Área do conhecimento: Linguagem Corporal e Natureza e sociedade
Conteúdo: * Jogos tradicionais: Jogos de correr e pular - ELÁSTICO ( com meia fina)
* Jogos rítmicos/ Brincadeiras cantadas: HISTÓRIA DA SERPENTE
* Ecossistema e Biodiversidade: Habitat e características dos animais domésticos e selvagens: RÉPTEIS.
Objetivos: * Reconhecer diferentes possibilidades de brincar com os jogos tradicionais;
* Jogos rítmicos/ Brincadeiras cantadas: HISTÓRIA DA SERPENTE
* Ecossistema e Biodiversidade: Habitat e características dos animais domésticos e selvagens: RÉPTEIS.
Objetivos: * Reconhecer diferentes possibilidades de brincar com os jogos tradicionais;
* Realizar os movimentos da brincadeira cantada: HISTÓRIA DA SERPENTE;
* Reconhecer animais nocivos a saúde/ que não podem ter em casa;
* Reconhecer animais nocivos a saúde/ que não podem ter em casa;
DESENVOLVIMENTO:
1° MOMENTO: Nos organizaremos em semi-círculo e dialogaremos com as crianças sobre a construção de brinquedos, relembrando o poema de Portinari "O menino e o povoado (Não tínhamos nenhum brinquedo)", relembraremos alguns dos brinquedos que já elaboramos (Boliche de pet, Bilboquê de rolo de papel, Passa-bolinhas, Trave de gol, Boneca de lata, Bola de Meia). Então apresentaremos com fantoche de meia na boca de cena a dramatização da música "A Jiboia"- Padre Zezinho. Em seguida as crianças manusearão o fantoche feito com material reutilizável.
2° MOMENTO: Na colcha roda de conversa apresentaremos a ficha da caixa didática "Animais" da jiboia e dialogaremos sobre algumas de suas características. Em seguida, disponibilizaremos todas as fichas com diferentes animais e solicitaremos que o grupo realize tentativas de separar os animais em selvagens e domésticos, conversaremos sobre o impacto na natureza de não se criar animais em seus habitats naturais.
3° MOMENTO: Assistiremos a vídeos informativos sobre animais selvagens e domésticos, também assistiremos a vídeos que ensinam as regras da brincadeira "Pular elástico" e a brincadeira cantada "História da serpente" em seguida nos direcionaremos até o saguão e realizaremos a brincadeira.
4° MOMENTO: Apresentaremos a brincadeira tradicional: Pular elástico com a possibilidade de realizá-la com meias finas, iremos demonstrar como é possível substituir o elástico pelas meias e em seguida demonstraremos como se brinca e brincaremos juntamente com o grupo.
4° MOMENTO: Apresentaremos a brincadeira tradicional: Pular elástico com a possibilidade de realizá-la com meias finas, iremos demonstrar como é possível substituir o elástico pelas meias e em seguida demonstraremos como se brinca e brincaremos juntamente com o grupo.
Avaliação: Se dará mediante a observação da realização dos movimentos durante a brincadeira cantada, também se assimilam a possibilidade de brincar de pular elástico utilizando meias finas, se realizam tentativas de brincar e se compreendem a necessidade de manter os animais em seus habitats naturais.
Recursos: meias, tv, rádio, pen-drive, caixa didática, fantoches.
Dramatização da música "A jiboia" (Clique aqui)
Música "A jiboia" (clique aqui)
Tutorial da brincadeira "História da serpente" (Clique aqui)
Como pular elástico (Clique aqui)
Planeta Animal- Cobras (Clique aqui)
Conhecendo o habitat dos animais (Clique aqui)
Répteis (Clique aqui)
Dramatização da música "A jiboia" (Clique aqui)
Música "A jiboia" (clique aqui)
Tutorial da brincadeira "História da serpente" (Clique aqui)
Como pular elástico (Clique aqui)
Planeta Animal- Cobras (Clique aqui)
Conhecendo o habitat dos animais (Clique aqui)
Répteis (Clique aqui)
Assistindo a dramatização da musica "A jiboia" |
Manuseando os fantoches |
Observando a imagem da Jiboia após dialogarmos sobre suas características principais |
Brincadeira História da Serpente |
Dialogando com o grupo sobre a possibilidade de substituir o elástico na brincadeira, por meias finas |
Após assistir a vídeos com as regras do jogo, realizando tentativas de brincar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário