caixas didáticas, fichas

Avaliação: Se dará através da observação dos relatos que o grupo realizará relacionando as figuras geométricas aos elementos presentes em nosso ambiente.


Brincando de BATATA-QUENTE




Plano 4


"JOGANDO BOLA- IVAN CRUZ"


Área de conhecimento: Arte e Linguagem Corporal

Conteúdos:    * Cores
                        * Jogos com materiais ou equipamentos: Jogos com bolas coloridas

Objetivos:  *Associar cores a elementos do ambiente
                   * Brincar de dança da laranja com bolas coloridas (bolinhas de piscina de bolinhas)

Desenvolvimento:

Primeiro Momento: Nos organizaremos na roda de conversa e apreciaremos a tela "Jogando Bola", observaremos os relatos que as crianças realizarão afetos a mesma e em seguida apresentaremos a biografia do autor da obra de arte "Ivan Cruz".

Segundo Momento: Nos encaminharemos até a sala de tv e assistiremos aos vídeos:
Entrevista Ivan Cruz em seu Ateliê, disponível em: 
https://www.youtube.com/watch?v=tz1vUetSeSg
Obras Ivan Cruz, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=CUU4ad3sM_I
Destacaremos neste neste momento as cores presentes nas obras de arte, as quais são vibrantes e bem coloridas. Em seguida assistiremos a vídeos com músicas e animações sobre cores:
"Palavra Cantada- Coloridos", disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=x8VNNyobJRo
"Quintal da Cultura- Cores", disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=DdOhJLLUJtY&t=90s
"Quintal da Cultura- Vocês sabem quais são as cores do arco-íris?", disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=qGb8w7Y1JCw&t=11s
"Canção das cores/ Toobys", disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=AuRZ3oQ4rEM

Terceiro Momento: .No saguão dividiremos as crianças em dois grupos cada um terá uma cor, em um lado estará os recipientes coloridos e no outro as bolas, ao sinal um membro de cada grupo deverá buscar a bola da cor de seu grupo e guardá-la no recipiente correspondente  da mesma cor, equipe que  terminar primeiro de separar as bolas da cor de seu grupo será a vencedora. Após realizaremos a contagem oral das bolas.

Quarto Momento: Observaremos a ficha da brincadeira dança da laranja que contêm da caixa didática "Brincadeiras", a qual consiste em formar-se pares para a dança, coloca-se uma "laranja", nós utilizaremos bolinhas coloridas, entre as testas dos dois integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo evitar que a laranja (bola) caia. É proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. Se a bola cai no chão, a dupla é desclassificada. A música deve prosseguir até que só reste um par com a bolinha.

Recursos: bolas coloridas, tv, pen-drive, recipeientes coloridos, caixa didática, fichas, tela

Avaliação: Se dará através da observação das crianças relacionando as cores das bolas aos recipientes durante o momento de brincadeira coletiva e das tentativas de equilibrar a bola na brincadeira "Dança da Laranja".



Separando bolas em seus respectivos recipientes das mesmas cores


Dança da laranja 



Plano 5


Área de conhecimento: Linguagem Corporal

Conteúdos: * Noções de espaço: Embaixo, em cima, atrás, primeiro, último, de costas, direita, esquerda
                        * Conhecimento Progressivo do corpo 

Objetivos:  *Realizar brincadeira apresentando os movimentos de direção de forma coordenada.
                   * Identificar partes do corpo durante momento de brincadeira com a cantiga "Formiguinha da roça"

Desenvolvimento:

Primeiro Momento: Para incentivar as crianças a nomear, identificar e reconhecer as partes do corpo iremos realizar os movimentos propostos na cantiga: "Formiguinha da roça".

Segundo Momento: Com objetivo de estimular as crianças a adquirirem noções de espaço, no saguão realizaremos a brincadeira: "Bola por cima, bola por baixo", a qual consiste em se organizar em duas filas, a primeira criança de cada equipe estará com uma bola nas mãos, ao sinal do professor o primeiro aluno de cada fileira deverá passar a bola por cima da cabeça com as duas mãos até chegar o último da fileira que deverá pegar a bola e correr até a frente e dar sequência a atividade passando a bola desta vez por baixo entre as pernas, em seguida, o movimento será passar a bola pelo lado direito e após lado esquerdo.


Terceiro Momento: .Organizaremos pendurado na sala um bambolê com fitas adesivas, onde as crianças deverão realizar tentativas de lançar as bolinhas coloridas para que fiquem fixadas na fita.

Quarto Momento: No saguão iremos brincar livremente com os bambolês, tentando bambolear em diferentes partes do corpo.

Recursos: bola, rádio, pen-drive, bambolê, fita adesiva.


Avaliação: Se dará através  da observação se o grupo realiza as tentativas de apresentar os movimentos de direção e sentido de forma coordenada.


Bola por cima, bola por baixo



Fixando a bolinha nas fitas adesivas




Plano 6

Área de conhecimento: Linguagem Corporal e Matemática



Conteúdos:    * Jogos tradicionais: Boliche e Bobinho

                        * Contagem



Objetivos:  *Brincar e fazer uso das regras em jogos tradicionais

                   * Fazer contagem de elementos ordenadamente



Desenvolvimento:

Primeiro Momento: Nos organizaremos na roda de conversa e conheceremos mais uma proposta de jogo com bola, observaremos a ficha da caixa didática "Brinquedos" com a imagem do jogo "Boliche" tradicional e de "Boliche com garrafa pet", então distribuiremos garrafas recicláveis ao grupo de crianças e as preencheremos com papel picado colorido.

Segundo Momento: No saguão realizaremos a brincadeira "Boliche com garrafa pet", cada criança terá a oportunidade de lançar a bola duas vezes, após iremos contar os pinos (garrafas descartáveis) que foram derrubados.


Terceiro Momento: .Assistiremos ao vídeo da música "Hoje eu quero andar de um jeito diferente" de Margareth Darezzo, disponível em:
Em seguida realizaremos os movimentos propostos na canção.

Quarto Momento: Conheceremos mais uma possibilidade de brincadeira com bola. Utilizando a ficha da caixa didática "Brincadeiras" conheceremos as regras da brincadeira "Bobinho", que consiste em: Os jogadores fazem uma roda em pé e jogam a bola uns para os outros, enquanto um participante fica no meio da roda tentando agarrar a bola, ele será o "BOBINHO", se ele pegar, aquele que tinha jogado a bola é que vai para o meio da roda, para ser o novo bobinho.

Recursos: bola, tv, pen-drive, garrafas descartáveis, papel colorido, caixa didática, ficha

Avaliação: Se dará através da observação do grupo de crianças durante o momento das brincadeiras e da contagem oral.


BOLICHE DE GARRAFA PET



Brincando de BOBINHO




Plano 7

Área de conhecimento: Linguagem Corporal e Matemática


Conteúdos:    * Jogos de perseguir, correr e esconder: ALERTA

                        * Ideia de grandezas: Maior, menor, mesmo tamanho



Objetivos:           *Reconhecer, jogar e cumprir as regras do jogo tradicional

                  * Obter noções de grandezas durante o momento de comparações dos tamanhos das bolas.



Desenvolvimento:

Primeiro Momento: Organizados na roda de conversa iremos apresentar em um cesto as bolas que o grupo de crianças trouxe de casa, as quais foram solicitadas através de bilhetes no dia anterior, faremos comparações dos tamanhos das mesmas e correspondência termos a termo, descobrindo a quem pertence cada bola, incentivaremos o grupo a dividir o brinquedo com os amigos também. Destacaremos as cores das bolas e os materiais que as mesmas são confeccionadas. Relembraremos as brincadeiras com bola que brincamos nas ultimas semanas: Bobinho, boliche, Bola por cima bola por baixo, Cabriola, Lençobol, Batata-quente, Dança da laranja

Segundo Momento: No saguão iremos propor que as crianças escolham dentre as brincadeiras que já conhecem qual querem realizar com as bolas que trouxeram de casa.

Terceiro Momento:  Na sala de vídeo assistiremos ao vídeo:
"Tá de brincadeira- Alerta- Quintal da cultura", disponível em:
Também assistiremos a outros vídeos  que demonstram como se realiza a brincadeira ALERTA.

Quarto Momento: Após observarmos a ficha da caixa didática "Brincadeiras" com as regras do jogo ALERTA, iremos realizar tentativas de brincar, a mesma consiste em:
Uma criança joga a bola para cima e grita o nome de um amigo, quando este amigo pegar a bola e gritar ALERTA as outras crianças tem de ficar como estátuas. Quem estiver dá cinco passos e tenta acerta alguém. Se conseguir, a brincadeira recomeça.

Recursos: bolas, tv, pen-drive, ficha, caixa didática, cesto

Avaliação: Se dará no momento de observação durante as vivências envolvendo grandezas das bolas e a brincadeira Alerta.


Comparando os tamanhos e cores das bolas trazidas de casa


Brincando de ALERTA





Plano de trabalho elaborado por: Marcela de Lima Correa




Nenhum comentário:

Postar um comentário