Área do conhecimento: Arte e Linguagem Corporal
Conteúdo: * Leitura de imagem: DESCRIÇÃO
* Jogos tradicionais: Jogos de perseguir, correr e esconder: CABRA-CEGA/ COBRA-CEGA
Objetivos: * Identificar elementos da obra;
* Jogos tradicionais: Jogos de perseguir, correr e esconder: CABRA-CEGA/ COBRA-CEGA
Objetivos: * Identificar elementos da obra;
* Reconhecer, jogar e cumprir as regras dos diferentes jogos tradicionais.
DESENVOLVIMENTO:
1° MOMENTO: Nos organizaremos na colcha roda de conversa e apresentaremos a tela: Cobra-cega de Ivan Cruz e instigaremos o grupo de crianças a descrever o que a tela apresenta. Em seguida dialogaremos sobre quem é seu pintor, relembraremos dados de sua biografia e algumas das telas com brincadeiras que já trabalhamos.
2° MOMENTO: Nos direcionaremos até a sala de tv e assistiremos a diferentes desenhos com tutoriais da brincadeira.
3° MOMENTO: No saguão externo realizaremos tentativas de brincar, cumprindo as regras do jogo, faremos o registro fotográfico deste momento para a composição da ficha da caixa didática: "Brincadeiras".
4° MOMENTO: Apresentaremos o poema "Cabra-cega" do livro "Folclorices de brincar" de Mércia Maria Leitão e Neide Duarte e dialogaremos sobre a possibilidade da brincadeira ter os dois nomes dependendo da Região do País.
4° MOMENTO: Apresentaremos o poema "Cabra-cega" do livro "Folclorices de brincar" de Mércia Maria Leitão e Neide Duarte e dialogaremos sobre a possibilidade da brincadeira ter os dois nomes dependendo da Região do País.
Avaliação: Se dará mediante a observação se o grupo consegue assimilar as regras do jogo após identificá-la na obra de arte.
Recursos: tv, tela, pen-drive, tecido, livro, sulfite, lápis de cor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário