Plano 1
Área de conhecimento: Linguagem Oral e Escrita e Matemática
Conteúdos: * Oralidade
* Ideia de grandezas e medidas: grande, médio, pequeno, maior, menor, mesmo tamanho.
Objetivos: * Realizar comparações de grandezas entre as latas disponibilizadas
* Nomear as grandezas e medidas
* Nomear as grandezas e medidas
Desenvolvimento
Primeiro Momento: Nos organizaremos após o momento da chamada e rotina e disponibilizaremos diferentes tamanhos de latas, observaremos então o que o grupo de crianças e/ ou como irão brincar com as mesmas. (Empilhar, encaixar, faz de conta e etc)
Segundo Momento: Através de diálogos iremos instigar as crianças a realizarem comparações de tamanhos e medidas, e incentivar que nomeiem estas grandezas.
Terceiro Momento: No pátio externo realizaremos brincadeiras com triciclos.
Recursos: latas de diferentes tamanhos
Avaliação: Se dará durante a observação dos relatos estabelecidos após as comparações dos diferentes tamanhos das latas.
Terceiro Momento: No pátio externo realizaremos brincadeiras com triciclos.
Recursos: latas de diferentes tamanhos
Avaliação: Se dará durante a observação dos relatos estabelecidos após as comparações dos diferentes tamanhos das latas.
Plano 2
Área de conhecimento: Arte e Linguagem Corporal
Conteúdos: * Propriedade do som: Intensidade e Altura
* Jogos rítmicos/ Brincadeiras cantadas
Objetivos: * Reproduzir e entender a intensidade do som produzido nas latas com as baquetas de madeira.
* Tentar acompanhar produzindo sons diferentes cantigas.
* Tentar acompanhar produzindo sons diferentes cantigas.
Desenvolvimento
Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa e representaremos utilizando baquetas de madeira as possibilidades de intensidade do som que são possíveis nas latas.
Segundo Momento: Será distribuído uma lata para cada criança e baquetas para que realizem tentativas de reproduzir sons conforme as solicitações das professoras, mais forte ou mais fraco, cantando diferentes cantigas de roda.
Terceiro Momento: No pátio externo deixaremos que as crianças brinquem livremente com as latas.
Quarto Momento: Nos organizaremos e escutaremos algumas cantigas de roda e utilizando xilofones realizaremos tentavas de acompanhá-las.
Recursos: latas e baquetas
Avaliação: Se dará durante a observação da compreensão do grupo de crianças na intensidade do som e se realizarão tentativas de acompanhar as cantigas reproduzindo sons.
Terceiro Momento: No pátio externo realizaremos a brincadeira: "Tomba-latas", construiremos uma torre com as latas e marcaremos uma distância para que realizem tentativas de derrubar o máximo possível com uma bola, será feito a contagem oral das latas que foram derrubadas e anotado num placar.
Quarto Momento: As crianças elaborarão um desenho das situações vivenciadas durante as brincadeiras com as latas.
Recursos: latas, bola, giz, peças de lego, tampas de pet, sulfite, lápis de cor
Avaliação: Se dará durante a observação dos relatos afetos as vivências verbalizando as unidades de massa e capacidade depois das comparações realizadas.
Terceiro Momento: Escutaremos atentamente a cantiga "Boneca de lata" e incentivaremos o grupo a realizar os gestos propostos na música utilizando fichas com imagens das partes do corpo que aparecem na cantiga e devem ser apontadas (cabeça, nariz, ombro, cotovelo, mão, barriga, costas, joelho, pés, bumbum).
Quarto Momento: No caderno apresentaremos a foto apenas do rosto de cada criança e solicitaremos que completem a imagem desenhando seus corpos.
Recursos: latas, tv, caderno, lápis de cor, pen-drive, tv, boneca de lata
Avaliação: Se dará durante a observação dos momentos de construção da boneca de lata e da elaboração dos gestos da cantiga.
Como fazer uma Boneca de Lata (clique aqui)
Terceiro Momento: Distribuiremos uma lata para cada criança e tampas de variados tamanhos e formatos para realizarem tentativas de encontrar e tampar com sua respectiva tampa corretamente.
Quarto Momento: Realizaremos uma brincadeira dirigida que consiste em:
Organizados em círculo todos apontarão as partes do corpo que a professora solicita e aponta em seu próprio corpo e em seguida a professora passa a apontar invertido, falando uma parte do corpo e apontando outra (Cabeça, Cotovelo e Joelho).
Recursos: latas, tampas, boneca de lata, cartolina, giz de cera, radio, pen-drive
Avaliação: Se dará durante a observação dos desenhos que o grupo irá fazer e dos gestos apontando corretamente as partes do corpo.
Terceiro Momento: No pátio externo deixaremos que as crianças brinquem livremente com as latas.
Quarto Momento: Nos organizaremos e escutaremos algumas cantigas de roda e utilizando xilofones realizaremos tentavas de acompanhá-las.
Recursos: latas e baquetas
Avaliação: Se dará durante a observação da compreensão do grupo de crianças na intensidade do som e se realizarão tentativas de acompanhar as cantigas reproduzindo sons.
Plano 3
Área de conhecimento: Linguagem Corporal e Conhecimento Matemático
Conteúdos: * Ideia de massa: leve, pesado
* Ideia de capacidade: Cheio, Vazio
* Jogos Tradicionais: Tomba-latas
* Jogos Tradicionais: Tomba-latas
Objetivos: * Realizar diálogos e comparações durante momento de brincadeiras.
* Obter noção de capacidade e massa.
* Brincar de Tomba-latas
* Obter noção de capacidade e massa.
* Brincar de Tomba-latas
Desenvolvimento
Primeiro Momento: Disponibilizaremos para as crianças latas vazias e um pote contendo peças pequenas de lego, de plástico e madeira, também tampinhas de garrafa pet, observaremos o que as crianças farão com as mesmas;
Segundo Momento: Realizaremos intervenções instigando o grupo a encher e esvaziar as latas, comparar qual lata cabe mais, nomear se estão vazias ou cheias, também levantaremos hipóteses sobre a ideia de massa tentando averiguar quais os mais pesados e mais leves.Terceiro Momento: No pátio externo realizaremos a brincadeira: "Tomba-latas", construiremos uma torre com as latas e marcaremos uma distância para que realizem tentativas de derrubar o máximo possível com uma bola, será feito a contagem oral das latas que foram derrubadas e anotado num placar.
Quarto Momento: As crianças elaborarão um desenho das situações vivenciadas durante as brincadeiras com as latas.
Recursos: latas, bola, giz, peças de lego, tampas de pet, sulfite, lápis de cor
Avaliação: Se dará durante a observação dos relatos afetos as vivências verbalizando as unidades de massa e capacidade depois das comparações realizadas.
Plano 4
Área de conhecimento: Arte e Natureza e Sociedade
Conteúdos: * Elaboração de produções artísticas envolvendo: tridimensional (Escultura)
* Jogos Dramáticos: gestos
* Homem: Nomeação das partes do corpo.
* Homem: Nomeação das partes do corpo.
Objetivos: * Construir Boneca de lata
* Acompanhar os gestos da cantiga "Boneca de lata".
* Nomear as partes do corpo conforme solicitadas na cantiga
* Acompanhar os gestos da cantiga "Boneca de lata".
* Nomear as partes do corpo conforme solicitadas na cantiga
Desenvolvimento
Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa e utilizando a caixa didática "Brinquedos", apresentaremos a ficha da "Boneca de lata", dialogaremos com o grupo sobre as características desse brinquedo, então distribuiremos latas e incentivaremos o grupo a realizarem tentativas de montar uma boneca de lata, indicando qual lata deve ser os membros, cabeça, tronco e etc.
Segundo Momento: Assistiremos a vídeos que ensinam como se faz uma boneca de lata e em seguida apresentaremos a boneca de lata construída pelas professoras então escolheremos um nome para a mesma.Terceiro Momento: Escutaremos atentamente a cantiga "Boneca de lata" e incentivaremos o grupo a realizar os gestos propostos na música utilizando fichas com imagens das partes do corpo que aparecem na cantiga e devem ser apontadas (cabeça, nariz, ombro, cotovelo, mão, barriga, costas, joelho, pés, bumbum).
Quarto Momento: No caderno apresentaremos a foto apenas do rosto de cada criança e solicitaremos que completem a imagem desenhando seus corpos.
Recursos: latas, tv, caderno, lápis de cor, pen-drive, tv, boneca de lata
Avaliação: Se dará durante a observação dos momentos de construção da boneca de lata e da elaboração dos gestos da cantiga.
Como fazer uma Boneca de Lata (clique aqui)
Plano 5
Área de conhecimento: Linguagem corporal e Natureza e Sociedade e Arte
Conteúdos: * Conhecimento progressivo do corpo
* Homem: Nomeação das partes do corpo
* Desenvolvimento da linguagem gráfica
* Desenvolvimento da linguagem gráfica
Objetivos: * Nomear, identificar, apontar e movimentar as partes do corpo.
* Elaborar desenhos com formas definidas
* Elaborar desenhos com formas definidas
Desenvolvimento
Primeiro Momento: Escutaremos e realizaremos os gestos de outras cantigas que envolvem as partes do corpo:
- Cabeça, ombro, joelho e pé;
- Conheço um jacaré;
- Os sentidos;
- Cantiga Famélica;
- Formiguinha da roça
- Fui no mercado.
Levaremos até a sala a boneca de lata para brincarmos e dançarmos ao som destas cantigas.
Segundo Momento: Na área externa da instituição separaremos o grupo em pares e solicitaremos que realizem o contorno um do outro em uma cartolina utilizando giz de cera, após esse momento realizaremos diálogos sobre o que está faltando no desenho, cada um desenhará os órgãos de sua face no seu "Boneco".- Cabeça, ombro, joelho e pé;
- Conheço um jacaré;
- Os sentidos;
- Cantiga Famélica;
- Formiguinha da roça
- Fui no mercado.
Levaremos até a sala a boneca de lata para brincarmos e dançarmos ao som destas cantigas.
Terceiro Momento: Distribuiremos uma lata para cada criança e tampas de variados tamanhos e formatos para realizarem tentativas de encontrar e tampar com sua respectiva tampa corretamente.
Quarto Momento: Realizaremos uma brincadeira dirigida que consiste em:
Organizados em círculo todos apontarão as partes do corpo que a professora solicita e aponta em seu próprio corpo e em seguida a professora passa a apontar invertido, falando uma parte do corpo e apontando outra (Cabeça, Cotovelo e Joelho).
Recursos: latas, tampas, boneca de lata, cartolina, giz de cera, radio, pen-drive
Avaliação: Se dará durante a observação dos desenhos que o grupo irá fazer e dos gestos apontando corretamente as partes do corpo.
Plano 6
Área de conhecimento: Arte e Linguagem corporal
Conteúdos: * Elaboração de produções artísticas envolvendo: tridimensional (modelagem)
* Conhecimento progressivo do corpo e suas capacidades.
Objetivos: * Modelar seu próprio corpo utilizando massa de modelar
* Percorrer circuito corporal
* Percorrer circuito corporal
Desenvolvimento
Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa e ouviremos a leitura do poema "Meu Corpo" de Ruth Rocha, logo após utilizaremos revistas para procurarmos e recortarmos as parte do corpo que contem no poema, então as colaremos no trecho correspondente.
Segundo Momento: Na área externa da instituição iremos percorrer um circuito corporal, colocando as mãos e pés nos locais indicados, tentando andar se equilibrando em cima de uma corda e passando sob um túnel de colchonetes.
Terceiro Momento: Novamente tomaremos a leitura do poema então nos apreciaremos no espelho e utilizando massa de modelar criaremos nosso próprio corpo e o colaremos formando uma imagem 3d.
Quarto Momento: Nos organizaremos e assistiremos ao desenho "O mágico de Oz", após realizaremos diálogos sobre os personagens que contem no mesmo, sobre o que cada um buscava, destacando o homem de lata.
Recursos: pen-drive, tv, massa de modelar, cartolina, tesoura revistas, corda, colchonete, cola
Avaliação: Se dará no momento de modelagem do próprio corpo e dastentativas de percorrer o circuito.
Continuei o trabalho aplicando os planos com o brinquedo Pé de lata, as crianças apreciam muito este tipo de brinquedo com sucata.
Planos de trabalho com Pé de lata (Clique aqui)
Terceiro Momento: Novamente tomaremos a leitura do poema então nos apreciaremos no espelho e utilizando massa de modelar criaremos nosso próprio corpo e o colaremos formando uma imagem 3d.
Quarto Momento: Nos organizaremos e assistiremos ao desenho "O mágico de Oz", após realizaremos diálogos sobre os personagens que contem no mesmo, sobre o que cada um buscava, destacando o homem de lata.
Recursos: pen-drive, tv, massa de modelar, cartolina, tesoura revistas, corda, colchonete, cola
Avaliação: Se dará no momento de modelagem do próprio corpo e dastentativas de percorrer o circuito.
Continuei o trabalho aplicando os planos com o brinquedo Pé de lata, as crianças apreciam muito este tipo de brinquedo com sucata.
Planos de trabalho com Pé de lata (Clique aqui)
Planos de trabalho elaborado por: Marcela de Lima Correa
Nenhum comentário:
Postar um comentário