RELATO
DAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS DURANTE O ANO LETIVO DE 2016, A PARTIR DOS
PRESSUPOSTOS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA
REDE
MUNICIPAL DE ENSINO DE ...
As
instituições educativas só se justificam se, em todos os espaços e em todo
tempo, ocuparem-se do desafio de disponibilizar às crianças as máximas
elaborações humanas.
(CHAVES,
2014).
Introdução
Neste
relato descreveremos a prática educativa, contemplando as vivências realizadas com
as crianças da turma de Lactentes do Centro Municipal de Educação Infantil ... no ano de 2016.
Considerando
que a Educação Infantil precisa possibilitar a aquisição de conhecimentos
científicos, o desenvolvimento de condutas humanas, das capacidades
expressivas, valores, expressão de sentimentos por meio de vivências enriquecedoras
que possibilitem às crianças desde os primeiros meses adquirir experiências
essenciais para o processo de humanização, pois pautados nos princípios da
Teoria Histórico-Cultural nascemos um corpo biológico, que por meio da
apropriação da cultura e do meio social vai tornando-se humanizado.
Conforme
citado por Facci, 2010 apud
Leontiev (1978) afirma
que a formação do homem depende da transmissão dos resultados do
desenvolvimento sócio-histórico da humanidade e o próprio movimento da história
só é possível por meio da transmissão às novas gerações dos bens culturais já
elaborados pelos homens. Para esse autor, a educação tem papel decisivo no
processo do homem tornar-se humanizado.
Planejamos
cada momento de nossa rotina considerando o desenvolvimento e aprendizagem dos
bebês, fazendo a defesa de que a organização didática da rotina da Instituição
de Educação Infantil precisa favorecer o diálogo aprimorado, a imaginação e a
curiosidade, visando uma educação que contemple o cuidado das crianças e o desenvolvimento
intelectual de forma humanizadora.
Pois
como encontramos nos escritos de Vigotski 2009, quanto maior e mais ricas forem
as experiências das crianças, mais elas se desenvolverão.
Justificativa
Considerando as reflexões, diálogos e
orientações amparados por um referencial teórico, através de um conjunto de
textos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação sob coordenação
da Dra. Marta Chaves nos encontros de formação continuada, planejamos nosso
trabalho visando aprimorar a linguagem oral, desenvolver o conhecimento de si
como indivíduo, a imaginação, o espírito de solidariedade, de conduta coletiva,
a altivez e afetividade, em um ambiente acolhedor, com instrumentos que sugiram
afetividade, despertando na criança a sensibilidade de perceber beleza nas
produções culturais humanas já elaboradas.
Na
perspectiva Histórico Cultural, os estudos sobre o desenvolvimento humano e a
compreensão da necessidade de nos aperfeiçoar a cada dia, entendendo que a
realidade do bebê não é o que ele conhece, mas sim o que de melhor a humanidade
deixou para ele, fazendo a defesa de que aquilo que está ao redor do bebê,
próximo a ele, constitui-se de realidade imediata, portanto é nosso papel
disponibilizar antes de mais nada um ambiente acolhedor e afetivo,
desenvolver a altivez através do ensino,
variar e diversificar sempre, ensinar a criança a controlar sua conduta através
de nosso comando e disponibilizar ao alcance do campo visual e ao toque do bebê
brinquedos e materiais da sala.
Sendo
assim, consideramos que as intervenções pedagógicas aqui relatadas
justificam-se se o que desejamos é o desenvolvimento de uma Educação Infantil
plena, através da interação com outros humanos, onde suas funções psicológicas
superiores são ampliadas.
Objetivos
da prática realizada
Objetivo Geral
- Possibilitar por meio de
vivências a aquisição de conhecimentos essenciais à aprendizagem de
conhecimento necessários ao desenvolvimento humano,
Objetivos Específicos
· * Estimular o desenvolvimento da linguagem oral
· * Desenvolver a atenção das crianças para
imagem de Arte com intencionalidade desenvolver o apreço pela arte, a
sensibilidade e o senso estético dos bebês
· *Desenvolver as capacidades intelectuais das
crianças como: atenção, memória, concentração, pensamento, raciocínio,
linguagem entre outros.
· * Desenvolver a altivez
·
Desenvolver a conduta de solidariedade
·
Desenvolver a autonomia em relação a segurar
um copo, alimentar-se sozinho, buscar um objeto que lhe pertence num armário,
entre outros.
·
Favorecer o desenvolvimento do gosto pela
leitura.
·
Desenvolver o conhecimento corporal, tendo
consciência de seu corpo, dos cuidados e higiene necessária para a saúde.
·
Desenvolver a capacidade de controlar a
conduta obedecendo a comando dos adultos
·
Desenvolver as habilidades motoras para
locomover-se, manipular objetos, estabilizar o corpo no espaço etc.
·
Proporcionar um ambiente acolhedor e afetivo,
favorável ao desenvolvimento da criança.
Referencial
teórico
Compreendemos que a
Educação Infantil tem papel fundamental no processo de desenvolvimento humano,
pois é a primeira etapa da Educação sistematizada, onde as crianças pequenas
terão o primeiro contato com a produção cultural elaborada pela humanidade de
maneira intencional e planejada. É nessa
fase que as crianças desenvolverão sua personalidade, sua inteligência através
da comunicação emocional com seus responsáveis e com os educadores. Porém, é
fundamental a interação adulto-criança.
Leontiev (1978) afirma
que:
“A formação do homem depende da transmissão dos
resultados do desenvolvimento sócio-histórico da humanidade e o próprio
movimento da história só é possível por meio da transmissão às novas gerações
dos bens culturais já elaborados pelos homens.
Para Leontiev, a educação
tem papel decisivo no processo do homem tornar-se humanizado. As relações que a
criança estabelece ao seu entorno orientarão o seu lugar na vida, o seu papel
social e, como conseqüência, todo o conteúdo de sua vida futura.”
Fazemos
a defesa de que já na escola de Educação Infantil, o processo vivenciado pelas
crianças determina a sua consciência, pois como afirma Vigotski (2001: 262) a
escola determina “[...] todo o destino do desenvolvimento intelectual da
criança, inclusive do desenvolvimento dos seus conceitos”.
Segundo o autor, os
conceitos científicos “[...] não podem aparecer na cabeça da criança senão a
partir de tipos de generalização elementares e inferiores preexistentes, nunca
podendo inserir-se de fora da consciência da criança”. Desta forma o professor de Educação Infantil
tem papel relevante no processo de ensino. Precisamos,, portanto, fazer com que
todos os momentos tornem-se vivências significativas para o desenvolvimento das
crianças, sendo intencionalmente organizados e planejados.
Neste sentido não é
qualquer conhecimento, mas a produção cultural que há de mais elaborada, pois
segundo Davidov (1988) quando a criança entra na escola ela começa a ter
contato e se apropriar dos fundamentos básicos das ciências, da arte, das
regras morais, o que propiciará que ela comece a observar a realidade de forma
mais elaborada, ultrapassando os limites da observação direta.
Quando a criança supera
seu desenvolvimento biológico, desenvolve novas funções psicológicas superiores,
para tanto, o professor precisa ser mediador desse processo, onde a criança se
humanizará., priorizando as práticas pedagógicas que favoreçam a comunicação, o
cuidado e o desenvolvimento das crianças.
Vygotski e Luria (1966:
177) esclarecem que a criança, no processo de desenvolvimento, torna-se
reequipada à medida que vai se apropriando da cultura, pois a rotina da prática
com os bebês é muito específica dessa faixa etária, pois cada bebê tem seu
próprio ritmo, suas necessidades, assim, as professoras precisam de todo
cuidado e atenção para perceber e atender às necessidades imediatas de cada
criança como fome, sono, dor, troca de fralda. É através da brincadeira e da
interação nesses primeiros meses e anos de vida que farão com que a criança se
aproprie da conduta humana. Para Facci e Tuleski (2006), em relação ao
desenvolvimento das funções psicológicas superiores esclarecem que:
“Durante
este processo de “interiorização”, isto é, de transferência interna de funções,
acontece não somente uma reconstrução complexa de sua estrutura e o
aperfeiçoamento de funções separadas no processo de desenvolvimento psicológico
da criança, mas também são alteradas as funções intrafuncionais e suas relações
de modo radical. Como resultante destas mudanças, surgem sistemas psicológicos
novos que se unem em cooperação e combinações complexas de várias funções
elementares antes separadas”
Sempre pensamos e
refletimos nossa prática pedagógica que deve estar em constante aprimoramento,
dessa forma a formação continuada junto à Educação Infantil e Educação Integral
acontece em diversos encontros organizados
pela Secretaria Municipal de Educação
sob coordenação da Dra. Marta Chaves, da Universidade Estadual de
Maringá. As ações que apresentamos neste texto pautam-se nas elaborações da
Teoria Histórico-Cultural, referencial teórico que afirma a necessidade de
desenvolvermos as capacidades humanas superiores. Compreendemos a importância
de sistematizar os recursos didáticos para a organização da prática pedagógica,
visto que a organização do tempo e do espaço na Educação Infantil promove o
desenvolvimento das crianças, o apreço à arte, e possibilita diversas
vivências, em que os escolares – independente de sua faixa etária – dialoguem e
apreciem produções artísticas que expressam as máximas elaborações humanas,
seja nas artes plásticas, literatura ou na composição de quadros, favorecendo a
apropriação do conhecimento e das riquezas humanas (CHAVES, 2014b), condição essa
privilegiada às instituições formais de ensino de Telêmaco Borba-PR e à
medida que compreendemos que há recursos que podem nos auxiliar no
desenvolvimento da prática educativa junto aos bebês, fomos orientados
a elaborar os recursos didáticos
como: Caixa Didática Animais¹, Cesto dos Tesouros², Livreto³ e Colcha Roda da
Conversa⁴. Nesta concepção a autora nos remete:
“...
a organização do tempo e do espaço justifica-se para favorecer ou
instrumentalizar intervenções educativas capazes de promover a aprendizagem e o
desenvolvimento dos escolares em diferentes idades” (CHAVES, M. LEONTIEV e
BLAGONADEZHINA, 2014)
Neste sentido a
organização dos recursos nos dá condições de instrumentalizar nossas atividades,
para trabalharmos com as crianças. Além
disso, também tivemos a formação com o professor Doutorando Luiz Miguel
Pereira, acerca da possibilidade de teatro para bebês, compreendemos que
precisamos ofertar cultura e arte, para que os bebês vivenciem e se apropriem
do conhecimento através de possibilidades estéticas na Educação Infantil. Pensando
em possibilitar um mundo estético, sensível e artístico para os bebês fizemos uma
Apresentação
_____________________
¹ Caixa Didática Animais
constitui-se de um recurso que favorece a organização de materiais a partir de
temáticas de estudo, neste caso, ANIMAIS. Trata-se de caixas organizadas
conforme um tamanho estabelecido, encapadas preferencialmente com tecido e que
possuem e seu interior um acervo de fichas conforme uma temática específica e
obedecem critérios definidos e comuns. Favorece a aprendizagem das crianças,
bem como a aquisição de conhecimento pelos professores através das pesquisas e
estudos que irão desenvolver no processo de composição e posterior na
utilização deste material juntamente com as crianças.
² Cesto dos
Tesouros é um recurso didático de origem européia, trata-se de um cesto de
vime, composto por utensílios obtidos com familiares, comunidade e
profissionais da instituição.
³ Livreto constitui-se de um recurso didático
que poderá ser planejado pelo professor, organizado e elaborado com a
participação das crianças à partir de estudos desenvolvidos, com base na obra
de escritores, pintores, compositores; ou ainda, relacionados às vivências
especiais afetas às temáticas de estudo, desenvolvimento das crianças etc.
⁴Colcha Roda da Conversa recurso didático no
qual as crianças ficam confortavelmente sentadas ou próximas ao recurso o qual
contribui para o enriquecimento do ouvir e/ou aprender com as realizações de
autores e personagens.
Teatral a qual chamamos “Chuva,
chuvisco”, adaptação da peça teatral “Chove”¹ do grupo espanhol Titereficciós²,
através do qual possibilitamos aos bebês desenvolver sua percepção,
concentração e atenção, dando-lhes autonomia para perceber as coisas por si e
não apontada pelos adultos.
Reiteramos que, para que o
processo de humanização que promovemos desde a Educação Infantil ocorra de
forma exitosa é necessário do professor uma conduta zelosa, onde este precisa
sistematizar, organizar, planejar e refletir sua prática diariamente,
tornando-a cada vez mais rica a vivência da criança nos espaços do CMEI, onde o
professor seja mediador do conhecimento cultural, por meio de intervenções que
possibilitem à elas o que há de mais elaborado com sentido e significado aos
bebês.
_______________________________
¹Peça teatral Chove
criada em 2013 pelo grupo Titereficcios
² Titereficcios grupo teatral Espanhol criado em
2009 por Roberto C. Mouriño
As vivências organizadas
na rotina com bebês: possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem.
A Educação Infantil
concretiza-se de forma lúdica, onde o professor precisa organizar o espaço e
enriquecer todas as vivências das crianças na instituição de forma a ampliar as
possibilidades de desenvolvimento e criação das crianças.
Sendo assim, preparamos a
sala para recebê-las com diferentes recursos e materiais ao alcance de seu
campo visual imediato e ao toque.
Relataremos a seguir as
vivências pedagógicas realizadas com as crianças.
Foto
1- Criança brincando com o móbile
|
Foto 2- criança em situação de brincadeira de experimentação |
Fotos 3, 4 e 5: Detalhamentos da composição
dos espaços organizado para os bebês.
|
Os
estudos e elaborações nos possibilitam compreender que as crianças precisam ser recebidas
em um ambiente acolhedor e afetivo, para tanto proporcionamos diferentes e
variadas brincadeiras onde o toque e a fala sugiram segurança e afeto.
Foto 7- Crianças
brincando de perceber a textura ao toque de cachecóis e lenços.
|
Ao pensarmos sobre a
organização do espaço, num primeiro momento refletimos a importância de que os
brinquedos e recursos estivessem ao alcance das crianças, considerando que
nessa faixa etária as crianças se desenvolvem através do contato, toque e
observação.
À medida que fomos
organizando a prática educativa e orientadas em Formação Continuada na
Secretaria Municipal de Educação, sob orientação da Dra. Marta Chaves compreendemos
que precisamos desenvolver na criança o controle da conduta através do nosso
comando, portanto iniciamos um trabalho com os pequenos que se deu através de
falas constantes e repetidas vezes ao dia, como:
-Vamos guardar esse brinquedo e depois
pegar o outro?
-Não é o momento de brincar com as
bolas, vamos brincar com carrinhos.
Entendemos que é através
das intervenções que por vezesse repetem queacontece o desenvolvimento,
portanto em nossa prática esse trabalho acontece diariamente. Intencionalmente
organizamos a rotina onde, por vezes, permitíamos que cada criança fizesse sua
escolha, demonstrando seu interesse.
Foto 10 -Davi Lucas escolhendo um livro. |
Levar nossos pequenos a
acomodar-se para ouvir com a finalidade principal de desenvolver a capacidade
de atenção e concentração nos bebês também é uma prática diária, isso acontece por
diversas vezes ao dia, nos momentos das histórias, de aprender uma música, ao
observar imagens, na hora da chamada, ao observar o tempo.Sabemos que é nosso
papel enquanto professoras levar a criança a sentir prazer em participar desses
momentos, fazendo uso de palavras essencialíssimas e toque afetuoso e
acolhedor, lembrando sempre que para aprimorar nosso trabalho precisamos ter
uma conduta de continuidade.
Foto 11 e 12- Após a leitura do livro feita
pelas professoras, as crianças observaram as imagens e
fizeram pseudoleitura, imitando as professoras.
Os estudos e diálogos com a coordenação
pedagógica, reflexões e orientações recebidas nas formações continuadas acerca
do recurso Colcha Roda da Conversa nos possibilitou compreenderque o mesmo
contribui para o desenvolvimento do ouvir e aprender com as realizações de
autores e personagens, a estimular o desenvolvimento da linguagem oral das
crianças, favorecer o desenvolvimento do gosto pela leitura, desenvolver a
atenção para imagem de Arte com intencionalidade de desenvolver o apreço pela
arte, a sensibilidade e o senso estético dos bebês, desenvolver as capacidades
intelectuais das crianças como: atenção, memória, concentração, pensamento,
raciocínio, linguagem, entre outros,dessa forma organizamos nossa prática pedagógica
com vários momentos de vivências na Colcha Roda da Conversa.
Foto 13- Crianças ouvindo a história: “O
grande rabanete” de Tatiana Belinky na Colcha Roda da conversa
|
Foto 14- Crianças participando da
conversa sendo surpreendidas por um saco surpresa onde estavam diferentes
fantoches.
|
Foto 15- Momento da Roda da Conversa onde
utilizamos fantoches, as crianças participaram observando atentamente. Algumas
delas fizeramtentativas de repetir nossa fala.
|
Foto
16- Criança Maria Clara aprendendo através da brincadeira com fantoches a
interagir, retribuir o carinho e a gentileza com gestos de amor eafeto.
|
Entendemos que para
desenvolver o interesse e o gosto da criança em sentar-se e acomodar-se para
ouvir uma história, por exemplo, precisamos apresentar a ela o que há de
melhor, nesse sentido escolher uma boa literatura é algo fundamental.
Almejando desenvolver em
nossas crianças capacidades humanas superiores e certas de que elas aprendem
pelas nossas mãos e pela nossa voz desenvolvemos sob orientação da Professora
Dra. Marta Chaves o recurso: Caixa didática: animais.
A Caixa Didática é um
recurso que favorecea apresentação de conhecimento científico sobre os animais
às crianças, uma possibilidade de desenvolvimento que se fez presente em nossa
prática pedagógica, variando a forma como a apresentamos, possibilitou-nosfavorecer
o desenvolvimento da curiosidade, da surpresa e do conhecimento. Inicialmente
levamos a Caixa Didática até a sala no momento da Roda da Conversa, onde utilizamos
falas incentivando a curiosidade para descobrir o que havia dentro da caixa. “O
que será que há nessa caixa?”, “Vamos descobrir?”.
Para elaboração do
livreto, contamos para as crianças a história “A Arca de Noé” na versão de Ruth
Rocha, destacando e nomeando cada animal que aparecia na história.
O trabalho com esse
recurso didático Livreto favoreceu o desenvolvimento da linguagem, a
sensibilidade, a organização do pensamento, entre outros, além de registrar os
momentos de aprendizagem e diversão com as crianças.
Foto 17- Crianças atentas ao recurso
Caixa Didática: animais
|
Foto 18- Crianças observando a Caixa
Didática- animais
|
Foto 19- Crianças observando as fichas
dos animais.
|
O Cesto de Tesouros também está presente em
nossas ações pedagógicas e é muito apreciado por todas as crianças que
solicitam essa rica possibilidade de desenvolvimento diariamente e com
frequência.Entendemos que desde o seu nascimento os bebêsse relacionam com as
pessoas e com o meio ao qual estão inseridos e através dessas interações
conhecem e se apropriam dos objetos da cultura, sendo assim o Cesto de Tesouros
possibilita às crianças experiências com diferentes objetos, formas, cores e
texturas e assim se desenvolvem e aprendem, reproduzem ações vivenciadas e
internalizam comportamentos construindo o seu próprio pensamento. A cada nova
brincadeira, criavam novas formas de brincar com o mesmo recurso.
Foto 20- Criança brincando de passar e tomar café.
|
Foto
20- Criança brincando que está passando roupa.
|
Foto 21-Criança brincando de produzir som com um funil |
Compreendemos também a importância de se elaborar um Livreto com a participação das crianças. Esse recurso favorece o desenvolvimento da linguagem, a organização do pensamento e a sensibilidade. Elaboramos nosso livreto
“A Arca de Noé”, favorecendo o conhecimento da vida e obras do cantor e
compositor Vinicius de Moraes.
Confeccionamos uma caixa
em formato de Arca para armazená-lo e suas páginas são formadas por fotos de
belíssimos momentos com as crianças, que por vezes foram caracterizadas de
animais ao ouvirem as músicas de Vinícius de Moraes, e também carimbaram marcas
de pés e mãos com tinta, como intuito de formar animais a partir dessas marcas.
Dançamos e cantamos as músicas de Vinicius de Moraes, especialmente da Obra
Arca de Noé, elaborando gestos e imitando os animais.
Foto 25-
Criança Davi Lucas observando o livro “A Arca de Noé”
|
Foto 26- Criança caracterizado dançando e imitando o animal gato ao som da música O gato do Autor
e compositor Vinicius de Moraes.
|
Foto 27- Criança caracterizada de pinguim dançando ao som da música O Pinguim do Autor e
compositor Vinicius de Moraes.
|
Favorecer o
desenvolvimento pleno de nossas crianças requer de nós sensibilidade de
priorizar não apenas algumas, mas todas as realizações que a criança
experiência, percebendo aprendizagens e êxitos em cada uma delas. Para tanto,
oportunizamos vivências organizando o tempo e o espaço de forma a valorizar
todos os momentos em que a criança permanece sob nossos cuidados, dando sentido
e significado para todas as nossas ações pedagógicas e as intervenções
realizadas com as crianças, visando seu desenvolvimento pleno.
Fazem parte de nossa
rotina diária diferentes momentos, como:
·
MOMENTO
DE HIGIENE: Oportunizamos momentos de banho, escovação
de dentes, troca de fraldas, higiene das mãos para desenvolver nas crianças o
conhecimento corporal, tendo consciência de seu corpo, dos cuidados e higiene
necessária para a saúde.
Foto 30: Criança desenvolvendo a capacidade de escovar seus dentes com autonomia.
|
·
MOMENTO
DA ALIMENTAÇÃO: Nesse momento as
crianças são incentivadas a experimentar alimentos variados, tendo uma
alimentação saudável e comer com autonomia, segurando a colher com firmeza e
levando até a boca, segurando uma fruta, pão, etc.
Foto 31: Criança alimentando-se com autonomia
|
·
MOMENTO DE BRINCADEIRAS DIRECIONADAS: As crianças são incentivadas a interagir com os
diferentes pares, experimentar sensações, diferentes movimentos, ouvir
diferentes sons, subir e descer, entrar e sair, montar peças de encaixe, entre
outros.
Foto
32: Criança tocando o xilofone e divertindo-se com os sons produzidos.
|
Foto 33: Crianças subindo e descendo
do escorregador, desenvolvendo suas habilidades motoras
|
Foto 34: Criança passando pelo túnel
|
Foto 35: Criança brincando de entrar e sair
da caixa
|
Foto 36: Criança concentrado montando peças de
encaixe
|
Foto 37: Criança encaixando as argolas no cone
|
· Momento de atividades diversificadas: Encorajamos as crianças a manipular massas e tintas,
proporcionamos momentos de brincadeiras de rabiscação, pinturas, brincadeiras
de lavar brinquedos e brincadeiras no miniplay.
Foto 38: Criança brincando com a tinta e
passando pelo corpo
|
Foto
39: Criança chorando ao ter o primeiro contato com a tinta.
|
Foto
40: Criança após intervenção das
professoras, observando suas mãos sujas de tinta.
|
Foto 42: Criança utilizando giz de cera para
rabiscar papel fixado na parede
|
·
MOMENTO DO DESCANSO: Nesse momento preparamos o ambiente
para que a criança sinta-se segura, colocamos uma música para ajudá-la a
relaxar.
Foto 43: Criança dormindo no momento do descanso.
|
Os momentos de higiene, de
alimentação, de descanso, brincadeiras direcionadas e atividades permanentes
são igualmente ricos e necessários para o desenvolvimento integral dos bebês.
Sabemos que cada instante que a criança permanece na instituição deve
ser pensado na intenção de favorecer seu desenvolvimento pleno e sendo assim
planejamos todos os momentos de nossas vivências pedagógicas possibilitando o
contato com o que há de mais elaborado em todas as áreas do conhecimento.
O Momento do Conto também
faz parte das nossas vivências, momento esse organizado no início do ano pela
coordenação pedagógica e desenvolvido pelas professoras no decorrer do ano,
essa prática se estabeleceu no CMEI e acontece toda sexta-feira, é apreciado e esperado
com curiosidade por todas as crianças.
Após estudos orientados
pelo professor Doutorando Luiz
Miguel Pereira acerca da possibilidade de teatro para bebês, em Formação
Continuada realizado pela Secretaria Municipal de Educação compreendemos que
precisamos ofertar cultura e arte, para que os bebês vivenciem e se apropriem
do conhecimento através de possibilidades estéticas na educação infantil.
Segundo o professor, o espetáculo teatro para bebês é um projeto de aprendizagem e interação entre bebês e pais pela introdução da criança no mundo da arte, fomos, portanto instigadas a desenvolver com nossas crianças o teatro.
Pensando em possibilitar
um mundo estético, sensível e artístico para os bebês fizemos uma Apresentação
Teatral a qual chamamos “Chuva, chuvisco”, adaptação da peça teatral “Chove” do
grupo espanhol Titereficciós, no Momento do Conto, através do qual possibilitamos
aos bebês desenvolver sua percepção, concentração e atenção, dando-lhes
autonomia para perceber as coisas por si e não apontada pelos adultos, nesse
teatro utilizamos diferentes recursos, como guarda-chuvas coloridos, painel,
bonés e nos apropriamos de gestos, sons e movimentos em uma brincadeira de
esconde-esconde que acontece no teatro.
As crianças demonstraram curiosidade no
momento do teatro, empolgavam-se a cada movimento e som por nós produzidos e
reagiam com gritos aos movimentos com os guarda-chuvas.
Assim que apresentamos o
teatro a coordenação pedagógica do CMEI encaminhou o vídeo à Secretaria
Municipal de Educação que nos convidou a reapresentá-lo em Formação Continuada
com a Dra. Marta Chaves para as demais professoras.
Foi uma experiência
riquíssima onde recebemos orientações, sugestões e pudemos apresentar brevemente
esse encantante recurso que nos foi apresentado em nossas formações e que
desenvolvemos com nossas crianças.
