quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Educação Infantil: Plano de trabalho Brincadeira Cabra-cega ou Cobra-cega

PLANO 1

Área do conhecimento:  Arte e Linguagem Corporal

Conteúdo: * Leitura de imagem: DESCRIÇÃO
                   * Jogos tradicionais: Jogos de perseguir, correr e esconder: CABRA-CEGA/ COBRA-CEGA
                   
Objetivos: * Identificar elementos da obra;
                  * Reconhecer, jogar e cumprir as regras dos diferentes jogos tradicionais.
                 

DESENVOLVIMENTO:

1° MOMENTO: Nos organizaremos na colcha roda de conversa e apresentaremos a tela: Cobra-cega de Ivan Cruz e instigaremos o grupo de crianças a descrever o que a tela apresenta. Em seguida dialogaremos sobre quem é seu pintor, relembraremos dados de sua biografia e algumas das telas com brincadeiras que já trabalhamos.

2° MOMENTO: Nos direcionaremos até a sala de tv e assistiremos a diferentes desenhos com tutoriais da brincadeira.

3° MOMENTO: No saguão externo realizaremos tentativas de brincar, cumprindo as regras do jogo, faremos o registro fotográfico deste momento para a composição da ficha da caixa didática: "Brincadeiras".

4° MOMENTO: Apresentaremos o poema "Cabra-cega" do livro "Folclorices de brincar" de Mércia Maria Leitão e Neide Duarte e dialogaremos sobre a possibilidade da brincadeira ter  os dois nomes dependendo da Região do País.

Avaliação: Se dará mediante a observação se o grupo consegue assimilar as regras do jogo após identificá-la na obra de arte.

Recursos: tv, tela, pen-drive, tecido, livro, sulfite, lápis de cor.










Nenhum comentário:

Postar um comentário