quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Educação Infantil: Recurso didático CESTO DE TESOUROS

      Você conhece, já ouviu falar, ou já utiliza o "Cesto de tesouros" em seus planos de trabalho ou vivências na sua instituição? 
     Neste post vamos falar sobre a importância do mesmo a luz da teoria de Goldschmied e Jackson (2006). As autoras afirmam que “o cesto de tesouros bem abastecido, oferecido por um adulto atento, pode proporcionar experiências que são interessantes e absorventes, capacitando o bebê a buscar uma aprendizagem vital para a qual ele está pronto e ansioso” (GOLDSCHMIED; JACKSON, 2006, p. 115).
    O Cesto de Tesouros reúne e oferece um foco para uma rica variedade de objetos cotidianos, escolhidos para oferecer estímulos a esses diferentes sentidos. O uso do Cesto de Tesouros consiste em uma maneira de assegurar a riqueza das experiências do bebê em um momento em que o cérebro está pronto para receber, fazer conexões e assim utilizar essas informações. (GOLDSCHMIED; JACKSON, 2006, p. 114). Pode-se perceber que a prática do Cesto de Tesouros proporciona o desenvolvimento dos sentidos, promove descobertas e aflora curiosidades, além de desenvolver autonomia e concentração. O Cesto de Tesouros abrange um universo envolvendo o contexto da realidade e o imaginário, proporcionando experiências, e diversidade. Sendo assim, esta estratégia promove variedade e qualidade no brincar do bebê, descobertas e concentração, e interação com outras crianças, ou seja, a criança está vivendo experiência que aguçam a criatividade e desenvolvem autonomia para explorá-lo.

Como montar um cesto dos tesouros?

   Deve ser amplo e ter uma altura adequada para que os objetos estejam visíveis ao bebê e possam ser manipulados facilmente. Nele podemos colocar objetos de nosso cotidiano, com diferentes texturas, cores, formas, cheiros, sabores e materiais variados.
     .Os itens sugeridos para o cesto de tesouros, segundo as autoras GOLDSCHMIED, Elinor & JACKSON (2006, p. 114), são: “Objetos naturais: limão, maça, caroço de abacate. Objetos feitos de materiais naturais: tapetinho de ráfia, pincel de pintura. Objetos de madeira: apito de bambu, colher de pau. Objetos de metal: molho de chaves, sinos, caneca de metal. Objetos feitos de couro, têxteis, borracha e pele: bola de golfe, bola de tênis”.

    Pode ser considerado um jogo que, embora tenha sido adotado pela pedagogia Montessori, por seu valor como elemento de exploração sensorial e autônoma, é uma invenção original proposta por Elinor Glodshmied e Sona Jackson no livro “A educação infantil de 0 a 3 anos“. Trata-se de uma atividade sensorial manipulativa em que o bebê explora o mundo através do sentido do tato.

    Está indicada para bebês a partir dos 6 meses, quando já conseguem se sentar sozinho, sem ajuda. Pode ser feita até os 12 meses quando a criança já consegue estar de pé e caminhar. Nesse caso, há outras atividades evolutivas, como o jogo heurístico (também criado por Elinor Glodshmied), a mesa de experimentação, ou a mesa de luz. 


Quais os benefícios desse jogo sensorial?

     Esse jogo plenamente sensorial favorece o desenvolvimento psicomotor da criança. Também possibilita a coordenação mão-olho-boca, fomenta a concentração através da observação. Devemos permitir que a criança seja livre para pegar o objeto que desejar, sem interferir. Dessa forma estamos contribuindo para que aprenda a atuar com liberdade e autonomia.

Como os sentidos são despertados?

tato: textura, temperatura do material, forma e peso dos objetos.
visão: formas, brilho, cores e dimensões.
audição: sons dos objetos, percussão que produzem alguns materiais ou mesmo o silêncio.
olfato: distintos odores.
paladar: sabores e texturas dos objetos.

  Você pode deixar a disposição entre 40-50 objetos que devem ser renovados constantemente. Claro que isso vai de acordo com o tamanho da cesta e dos objetos.
   Permitir que as crianças se aproximem livremente e escolham o objeto que quiserem para explorar, nesse momento o papel do professor será de observar e monitorar as crianças garantindo que todos possam participar, sem interferir nas escolhas. A exploração deverá ser permitida durante o tempo que o professor considerar que as crianças ainda estão interessadas pela vivência. 
    Tenha em conta colocar apenas aqueles que não sejam perigosos para a criança. A fase em que o bebê se encontra é de total exploração do entorno. Não utilizará apenas a mão mas levará também os objetos à boca. A exploração bucal também é enriquecedora a nível de desenvolvimento psicomotor, já que através dela o bebê adquire grande sensibilidade para conhecer diferentes materiais e texturas.

Na nossa instituição o cesto foi feito com a colaboração dos familiares do grupo de crianças enviando os itens que tinham em suas casas e já não estavam em uso.

Exemplos retirados da internet de alguns CESTOS DE TESOUROS:









FONTES:
https://www.criandocomapego.com/cesta-dos-tesouros-montessori-o-que-e-e-como-fazer/
http://www.opet.com.br/faculdade/revista-praxis/pdf/n1/ESTRATEGIA-DO-CESTO-DE-TESOUROS.pdf

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