Fotos 44, 45 e 46: apresentação
do Teatro para Bebês Chuva, chuvisco
As
Crianças aprendem o que vivenciam
Dorothy Law Nolte
Dorothy Law Nolte
Se as crianças vivem ouvindo críticas,
aprendem a condenar.
Se convivem com a hostilidade,
aprendem a brigar.
Se as crianças vivem com medo,
aprendem a ser medrosas.
Se as crianças convivem com a pena,
aprendem a ter pena de si mesmas.
Se vivem sendo ridicularizadas,
aprendem a ser tímidas.
Se convivem com a inveja, aprendem a invejar.
Se vivem com vergonha, aprendem a
sentir culpa.
Se vivem sendo incentivadas, aprendem
a ter confiança em si mesmas.
Se as crianças convivem com a
tolerância, aprendem a ser pacientes.
Se vivenciam os elogios, aprendem a
apreciar.
Se vivenciam a aceitação, aprendem a
amar.
Se vivenciam a aprovação, aprendem a
gostar de si mesmas.
Se vivenciam o reconhecimento,
aprendem que é bom ter um objetivo.
Se as crianças vivem partilhando,
aprendem o que é generosidade.
Se convivem com a sinceridade,
aprendem a veracidade.
Se convivem com a equidade, aprendem o
que é justiça.
Se convivem com a bondade e a
consideração, aprendem o que é respeito.
Se as crianças vivem com segurança,
aprendem a ter confiança em si mesmas e naqueles que as cercam.
Se as crianças convivem com a
afabilidade e a amizade, aprendem que o mundo é um bom lugar para se viver.
“Sentir, amar,
cuidar, humanizar”
Francielly Ilhéo Rodrigues
Ser professora de Educação
Infantil me fez ser sensível.
Sensível para perceber
cada sinal da criança de que algo não está bem.
Me fez sentir quando é
necessário parar tudo que está fazendo para dar um abraço, um pouquinho de
colo.
Ser sensível para ver que
o belo está tanto nas produções de Tarsila do Amaral quanto no primeiro círculo
desenhado com lápis de cor.
Ser professora de Educação
Infantil me fez ficar feliz e vibrar com a tentativa do primeiro passo, com a
primeira vez que a criança conseguiu almoçar sozinha.
Me fez achar lindo cada balbucio
na tentativa de pronunciar uma palavra corretamente e propor todos os dias
novas palavras desafiantes.
Ser professora de Educação
Infantil me fez sensível para perceber que o “NÂO” educa, que o “NÂO” é uma
forma de amar.
Me fez cuidar e educar
bebês cujas famílias eu mal conhecia, mas que cuidei e eduquei como se fossem
meus próprios filhos.
Me fez sensível para
compreender que enquanto uma criança está com sono, outra quer alimentar-se,
outra precisa ser higienizada. Que cada uma tem seu tempo, seu desenvolvimento,
suas especificidades.
Sensível para apoiar todas
as iniciativas autônomas da criança.
Ser professora de Educação
Infantil me fez uma pessoa melhor.
Me fez perceber, em meio a
essa correria da sociedade moderna capitalista em que vivemos, que há muito
mais do que trabalhar e trabalhar.
Que todos os dias devemos
e podemos aprender a ser melhores e fazer a vida das nossas crianças melhor.
Ser professora de Educação
Infantil me fez torná-las e tornar-se cada dia mais humano.
“Explosão
de Sentimentos”
Eliane Bueno
de França Lemes
Você acabou de nascer,
Ainda nem completou seu
primeiro ano de vida
E já precisa deixar aquela
casa aconchegante,
Aquele colo quentinho,
aquele toque de amor!
E tudo que apresentara
segurança
e lhe inspirava amor se
ausentou de repente...
Um novo ambiente, novos
moradores, vozes desconhecidas,
Colo estranho.
O que lhe restou foi
chorar demonstrando seu medo e inquietação.
O novo lhe pareceu
assustador...
Porém belas cores e uma
voz suave lhe despertou curiosidade;
O toque afetuoso lhe
inspirava segurança...
Cantigas e brincadeiras
trouxera-lhe alegria,
Esquecendo-se por
instantes da casa ainda tão desejada.
Os brinquedos ao seu
alcance despertou-lhe o desejo de brincar
Diferentes sensações,
aguçaram em você
Ao perceber que poderia
apropriar-se e optar por um deles.
A variedade de formas,
cores e materiais favoreceu uma explosão de sentimentos, de sensações.
Aquele colo e toque suave
em meio a tanto cansaço,
Pareceu-lhe relaxante e
seguro
e ali você adormeceu...
Sua nova vivência, ambiente
acolhedor assegurava-lhe apreço ao novo, sensibilidade ao belo.
As belas obras de arte e
as ricas elaborações, preparadas para e com você proporcionara-lhe experiências
riquíssimas,
Desenvolveu o desejo de
interagir e apropriar-se intensamente de tudo quanto lhe fora proposto, favorecendo
assim seu pleno desenvolvimento!
Nunca me esquecerei de
você,
Tão pequeno e
dependente...
E hoje ao te observar,
Concentrado nas histórias,
escolhendo um brinquedo com autonomia,
Auxiliando os amigos e
demonstrando para com eles condutas de amor e respeito,
Lágrimas rolam pela minha
face...
Lágrimas de alegria, de
amor, de sensação de dever cumprido.
Sei que por vezes foi
através das minhas mãos, do meu toque, da minha voz, do meu incentivo e da
minha motivação que você CRIANÇA pode vivenciar o que de melhor a humanidade
deixou para você!
Avaliação
Percebemos no decorrer da
prática pedagógica realizada a aquisição de conhecimentos a partir das
vivências, a linguagem oral foi desenvolvida significativamente como também a
atenção das crianças para apreciar imagens de Arte demonstrando sensibilidade
ao que é belo e capacidades intelectuais como concentração, memória,
pensamento, entre outros.
Algumas crianças já demonstram condutas de
solidariedade a partir de gestos umas para com as outras, apresentam autonomia
nos momentos de alimentação, conseguindo levar a colher até a boca sozinhas,
muitas delas auxiliam nos momentos de organização da sala, buscam objetos que
lhes pertence e levam até o armário, conseguem concentrar-se nos momentos de
história demonstrando gosto pela leitura, obedecendo comandos e demonstrando
capacidade de controle de conduta, manipulam objetos e locomovem-se
demonstrando maiores habilidades motoras, apresentam conhecimento corporal
apontando para as partes citadas e desenvolvem consciência de seu corpo, dos
cuidados e higiene nos momentos das trocas, banho e escovação de dentes.
Referências Bibliográficas
VIGOSTSKI, Lev S. Imaginação e Criação na Infância. São Paulo: Ática, 2009.
CHAVES, Marta. Curso de Formação Continuada com os professores de Educação Infantil.
Telêmaco Borba, julho de 2014.
LIMA, E.A.; VALIENGO, A. Literatura
Infantil e Caixas que contam histórias: encantamentos e envolvimentos. In:
CHAVES, M. (org). Práticas pedagógicas e
Literatura Infantil. Maringá: Eduem, 2011.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Caderno Pedagógico da Educação Infantil –
CMEI. Telêmaco Borba – Pr. Gráfica Regente, 2008.
DOHME, V. Atividades Lúdicas na Educação: O caminho de Tijolos Amarelos do
Aprendizado. 4. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil. Relator: Raimundo Moacir Mendes Feitosa, 2009.
SOUZA, R. C. de. A Práxis na Formação de Educadores Infantis. Rio de Janeiro:
DP&a, 2002.
_____________________________________.
Proposta Pedagógica: Rede Municipal de Ensino. Telêmaco Borba – Pr. Propress
Editora Gráfica Ltda., 2008.
Orientações
pedagógicas da educação infantil: estudos e reflexões para organização do
trabalho pedagógico / Paraná.
Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. – Volumes 1 e 2
– 2. Ed. – Curitiba: SEED/PR., 2015.
NOLTE, Dorothy; HARRIS, Rachel. As crianças aprendem o que vivenciam. Rio
de Janeiro: Sextante, 2003.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A
Escola é Para Poucos? A Positividade da Escola no Desenvolvimento Psicológico
dos Alunos em uma Visão Vigotskyana. Psicologia Política, 10(20).
Projeto elaborado e desenvolvido por Eliane Lemes e Francielly Ilheo
Vencedor do:PRÊMIO PROFESSOR PAULO FREIRE “A TEORIA DO CONHECIMENTO VIVENCIADA NA PRÁTICA.”
Relato das práticas desenvolvidas, a partir dos pressupostos da Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Telêmaco Borba. no ano de 2016. Categoria Lactentes (Bebês)
Nenhum comentário:
Postar um comentário