Para inicio de conversa é importante conscientizar os adultos sobre o papel central que a arte tem na formação humana:
“A cultura é o que diferencia o homem de outras espécies animais. Ela, por meio do teatro, da música e do cinema, entre outras expressões, é a maior criadora de vínculos sociais, que é aquilo de que o ser humano mais precisa”.
No teatro, a ausência de repertório prévio nos bebês abre espaço para uma experiência contemplativa, emocional, que estimula a concentração e o engajamento dos espectadores com a experiência sensorial do momento. As ferramentas narrativas usadas no teatro convencional para adultos são postas em xeque como, por exemplo, a estrutura cronológica para contar histórias: passado, presente e futuro. Os bebês vivenciam o presente radicalmente. Mas isso não tira deles a capacidade de se envolverem com as histórias apresentadas.
Com o Teatro para bebês é possível ensinar e desenvolver sentimentos, do espírito solidário, coletivo e afetivo. As crianças ficam curiosas e apreensivas com os movimentos dos atores, são instigadas a observar e perceber as coisas por si e então verbalizar o que notam sem o adulto apontar, esta é mais uma das capacidades que são estimuladas nesse tipo de vivência.
Pode ser apresentado até a faixa etária dos 3 anos.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário